+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão aparecendo erro no ospf

    Bom dia pessoal.

    estava olhando minha routerboard que recebe o link e vi este erro que aparece ai na imagem. Entao resolvi pegar 2 rb que tenho aqui que estao parada, e coloquei o backup desta rb que recebe o link que esta com este erro, nestas que estao paradas, e quando coloquei não apareceu este erro, alguem pode me dar uma ideia?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         erro no ospf.jpg
Visualizações:	218
Tamanho: 	384,2 KB
ID:      	54430  

  2. #2

    Padrão Re: aparecendo erro no ospf

    Isso se deve ao fato de provavelmente seu ospf estar rodando em alguma bridge, dai os pacotes de LSA que são usados pra descoberta de outros roteadores estão voltando ao ponto inical. Dai ele descarta esse pacote pois o ID é o mesmo que o ID dele próprio, então surge essa mensagem de erro. De detalhes da topologia que ajudamos a corrigir.

  3. #3

    Padrão

    Boa tarde Felipe.

    O que pode me prejudica com isto?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         projeto simpes de rede.jpg
Visualizações:	176
Tamanho: 	53,4 KB
ID:      	54431

  4. #4

  5. #5

    Padrão Re: aparecendo erro no ospf

    Acredito que nao chegue a prejudicar amigo, não sei se e possivel de acordo com sua topologia, mas se vc setar como passiva a interface cujo possui este ip, o ospf vai parar de reclamar este erro.porem o ospf nao roda mais nela, dai tem que se analizar certinho.

  6. #6

    Padrão

    Felipe, como setar como passiva esta interface ?

    tem algum link que explica que voce pode me passar.

  7. #7

    Padrão Re: aparecendo erro no ospf

    Não tenho material explicativo, mas é bem simples.

    /routing ospf interface

    Vai aparecer várias entradas, cada uma faz referência a uma interface de seu router, como elas são criadas dinamicamente não é possível alterar, mas você pode clicar duas vezes e ir em "COPIAR" dai dai na janela que vai abrir, você marca um checkbox chamado "Passive". Ao aplicar a mudança a interface criada dinamicamente desaparece e sobe a que você acabou de criar. Testa e posta o resultado.

  8. #8

    Padrão

    RSRS eu fiz tem que ser nas duas correto ? eu fiz porem não subio a rota.




    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ospf interface.jpg
Visualizações:	186
Tamanho: 	196,6 KB
ID:      	54454

  9. #9

    Padrão Re: aparecendo erro no ospf

    Então, como eu te disse no post acima, se deixar como passivo para de dar o erro, porém o OSPF para de rodar nesta interface....

  10. #10

    Padrão Re: aparecendo erro no ospf

    Ha sim.

    olha a resposta do suporte da mikrotik. o que vc acha?


    Hello,

    This error is beecause of loop in your network or you are running multiple networks
    on the same interface to the same router and try to run OSPF on all networks.

    Regards,
    Maris B.https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/...s/cleardot.gif

  11. #11

    Padrão Re: aparecendo erro no ospf

    Então, como te disse, os pacotes de descoberta estão voltando a origem deles. Dai o OSPF acusa este erro. Acredito eu que não te trará problemas, somente esse LOG enjoado mesmo. Vamos esperar outras opiniões...

  12. #12

    Padrão

    felipe muito obrigado vc me quebrou um ganhao

  13. #13

    Padrão Re: aparecendo erro no ospf

    Eu também ando com problemas no meu ospf, e fiz algumas descobertas:

    * Tem que criar uma interface loopback
    * Nessa interface loopback você coloca um ip único
    * O routerid deve ser igual ao ip do loopback
    * Crie manualmente as interfaces, e a de loopback coloque como passiva

    No meu caso, eu declarei em network apenas as redes que estao no ip > address da routerbord em questao, até porque a ideia é que o ospf "puxe" as outras redes das outras RBs (me liguei nisso tempos depois).

    Se nao souber criar a interface de loopback, veja o link abaixo:
    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:OSPF-examples

  14. #14

    Padrão Re: aparecendo erro no ospf

    Eriberto, é isso mesmo, você explicou certinho. O propósito da interface de Loopback é que ela não fica atrelada a nenhuma outra interface física, dai no caso você passa a poder "entrar" no router por múltiplos locais, mesmo que um cabo venha a se desconectar, ou um enlace cair, a comunicação com a loopback continua a acontecer, porém entrando por outro caminho, e o OSPF lida muito bem com isso. Quanto a atribuir o ID do OSPF com o mesmo endereço ip da Loopback, é mais pra organização, pois pra identificar algum problema posterior fica mais fácil. Como você disse, é uma boa prática setar manualmente todas as interfaces do router como passivas, e depois criar manualmente as que vc precisa. O OSPF faz a criação das interfaces pra vc, porém isso fica extremamente inseguro. Quanto a Loopback ela tem que ser passiva sempre, pois dela não se é possível estabelecer um neighbor já que ela não vai estar atrelada a uma interface física.