Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cpe tplink Tl-wa5210g 2.4ghz, troca de experiencia !

    Boa noite a todos.
    Abri esse tópico, com pretensão de compartilhar e receber informações sobre o tal equipamento, lembrando que os tópicos com essa mesma finalidade são antigos, de 2010 a 2013, e hoje o o cenário de um provedor e bem diferente ! 1001 provedores inaugurados, gerando assim uma grande interferência, melhorias por parte do fabricante, preço bem mais em conta, enfim.
    Avaliarei os quesitos abaixo, com a intenção de facilitar a vida de quem desconhece esse aparelho. É quem tem experiencia com o mesmo equipamento deixe sua avaliação para ter opiniões diversas.

    Obs* Tenho cerca de 30 cpe trabalhando em minha rede, estou parcialmente satisfeito com seu desempenho.

    Prós
    o preço do equipamento e bem em conta, cerca de 135 R$, fácil instalação,(instalava antenas de grandes antes dele) compacto, gera menas poluição RF (antena de grade, omni direcional, irradia em 360º e tem 20db , cpe irradia 60º e tem 12 dbi) firmware confuso, porém trocando para o da intelbras, resolve o problema.

    Contras
    Só consigo instalar ele numa distancia de no máximo 2km, o fabricante diz que alcança 15, firmware tem de ser trocado para melhor entendimento das funções.

    Avaliação geral
    Produto tem um bom custo X Beneficio, para meu ambiente de trabalho, não costumo instalar clientes a mais de 2km, mas quando acontece tenho que por uma antena de grade. O cpe facilita muito a vida, pelo fato de apenas um cabo resolver, e poder instalar a distancia bem longas,( estava preso aos 10 metros de antena de grade ) e leve, e assim pode por em tubo de 3m ou mais, que não balança muito.

  2. #2
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Cpe tplink Tl-wa5210g 2.4ghz, troca de experiencia !

    Qual firmware você aconselha?

  3. #3

    Padrão Re: Cpe tplink Tl-wa5210g 2.4ghz, troca de experiencia !

    Eu uso o firmware da intelbras, wog212-pg-up(20130307), com o firmware da tplink, temos que ir em config ipv4, e mudar o ip para poder acessar o equipamento,lembrando que o firmware da tplink esta todo em ingles, colocando o da intel, não e necessario trocar o ip, apenas bater 10.0.0.10 e acessar o equipamento, e ele esta todo em português.

  4. #4

    Padrão

    Quem pode tecer considerações abalizadas é o @jmayer . Ele usa só este rádio com firmware da intelbras.
    Passei na cidade dele dia desses e me chamou a atenção. É tudo com este rádio e sem problemas.

    Quando você diz que estava preso a 10m de cabo imagino que usava as grades com cabo de 10m e usb.
    Este rádio, como praticamente todo rádio usado nos provedores hoje, é com alimentação POE. Assim você elimina o cabo usb e as perdas resultantes.
    Se for com 10 m de coaxial, idem
    A diferença é gritante.

    15 km é conversa de fabricante e vendedor.

  5. #5

    Padrão Re: Cpe tplink Tl-wa5210g 2.4ghz, troca de experiencia !

    Achei bom no começo, mas pro meu cenário após meses já troquei quase todos, perderam potência na recepção.

  6. #6
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Cpe tplink Tl-wa5210g 2.4ghz, troca de experiencia !

    Achei um excelente equipamento, até 2km fica muito bom, conforme descrito o firmware dele é meio confuso, mas depois de pegar as manhas fica fácil. Todos os UBNTs que deram problemas substituí por esta. Quanto a distância de 15 Km realmente se consegue utilizando antena externa (conector sma é para ligar antena), mas como todos sabem a qualidade vai lá embaixo, neste caso serve para um quebra galho até se conseguir algo melhor.

  7. #7

    Padrão Re: Cpe tplink Tl-wa5210g 2.4ghz, troca de experiencia !

    Citação Postado originalmente por Djaldair Ver Post
    Achei um excelente equipamento, até 2km fica muito bom, conforme descrito o firmware dele é meio confuso, mas depois de pegar as manhas fica fácil. Todos os UBNTs que deram problemas substituí por esta. Quanto a distância de 15 Km realmente se consegue utilizando antena externa (conector sma é para ligar antena), mas como todos sabem a qualidade vai lá embaixo, neste caso serve para um quebra galho até se conseguir algo melhor.
    Sim, conector SMA é para ligar antena....
    Olha que 15km é chão.... Se for num ponto a ponto até que daria sinal se as duas pontas estiverem bem altas do chão. Pois a curvatura da terra em 15km já começa a dar seus efeitos.
    Mas num PMP acho complicado. Como disse, se a qualidade vai lá embaixo, o melhor é nem tentar, senão vai prejudicar os outros assinantes.

  8. #8

    Padrão Re: Cpe tplink Tl-wa5210g 2.4ghz, troca de experiencia !

    Realmente alguns perdem potencia mesmo, tenho uns 2 que estão a cerca de 200 metros, da torre e quando o tempo fecha, ou a umidade do ar fica alta, eles perdem a conexão !

  9. #9

    Padrão Re: Cpe tplink Tl-wa5210g 2.4ghz, troca de experiencia !

    Boa tarde amigo tgnet, aqui eu uso estas cpe´s em 2.4 e teve e delas que imaginava que tinha perdido a potencia mas, na verdade ela da esse problema quando o ap que joga o sinal é MK ai coloquei AP UBNT elas voltaram a funcionar numa boa, essas cpe´s são melhor usando com UBNT aqui na minha rede

  10. #10

    Padrão Re: Cpe tplink Tl-wa5210g 2.4ghz, troca de experiencia !

    Uso 20 ou 21dBm na torre, em antena de 14 ou 17dBi, mas não tenho conexão decente com elas a mais de 1500m. Mesmo "limite" de CPE Elsys, Oiw, NS Loco ou GTS. A 2Km até funciona, mas tem ping alto, ccq baixo, ack time sobe demais (De deixar no auto chega a 200uS).

    Tenho problemas ao usar antena externa, parece que o CI de chaveamento é meia-boca, ao colocar antena externa de grade, seja Aquario, Proeletronic, seja 17, 19, 20 ou 24dBi, com cabo curto ou longo, o desempenho e alcance é o mesmo ou pior que com a antena interna.

    Problema de perda de potencia não é justamente no CI que chaveia entre V, H ou antena externa? O chaveamento entre V e H é automatico, a antena V é a default, se esse CI deixar de funcionar, ou o chipset perder a feature, vai funcionar só em V, se a torre tiver antena em H vai ter 34dB de isolamento. Se usar BaseStation em Rocket M, ou NS M na torre, eles tem dupla-polarização e vão operar normal tanto em H como em V. É uma hipótese que levanto (Porque uso apenas V e nunca tivesse esse problema, devo ter 30 WA5210G com firmware original).

  11. #11

    Padrão Re: Cpe tplink Tl-wa5210g 2.4ghz, troca de experiencia !

    A melhor solução para uso em longas distancias foi esta, que adaptei, mas é para no máximo 5km.
    Veja na figura abaixo.
    tenho 350 em uso e o melhor rendimento foi com ap mikrotik.
    JMayerClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Adaptador CPE.jpg
Visualizações:	1356
Tamanho: 	72,1 KB
ID:      	54463

  12. #12

    Padrão Re: Cpe tplink Tl-wa5210g 2.4ghz, troca de experiencia !

    Explicando:
    A antena de grade convencional tem um dipolo na ponta de aproximadamente 2dbi, que é o elemento irradiante, mais um refletor, que é aquela latinha curvada na frente, nesse sistema a antena integrada de 12dbi da cpe faz o papel do dipolo, e a chapa de alumínio atrás da antena faz o papel do refletor.
    Nesse sistema se obtém um ganho de 28 a 29dbi, devido aos 12dbi da cpe, o ganho só não é maior devido a perca da área de relexão da grade pela sombra que a cpe faz devido ao seu tamanho.
    JMayer

  13. #13

    Padrão Re: Cpe tplink Tl-wa5210g 2.4ghz, troca de experiencia !

    KKKKKK vendo a imagem lembro de uma gambi (que ficou até legal) que um amigo meu fez... Ele pegou uma antena jogada da Sky cortou a ponta e colocou o Nano loco virado pra ela, ficou show, os numeros tiveram um ganho impressionante, o unico senão é a resistencia ao vento disso.

  14. #14

    Padrão Re: Cpe tplink Tl-wa5210g 2.4ghz, troca de experiencia !

    Citação Postado originalmente por jmayer Ver Post
    A melhor solução para uso em longas distancias foi esta, que adaptei, mas é para no máximo 5km.
    Veja na figura abaixo.
    tenho 350 em uso e o melhor rendimento foi com ap mikrotik.
    JMayer

    Isso não dá prá chamar de gambiarra. Ficou muito bem feitinho. E como tu disse o resultado é muito bom. E eu acredito por que te conheço.
    Gambiarra é o improviso. E esta montagem não é de improviso.
    Sucesso Mayer.

  15. #15

    Padrão Re: Cpe tplink Tl-wa5210g 2.4ghz, troca de experiencia !

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Isso não dá prá chamar de gambiarra. Ficou muito bem feitinho. E como tu disse o resultado é muito bom. E eu acredito por que te conheço.
    Gambiarra é o improviso. E esta montagem não é de improviso.
    Sucesso Mayer.
    1929,

    Não estou chamando o que o cara fez ai de Gambi, disse somente que vendo a imagem lembrei do que o meu colega fez, pois a dele tava mais pra gambi mesmo. blz
    T+

  16. #16

    Padrão Re: Cpe tplink Tl-wa5210g 2.4ghz, troca de experiencia !

    Opa, eu bem que tava procurando o que fazer com minhas 50 grades jogadas aqui no quintal!
    Simplicidade de adaptação, perfeito.

  17. #17

    Padrão Re: Cpe tplink Tl-wa5210g 2.4ghz, troca de experiencia !

    amigo uso essa cpe da tplink com o firmware da wog212 porem dês da quando elas estável como original venho tendo problemas em todas porem minha duvida e se o problema e nos aps ou nos clientes ambas uso como ap porem 3 estão na torre mandando e outras estão recebendo nos clientes porem tenho 5 clientes com roteadores da tplink e em todos os clientes acontecem de sempre cair nunca fica estável ja revisei meu mikrotik e já revisei minhas antenas e as dos clientes e ate agora nao descobri o problema na internet nao tem nem um tutorial dizendo a melhor forma de configuração gostaria muito que alguém me desse uma luz pois não sei mais o que faze dês de já agradeço

  18. #18

    Padrão Re: Cpe tplink Tl-wa5210g 2.4ghz, troca de experiencia !

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    1929,

    Não estou chamando o que o cara fez ai de Gambi, disse somente que vendo a imagem lembrei do que o meu colega fez, pois a dele tava mais pra gambi mesmo. blz
    T+
    Perdão Gabriel, eu havia percebido que o termo não era para o Jmayer mas sim ao seu colega. Até ia me referir a isso mas depois me esqueci ao escrever.

    E parece que nem para seu colega daria para chamar de gambiarra, pois este arranjo utilizando uma parábola tem até pronta comercialmente. Se não me engano a mais em conta é da Aquário. Compra o disco e o suporte e coloca o que quiser na ponta.

    Mais uma vez peço desculpas mas não estava querendo lhe criticar não. Tenho acompanhado seus posts e gosto muito.

  19. #19

    Padrão Re: Cpe tplink Tl-wa5210g 2.4ghz, troca de experiencia !

    Citação Postado originalmente por Shinigami Ver Post
    Eu uso o firmware da intelbras, wog212-pg-up(20130307), com o firmware da tplink, temos que ir em config ipv4, e mudar o ip para poder acessar o equipamento,lembrando que o firmware da tplink esta todo em inglês, colocando o da Intel, não e necessário trocar o ip, apenas bater 10.0.0.10 e acessar o equipamento, e ele esta todo em português.
    Bom dia amigo como que vc faz a troca do firmware? e normal só baixar e fazer o flash?

    Att
    Fernando

  20. #20

    Padrão Re: Cpe tplink Tl-wa5210g 2.4ghz, troca de experiencia !

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Perdão Gabriel, eu havia percebido que o termo não era para o Jmayer mas sim ao seu colega. Até ia me referir a isso mas depois me esqueci ao escrever.

    E parece que nem para seu colega daria para chamar de gambiarra, pois este arranjo utilizando uma parábola tem até pronta comercialmente. Se não me engano a mais em conta é da Aquário. Compra o disco e o suporte e coloca o que quiser na ponta.

    Mais uma vez peço desculpas mas não estava querendo lhe criticar não. Tenho acompanhado seus posts e gosto muito.
    Pois é, sempre comento isso, não entendo porque fazer isso em casa é gambiarra, mas comprar produto pronto 99% igual é "normal". Produtos tipo:
    http://shop.mowinet.com/index.php?ma...&products_id=3
    http://www.ispsupplies.com/brands/Reflector-Dish/
    http://www.data-alliance.net/servlet...CO-NANO/Detail
    http://www.indiamart.com/apex-paradi...-antennas.html
    http://www.kpperformance.ca/reflector-dishes
    A sombra da CPE sobre o disco é um problema, mas não incomoda nem um pouco frente ao ganho total.

    Só nunca tinha visto um jeito simples de adaptar sem ser com um braço complicado:
    http://www.wirelessunits.com/antenna...ector-grid.php
    http://shop.wirelessguys.com/14-Inch...-Reflector-Kit
    http://www.cyntony.com/uploads/6/7/9...ersion_2.1.pdf