+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Duvida em restruturação e ampliação da rede.

    Olá amigos, estou com uma duvida, hj tenho uma rede pequena com 14 clientes, uso no meu ponto principal 04 nano station M5 e nos clientes mais distantes tbm uso station M5, mas estou querendo mudar tudo para ampliar, ou seja, quero deixar 5.8 só para os enlaces das repetidoras q vou montar, e quero passar minha rede para 2.4 mas quero trabalhar com a omni amo 2g10 da UBNT, quero colocar dela em todas as minhas repetidoras e nos clientes estou em duvida entre Airgrid m2 ou Nano loco m2.

    Oq a galera acha?

    Alguém sabe de a AMO-2G10 da UBNT já esta homologada??
    Última edição por leandrofbn; 07-09-2014 às 13:49.

  2. #2

    Padrão Re: Duvida em restruturação e ampliação da rede.

    eu usaria o loco até 1 km, acima disso airgrid.

  3. #3

    Padrão Re: Duvida em restruturação e ampliação da rede.

    Boa noite amigo, foge de 2.4 e nem pensar em colocar omni, amigo continua em 5.8, vai trocando seus m5 da torre aos poucos por base sation + rocket m5 e no ponto a ponto use antena 5.8 fechada. esqueça 2.4

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Duvida em restruturação e ampliação da rede.

    2,4 nem para roteador doméstico tá dando mais, no meu caso eu pego mais de 20 na busca, fora os ocultos. Na fazenda consigo acessar até 200 mts de visada, aqui 30 já tá difícil... cidade tem 11 mil hab.

  5. #5

    Padrão Re: Duvida em restruturação e ampliação da rede.

    Amigos mas tive informações de professores da própria UBNT que aconselhou a fazer essa forma q estou passando, sei que 2.4 esta muito poluída mas acho q com equipamentos de ponta e bem configurados não teremos dor de cabeça..

  6. #6

    Padrão Re: Duvida em restruturação e ampliação da rede.

    amigo vc pediu o conselho mas, se quiser insistir no erro fique a vontade

  7. #7

    Padrão Re: Duvida em restruturação e ampliação da rede.

    Citação Postado originalmente por leandrofbn Ver Post
    Amigos mas tive informações de professores da própria UBNT que aconselhou a fazer essa forma q estou passando, sei que 2.4 esta muito poluída mas acho q com equipamentos de ponta e bem configurados não teremos dor de cabeça..
    esquece 2.4 você vai gastar agora e em menos de um ano vai gastar de novo para trocar por 5.8, hoje você usaria mas amanhã sua rede aumenta mais 10 clientes e e já não vai dar mais, os equipamentos são mais baratos mas não vale a pena, se quiser dar a um cliente deste 5MB por exemplo não vai conseguir manter a qualidade dos outros ...

  8. #8

    Padrão Re: Duvida em restruturação e ampliação da rede.

    2.4 está tomado por tudo que é tipo de estação.

    5.8 em pouco tempo vai estar parecido. E daí para onde vamos correr?

  9. #9

    Padrão Re: Duvida em restruturação e ampliação da rede.

    Vou manter em 5.8 então.. Alguem esta usando a omni da ubnt em 5.8? vale mesmo apena, qnts clientes posso conectar nela usando um rocket M5 sendo esses clientes de 5 e 7 MB?

  10. #10

    Padrão Re: Duvida em restruturação e ampliação da rede.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    2.4 está tomado por tudo que é tipo de estação.

    5.8 em pouco tempo vai estar parecido. E daí para onde vamos correr?
    Cara a minha esperança é o governo regulamentar a lei dos alugueis dos postes, assim vamos poder trabalhar com cabo e fibra e pagar um preço compatível com a realidade.

  11. #11

    Padrão Re: Duvida em restruturação e ampliação da rede.

    Citação Postado originalmente por leandrofbn Ver Post
    Vou manter em 5.8 então.. Alguem esta usando a omni da ubnt em 5.8? vale mesmo apena, qnts clientes posso conectar nela usando um rocket M5 sendo esses clientes de 5 e 7 MB?
    Cara esquece as antenas omni o sinal fica muito ruim, você tem que usar painéis setoriais com rocket M5 ou para iniciar usa a pro pria nano loco M5 para enviar e receber, vai conseguir por uns 15 a 20 clientes em cada antena com qualidade, conforme for crescendo compra as paineis setoriais e rocket.

  12. #12

    Padrão Re: Duvida em restruturação e ampliação da rede.

    O problema de 2.4 é que os rádios são limitados demais, se colocar cliente com velocidade mais alta ele não aguenta, independente da poluição de sinal.

  13. #13

    Padrão Re: Duvida em restruturação e ampliação da rede.

    Citação Postado originalmente por leandrovaranda Ver Post
    O problema de 2.4 é que os rádios são limitados demais, se colocar cliente com velocidade mais alta ele não aguenta, independente da poluição de sinal.
    Leandro, esta limitação está no data rates. Rádios em modulação binária, produzem data rates baixos. Se um rádio modulasse todos os clientes em data rates alto onde a modulação é em quadratura, em modo N já iria melhorar.
    Depois vem a sobreposição de canais que em 2.4 é maior.
    Soma tudo isso e o rádio não consegue rendimento.

    A limitação não está nem no rádio, pois se olhar o datasheet de um rádio 2.4 e olhar o mesmo rádio em 5.8 vamos encontrar o mesmo chipset, mesmo clock, mesma memória, etc etc.

    Mas do jeito que vai, a separação de canais em pouco tempo não vai mais segurar a qualidade do 5.x e aos poucos os data rates efetivos vão começar a cair também.

  14. #14

    Padrão Re: Duvida em restruturação e ampliação da rede.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    2.4 está tomado por tudo que é tipo de estação.

    5.8 em pouco tempo vai estar parecido. E daí para onde vamos correr?
    redes mistas ou puras de cabo utp fibra coaxial, e por ultimo se inventarem mas vai poluir tb por sinal de fumaça

  15. #15

    Padrão Re: Duvida em restruturação e ampliação da rede.

    Citação Postado originalmente por agatangelos Ver Post
    Cara a minha esperança é o governo regulamentar a lei dos alugueis dos postes, assim vamos poder trabalhar com cabo e fibra e pagar um preço compatível com a realidade.
    Nem todo lugar isso vai ser solução, pois não é permitido mais que 5 empresa no mesmo poste.

  16. #16

    Padrão Re: Duvida em restruturação e ampliação da rede.

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Nem todo lugar isso vai ser solução, pois não é permitido mais que 5 empresa no mesmo poste.
    cara isso pode ser revisto, pois se for levar isso em conta ninguém vai ter espaço, pois aqui em frente a meu prédio, passa a fibra da TIM, VIVO, CLARO, OI, NQT, Altarrede, west, RCA, fastlink, terabyte, sumicity, a minha, e a NET esta passando também fora as empresas que atendem com link dedicado que nem conheço se for assim só as operadoras de celular e telefonia fixa já vão sobrecarregar os postes e não vai sobrar espaço para ninguém ,,,

  17. #17

    Padrão Re: Duvida em restruturação e ampliação da rede.

    Então,,, até poluição por excesso de cabeamento.
    @agatangelos qual é a concessionária de sua região que está permitindo toda esta quantidade de ocupação?

  18. #18

    Padrão Re: Duvida em restruturação e ampliação da rede.

    Citação Postado originalmente por agatangelos Ver Post
    cara isso pode ser revisto, pois se for levar isso em conta ninguém vai ter espaço, pois aqui em frente a meu prédio, passa a fibra da TIM, VIVO, CLARO, OI, NQT, Altarrede, west, RCA, fastlink, terabyte, sumicity, a minha, e a NET esta passando também fora as empresas que atendem com link dedicado que nem conheço se for assim só as operadoras de celular e telefonia fixa já vão sobrecarregar os postes e não vai sobrar espaço para ninguém ,,,
    Vc tem projeto junto a concessionaria de energia, se tiver pede para eles a lista de empresas com autorização de uso dos postes.

    Pois acontece e muito, as operadoras fazem o projeto de uma parte da cidade e esparramam pela cidade inteira, e o pessoal da concessionaria não questiona, pois acham que por ser uma empresa grande esta tudo ok.

    Curitiba teve uma parte da cidade que teve a remoção dos postes e passou a ser subterraneo os cabos, na hora de pedir a remoção dos cabos a supresa da copel, tinha 8 empresas nos postes, dos quais apenas 3 ou 4 existiam nos documentos da copel, e a NET e GVT eram duas das que não existiam nessa rua, eles tinha projetos em ruas proximas mas não nessas que foi removido os cabos.