+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Eletroduto de PVC ou metálico?

    Boa noite a todos, em uma torre onde vou passar os cabos de rede devemos usar Eletroduto de PVC ou metálico?Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Eletroduto de PVC ou metálico?

    Bom pelo que meu amigo usou aqui foi de PVC mas passando o tempo eles vão ficando frágil por causa do SOL e pode ate rachar, ai ele me disse que usou METÁLICO mas ele pintou com tinta branca!... não sei bem o motivo mas acho que foi por que branco reflete o a luz solar/calor e evita um puco o aquecimento do metal bom ate agora esta ok segundo ele.

  3. #3

    Padrão Re: Eletroduto de PVC ou metálico?

    Sempre usei eletrodutos de PVC próprios para cabos elétricos de uso externo. Não é o mais barato, mas os outros deformam com o sol e/ou ficam quebradiços, então compensa a longo prazo. Metal esquenta muito e vai acabar passando calor para o cabo (coloca a mão na torre ao meio dia e vai entender o que estou dizendo). Procure usar cabos e conetores próprios para uso externo, eles tem uma camada extra de proteção contra a água.

  4. #4

    Padrão Re: Eletroduto de PVC ou metálico?

    Aqui uso mangueira COMPEX, elas tem uma camada de borracha preta externa e uma canada de metal bem fino e resistente.

    Nas curvas e se não ficar bem esticada é difícil de passar o cabo, mas só deixar um cabo guia que passa tranquilo!

    Tem algumas já a anos e estão perfeitas!

    *Segue uma foto de uma instalação que eu fiz !
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         image.jpg
Visualizações:	733
Tamanho: 	120,5 KB
ID:      	54613  
    Última edição por olivionet; 11-09-2014 às 12:23.

  5. #5
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Eletroduto de PVC ou metálico?

    Metal ou pvc, use-os de boa qualidade, conforme a altura da torre, o ideal é que se instale a caixa essas do tipo tomada, porém próprio para torres para facilitar eventuais serviços no futuro, o cabo de energia(AC, sinalizador etc) precisa estar separado das demais.

  6. #6

    Padrão Re: Eletroduto de PVC ou metálico?

    metalico é melhor porque evita interferencia e vc pode aterra-lo.

  7. #7

    Padrão Re: Eletroduto de PVC ou metálico?

    já ouvi falar que o eletroduto galvanizado ajuda a proteger os cabos de rede na época de raios e relâmpagos, também tem a questão do calor, se aquecer muito ele tem uma perda. wlw