Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sobre PTT e transporte da Oi

    Olá.

    Então, pessoal, aqui na minha região, a única operadora que existe é a Oi. Estou pesquisando a viabilidade de abrir um provedor aqui, porém um dos problemas é que o Mb dedicado está saindo a altos R$400. Então pensei no serviço de transporte da Oi.

    Vi que a Oi se conecta a alguns PTTs. No de São Paulo, estranhamente, ela está listada duas vezes, sob os nomes Oi e OI Internet, sendo que o primeiro só faz tráfego IPv4 e o segundo faz ATM IPv4 e IPv6. Em alguns outros ela só faz ATM e outros só tráfego IP.

    É trabalhoso ficar chamando consultor da Oi só para fazer perguntas, além de que nem sei se cobram por isso, então quero a ajuda de quem aqui conhece a Oi, ou conheça qualquer outra coisa que possa ajudar. Minhas dúvidas são as seguintes:

    1 - Transporte IP é cobrado pela quantidade de tráfego de dados também ou só cobram um valor fixo para usar a rede, sem limitações?

    1.1 - Se for considerado o tráfego no transporte IP, as operadoras costumam exigir tráfego mínimo para disponibilizar serviço de transporte?

    2 - Poderiam me indicar a média de preço do serviço de transporte IP dessas operadoras? Gostaria que indicassem também o valor do link dedicado com a mesma operadora, para eu poder enxergar a diferença de preços.

    3 - Existe operadora que vende trânsito pelo transporte da Oi, sem precisar conectar ao PTT?

    4 - Se eu quiser me conectar ao PTT por meio do transporte da Oi, ou qualquer outra operadora já conectada lá, eu também vou estar sob aquelas restrições que eles colocam de tráfego mínimo (100Mbps, se não me engano) ou isso só se aplica à conexão física com o PIX?

    5 - É preciso pagar alguma coisa para se conectar ao PTT por meio do transporte da Oi ou o custo de adesão é só para a conexão física?

    Pelo que vi, é necessário ser AS para conectar a PTT. Minha próxima dúvida é sobre obter ASN:

    6 - Se não me engano, é obrigado ter no mínimo 2 conexões com a Internet por operadoras distintas para tirar o ASN, certo? E quando na região só há uma operadora, como faz?


    É isso aí, obrigado pela atenção.
    Até mais.

  2. #2

    Padrão Re: Sobre PTT e transporte da Oi

    6 - ASN pode ser só com 1 provedor sim, já tive essa duvida. Caso uma empresa que não se enquadre como provedor tenha 2 links distintos ela pode requerer um bloco de ASN afinal ela teria IP's zoneados na rede.


    Cuida com os consultores da OI, prometem maravilhas, no contrato vem outro valor mas dizem que DEPOIS vão baixar o preço, querem vender plano de celular pra chegar na cota deles, enfim, consultor da OI aqui no interior só faz cagada, raramente 1 plano (E quando eles vem vendem 200 planos na semana) vem do jeito que foi prometido. Eu tive duzias de problemas com isso, sempre com conta bem acima da cotação (E os cornos não entregam uma cotação oficial, é uma porcariazinha escrita num papel, ou um PDF escaneado escrito a mão sem valor posterior nenhum. O uqe tem valor é o que o consultor informou, uma cotação ou contrato manual não serve pra nada pra provar pra OI que o consultor passou outro preço, é um bando de analfabeto que não se entende, tanto consultores como analistas de cobrança da OI). Enfim, se ficar claro que você não tem opção e vai ter que contratar link com o consultor designado, é bem provavel que ele não faça muita coisa pra oferecer um bom preço. Então tenha em mãos cotação de algum link proximo, nem que envolva construir umas torres pra levar até aí, link grande tipo R$ 10 ou 15 mil compensa.
    (Também é bom evitar links escalonados, tipo "Esse mes só tem xdsl, então a gente instala 2M pra você e quando estiver disponível instala o resto", seria bom SE viesse conta com valor proporcional e SE essa disponibilidade fosse coisa tipo menos de 2 anos...)

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Olá.

    Então, pessoal, aqui na minha região, a única operadora que existe é a Oi. Estou pesquisando a viabilidade de abrir um provedor aqui, porém um dos problemas é que o Mb dedicado está saindo a altos R$400. Então pensei no serviço de transporte da Oi.

    Vi que a Oi se conecta a alguns PTTs. No de São Paulo, estranhamente, ela está listada duas vezes, sob os nomes Oi e OI Internet, sendo que o primeiro só faz tráfego IPv4 e o segundo faz ATM IPv4 e IPv6. Em alguns outros ela só faz ATM e outros só tráfego IP.

    É trabalhoso ficar chamando consultor da Oi só para fazer perguntas, além de que nem sei se cobram por isso, então quero a ajuda de quem aqui conhece a Oi, ou conheça qualquer outra coisa que possa ajudar. Minhas dúvidas são as seguintes:

    1 - Transporte IP é cobrado pela quantidade de tráfego de dados também ou só cobram um valor fixo para usar a rede, sem limitações?

    1.1 - Se for considerado o tráfego no transporte IP, as operadoras costumam exigir tráfego mínimo para disponibilizar serviço de transporte?

    2 - Poderiam me indicar a média de preço do serviço de transporte IP dessas operadoras? Gostaria que indicassem também o valor do link dedicado com a mesma operadora, para eu poder enxergar a diferença de preços.

    3 - Existe operadora que vende trânsito pelo transporte da Oi, sem precisar conectar ao PTT?

    4 - Se eu quiser me conectar ao PTT por meio do transporte da Oi, ou qualquer outra operadora já conectada lá, eu também vou estar sob aquelas restrições que eles colocam de tráfego mínimo (100Mbps, se não me engano) ou isso só se aplica à conexão física com o PIX?

    5 - É preciso pagar alguma coisa para se conectar ao PTT por meio do transporte da Oi ou o custo de adesão é só para a conexão física?

    Pelo que vi, é necessário ser AS para conectar a PTT. Minha próxima dúvida é sobre obter ASN:

    6 - Se não me engano, é obrigado ter no mínimo 2 conexões com a Internet por operadoras distintas para tirar o ASN, certo? E quando na região só há uma operadora, como faz?


    É isso aí, obrigado pela atenção.
    Até mais.
    1 - Isso é uma regra de negócio praticada por cada operadora, mais no geral ainda não ví nenhuma que cobrasse taxa fixa mensal, o valor é fixado de acordo com a banda contratada, quanto mais banda geralmente menor o valor por mega cobrado.

    1.1 - Desconheço essa informação, acredito que não seja dessa forma, mais como disse acima, quanto menos manda maior o valor por mega.

    2 - Aqui tenho transito com a Oi e com outra operadora a qual também tenho transporte até o PTT-SP. Valores não adianta passar por que vai depender do custo da operadora para chegar até vc. A Oi por exemplo classifica as regiões de acordo com concorrência, infra necessária, etc e de acordo com essas e outras métricas pratica uma tabela de preço diferenciada. No geral o máximo que vc vai pagar pelo transporte é 50% do valor do trânsito (tendendo a diminuir).

    3 - Desconheço também. Mais novamente isso depende da operadora e da região. Aqui por exemplo tem a Level 3 que não atende diretamente mais atende via transporte da GVT. Dependendo do interesse da operadora em atender uma determinada região e da negociação dela com outras operadoras que já estão nesta região é possível que elas pratiquem este tipo de serviço.

    4 - Estou conectado ao PIX da Eletronet, e por coincidência inicie minha conexão com 100M de transporte (no mesmo dia pulei pra 200 e já estou estudando a ida para 400), mais não é 100% do tempo que fico acima dos 100M de opcupação. Quando contratamos não impuseram nenhuma restrição deste tipo, talvez por que como falei iniciamos com 100M. Se vc se conectar diretamente ao PTT (via transporte L2) o PTT vai enxergar diretamente vc e a operadora que vc vai usar como transporte vai ficar transparente ao PTT, no nosso caso não precisamo solicitar porta, somente nos conectamos no PIX da Eletronet com uma VLAN repassada pelo PTT.

    5 - Como falei acima não precisamos de nenhuma infra que já não estivesse disponibilizada no PTT, por isso não tivemos custo de adesão e desconheço qualquer cobrança por parte deles também. Que eu saiba o PTT é gratuito e o seu custo é somente com transporte para chegar até lá.

    6 - É recomendado ter no mínimo 2 operadoras de transito em qualquer cenário em se tratando de ISP, mais não é obrigatório. No seu caso vc irá informar ao Registro.br que sua região é atendida somente pela operadora X e que vc está estudando outras opções para futuras conexões em regiões próximas ou algo assim. É importante que vc deixe transparecer a eles que vc entende a necessidade desta segunda operadora e que está inclinado a conseguir ter essa infra no futuro.

    É isso, qualquer outra dúvida manda ai.

  4. #4
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Sobre PTT e transporte da Oi

    Pegando carona (se não tiver nada a ver podem me falar) não seria possível ao amigo @TsouzaR já pegar mais outra operadora nesse mesmo transporte no PTT? Sei que do ponto de vista de redundância é problemático (somente uma rota física) mas do ponto de vista lógico não existe nada que impeça, correto @marcioelias?

  5. #5

    Padrão Re: Sobre PTT e transporte da Oi

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Pegando carona (se não tiver nada a ver podem me falar) não seria possível ao amigo @TsouzaR já pegar mais outra operadora nesse mesmo transporte no PTT? Sei que do ponto de vista de redundância é problemático (somente uma rota física) mas do ponto de vista lógico não existe nada que impeça, correto @marcioelias?
    PTT é um ponto de troca de tráfego, interconexão L2 entre ASN's, por isso nada impede a contratação de transito pegando o mesmo no PTT. Inclusive vi a uns dias em uma outra lista, (acho que sobre FiberHome) pessoal anunciando link a 18,00/Mega para pegar no PTT-SP contratando a partir de 500M.

    Agora, como o @alexrock colocou, o problema é o ponto único de falha.

  6. #6

    Padrão Re: Sobre PTT e transporte da Oi

    Obrigado por responderem, @rubem e @marcioelias.

    Bom saber desse negócio do orçamento informal, se não tivesse dito isso, eu ia acabar caindo na malandragem desses consultores.

    Márcio, sobre os custos, era exatamente isso aí que você disse que eu queria saber. Se transporte custar aproximadamente 50% do trânsito mesmo, sai bem mais vantajoso eu usar a Oi só como transporte e pegar trânsito em alguém conectado nela ou no PTT (mais futuramente).

    O problema é que no começo, não quero contratar muita banda, talvez só uns 10Mbps. Só vejo o pessoal anunciando preço de trânsito para de 100Mbps pra cima, então imagino que para quantidade pequena deve sair bem caro.

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Pegando carona (se não tiver nada a ver podem me falar) não seria possível ao amigo @TsouzaR já pegar mais outra operadora nesse mesmo transporte no PTT? Sei que do ponto de vista de redundância é problemático (somente uma rota física) mas do ponto de vista lógico não existe nada que impeça, correto @marcioelias?
    Mais ou menos isso que eu estava pensando, @alexrock.
    Por meio do transporte da Oi, conectar a alguma operadora de trânsito, mesmo sem PTT (poderia ser adicionado depois). Pelo que o @marcioelias disse, a Level 3 usa o transporte da GVT. A Oi é a operadora com a maior rede no Brasil, acho que deve existir alguém que venda trânsito pelo transporte dela, dá para atender praticamente o Brasil inteiro.

    Estranhamente, a rede da Oi é super estável por aqui, pelo que vejo dizer. Nunca vi relatarem interrupção no ADSL nem nos links dedicados. Mas mesmo assim, dá para pegar alguma coisa por rádio de algum dos provedores daqui só como backup (alguns nem sabem diferenciar a entrega de dedicado de acesso para usuário comum).


    Até mais.

  7. #7

    Padrão

    Pessoal aqui eu solicitei o preço de transporte da OI e o consultor que me atende simplesmente me disse: na OI o transporte é cobrado por ponta, e o preço é calculado pelo mesmo valor do mega de link dedicado!
    Proposta da OI

    aqui para 30 megas de link a OI me pediu R$ 15.000,00 de adiantamento (no ato de fechamento de contrato) para construção de uma rede de 300 metros, porem ela irá diluir este valor em 18 parcelas de 833,00 e reembolsa no pagamento de cada faturá, o valor por Mega é R$ 150,00, ou seja R$ 4500,00 mês descontando o valor de R$ 833,00 que já pagamos, todo mês a gente teria uma fatura de R$ 3667,00.

    para transporte a situação do adiantamento é a mesma, porem ao invés de pagar R$ 4500,00 por mês, teríamos que pagar pelas duas pontas, e o valor por mega seria o mesmo do link,

    30M X R$ 150,00 = R$ 4500,00

    Como são duas pontas R$ 4500,00 x 2 = R$ 9.000,00 por mês

    Abatendo os R$ 833,00 teríamos uma fatura de R$ 8167,00 caso fossemos transportar o link comprado em outro local!

    **O consultor disse que os valores de transporte são aplicados desta forma para forçar o cliente a não usar serviços de terceiros sobre a rede da OI**

  8. #8

    Padrão Re: Sobre PTT e transporte da Oi

    Citação Postado originalmente por JulianoVB Ver Post
    Pessoal aqui eu solicitei o preço de transporte da OI e o consultor que me atende simplesmente me disse: na OI o transporte é cobrado por ponta, e o preço é calculado pelo mesmo valor do mega de link dedicado!
    Proposta da OI

    aqui para 30 megas de link a OI me pediu R$ 15.000,00 de adiantamento (no ato de fechamento de contrato) para construção de uma rede de 300 metros, porem ela irá diluir este valor em 18 parcelas de 833,00 e reembolsa no pagamento de cada faturá, o valor por Mega é R$ 150,00, ou seja R$ 4500,00 mês descontando o valor de R$ 833,00 que já pagamos, todo mês a gente teria uma fatura de R$ 3667,00.

    para transporte a situação do adiantamento é a mesma, porem ao invés de pagar R$ 4500,00 por mês, teríamos que pagar pelas duas pontas, e o valor por mega seria o mesmo do link,

    30M X R$ 150,00 = R$ 4500,00

    Como são duas pontas R$ 4500,00 x 2 = R$ 9.000,00 por mês

    Abatendo os R$ 833,00 teríamos uma fatura de R$ 8167,00 caso fossemos transportar o link comprado em outro local!

    **O consultor disse que os valores de transporte são aplicados desta forma para forçar o cliente a não usar serviços de terceiros sobre a rede da OI**
    Caramba, a Oi é ridícula! Se ela vendesse o transporte sem essas frescuras e a um preço bom, teria muito mais clientes com a rede que tem pelo Brasil inteiro. Por que importa tanto a eles que o tráfego passado seja pelo trânsito deles, e não de outras operadoras? Vão estar ganhando dinheiro do mesmo jeito...

    Não tem uma lei ou determinação da Anatel que obriga operadoras grandes a cederem a infraestrutura para provedores menores? Com tudo isso que a Oi está fazendo, ela está claramente desrespeitando essa obrigação, quando comparada á forma como as outras operadoras fazem.

    É por isso que não tem ninguém oferecendo serviço sobre a rede da Oi, como ocorre com GVT, por exemplo.

    Agora ficou complicado para mim, não dá para pagar R$400 por Mega dedicado na Oi (a não ser que pegue só 1, mas não daria para concorrer só com isso) no começo do provedor.

  9. #9

    Padrão Re: Sobre PTT e transporte da Oi

    Por isso eu estou fechando as portas logo, a Oi informa que só pode atender no maximo 10M no momento, por R$ 8 mil.mes (Fora instalação, não lembro o valor mas era bem maior que isso e sem diluição). Mas da última vez que solicitei isso demorou meio ano e ainda por cima só tinha xdsl de 2M na hora de instalar, com cobranção não-proporcional (R$ 2800 por 2MB, lindo) e sem nenhuma previsão de quando instalaria o resto.

    Eu tentei cotar na cidade vizinha, mas o consultor acho que não entendeu como eu usario o link de uma cidade em outra e passou o mesmo valor.

    O problema que os consultores informam apenas extra-oficialmente é que onde tem lambda de fibra sobrando e tem concorrente a tabela de preço é uma, onde tem concorrente mas não tem fibra sobrando o preço dobra, onde tem concorrente e tem radio digital o preço dobra denovo, e onde tem radio digital e não tem concorrente o preço dobra mais uma vez, eu me enquadro neste último lugar, o que tem pra hoje (Desde 2010) é xdsl de 2M, por R$ 2800 (Mesmo sabendo que o radio digital esta subutilizado, tem capacidade pra 300 ou 400M mas mal usa 120M).

    Não tem jeito, a solução é pegar link de longe, de algo que não seja a Oi.
    (Quando não tem problema regional grave os links são estáveis, mas ela pecam demais na contratação e cobrança, nisso eles são extremamente incompetentes, metade dos consultores não entende o que é um transporte, ou vlan, ou rede privada, demorei muitos meses perguntando pra finalmente descobrir isso que eles cobram o mesmo valor pra transporte que de link dedicado (R$ 8 mil pra transporte de 10M em 300Km, ou R$ 8 mil pra link dedicado de 10M). A Brasil Telecom era tão acessível! Ainda tenho link daquele tempo, é o que mantém.

  10. #10

    Padrão Re: Sobre PTT e transporte da Oi

    Rubem vivo a mesma realidade que vc, apenas o valor era mais em conta 2.100,00 por 2mb. Sem contar que pelo menos aqui na regiao as ultimas semanas ficamos por 3 a 6hr sem conexao quase que diariamente.

  11. #11

    Padrão Re: Sobre PTT e transporte da Oi

    Esse problema não tenho. Ontem falhou das 16 as 18:45h, 2ª-feira foi das 14 as 16:45h... é quase diário mas nunca dá 3h :-)

    (Legal é que links dedicados, adsl's, e até as operadoras de celular ficam fora do ar, aí você liga no suporte e as vezes ficam meia hora insistindo que não tem problema na região, que está tudo normal. Faz quase 1 ano que nem abro chamado, nunca resolveu nada. Outra coisa interessante é que uma vez abri reclamação pra pelo menos ter desconto ou ressarcimento na ADSL empresarial (Porque do link desisto), virou em nada, abri reclamação pra ver porque não houve responta, virou em nada, abri sindicancia pra ver porque a reclamação da reclamação não foi respondida, depois abri sindicancia pra ver porque a sindicancia sobre a reclamação da reclamação não teve resposta... lá pelo 5º nível da Inception eu desisti, eu não tava acreditando. Sacanagem que no mes seguinte não veio conta, fui na loterica 2 vezes pra tentar pagar e não constava débito nenhum, mas um dia cortou a linha, liguei pra reclamar aí parece que a Matrix voltou pro estado normal e acharam débitos antigos. Aprendi que quando mais meche, mais fede, por isso estou desistindo.

  12. #12

    Padrão Re: Sobre PTT e transporte da Oi

    @TsouzaR, a Level 3 é uma empresa de backbone, eles não vendem acesso, somente conexão de porta. Aqui no meu caso para a minha região, atualmente o acesso a eles é pela GVT, ou então eu mesmo tenho que dar um jeito de chegar até o POP deles mais próximo.

    No entanto eles usam também outras operadoras para last mile. Basicamente o preço deles é o mesmo, tanto se vc pegar no POP quanto se eles te entregarem usando transporte de outra operadora. O diferencial é que eles vão te repassar exatamente o valor repassado a eles para o custo com o transporte, e vc vai pagar uma única fatura.

    Outro ponto interessante na negociação com a Level 3 é vc considerar sua empresa fiscalmente falando, se ela se enquadra no Simples ou não, se não se enquadrar e vc tiver o convênio do CONFAZ, o preço por mega cai drasticamente. Isso por que o imposto praticado sobre venda deste tipo de serviço para empresas do Simples é muito maior.

    A Level 3, somente para constar, é a maior operadora de internet do mundo (se não é, empata com a maior), no entanto dependendo de onde vc está, e qual a operadora de last mile vc vai usar, pode não ter toda essa qualidade. Agora se vc pegar no POP, pode contar com pelo menos 3 redundâncias, sem contar todas as interconexões intercontinentais que eles tem. Se tiver interesse o melhor que vc faz é procurar o consultor da level 3 do teu estado pra tirar essas dúvidas.

    Detalhe, por ser uma operadora de backbone, a Level 3 trabalha com grandes contratos, quando vc contrata uma porta eles abrem uma porta para vc no POP, que dependendo do POP vai ser uma porta 10G ou 1G, então menos de 500M dificilmente eles negociam, 10M então esqueça.

  13. #13

    Padrão Re: Sobre PTT e transporte da Oi

    @marcioelias esse convenio do confaz como funciona?
    queremos enquadrar nossa associação nesse convenio mas parece que estão com as informações meio vagas, digo as pessoas responsaveis por isso parece que nao estao sabendo fazer isso.

  14. #14
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Sobre PTT e transporte da Oi

    Como saber se a Level3 está no PTT da minha região? Procurei por level3 no PTT São Paulo e não encontrei.



    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    @TsouzaR, a Level 3 é uma empresa de backbone, eles não vendem acesso, somente conexão de porta. Aqui no meu caso para a minha região, atualmente o acesso a eles é pela GVT, ou então eu mesmo tenho que dar um jeito de chegar até o POP deles mais próximo.

    No entanto eles usam também outras operadoras para last mile. Basicamente o preço deles é o mesmo, tanto se vc pegar no POP quanto se eles te entregarem usando transporte de outra operadora. O diferencial é que eles vão te repassar exatamente o valor repassado a eles para o custo com o transporte, e vc vai pagar uma única fatura.

    Outro ponto interessante na negociação com a Level 3 é vc considerar sua empresa fiscalmente falando, se ela se enquadra no Simples ou não, se não se enquadrar e vc tiver o convênio do CONFAZ, o preço por mega cai drasticamente. Isso por que o imposto praticado sobre venda deste tipo de serviço para empresas do Simples é muito maior.

    A Level 3, somente para constar, é a maior operadora de internet do mundo (se não é, empata com a maior), no entanto dependendo de onde vc está, e qual a operadora de last mile vc vai usar, pode não ter toda essa qualidade. Agora se vc pegar no POP, pode contar com pelo menos 3 redundâncias, sem contar todas as interconexões intercontinentais que eles tem. Se tiver interesse o melhor que vc faz é procurar o consultor da level 3 do teu estado pra tirar essas dúvidas.

    Detalhe, por ser uma operadora de backbone, a Level 3 trabalha com grandes contratos, quando vc contrata uma porta eles abrem uma porta para vc no POP, que dependendo do POP vai ser uma porta 10G ou 1G, então menos de 500M dificilmente eles negociam, 10M então esqueça.

  15. #15

    Padrão Re: Sobre PTT e transporte da Oi

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    @marcioelias esse convenio do confaz como funciona?
    queremos enquadrar nossa associação nesse convenio mas parece que estão com as informações meio vagas, digo as pessoas responsaveis por isso parece que nao estao sabendo fazer isso.
    Ainda não sei também, na verdade quem tem que te dizer isso é o seu contador. Não estamos enquadrados ainda no regime normal, somos simples e por isso ainda não temos o CONFAZ. Vamos avaliar essa opção ainda, justamente pela diferenciação do preço de compra de link.

    Citação Postado originalmente por ricromero Ver Post
    Como saber se a Level3 está no PTT da minha região? Procurei por level3 no PTT São Paulo e não encontrei.
    Na verdade eu desconheço a participação da Level 3 em qualquer PTT. Eles tem uma estrutura gigante e o negócio deles é vender transito, por isso acredito que eles não participem de nenhum. O que acontece (que já vi) é o pessoal comprar grandes circuitos deles e por estarem conectados a um PTT revenderem esse link lá.

    Recentemente a Level 3 vendeu 30Gbps para um grupo de provedores (20G em SP e 10G no RJ). Esse grupo estava anunciando a revenda deste link no PTT. Acho que é isso que acontece na prática.

  16. #16
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Sobre PTT e transporte da Oi

    Marcio, e esse "desconto" por não ser simples você tem idéia de qual é o percentual?

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Ainda não sei também, na verdade quem tem que te dizer isso é o seu contador. Não estamos enquadrados ainda no regime normal, somos simples e por isso ainda não temos o CONFAZ. Vamos avaliar essa opção ainda, justamente pela diferenciação do preço de compra de link.



    Na verdade eu desconheço a participação da Level 3 em qualquer PTT. Eles tem uma estrutura gigante e o negócio deles é vender transito, por isso acredito que eles não participem de nenhum. O que acontece (que já vi) é o pessoal comprar grandes circuitos deles e por estarem conectados a um PTT revenderem esse link lá.

    Recentemente a Level 3 vendeu 30Gbps para um grupo de provedores (20G em SP e 10G no RJ). Esse grupo estava anunciando a revenda deste link no PTT. Acho que é isso que acontece na prática.

  17. #17

    Padrão Re: Sobre PTT e transporte da Oi

    @ricromero Na cotação que fizemos com a level 3, deu 15 reais a menos por mega.

  18. #18
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Sobre PTT e transporte da Oi

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    @ricromero Na cotação que fizemos com a level 3, deu 15 reais a menos por mega.

    Valeu.

  19. #19

    Padrão Re: Sobre PTT e transporte da Oi

    Eu sei que a Level 3 tem rede aqui perto de minha cidade. Enviei um e-mail pedindo que entrem em contato comigo para fazer uma cotação.

    Vamos ver se eles retornam e quais os preços deles.

  20. #20