Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Atualização - Cabo de Rede

    Prezados,
    Sei que tem varios posta aqui no under sobre isso mas como o mercado é dinamico e a boa vontade dos fabricantes também......então gostaria de fazer a pergunta e deixar uma sujestão:

    - SUJESTÃO: que tal se fosse criado um post fixo ou uma consulta que de alguma forma os próprios usuario pudessem atualizarm com referencia na boa experiencia que tiveram com os mesmos e com sua respectiva qualidade ou que pudessem desaconselhar tal e tal marca...

    - Pergunta:
    Atualmente qual o cabo indoor e outdoor que vcs estão usando e recomendam:
    - cabo que não seja de aluminio revestido (da vontade de usar para enforcar o fabricante);
    - que tenha um boa capa de pvc (para o externo)

    Sei que muitos vão dizer, na duvida vai no mais caro, mas nem sempre funciona e memso assim pode-se ter surpresas, ja peguei furukawa bichado. Ao passo que vão aparecendo novos fabricantes que fazem produtos bons a um valor reduzido para ganhar mercado.

    Aguardo

  2. #2

    Padrão Re: Atualização - Cabo de Rede

    qual o problema que vcs tem com cabo de aluminio cobreado?

    aqui uso cabos da Lanexpert e Fox (cftv), e não tenho problemas, ele sede um pouco nos primeiros dias, mas 30 dias depois vc pode puxar ele novamente ajustar que não sede mais.

    Agora vcs tem que tomar cuidado com a energia que vcs mandam na rede cabeada, andei vendo umas fontes no ML para internet cabo que o cara que usa é louco.
    NÃO PODE INJETAR EM CABO UTP-FTP MAIS QUE 2A.

    Se puder compra um trafo -75v +75v, e faz a fonte simétrica com 2A.
    Se não puder compra conversor AC DC e coloca fusivel de vidro de 2A.

  3. #3

    Padrão Re: Atualização - Cabo de Rede

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    qual o problema que vcs tem com cabo de aluminio cobreado?

    aqui uso cabos da Lanexpert e Fox (cftv), e não tenho problemas, ele sede um pouco nos primeiros dias, mas 30 dias depois vc pode puxar ele novamente ajustar que não sede mais.

    Agora vcs tem que tomar cuidado com a energia que vcs mandam na rede cabeada, andei vendo umas fontes no ML para internet cabo que o cara que usa é louco.
    NÃO PODE INJETAR EM CABO UTP-FTP MAIS QUE 2A.

    Se puder compra um trafo -75v +75v, e faz a fonte simétrica com 2A.
    Se não puder compra conversor AC DC e coloca fusivel de vidro de 2A.
    Prezado Edmarmega,

    Agradeço a colocação mas peço que mantenha-se o foco na pergunta do post.
    Obrigado

  4. #4

    Padrão Re: Atualização - Cabo de Rede

    Fabricante muda o material do PVC seguidas vezes do mes, dependendo do fornecedor. Idem pro fio.

    Cabo "barato" vai ter qualidade variando, esse é o problema, não tem constancia nos fornecedores então não terá constancia no resultado final, você compra uma caixa e ela parece boa, no mes seguinte compra outra e esta já vem com capa rachada ou com condutor mais fino que o normal.

    Cabo caro devia ter pelo menos constancia, mas o monte de gente reclamando do Thgought Cable da UBNT me diz que não é por aí, aparentemente o fabricante precisa ter know-how na area (Não seria o caso, por exemplo, da Multilaser) e ter circulação grande (Não pode vender pouco, não sei se marcas mais em conta tipo Kolke ou MPT vendem pouco, me parece que sim).

    Fora que desconfio SERIAMENTE que um mesmo fabricante entrega o MESMO cabo pra varios fabricantes encaixotarem, afinal não falta cabos de R$ 120 a 180 (Por caixa de 305m) sem logotipo nem nada na capa. Se não tem marca silkada na capa mas tem metragem e cia, eu digo que é de fabricante generico, e não do fabricante que consta na caixa.


    Já tive cabo ótimo e lixo tanto de MPT, Multilaser, Kolke, SohoPlus, e sei lá que outras marcas, já tive experiencias boas e ruins com algumas caixas deles, não dá pra generalizar uma marca inteira com base em 1 mísera caixa de 305m ou em meia duzia de caixas que vieram do mesmo lote, afinal corrida por preço baixo a qualquer só é incentivada por cliente idiota, se o fabricante for desesperado ele vai atender essa demanda de preço cada vez menor e usar materias primas cada vez mais baratas.

    (Tanto entra "armazenamento" na conta, parece que PIOR do que fica exposto a sol e chuva todo dia é ficar trancado numa sala quente sem ventilação e com umidade bem baixa por meses, tive cabos novos que ficaram guardados assim e na hora de usar já tinham rachado, enquanto a parte que foi usada logo que chegou, e que ficou em uso outdoor, não rachou. Esse problema tenho até com capacitores e placas, tenho uma sala fechada que esquenta demais com o sol, se deixo capacitor novo, ou varias placas com componentes, em lugar meio alto (Tem prateleiras, o calor vem do telhado, de cima pra baixo) os capacitores estufam, enquanto se estão em uso (As placas ou os capacitores) não estufam em uso normal. E não falo de lixo tipo Lelon, falo de capacitor de 1ª linha tipo Rubycon, teoricamente eles aguentariam 2000h a 105ºC, mas nessa sala em prateleira alta em uns 2 ou 3 meses estufa. E quando coloquei termometro não ví mais que 40ºC, mas higrometro já marcou 12% de um. relativa)

    Eu particularmente ignoro solenemente as "recomendações" de cabos que leio, você sempre lê recomendações de marcas que você teve experiencia ruim, e reclamações de cabos que você usa com sucesso. Num mercado de 30 marcas duvido que tenha 30 fabricas e que as 30 tenham fornecimento preciso de materia prima pra gerar cabos 100% iguais o ano todo.

  5. #5

    Padrão Re: Atualização - Cabo de Rede

    concordo plenamente com tudo que disse, mas o interessante seria pelo menos termo algo atualizado para podermos ter um norte, óbvio que imprevistos e acasos acontecem mas, em linha geral...uma idéia do que esta circulando vem a calhar.

  6. #6

    Padrão Re: Atualização - Cabo de Rede

    Minha rede atualmente usa Amp Netconnet/LanExpert, mais no começo era LanExpert/Condutti...
    O LanExpert e usado apenas na passagem da rede, Não para o cliente final...
    Já o Condutti uso para os Clientes.
    Ate Hoje fiz apenas duas trocas de cabos (Cliente final)...
    Por um motivo, Capa Rachada e entrou água...
    Certa vez comprei 15 caixas de cabo condutti, tinha cabo que era preto mesmo ja outros quase cinza, isso porque era do mesmo lote.
    Tinha cabo que a capa abria só de crimpar... já outros com a capa Intacta.
    A 4 Meses começei a troca todos os cabos de minha rede pois conseguir um cabo 100% cobre da marca Amp Netconnect a um preço bom.
    Ate agora não tive problemas com ele. O lan expert joguei para os clientes finais.
    Uma coisa curiosa do LanExpert, já fiz trechos com 130/135 metros que funcionaram sem problemas por muito tempo...
    Ja com outros fios mais vagabundos como o Condutti, passou de 100 Metros tem que rebaixa a config da placa de rede pra 10Megas.
    Mais sobre cabo de alumínio cobreado, nada a reclamar, usei por mais de um ano... tudo outdoor.
    Talvez com o tempo possa apresenta problemas.
    Rubem aproveita e tira essa minha curiosidade, porque rebaixando a velocidade da placa pra 10m conseguimos trechos de fios em funcionamento bem mais longos ?

  7. #7

    Padrão Re: Atualização - Cabo de Rede

    De 10BaseT pra 100BaseT muda a tensão usada. Em 10M você tem diferença sinal a 2,5V nítido e claro. Em 100M a frequencia sobe, mas pra ter retrocompatibilidade tem que baixar a tensão, pra 1V. Gigabit também usa sinal a 1V. Se usasse tensão maior teria mais alcance, mas com o hardware de 1995 isso implicaria cabo mínimo muito grande (3m, digamos) e o RX interferiria demais no TX devido aos níveis altos e a isolação insuficiente que uma simples trançagem dá (10BaseT não tem isso em grande escala porque usa frequencia mais baixa).

    Como o cabo tem resistencia constante, aumentando a tensão aumenta o alcance. Mas você nota que 10BaseT não é grandes coisas, porque se com 1V rede 100M alcance 100m, rede 10M com 2,5V devia alcançar 250m, mas não alcança muito mais que os 185m informados.

    Teoricamente colocar em 100M half-duplex não devia fazer diferença já que o nível de sinal é o mesmo, mas onde o problema é ruído ou sinal muito perto do limiar, essa simples troca (No modo auto tende a ficar em 100M full-duplex) resolve a distorção dos pacotes.

  8. #8

    Padrão Re: Atualização - Cabo de Rede

    Grato pela explicação rubem...

  9. #9

    Padrão Re: Atualização - Cabo de Rede

    Aqui uso lanexpert mas BOBINA na caixa a qualidade é pior, não sei se dei azar na vez que resolvi comprar caixa de 305m, mas a qualidade da bobina de 1000m é muito superior.

    Blindado uso o antigo TELCON, já tem um tempo que não compro do blindado não sei se ainda tem no mercado, já que a prysmian comprou a telcon!

    Nunca tive problema com nenhuma dessas marcas!

  10. #10

    Padrão Re: Atualização - Cabo de Rede

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    De 10BaseT pra 100BaseT muda a tensão usada. Em 10M você tem diferença sinal a 2,5V nítido e claro. Em 100M a frequencia sobe, mas pra ter retrocompatibilidade tem que baixar a tensão, pra 1V. Gigabit também usa sinal a 1V. Se usasse tensão maior teria mais alcance, mas com o hardware de 1995 isso implicaria cabo mínimo muito grande (3m, digamos) e o RX interferiria demais no TX devido aos níveis altos e a isolação insuficiente que uma simples trançagem dá (10BaseT não tem isso em grande escala porque usa frequencia mais baixa).

    Como o cabo tem resistencia constante, aumentando a tensão aumenta o alcance. Mas você nota que 10BaseT não é grandes coisas, porque se com 1V rede 100M alcance 100m, rede 10M com 2,5V devia alcançar 250m, mas não alcança muito mais que os 185m informados.

    Teoricamente colocar em 100M half-duplex não devia fazer diferença já que o nível de sinal é o mesmo, mas onde o problema é ruído ou sinal muito perto do limiar, essa simples troca (No modo auto tende a ficar em 100M full-duplex) resolve a distorção dos pacotes.
    Na verdade as frequencias equivalentes para 10mbit/sec e 100mbit/sec não são tão diferentes. em 10mbit/sec usa-se 16mhz (data rate + manchester) enquanto em 100mbit/sec usa-se 25mhz. A diferença gritante mesmo é em 1gigabit que dependendo do tipo usa 125mhz.

  11. #11

    Padrão Re: Atualização - Cabo de Rede

    Não é 10MHz? Pelo menos o cristal usado é de 10MHz.

    E nem sei se há diferença real na tensão, geralmente se informa que "parece 1V" ou "parece 2,5V", porque distorce a onda e em osciloscopio comum o que se vê são picos não muito precisos, mas enfim, o que um osciloscopio vagabundo vê como nível de sinal é o que uma placa ou switch veria, no fim das contas "parece" ter tensão maior mesmo.

  12. #12

    Padrão Re: Atualização - Cabo de Rede

    Taxa de dados NRZI não é a mesma coisa que frequencia central.

    Veja so, em digital é bem dificil determinar a frequencia exata do sinal, por que ele se espalha muito pelo espectro.

    Vamos supor que você vá transmitir um byte que metade dos bits é 1 e a outra 0.

    Se for 10101010 vai dar uma frequencia. Se for 11110000 vai dar outra frequencia.

    Dai, vemos pelo "pior caso", que seria 10101010 ou 01010101. Se vc calcular vai ver que a 10mbit/sec esse sinal equivale a uma onda quadrada de 5mhz. Como é quadrada, vai ter componentes de alta frequencia. Na prática ela ocupa 8mhz.

    Quando o sinal digital é convertido para manchester, a codificação manchester garante que vai haver uma transição por bit. Ou seja, ela torna o sinal estável na frequencia, passa a existir uma frequencia central onde a potência se concentra. Ao mesmo tempo o manchester dobra a frequencia do sinal para uma mesma taxa de bits. Isso faz a frequencia média do sinal subir para 16mhz.

    Quando criaram o fast ethernet, uma das preocupações era o fato de que o sinal iria ter 10 vezes a banda do sinal de 10mbit. Ou seja, precisariamos de cabos de 160mhz, que a industria não estava preparada para produzir.

    Abandonou-se o manchester, adotou-se o MLT-3.

    Segundo a teoria, se vc aumenta a ordem de uma modulação, seu limite passa a ser o signal to noise ao inves do nyquist (bem, ta resumidão). Ou seja, voce aumenta a quantidade de bits por baud mas aumenta a relação SNR pro treco funcionar a contento. No caso o aumento foi de 2 vezes. (2 bits por baud).

    Ou seja, 100mbit seriam 50mhz. Mas como aumentou-se a quantidade de bits por baud por dois, a frequencia do sinal cai de 50 pra 25mhz.

    Já no caso do gigabit, não tinha mt o que fazer. Usa-se cabos com 125mhz de frequencia de corte. Cada cabo transfere 500mbit (2x 250mbit usando mlt-3). São quatro pares por cabo, 2x500 = 1giga fullduplex (Isso é o padrão 1000BASE-T). Mas gigabit tem varios PHYs definidos e tem outras formas de usar o cabo.

    Por que não se usa tensões mais altas em fast-ethernet pra cima ?

    Creio que por que isso iria torna necessárias fontes de tensão mais altas do que existem nos computadores OU por que haveria necessidade de charge-pumps de altissima velocidade.

    Quem mexe com RS-232 sabe que existe uma etapa de conversão de nivel, que adapta do sinal TTL para o padrão usado no cabeamento. Essa etapa normalmente é feita por um componente chamado MAX-232. Ele converte dos 0V..5V TTL para -12V e +12V usado no RS-232.

    Pois bem, nesse componente MAX-232 existe um charge pump que pega 5V da alimentação e transforma em -12V e +12V, via um boost converter que depende de alguns capacitores. Isso opera a 115200bps.

    Agora, imagine a dificuldade de fazer isso a 100mbit/sec ou 1000gigabit/sec ? Transformar os, normalmente 3.3V da alimentação em -12v e +12v ?

    Ethernet é acoplada por transformador. O que acontece é que vc teria que fazer um charge pump com o dobro da tensão e capaz de comutar a uma velocidade mt maior que a dos dados.

    No fim das contas optou-se por um sinal de 0v..2v que quando passa pelo transformador torna-se -1v e +1v do outro lado.

  13. #13

    Padrão Re: Atualização - Cabo de Rede

    Só pegando um gancho nesse tópico, e aproveitando que há alguma experiência de cabeamento das pessoas que estão participando, tenho uma pergunta, se puderem responder agradeço:

    Qual a quantidade de switch (em média) que usam em cada tronco ?

    Em minha rede a saída de cada tronco é via cloud switch (mikrotik) com porta Giga, trabalho (claro) com 100M, mas tenho essa dúvida. Na minha visão o cabeamento também precisa de setorização, não dá pra pendurar tudo em uma porta LAN/tronco só, mesmo sendo Giga, então em média quantos switchs os colegas penduram em cada tronco ?

    Obrigado.

  14. #14

    Padrão Re: Atualização - Cabo de Rede

    O máximo que uso aqui é 10, tenhos trechos até com 11...
    Acima disso tem que confiar muito no equipamento, raramente tenho casos de switch que travou, quando acontece algo estranho já troco logo.
    Os Switch tem que resistir a chuva, sol e os técnicos mal intencionado das telecom e cia de energia. O ideal apos uma grande quantidade é fazer a rede em anel.

  15. #15

    Padrão Re: Atualização - Cabo de Rede

    Olá, boa tarde!

    Obrigado mas seu cenário parece ser menor que o meu, já tenho troncos com 50 switchs e sem problemas de nenhuma espécie, aguardo outras respostas.

    Concordo quando fala do anel.

  16. #16

    Padrão Re: Atualização - Cabo de Rede

    Usa Qual marca de Switch roberto ? não tem problemas com Loop/Dhcp Reverso ?
    Sua alimentação é como ? Dc Ou Ac ....
    50 Switchs é quase 5km de cabos, realmente deve ta muito bem estruturado aew pra suporta isso sem problemas...
    Aqui Migrei pra ppoe a pouco tempo, mais ainda tenho algums clientes com ipxmac, quando um cliente invertia a porta do roteador saia derrubando tudo... hoje estou a procura de um bom sw e com preço legal, não tive boa experiencia com o Intelbras vlan fixa, não protege loop e o dhcp aqui não tive sucesso com 3 switchs nos testes.

  17. #17

    Padrão Re: Atualização - Cabo de Rede

    Roberto seu cenário parece bem complexo pra uma explicaçãozinha resolver. Se você já montou uma rede desse tamanho você não é leigo no assunto, logo eu teria que escrever um "livro" pra explicar. Melhor você procurar uma consultoria na sua região.

    stevefox: A solução do seu problema se chama STP ou RSTP. Quanto a evitar dhcp dos clientes invadindo a rede, você pode estabelecer VLANs.

  18. #18

    Padrão Re: Atualização - Cabo de Rede

    Colegas vocês não entenderam, não tenho problemas de espécie alguma com meu cabeamento, só queria a opinião de vocês para poder comparar a minha estrutura com outras de mesmo porte.

    Assim como o Luciano Rampanelli, e o Rodrigo Minelli eu vim da eletrônica, meu projeto é idealizado e desenvolvido por mim mesmo, e não tenho problemas na camada 2 devido a filtros e regras utilizadas na rede.

    Aqui eu setorizo com uma média de 50 switch a cada tronco...só queria comparar compreenderam ? Mas percebi que estou alguns passos na frente de muitos, não estou dizendo isso pra contar vantagem, foi a impressão que tive.

  19. #19

    Padrão Re: Atualização - Cabo de Rede

    Existem maneiras de estruturar a rede, mas isso depende DA SUA REDE. Ou seja, onde ela está instalada. O que vale aqui pode não valer ai e assim sucessivamente.

  20. #20

    Padrão Re: Atualização - Cabo de Rede

    Corretíssimo