Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Divã do provedor

    Não só em automação Kamui, ele investiu em pessoas também.

    Empresa de uma pessoa só, não é empresa. A informação tem que ser passada para um funcionário mais experiente, ou então formar um.

    Essa "máxima" de que "se eu pegar férias a empresa para" não existe.
    E se você morrer? E se sofrer um acidente de carro?

    Então você mesmo é lucro sessante. Pois uma hora a "máquina" pára.

    Tem que haver mais de uma pessoa com bons conhecimentos, preferencialmente de confiança é claro

    Temos sim que saber delegar atribuições para os funcionários, não estou dizendo para deixar o caixa com o funcionário. Mas sim ter em mente que não somos onipresentes, e muito menos eternos.

    PS: Os "você" não necessáriamente é o kamui mas sim quem estiver lendo, ou seja, coloque-se na primeira pessoa

    Citação Postado originalmente por kamui Ver Post
    Este caso é um a ser seguido.
    Penso eu que este deve ter investido em AUTOMAÇÃO do provedor e assim feito as tarefas de casa.

  2. #42

    Padrão Re: Divã do provedor

    Volto a frisar meu comentário anterior. Não me refiro a delegar, não me refiro a caprichar nas instalações
    Tudo isso vocês tem razão.

    A minha referencia é com relação a qualidade dos equipamentos. Faz tempo que venho falando nisso e sempre que aparece não perco a oportunidade.
    Sei de muita gente que tem montes de coisas encostadas e ainda assim elogiam os equipamentos. Quem não tiver montes que jogue a primeira pedra.

    Eu também elogiava as RBs de alguns anos atrás. Mas de um tempo para cá a coisa está ficando cada vez pior. A qualidade está caindo.
    E aí entra a questão do "divã do provedor". Quem vai levar a vida tranquilo com uma situação dessas? Não é nem questão de férias ou não férias.
    É parada mesmo. Isso estressa o cliente e a todos que trabalham no provedor.

    Vou dar um exemplo. Mês passado uma parada numa RB. Vai lá e reinicia. Mas pouco tempo depois volta a parar. Daí coloca outra RB no lugar e está lá linda e saudável até agora. Vai dizer que era cabo, energia, ou qualquer outra situação? Não era. Era a dita cuja que estava dando pau pois nada mais foi trocado a não ser ela.

    Antigamente usávamos só Ubiquiti nas torres. E como havia muita queima de porta lan, acabamos optando por RB mikrotik

    E vou dar outro exemplo, agora elogiando Ubiquiti que tanto critiquei no passado
    Uma outra RB que também incomodou e estávamos sem nada no momento para colocar, colocamos o que seria a pior opção para o momento. Um Bullet e nem é o M.
    Está lá faz uns dois meses e já vi picos de consumo acima de 5 mega em 2.4ghz
    Vai ficar até queimar a lan.
    A diferença entre o Ubiquiti e o mikrotik é que o mikrotik não para de vez, fica lá incomodando e precisando reiniciar. Ubiquiti para de vez e daí troca e resolve até a próxima queimada de lan mas já estou achando que é mais tranquilo.

    Tudo isso estressa muito.

  3. #43

    Padrão Re: Divã do provedor

    Todos tem opnioes e infra diferentes aqui ninguem connhece o dia a dia do outro por isso tanta discórdia, porem independente de funcionarios qualificados e equipamentos de qualidade e redundancia e etc...

    Sempre eu disse sempre (e quem é dono de provedor sabe o que eu estou dizendo), vai ter aquele momento em que o provedor vai precisar do dono.

    Ou vai querer me contar que o super técnico qualificado (funcionario) desses provedores vão sair de casa na véspera de ano novo trocar equipamento em torre, ou reconfigurar um servidor.

  4. #44

    Padrão Re: Divã do provedor

    Citação Postado originalmente por jonessdg Ver Post
    Todos tem opnioes e infra diferentes aqui ninguem connhece o dia a dia do outro por isso tanta discórdia, porem independente de funcionarios qualificados e equipamentos de qualidade e redundancia e etc...

    Sempre eu disse sempre (e quem é dono de provedor sabe o que eu estou dizendo), vai ter aquele momento em que o provedor vai precisar do dono.

    Ou vai querer me contar que o super técnico qualificado (funcionario) desses provedores vão sair de casa na véspera de ano novo trocar equipamento em torre, ou reconfigurar um servidor.


    Falou Bonito

  5. #45

    Padrão Re: Divã do provedor

    dia 31/12/2013 as 13:00 queimo um rocket aqui, hehe eu e o meu severino fomos la 1 hora tudo up novamente

  6. #46

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xyunamx Ver Post
    provedor de internet não é esse bicho bizarro que vcs estao falando n...

    Mas é preciso algumas cosia para se ter tranquilidade...
    1- 90% dos provedores não alinham as antenas... coloco na torre conecto ta ok...
    deixam potencia no "talo", antenas mal apertadas, conectores mal isolados, cabos soltos e pendurados na torre...
    Perca meia hora alinhando uma antena (vai ver q não perdeu meia hora), alem de apertar bem para que não venham a dezalinhar,
    Isole bem os conectares, use auto fusão, isolante, silicone... certifique-se que esta bem isolado e extremante vedado (ira economizar inúmeras visitas na torre)
    Prenda corretamente os cabos, de meto em metro, e sem apertar ate partir o cabo, alem de uma boa clipagem.
    Nas estalações elétricas, siga corretamente as indicações do fabricante, não sobrecarregue os equipamentos, não faça bizarrices... não se esqueça que saida pra bateria é pra bateria, não ligue equipamentos direto nas baterias.

    Decentralize sua rede... faça-a sabendo que independente do equipamento... desdo mais barato ao mais caro um dia ira parar... e essa parada pode ser no pior horario...
    Se não na rede toda,pelo menos nos pontos críticos monte links redundantes... Em bridge ou roteado, mas faça de uma forma estruturada, para que não seja necessárias intervenções para manuais para isso.

    Automatize o sistema de gerencia, ate mesmo o dude tem muito mais funções que simplesmente pingar a rede... sistemas de sms e e-mail ajudam muito...

    e um dos mais importantes...
    Nunca se desespere, seja por paradas, por serviço atrasados... pelas dividas... sempre mantenha a cabeça no lugar, fique frio e saiba que é pensando que chegará a uma solução.

    Siga as dicas acima e com certeza voltara a ter seus momentos de lazer. sem se preocupar tanto

    Façam minhas as suas palavras.
    Hoje aqui na empresa em que trabalho temos mais de 100 Pontos de repetição, contendo Mikrotik e Ubiquiti (Torres Grandes com vários equipamentos e repetidoras pequenas), raramente eles vem a nos incomodar.
    As vezes é preciso "perder" um pouco mais de tempo na montagem de um ponto e ganhar tempo e menos stress depois.

  7. #47

    Padrão Re: Divã do provedor

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    dia 31/12/2013 as 13:00 queimo um rocket aqui, hehe eu e o meu severino fomos la 1 hora tudo up novamente
    Citação Postado originalmente por jonessdg Ver Post
    Todos tem opnioes e infra diferentes aqui ninguem connhece o dia a dia do outro por isso tanta discórdia, porem independente de funcionarios qualificados e equipamentos de qualidade e redundancia e etc...

    Sempre eu disse sempre (e quem é dono de provedor sabe o que eu estou dizendo), vai ter aquele momento em que o provedor vai precisar do dono.

    Ou vai querer me contar que o super técnico qualificado (funcionario) desses provedores vão sair de casa na véspera de ano novo trocar equipamento em torre, ou reconfigurar um servidor.
    25/12/2013 as 20:00 eu e mais um colega de trabalho subindo um morro do ponto mais alto que temos, felizmente apenas um simples fusível.
    Hehe

  8. #48

    Padrão Re: Divã do provedor

    Por que não fazer redundancia em tudo ? Mesmo que o custo aumente, diminui a pressão sobre a manutenção.

  9. #49

    Padrão Re: Vendo Provedor em viamão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Jones, estas palavras que você citou quando abriu o tópico sobre vender seu provedor são muito reveladoras sobre o que quero dizer.

    Concordo com tudo que falaram. Mas convenhamos, os nossos equipamentos param mais do que devia ser o normal.
    Não é o caso só de pararem e ir lá e fazer voltar. Tem outro lado ainda. Acabam ficando nas gavetas pois deram pau.

    Por ex. se um equipamento para, trava e reinicia e volta e a novela vai se repetindo, pode colocar um novo que vai resolver. Se fosse energia, cabo, etc etc não resolveria. Tira o novo e coloca o antigo e o problema volta. Tira o velho e coloca o novo e resolve, testa novamente com o velho e o problema volta e assim vai se repetindo....

    Vão me dizer agora que isso é má instalação? Isso eu nunca irei concordar.

    O que me refiro não é nada disso que vocês citaram sobre instalações etc etc.
    É com o equipamento que pifa. As RBs de alguns anos atrás era comum colocar lá em cima e ficar um bom tempo sem dar problemas.

    É coisa para ficar louco mesmo.
    Voces tem que enteder o seguinte, o negocio e espiritual, voce ta perto, ta tudo tranquilo, voce se afasta um pouco, ja da problema, voce vai para muito longe, da um problema bem cabeludo daqueles que voce nunca viu, muitos podem ate nao acreditar, mas esse ramo foi feito para escravizar muitos de nos, nao tenho mais vida, nao tenho mais amigos, so tenho lembranças, sem falar que o lucro e uma mixaria pelo tanto que trabalho e por minhas qualificaçoes, e ainda vem um monte de picaretas vendendo 1000megas por um real. Sinceramente, nao sei se fui abençoado ou amaldiçoado!

  10. #50

    Padrão Re: Divã do provedor

    Tem muito jeito pra melhorar a confiabilidade das redes wireless, fica mais caro, mas funfa.

  11. #51

    Padrão Re: Divã do provedor

    são varias maneiras.

    se vc tem um rádio, num canal x com ssdi y vc pode colocar outro embaixo, apontado na mesma direção, num canal diferente e com mesmo ssdi.

    Expontaneamente vai acontecer um balanceamento de carga entre ambos.

    Tem muita coisa sobre redes wireless, coisas básicas, que o povo por ai não sabe.

    Edit: mudei pq isso vale pra qualquer radio 802.11

    Outra, rede em anel com OSPF.

    Alias, não existe rede mais robusta que as redes MESH.

  12. #52

    Padrão

    Meu amigo @1929 quanto tempo! Pois tu sabe que eu sou uma dessas pessoas maravilhadas com o meu trabalho? Só tenho elogios para a rede e para o pessoal que trabalha comigo.

    Lendo os relatos do pessoal eu posso me considerar uma pessoa abençoada, porque eu tenho tempo livre pra viajar, tirar férias, passear no fim de semana. Até curso de inglês eu to fazendo! Ok, ok, a minha rede não é grande, eu tenho "apenas" 260 clientes, e mais uma outra de cento e poucos que eu to aos poucos adquirindo. Mas são raras as vezes que eu tenho que sair de um almoço de família as pressas pra pôr a rede no ar.

    É como o @JorgeAldo disse, precisa de redundância pra tudo. Essa semana eu perdi a minha RB 1100 por conta de um surto de rede elétrica. Passou por nobreak e tudo mais. Mas como eu não sou "filho de camotinho", como diz o meu pai, eu tenho uma outra RB de reserva já com todos os parâmetros da rede atualizados. Foi tirar uma e instalar a outra e a rede tava no ar. Sem dores de cabeça.

    Outra coisa que eu me orgulho muito é da distribuição. Minhas repetidoras raramente travam, saem do ar ou esses defeitos "espíritas" que eu vejo o pessoal falando. E olha que é TUDO 100% Ubiquiti. Só tenho a reclamar que tem queimado muito aparelho, principalmente os carregadores. De resto até as perdas de potência acabaram.

    Tem que investir mesmo. Eu digo a vocês os quesitos que eu acho fundamentais:

    - ter uma rede simples e padronizada e equipamentos de reserva, não misturar várias marcas;
    - um bom sistema de gerenciamento, nem precisa ser nada integrado ao Mikrotik/EdgeMax;
    - nobreak bom e confiável, aqui uso Emerson;
    - link de qualidade, pra não ficar caindo toda hora;
    - bom atendimento, aqui eu tenho uma central 0800 aceitando ligações de QUALQUER origem;
    - equipe treinada e constantemente atualizada com o mais moderno, e onde um possa substituir o outro em qualquer situação;
    - e principalmente, SE VALORIZAR no mercado.

    Bueno, fazendo assim eu acho (digo por experiência própria) que dá pra viver bem, tranquilamente e desfrutar da vida. Problemas sempre haverão, obviamente, mas minimiza bastante o nível de envolvimento e estresse com o serviço.

    Abração a todos!

  13. #53

    Padrão Re: Divã do provedor

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    são varias maneiras.

    se vc tem um rádio, num canal x com ssdi y vc pode colocar outro embaixo, apontado na mesma direção, num canal diferente e com mesmo ssdi.

    Expontaneamente vai acontecer um balanceamento de carga entre ambos.

    Tem muita coisa sobre redes wireless, coisas básicas, que o povo por ai não sabe.

    Edit: mudei pq isso vale pra qualquer radio 802.11

    Outra, rede em anel com OSPF.

    Alias, não existe rede mais robusta que as redes MESH.
    é isso que temos feito Jorge Algo. Assim são dois rádios transmitindo. Por enquanto não deixamos ativos os dois, só um. Mas o outro está pronto. É só ativar a interface.

    Mas veja bem: na prática para fazer em todos os pontos é como se montássemos dois provedores. O custo se torna alto

    Para os que comentaram sobre instalações, a minha referencia não é com relação a qualidade ou não da instalação. Isso com certeza é ponto pacífico e de consenso entre todos.
    Me refiro a qualidade dos produtos que estão caindo. E isso com certeza poderá nos levar ao divã do psicanalista, heheh . Não dá para confiar nos equipamentos que temos a disposição. Algum tempo atrás eram confiáveis.

  14. #54

    Padrão Re: Divã do provedor

    Confiabilidade em equipamento eletrônico começa nas fontes de alimentação. Primeiro lugar a ser investigado.

  15. #55

    Padrão Re: Divã do provedor

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Meu amigo @1929 quanto tempo! Pois tu sabe que eu sou uma dessas pessoas maravilhadas com o meu trabalho? Só tenho elogios para a rede e para o pessoal que trabalha comigo.
    Passei lá na tua "seara" no início da semana. E pude notar a quantidade de instalações no bairro. Ia te fazer uma visita, mas com a patroa junto e um pouco de pressa acabei não indo.
    Mas qualquer dia desses eu volto lá e te procuro.

    Para os que não conhecem o Jadir, é o capricho em pessoa.

  16. #56

    Padrão Re: Divã do provedor

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Passei lá na tua "seara" no início da semana. E pude notar a quantidade de instalações no bairro. Ia te fazer uma visita, mas com a patroa junto e um pouco de pressa acabei não indo.
    Mas qualquer dia desses eu volto lá e te procuro.

    Para os que não conhecem o Jadir, é o capricho em pessoa.
    Muitos de nós apenas nos conhecemos aqui do forum e skype, acredito que ja trocamos algumas palavras sobre diversos assuntos aqui, e posso dizer a vocês que após 3 anos de luta e batalhas para montar minha estrutura e crescer a cliente-la, graças a Deus consegui. acabei de montar minha torre, com muito suor!

    https://under-linux.org/album.php?albumid=1593

    Nesse período, eu sinceramente posso dizer como @Jadir raramente tiver que sair as pressas de meus dias de folga para uma emergencia, hoje isso praticamente não existe.
    Montar a estrutura é realmente o segredo.
    Quero dizer a vocês que apos 3 anos ja vejo alguns diferenciais do inicio:
    1 - Tenho cerca de 400 clientes e crescendo uma media de 3 por semana e isso porque a adesão ainda tá alta porque NANO LOCO M5 tem aumentado muito e já tenho 19 com defeito (perda de potencia)
    2 - link dedicado de 100M
    3 - fibra nas interconexões entre os pequenos POPs
    4 linhas VDSL de 50M/5M de reserva, por outra operadora.
    5 - ubiquiti na torre e microtik na borda.
    6 - investi em um banco de bateria de 12hs de autonomia.
    já comprei 2 carros e 1 moto para o provedor, e me dei o luxo de um dos carros ser somente para família.
    7 - Hoje tenho um funcionário com carteira assinada a quase 1 ano, minha esposa cuida do financeiro, e eu ainda vou para rua com nosso funcionário fazer alguns ajustes e instalações, ano que vem ja tá no orçamento a contratação do segundo para me dar mais folga para montar outros projetos e crescer um pouco mais.
    8 -depois de pagar as despesas fixas e impostos, tem ficado ainda um bom dinheiro para guardar e parte dele reinvestir.
    estou do lado da GVT e da Oi vendendo os seus ADSL, mas a minha cliente-la cresce pelo diferencial de atendimento que temos.

    Em resumo passei quase 1 ano trabalhando de domingo a domingo, mas hoje vejo os bons frutos colhidos, e me alegro agradecendo a Deus por tudo.

    Quando vejo relatos como esse do Wesley me deixa inquieto querendo ajudar no que for preciso, aqui na região quem me conhece sabe, já indiquei cliente para o concorrente, já ajudei o mesmo, vendo até link dedicado de 10M para outro, já ajudei a melhorar a rede de outro concorrente aqui etc.

    Como o amigo acima falou mesmo assim o dono não poderá se distanciar muito nem se dar o luxo de deixar o provedor na mão de funcionários, e isso realmente pesa um pouco, mas com planejamento (digo se programar mesmo e não sair do cronograma das coisas) você pode ter uma vida normal, eu aqui tenho.

  17. #57

    Padrão Re: Divã do provedor

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Confiabilidade em equipamento eletrônico começa nas fontes de alimentação. Primeiro lugar a ser investigado.
    Tudo alimentado diretamente com bateria. E cabo curto.
    E porque trava, reinicia, trava novamente e assim a novela se arrasta?

    Daí tira a RB e coloca uma novinha e durante algum tempo é uma maravilha?
    No mesmo cabo, na mesma energia, tudo igual. Só a RB nova.

    Vocês já viram RB que continua dando acesso pela lan, mas o SSID simplesmente some? Daí reinicia e volta? Isso para mim não é energia. É problema na etapa de RF.

    O único problema que encontramos no passado com Ubiquiti é a queima da famosa porta Lan e por isso que tinhamos trocado tudo por RB nas torres.
    Mas Ubiquiti não fica travando e precisando reiniciar. Ou funciona ou não funciona. E já estou achando que esta opção é a melhor. Tanto é que já temos alguns pontos onde colocamos Ubiquiti, em princípio para quebrar um galho até ver o que fazer. Mas os resultados estão sendo tão animadores que continuam lá em produção.
    Até queimar a porta Lan, hehehe

  18. #58

    Padrão Re: Divã do provedor

    Segunda etapa do problema, dissipação de calor e umidade.

    Já pensei em botar RB dentro de caixa com óleo mineral, pra melhorar o desempenho, de quebra o óleo impede centelhamentos.

    Ou, colocar um http://produto.mercadolivre.com.br/M...-50g-secar-_JM pra evitar umidade.

    Creio que o óleo evitaria os dois, mas ainda não me decidi se vale a pena melecar tudo.

    Em todo caso, uma caixa com refrigeração e anti-umidade (pelo metodo que você escolher), é a segunda etapa. (já projetei ate caixa com ar-condicionado, mas nunca pus em prática).

  19. #59

    Padrão Re: Divã do provedor

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Segunda etapa do problema, dissipação de calor e umidade.

    Já pensei em botar RB dentro de caixa com óleo mineral, pra melhorar o desempenho, de quebra o óleo impede centelhamentos.

    Ou, colocar um http://produto.mercadolivre.com.br/M...-50g-secar-_JM pra evitar umidade.

    Creio que o óleo evitaria os dois, mas ainda não me decidi se vale a pena melecar tudo.

    Em todo caso, uma caixa com refrigeração e anti-umidade (pelo metodo que você escolher), é a segunda etapa. (já projetei ate caixa com ar-condicionado, mas nunca pus em prática).
    Melhor ainda seria colocar placa Peltier.

    Mas convenhamos, se o problema é aquecimento então tem erro de projeto.
    E não dá para colocar a culpa em aquecimento causado pelo meio ambiente pois por aqui estamos em pleno inverno.

  20. #60

    Padrão Re: Divã do provedor

    Como você sabe que não dá pra botar a culpa no aquecimento ?

    Outra coisa, não precisa passar dos 50º

    Pode muito bem não ser o valor absoluto da temperatura e sim sua variação ao longo do dia bem como os ciclos de evaporação e condensação da umidade que isso provoca. Imagine uma placa coberta de orvalho...

    A caixa deve ser REALMENTE hermética e conter um sal de desumidificação como esse que eu postei, em GRANDE VOLUME.

    Não adianta comprar uma caixa hermética e ao fazer furos para a passagem dos cabos, fazê-las deixar de ser herméticas.

    A caixa se for grande, pode estar a uma temperatura na parte de cima e a outra na parte de baixo, aquecimento desigual etc. Todas as complicações oriundas do calor e umidade podem sim ser causa de instabilidade no sistema, junto com a alimentação.

    Também tenho projeto de caixas herméticas com sistema de ar-condicionado e desumidificação embutido. Mas mas uma vez esbarro no $$$

    Se alguem me financiasse eu bem que inventava uns 100 sistemas diferentes para melhorar os provedores.