+ Responder ao Tópico

1. são varias maneiras.

se vc tem um rádio, num canal x com ssdi y vc pode colocar outro embaixo, apontado na mesma direção, num canal diferente e com mesmo ssdi.

Expontaneamente vai acontecer um balanceamento de carga entre ambos.

Tem muita coisa sobre redes wireless, coisas básicas, que o povo por ai não sabe.

Edit: mudei pq isso vale pra qualquer radio 802.11

Outra, rede em anel com OSPF.

Alias, não existe rede mais robusta que as redes MESH.

2. Meu amigo @1929 quanto tempo! Pois tu sabe que eu sou uma dessas pessoas maravilhadas com o meu trabalho? Só tenho elogios para a rede e para o pessoal que trabalha comigo.

Lendo os relatos do pessoal eu posso me considerar uma pessoa abençoada, porque eu tenho tempo livre pra viajar, tirar férias, passear no fim de semana. Até curso de inglês eu to fazendo! Ok, ok, a minha rede não é grande, eu tenho "apenas" 260 clientes, e mais uma outra de cento e poucos que eu to aos poucos adquirindo. Mas são raras as vezes que eu tenho que sair de um almoço de família as pressas pra pôr a rede no ar.

É como o @JorgeAldo disse, precisa de redundância pra tudo. Essa semana eu perdi a minha RB 1100 por conta de um surto de rede elétrica. Passou por nobreak e tudo mais. Mas como eu não sou "filho de camotinho", como diz o meu pai, eu tenho uma outra RB de reserva já com todos os parâmetros da rede atualizados. Foi tirar uma e instalar a outra e a rede tava no ar. Sem dores de cabeça.

Outra coisa que eu me orgulho muito é da distribuição. Minhas repetidoras raramente travam, saem do ar ou esses defeitos "espíritas" que eu vejo o pessoal falando. E olha que é TUDO 100% Ubiquiti. Só tenho a reclamar que tem queimado muito aparelho, principalmente os carregadores. De resto até as perdas de potência acabaram.

Tem que investir mesmo. Eu digo a vocês os quesitos que eu acho fundamentais:

- ter uma rede simples e padronizada e equipamentos de reserva, não misturar várias marcas;
    - um bom sistema de gerenciamento, nem precisa ser nada integrado ao Mikrotik/EdgeMax;
    - nobreak bom e confiável, aqui uso Emerson;
    - link de qualidade, pra não ficar caindo toda hora;
    - bom atendimento, aqui eu tenho uma central 0800 aceitando ligações de QUALQUER origem;
    - equipe treinada e constantemente atualizada com o mais moderno, e onde um possa substituir o outro em qualquer situação;
    - e principalmente, SE VALORIZAR no mercado.

Bueno, fazendo assim eu acho (digo por experiência própria) que dá pra viver bem, tranquilamente e desfrutar da vida. Problemas sempre haverão, obviamente, mas minimiza bastante o nível de envolvimento e estresse com o serviço.

Abração a todos!

3. Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    são varias maneiras.

se vc tem um rádio, num canal x com ssdi y vc pode colocar outro embaixo, apontado na mesma direção, num canal diferente e com mesmo ssdi.

Expontaneamente vai acontecer um balanceamento de carga entre ambos.

Tem muita coisa sobre redes wireless, coisas básicas, que o povo por ai não sabe.

Edit: mudei pq isso vale pra qualquer radio 802.11

Outra, rede em anel com OSPF.

Alias, não existe rede mais robusta que as redes MESH.
    é isso que temos feito Jorge Algo. Assim são dois rádios transmitindo. Por enquanto não deixamos ativos os dois, só um. Mas o outro está pronto. É só ativar a interface.

Mas veja bem: na prática para fazer em todos os pontos é como se montássemos dois provedores. O custo se torna alto

Para os que comentaram sobre instalações, a minha referencia não é com relação a qualidade ou não da instalação. Isso com certeza é ponto pacífico e de consenso entre todos.
    Me refiro a qualidade dos produtos que estão caindo. E isso com certeza poderá nos levar ao divã do psicanalista, heheh . Não dá para confiar nos equipamentos que temos a disposição. Algum tempo atrás eram confiáveis.

4. Confiabilidade em equipamento eletrônico começa nas fontes de alimentação. Primeiro lugar a ser investigado.

5. Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Meu amigo @1929 quanto tempo! Pois tu sabe que eu sou uma dessas pessoas maravilhadas com o meu trabalho? Só tenho elogios para a rede e para o pessoal que trabalha comigo.
    Passei lá na tua "seara" no início da semana. E pude notar a quantidade de instalações no bairro. Ia te fazer uma visita, mas com a patroa junto e um pouco de pressa acabei não indo.
    Mas qualquer dia desses eu volto lá e te procuro.

Para os que não conhecem o Jadir, é o capricho em pessoa.

Tópicos Similares

1. usando pop e smtp do provedor
    Por Itise no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 02-01-2007, 16:40
  2. Página inicial do provedor
    Por renatoabaetenet no fórum Redes
    Respostas: 17
    Último Post: 25-12-2005, 10:01
  3. squid responde com dns do provedor
    Por acadori no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4