Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    É verdade comcordo em 99% a unica coisa que eu adicionaria no comentario é que independente do equipamento (ou seja se for uma rb 1100ahx2 de 2mil ou um router cisco de 15mil) esta sujeito a travamento.

  2. #22

    Padrão Re: Divã do provedor

    Citação Postado originalmente por jonessdg Ver Post
    É verdade comcordo em 99% a unica coisa que eu adicionaria no comentario é que independente do equipamento (ou seja se for uma rb 1100ahx2 de 2mil ou um router cisco de 15mil) esta sujeito a travamento.
    Jones, todos podem mesmo dar problemas, mas o índice de problemas com Mikrotik e Ubiquiti é muito grande.
    Todos nós sentimos o mesmo efeito. Antigamente uma RB colocada lá em cima a gente esquecia delas.
    Eu estou que nem voce se expressou noutro tópico. Esta ficando quase louco.

  3. #23

    Padrão Re: Divã do provedor

    provedor de internet não é esse bicho bizarro que vcs estao falando n...

    Mas é preciso algumas cosia para se ter tranquilidade...
    1- 90% dos provedores não alinham as antenas... coloco na torre conecto ta ok...
    deixam potencia no "talo", antenas mal apertadas, conectores mal isolados, cabos soltos e pendurados na torre...
    Perca meia hora alinhando uma antena (vai ver q não perdeu meia hora), alem de apertar bem para que não venham a dezalinhar,
    Isole bem os conectares, use auto fusão, isolante, silicone... certifique-se que esta bem isolado e extremante vedado (ira economizar inúmeras visitas na torre)
    Prenda corretamente os cabos, de meto em metro, e sem apertar ate partir o cabo, alem de uma boa clipagem.
    Nas estalações elétricas, siga corretamente as indicações do fabricante, não sobrecarregue os equipamentos, não faça bizarrices... não se esqueça que saida pra bateria é pra bateria, não ligue equipamentos direto nas baterias.

    Decentralize sua rede... faça-a sabendo que independente do equipamento... desdo mais barato ao mais caro um dia ira parar... e essa parada pode ser no pior horario...
    Se não na rede toda,pelo menos nos pontos críticos monte links redundantes... Em bridge ou roteado, mas faça de uma forma estruturada, para que não seja necessárias intervenções para manuais para isso.

    Automatize o sistema de gerencia, ate mesmo o dude tem muito mais funções que simplesmente pingar a rede... sistemas de sms e e-mail ajudam muito...

    e um dos mais importantes...
    Nunca se desespere, seja por paradas, por serviço atrasados... pelas dividas... sempre mantenha a cabeça no lugar, fique frio e saiba que é pensando que chegará a uma solução.

    Siga as dicas acima e com certeza voltara a ter seus momentos de lazer. sem se preocupar tanto

  4. #24

    Padrão Re: Divã do provedor

    Concordo com você xyunamx que todos os equipamentos devem se muito bem instalados, configurados etc...
    Porem isso não vai impedir de ocasionar um travamento por variação de energia por exemplo ( e quem ja mediu nobreaks sabem que isso acontece) ou por raio ou por umidade ou por outras inúmeras situações que fazem os provedores de grande porte ter funcionarios especificos para cada função. (Gvt exemplo: tecnico instalação, tecnico de reparo ao cliente, tecnico dos DSLAM, tecnico em fibra óptica, ou seja todos e sem ecxessão passamos pelos mesmos problemas independente se é a cabo ou via radio)

  5. #25
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Divã do provedor

    Engraçado um dono de um dos provedores daqui da minha cidade.

    O cara viaja todo ano quase 15 dias, e o provedor não para.

    Na última viagem o cara foi para a Disney aproveitar e acreditem, o provedor não parou. Sendo 700 clientes que ele tem.

  6. #26

    Padrão Re: Divã do provedor

    Pessoal, as vezes vejo minha noiva reclamando aqui do serviço algumas vezes e digo, tu que é funcionária é feliz e não sabe, mas não posso reclamar também, por que me dedico muito ao provedor, mas estou procurando um sócio e vou dividir o fardo aqui.

    No meu caso será uma solução. Não podemos trabalhar 24h x 7d. Isso é escravidão por um pessoal que não merece na grande maioria, temos é que nos policiar e colocarmos regras em nós mesmos como se fossemos funcionários também, senão meus amigos, vamos viver para trabalhar até a aposentadoria! Rsrsrssrs

  7. #27

    Padrão Re: Divã do provedor

    Eu tenhno mais de 600 clientes aqui e também consegui tirar 10 dias ano esse ano no verão e tudo foi a mil maravilhas, mas isso não quer dizer que sem pre vai ser assim algo pode acontecer que precise da atenção do dono do provedor no 1 dia de viagem dai vai ter que voltar das férias e resolver ou ficar na disney o resto dos dias e os clientes que esperem.

  8. #28

    Padrão Re: Divã do provedor

    Citação Postado originalmente por jonessdg Ver Post
    Concordo com você xyunamx que todos os equipamentos devem se muito bem instalados, configurados etc...
    Porem isso não vai impedir de ocasionar um travamento por variação de energia por exemplo ( e quem ja mediu nobreaks sabem que isso acontece) ou por raio ou por umidade ou por outras inúmeras situações que fazem os provedores de grande porte ter funcionarios especificos para cada função. (Gvt exemplo: tecnico instalação, tecnico de reparo ao cliente, tecnico dos DSLAM, tecnico em fibra óptica, ou seja todos e sem ecxessão passamos pelos mesmos problemas independente se é a cabo ou via radio)
    Sim vai parar... por diferentes motivos...
    por isso as redundâncias... e a decentralização...

    um problema que afetaria 1000 clientes afetar 20 já é uma grande evolução.

    mesmo assim sempre vamos ter problemas, mais o caso é que muito dos nosso problemas poderiam ser facilmente evitados.

    um ex... usa um mtk e deixa um dia com um traceroute prum site da Europa ou Asia, que tenha uma rota grande e vera que o sistema dos "gigantes" também param... porem o fim a fim continua funcionando...
    nosso clientes não querem sabe se estão passando pela tore A,B,C ou D... desde que continuem navegando com qualidade e com a banda contratada estarão satisfeitos.

    Os provedores saem montando torre apos torre, assim chegando a 10 12 torres sequenciais, ai a o bulet 2.4 q recebe net na primeira torre trava, por q a bateria deu uma sobrecarga(hááá, o cara desencapou o cabo de rede e conectou os pares q seriam poe direto na bateria ), e toda a sequencia de torres fica off.

    se a instalação tivesse sido bem feita... Isso aconteceria também... se o cara tivesse coloca equipamentos 100x mais caros... aconteceria tbm...
    mas o cara poderia ter linkado a ultima torre em uma sequencia de torres diferentes... mesmo assim iria parar...
    Porem, apesar de tudo que fizermos não ser suficiente para ficar on 100% do tempo
    conseguiremos melhorar isso...

    um ex:
    atendo aki uma cidade com internet cabeada. essa cidade é muito proxima, entre 10 a 15 km de um dos meus backbone principais...
    essa cidade consome nos horarios de pico 200mbps.
    e atendo essa cidade com rocket.

    Quando meu patrao tava montando a rede la, ele queria fechar um enlace de
    R$ 30.000 com radios licenciados. Depos de argumentar muito, convenci ele a montar com UBNT, porem 3 ptp diferentes. Cada ponto a ponto passa cerca de 80 a 85m, limitado a 80m com controle de trafego. essa cidade tem 5 caixas principais, todos interconectadas, todas roteadas com OSPF.
    ja tem quase 2 anos essa rede, e nunca, nunca mesmo as equipes de manutenção tiveram de sair correndo pra ir la...
    em compensação, outra cidade com 1 único enlace com radio licenciado, e equipamentos caros, (porem com um unico enlace), ja parou 2x, e as equipes tiveram de abandonar o que estavam fazendo e ir la..

    Não é valor de equipamento. que torna o sistema bom. Mas sim a consciência de que irá parar e a antecipação dos problemas mais comuns.

  9. #29

    Padrão Re: Divã do provedor

    Perfeito falou tudo!
    Se fizer bem feito a chance de algo acontecer é minima.
    Porem pode acontecer e é só isso que estamos falando e você só repetiu o que todos estão falando.

  10. #30

    Padrão Re: Divã do provedor

    A receita para poder viajar sem culpa é ter seu monitoramento lhe enviando SMS, ter funcionários que resolvam o principal e levar um notebook com conexão 3G para fazer um acesso remoto e resolver o restante.
    É interessante ter pelo menos mais uma pessoa de confiança com acesso ao servidor para que possa passar instruções pelo telefone.

  11. #31

    Padrão Re: Vendo Provedor em viamão

    Citação Postado originalmente por jonessdg Ver Post
    Cara eu comecei ele do zero a + ou - 5 anos se eu não me afastar vou ficar louco.
    Jones, estas palavras que você citou quando abriu o tópico sobre vender seu provedor são muito reveladoras sobre o que quero dizer.

    Concordo com tudo que falaram. Mas convenhamos, os nossos equipamentos param mais do que devia ser o normal.
    Não é o caso só de pararem e ir lá e fazer voltar. Tem outro lado ainda. Acabam ficando nas gavetas pois deram pau.

    Por ex. se um equipamento para, trava e reinicia e volta e a novela vai se repetindo, pode colocar um novo que vai resolver. Se fosse energia, cabo, etc etc não resolveria. Tira o novo e coloca o antigo e o problema volta. Tira o velho e coloca o novo e resolve, testa novamente com o velho e o problema volta e assim vai se repetindo....

    Vão me dizer agora que isso é má instalação? Isso eu nunca irei concordar.

    O que me refiro não é nada disso que vocês citaram sobre instalações etc etc.
    É com o equipamento que pifa. As RBs de alguns anos atrás era comum colocar lá em cima e ficar um bom tempo sem dar problemas.

    É coisa para ficar louco mesmo.

  12. #32

    Padrão Re: Divã do provedor

    Isso não é ferias é trabalhar em outro lugar!!!

  13. #33

    Padrão Re: Vendo Provedor em viamão

    É isso ai 1929 concordo e eu acho que voce continua falando o mesmo que o outros,
    Quando se faz uma instalação de qualidade voce elimina muitos problemas que poderiam dar no futuro, e os que dão se refere principalmete no que voce esta falando ou seja todos estão falando a mesma coisa.

  14. #34

    Padrão Re: Vendo Provedor em viamão

    Citação Postado originalmente por jonessdg Ver Post
    É isso ai 1929 concordo e eu acho que voce continua falando o mesmo que o outros,
    Quando se faz uma instalação de qualidade voce elimina muitos problemas que poderiam dar no futuro, e os que dão se refere principalmete no que voce esta falando ou seja todos estão falando a mesma coisa.
    quase a mesma coisa. Pois a maioria dos problemas que temos não é com instalação mas sim com a qualidade do equipamento.
    Instalação dá para prever e resolver com antecedencia e poder viajar tranquilo sem precisar levar notebook para monitorar.
    é isso que eu queria..

  15. #35

  16. #36

    Padrão Re: Divã do provedor

    rede cabeada aqui muitos poucos problemas, falhas de equipamento é raro.
    Aqui uso ubnt no ar e mikrotik na terra.
    tudo monitorado via dude/airvision.
    to sempre de olho no uptime de tudo, quando vejo um equipamento reiniciando aleatoriamente ou com conection time baixo já procuro ver o que houve e caso se repita já troco o equipamento antes dele me deixa na mão...
    Atendo clientes todos os dias, infelizmente ainda uso celular pessoal, mais já to mudando isso, não faço serviços ao sábados apos as 14:00 nem domingo.
    E já to planejando as ferias com uma boa redundância e pessoal treinado.

  17. #37

    Padrão Re: Divã do provedor

    To sempre de olho no uptime de tudo,
    essa frase que voce usou acima ja diz tudo tem que estar sempre de olho em tudo mesmo!!!!!

  18. #38

    Padrão Re: Divã do provedor

    férias mas que isso?
    eu tenho provedor a 7 anos nem sei o que é isso.
    comecei a pagar para passar a virada do ano em camboriu, mas to pagando la, e de olho ca para ja deixar o maximo alinhado para não parar.
    aqui trab apenas eu e a esposa, e temos +400 clientes poucas manutençoes, rede utp, 2.4 e 5.8.

    Eu tremo na base so pensar de estar la na praia pela priveira vez na vida e alguem me ligar que a rede parou, acho que infarto.
    Ja vou contratar um rapaz e começar a treinar ele para fazer as manutenções, e pegar o jeito aqui dentro, para quando ir viajar ele segurar a barra

  19. #39
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Divã do provedor

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    férias mas que isso?
    eu tenho provedor a 7 anos nem sei o que é isso.
    comecei a pagar para passar a virada do ano em camboriu, mas to pagando la, e de olho ca para ja deixar o maximo alinhado para não parar.
    aqui trab apenas eu e a esposa, e temos +400 clientes poucas manutençoes, rede utp, 2.4 e 5.8.

    Eu tremo na base so pensar de estar la na praia pela priveira vez na vida e alguem me ligar que a rede parou, acho que infarto.
    Ja vou contratar um rapaz e começar a treinar ele para fazer as manutenções, e pegar o jeito aqui dentro, para quando ir viajar ele segurar a barra

    afff ja passei por isto em 2011 eu tava na praia e o telefone ligando de 10 em 10 minutos foi uma mercadoria.

  20. #40

    Padrão Re: Divã do provedor

    Citação Postado originalmente por ricromero Ver Post
    Engraçado um dono de um dos provedores daqui da minha cidade.

    O cara viaja todo ano quase 15 dias, e o provedor não para.

    Na última viagem o cara foi para a Disney aproveitar e acreditem, o provedor não parou. Sendo 700 clientes que ele tem.
    Este caso é um a ser seguido.
    Penso eu que este deve ter investido em AUTOMAÇÃO do provedor e assim feito as tarefas de casa.