+ Responder ao Tópico

1. Esse barulho e pq ta voltando energia do controlador para a fonte tive o msm problema.
    Rapaz com essa quantidade de bateria da pra mais de 24hr sem energia e se fosse vc usava 24v, tenho em 12v aqui mas é um saco

2. o duro de usar 24v, é que vou precisar
    de 2 baterias, gosto de utilizar somente uma.

3. Citação Postado originalmente por thedarknex Ver Post
    rubem fiz o teste com uma fonte 14v 10 amp, com uma bateria estacionaria de 70amp, acontecê que a fonte fica fazendo barulho, parece que esta forçando a fonte, e a alimentação que sai do controlador é a mesma da entrada 13,8v, esses controladores não fica fixo 12v na saida? oque entra sai?, ta meio estranho isso aqui.
    A maioria dos controladores usa PWM, o que entra sai mas de forma pulsada.
    Se a bateria estiver com 12V (Que equivale a uns 40% de carga) o carregador vai pulsar com intervalos mais estreitos. Quando a bateria chegar nuns 13,5V ela vai pulsar com intervalos mais distantes e com pulsos mais estreitos, daqueles que você não nota em multimetro comum.

Se tem ruído na fonte dá pra pensar que a fonte não tem capacidade alta de corrente quando sobe a tensão. As fontes industriais ajustaveis ( Tipo http://www.nodaji.com.br/p/fonte-ind...-120-12b-.html ) tem trimpot pra ajuste mas não significa que pode colocar o trimpot em qualquer posição, o ajuste vai de uns 10 a 13,2V, mas o trimpot não vai de 0 a 100%, ou seja, se aumentar demais a tensão vai saturar a PWM e dar erro, por isso não é bom ajustar tensão nenhuma no mundo sem carga (Sem algo consumindo).

Então acho que devia testar reduzir um pouco a tensão, digamos 13,2V, mas fazer isso ligado na bateria.

Quanto a "energia" voltando da bateria pra fonte, nos controladores que conheço (Baratas, com PWM, e umas caríssimas Xantrex) isso não ocorre, isso aconteceria em controlador com relé, ou com mosfet em curto, ou nalgum projeto muito estranho (Daria pra usar rele, já que painel solar tem diodo, mas mosfet não é bidirecional quando sem excitação). Usando baterias grande demais, ou fonte grande demais (Fonte 10A em controlador 10A) acho que fica mais facil dar curto em mosfet, mas isso só seria problema de descarregar a bateria 1% mais rapido quando acabar a eletricidade, não devia influenciar a carga, afinal você poderia ligar uma boa fonte direto na bateria sem problemas.
    (As minhas eu comprei na Cinestec.com.br , só 2 ou 3 comprei no Ebay, as do Ebay vem com acabamento feio e componentes sem marca, diferença clara de qualidade, mas se usar só 50% da corrente prometida tá tranquilo. Nesse uso infelizmente não tem como controlar a corrente, se a bateria estiver descarregada o controlador vai permitir corrente alta mesmo)

Se baixar a tensão da fonte pra 13,2 ou 13,1V você vai ter flutuação na bateria em 12,9 a 13V, ou seja, não terá 100% da capacidade armazenada, mas isso não é necessariamente um problema, ia perder uns 5 a 8% da capacidade, mas se fizer carga rapida (15A em bateria de 70Ah) perde o mesmo, e se desligar a descarga em 11V ao invez de 10,5V perde mais, fora que se tiver descarga rapida (Em 2 horas) também vai fazer a bateria render muito menos do que promete (Em 20 horas). Ou seja, é um problema flutuar em tensão baixa, mas tem outros problemas que você nem sempre tem como evitar.
    Se com ESSA fonte o negocio é flutuar a 13V, se prepara pra trocar por outra que aceite alto consumo com 13,8V no futuro. Essas 12V industriais acho que não sobem até isso, eu só usei 13,2V (Porque pra chegar a 13,8V as baterias devem estar frias tipo 25ºC, aqui de tarde ficam a 35-38ºC, tem que baixar a tensão pra durar).
    Também
    tem outra possibilidade que alguns comentam: Alguns controladores solares dão CURTO na entrada entre os pulsos, digo, quando o mosfet não está abrindo a tensão direto da entrada pra bateria ele está curto-circuitando a entrada. Eu tenho um controlador assim, mas foi o primeiro que compramos, em 1997 provavelmente, tudo o que ví depois não faz isso. Mas... tem gente que diz que o controlador faz isso. Teria que medir a tensão na fonte, se ela variar só um pouco indica simplesmente impedancia baixa na bateria e a fonte não dá conta (Fonte que promete 120W, mas que queima se você ligar uma lampada 12V 48W por meia hora!), tem um circuito anti-curto-circuito pra proteção de umas fontes que entende baixa impedancia como curto-circuito, aí é problema de um modelo ou unidade da fonte, não é característica de todas. Idem pra curto na entrada de controlador, isso é características de alguns modelos pelo que comentam, eu nunca ví nenhum mas tem gente comentando que víu isso.

(Não confio tanto nessa informação porque é facil confundir alto consumo com curto, se ligo painel solar 70W numa lampada 12V 48W mas o sol não está pegando direto no painel a tensão do painel em aberto (Sem lampada) de 18V cai pra 5V quando ligo a lampada, isso não é curto, é simplesmente falta de sol no painel, os controladores usam PWM pra aproveitar isso, pulsos rapidos conseguem aproveitar esse momento em que o painel teria queda de tensão se houvesse consumo alto, e... por vaaaarias horas do dia o painel solar não tem sol direto, quem quiser testar ligue uma lampada incandescente de capacidade parecida com a do painel e deixe o multimetro plugado medindo a tensão, você verá nuns dias apenas 1 ou 2 horas de tensão alta tipo 13V, sem PWM seria difícil ter carga decente em bateria!)

4. valeu rubem, isso ai em cima não é ma ajuda é um mini curso rsrsrs.

5. Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Normalmente todo aparelho suporta até 50% da tensão nominal de trabalho, fiz testes e foi conclusivo, tema que aprendi quando fiz curso técnico 30 anos atrás e que precisamos levar em consideração ainda hoje em regiões remotas do país. Os roteadores domésticos funcionam com 5, 9, 12 volts, ou seja pode atingir até 7,5 ,13,5 , 18 volts sem problema nenhum.
    Amigo, posso então alimentar meus Roteadores TP-Link com 12 Volts? A fonte original da maioria deles é 9v x 600ma, mas quando pifa, é mais dificil de achar (em comparação com uma de 12v x 1A dessas usadas em CFTV) além de mais barata (R$ 9,00 conto).

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L