Página 7 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 23456789101112 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post

serão bem limpos.
    Mestre Rubem e amigos, peço permissão para desenterrar este tópico, pois o acho de utilidade pública.
    Estou sofrendo deste mal com o meu controlador e uma fonte industrial de 10A. Eu ajusto o potenciômetro para 13,8V na saída da fonte o que resulta em aproximadamente 13,2V na saída do controlador. Ao tentar subir um pouco mais, o led da bateria começa a piscar e tenho que baixar a tensão para se normalizar. E outro efeito negativo é que ao acionar o modo bateria, flui energia no sentido controlador > fonte... Parece que comprei um controlador bem vagabundo.
    Minha intenção é montar um nobreak DC para alimentar um PC que roda alguns serviços na minha rede. Não estou satisfeito com o desempenho dos nobreaks ACs. Mas também não quero gastar os olhos da cara.
    Estou utilizando uma fonte M2 ATX que se mostrou excelente ao ser utilizada diretamente na fonte industrial. Fiz alguns testes extravagantes em setup similar e consegui extrair 6,25A (testes de stress com linkpack benchmark). Mas normalmente o consumo fica na casa dos 2A. Estou pensando em um atom ou APU AMD para este fim.
    Rubem, neste caso um controlador MPPT seria o ideal? Lembra de alguma modelo barato para este projeto?

Edit:

Estava pesquisando algo com custo benefício no mercado livre. Encontrei um modelo e fui procurar alguma coisa sobre ele. Desanimei.

Complicado. Ou se compra um xantrex da vida ou corre se o risco de pegar um destes. Lembrando que estou me baseando nos comentários do narrador do vídeo, que parece lidar bem com o assunto.

2. Ao passar de 13,5v acho que o controlador começa a cortar, dependendo do modelo, pelo menos alguns PWM que testei com carregador inteligente flutuante nao funciona, o carregador fica ligando e desligando por causa dos pulsos do controlador.
    Quando vai usar energia elétrica assim, compensa mesmo sao as fontes nobreak, melhor ainda as que carregam a bateria separado.

3. Piscar o led no controlador não seria problema, problema seria a alimentação oscilar.

Se a alimentação está oscilando, OU a bateria não está retendo carga, OU a fonte industrial não está estável.

Experimenta ligar uma lampada 12V ou qualquer coisa que consumo algo tipo uns 10W nessa fonte, e vai subindo a tensão, com o multimetro lendo a tensão, nas fontes 12V sempre ví um máximo de uns 13V, não usei muitas mas não lembro de ver nenhum chegar a 13,5V.
    Em fontes 24V idem, não ví nenhuma chegar a 27V, todas começar a ficar instaveis lá pelo 26 a 26,5V.

Por isso onde usei isso foi fonte de 15V, porque o regulador solar tem queda de tensão de 0,5 a 1V, e ele atua lá pelos 13,5V, ou seja, na prática ele precisa de uns 14 a 14,5V.
    Fonte industrial de 15V é rara de achar, tem as de 18V que serviriam, mas poderia ser uma de notebook também (Mas eu abriria e ventilaria com fan se o consumo fosse mais da metade da capacidade da fonte (18V 3,5A = 63W, metade da capacidade é cerca de 30W de consumo, que é o consumo normal de notebooks que usam essas fontes (30 a 38W, varios notes consomem nessa faixa, o resto da capacidade da fonte só é usada quando precisa carregar a bateria, aí a fonte aquece muito, se a bateria não carregasse em 1 a 1,5 hora provavelmente queimaria a maioria das fontes).

Enfim, tem que ter CERTEZA que a fonte está entregando uma DC limpa e estável na tensão, nessas fontes industriais você pode girar o trimpot e medir a tensão sem carga (Sem consumo), mas hora que coloca consumo a tensão varia e a fonte falha, ou então surge muito ripple.

Se tivesse um controlador MPPT aí eu diria pra usar, mas comprar pra esse uso não compensa, a vantagem dele é que poderia usar fonte de 24V pra carregar só 1 bateria (Enquanto vários controladores PWM comum queimam se colocar mais de uns 21 ou 22V na entrada), as vezes tem fonte industrial 24V por preço tão bom quanto as 12V (E nem sempre dá pra reduzir elas até 21V, eu tenho de 50W e 100W e só reduzem até 22V, são digamos 22 a 26V, o trimpot até gira mais mas aí começa a surgir ripple aos montes).

Testa então com algum carregador de notebook, de 15 a 20V, na entrada de um controlador PWM comum que já tem aí, se a bateria estiver ok (Pode ser uma 12V 4,5Ah) o led pode piscar (Cada pulso (PWM é pulso modulado em largura) mas a tensão será estável na saída).

Resumo: Sem bateria ou com bateria que não armazena carga o PWM vira puro ripple. Ou então se você alterar a fonte chaveada pra operar acima da tensão maxima dela ela começa a gerar ripple e atrapalha a leitura de tensão do controlador de carga.

(Tem quem altera fonte ATX até 20V, mas outras fontes lá pelos 14V enchem de ripple, depende do modelo, e do jeito que tem 1500 modelos de fonte ATX 200W a venda, tem uns 150 modelos de fontes industriais 12V a venda, não dá pra padronizar e dizer que TODAS ou que NENHUM vai até 13,5V, eu não ví estabilidade acima de uns 13 ou talvez 13,2V, por isso nem mexo com elas, uso fonte de 15 ou 18V (Ou pra note, ou fontes genericas 15 ou 18V, não só notebooks usam essas tensões, e... fonte é fonte, notebook não precisa nada especial, apesar de umas serem vendidas como "fonte pra notebook" elas são fontes chaveadas comuns de alguma potencia, podem ser usadas pra qualquer coisa, só não indico o uso pra qualquer coisa porque são lacradas, sem ventilação, então se for usar recomendo abrir e ventilar a fonça (Fan de 40mm, 60mm ou mesmo usado de fonte atx pifada de 80mm, qualquer ventilação forçada dobra a vida útil de uma fonte)

4. Alguem indica algum local que faça reparo em controladores solares mppt ?
    Tenho 2 epsolar 1210-rn com defeito, tomaram uma pancada numa chuva forte

5. Todas as marca que analizei, o positivo da bateria funciona como se fosse um GND, ou seja o fio positivo é ligado constantemente a todos os circuitos(painel, equipamentos e bateria) e a regulagem é feita pelo negativo.
    Conclusão, não pode ter nada aterrado pelo negativo e sim pelo positivo nos obrigando a ter um inversor DC DC ou DC AC isolados. As estações de telecom trabalham com -24V ou -48V e muitos dos equipamentos lá utilizam inversores DC DC e em casos raros usam o negativo no GND ou TERRA não havendo necessidade de inversor. todos os controladores que testei, forçam a bateria(chegam a 17 volts, e não 14,3V como deveria ser). Testes com baterias, posso afirmar que já discuti sobre o assunto com diversos importadores e/ou fabricantes e tinha necessidade de fornecimento de 80A/h nos horários de pico e nominal 10A/h durante 24 horas em apenas uma estação. Na falta de energia rodávamos 90km para ligar o gerador diesel e fazer reversão de chave,

Tópicos Similares

1. Respostas: 8
    Último Post: 12-12-2012, 07:40
  2. Respostas: 5
    Último Post: 15-08-2012, 22:58
  3. Como Fazer BalanÇo De Cargas No Mikrotik
    Por evaristopaiva no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 02-01-2008, 02:43
  4. Respostas: 1
    Último Post: 16-08-2006, 10:08
  5. Respostas: 3