+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Brasil constrói torre gigante na Amazônia

    Brasil constrói torre gigante na Amazônia para medir alterações climáticas.

    300 metros de altura quase R$ 7,5 milhões gastos na torre e materiais.


    Segue o link:

    http://www.tecmundo.com.br/pesquisa/...climaticas.htm

  2. #2

    Padrão Re: Brasil constrói torre gigante na Amazônia

    Uma omi de 15dbi com uma rbzinha pendurada lá em cima e eu atendia 50% da região amazônica hehe :P

  3. #3

    Padrão Re: Brasil constrói torre gigante na Amazônia

    Depois quando um provedor faz uma torre estaiada de 40metros ou perto disso já tem gente achando que é sem segurança.

    Taí a prova que com projeto não tem que ter medo de fazer uma estaiada.

  4. #4

    Padrão Re: Brasil constrói torre gigante na Amazônia

    Vi no Discover uma dessa sendo construída no deserto, cada modulo era colocado por helicóptero.
    show

  5. #5

    Padrão Re: Brasil constrói torre gigante na Amazônia

    Alguém aqui ja viu uma torre de + de 600mt de altura, se não me engano no Texas, ali que nego tem que ter cuca fria pra subir, nessa só vou de para-quedas....apesar que passado os 12mt de altura qualquer queda mata, não faz diferença de de 40 ou de 400mt kkkkkkkkk

  6. #6

    Padrão Re: Brasil constrói torre gigante na Amazônia

    daqui a pouco abrem um topico aqui no forum:

    "Montamos uma torre de 400metros de altura. Compramos um kit de provedor no mercado livre. Não tá dando sinal nos clientes, por favor me ajudem !"

  7. #7

    Padrão

    20 milhões num negocio estaiado ??? Pq! É o preço da torre eifel!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    20 milhões num negocio estaiado ??? Pq! É o preço da torre eifel!
    E onde ficam as gorjeta$$$$$$ KKKKKKKKKKKkkkkk
    Esse valor é completo, vamos a discriminação tarifaria:
    • ISS;
    • ICMS;
    • Gorjetas (não sejam maldosos viu...kkkkk);
    • ISG (Imposto sobre gorjetas);
    • Tarifa sobre facilitação (é isso mesmo, são duas, a de cima é só pro cara levantar a bunda da cadeira, essa é pra ele carimbar as coisaas)
    • Tarifa apadrinhação;
    • Desapropriação reserva indijena super faturada;
    • Compra de material superfaturada...


    Anda gente...contribui ai pq ja esqueci....a carga tributaria aqui é tão variada que acho que nem a FGV consegue detalhar, mas quem for elmbrando vai pondo ai.....

    Ai...brincadeira a parte (c@r@l&o) com 20 mangos (+ laguns canaizinhos conhecidos) monto um Provider que chuto a bunda da oi, TIM, Vivo e Family daqui pra bem longe....

    To rindo pra não chorar, quem vai pagar essa mer@ toda ai é a gente viu...

    T+

  9. #9

    Padrão Re: Brasil constrói torre gigante na Amazônia

    Vc tem razão, me perdoa heauheuahea.

    Que absurdo.. pqp..

  10. #10

    Padrão Re: Brasil constrói torre gigante na Amazônia

    É um dinheirão... mas neste caso em particular eu acredito que deve ter sido um valor alto sim.
    Vejam que o projeto tem parceria com uns gringos que não são muito "afeitos" as maracutaias.
    E a notícia fazia referencia a toda a logística e obras de apoio ao projeto, incluindo até abertura de estradas e predios de laboratório e moradia para as equipes

    Agora uma perguntinha básica, já que a foto não dá para ter uma noção. Qual deve ser a medida de cada lado desta torre? Qual deve ser a bitola do ferro galvanizado utilizado?

  11. #11

    Padrão Re: Brasil constrói torre gigante na Amazônia

    Numa torre estaiada a torre sustenta o próprio peso apenas. Quem se vira para suportar a força dos ventos são os cabos de estaiamento. O calculo do esforço que o cabo suporta é simples. Mais complexo é calcular a área vélica do conjunto pra saber que força vai ser desenvolvida em cada unidade da torre (pra saber que cabo colocar). Esse tipo de torre estaiada não é como as que a gente usa, que estaia só o cume da torre. Ela provavelmente é estaiada de tantos em tantos metros. Bote ai km de cabo de aço. Infelizmente não sou engenheiro mecânico pra calcular isso, mas faço idéia.

    Dependendo do jeito que se faz (e do que você vai botar lá em cima), poderia ser até mesmo um simples mastro com 300m de altura. Existe uma constante, que eu não lembro o nome, que diz quão alto você pode montar um mastro de aço, e essa quão alto é um valor intrínseco ao tipo de aço usado. É a resistência dele (se não me engano resistência de escoamento) pelo peso dele por unidade de distância.

    Tipo, a cada metro o aço pesa 5kg (valores chutados), e tem resistencia ao escoamento de 10kg, logo sobra no topo 5kg pra você botar de equipamento. Como o aço não vai estar resistindo às forças de torção, vc só se importa com o peso que se impõe de cima pra baixo. Dai que as vezes uma torre mais fina acaba sendo melhor que uma mais grossa. Isso é de outra área, só sei por muito alto. Em outras palavras, nem sempre o mais grosso é melhor.

    Lembro que antigamente, quando se construia predios apenas com cimento, não existiam arranha céus, por que tinha um limite do quanto você podia fazer as paredes ficarem grossas para suportar o peso das de cima. Quando você fazia as paredes grossas, chegava a um ponto em que o próprio peso das paredes era o limite. Só passaram a fazer arranha céus quando passou-se a usar aço nas estruturas.

    Ou seja, quem dita as regras é o próprio material de que a torre é feita. Essa torre pode ter sido feita de um aço liga especial, ao invés de aço-carbono. Sei-lá, aço-vanadio. E agora ? Será que foi caro ? Tem liga de metal pra tudo na indústria. Alguma coisa especial essa torre tem. Aço 1020 não resiste ao ambiente amazônico.

  12. #12
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão Re: Brasil constrói torre gigante na Amazônia

    @dens00 essa construção ai eu assisti qnd passou no Discovery, show de bola. Tinha uns 700Mts ela, uma das maiores do mundo, subir lá não é p qualquer um não rsrs

  13. #13

    Padrão Re: Brasil constrói torre gigante na Amazônia

    Então Jorge Aldo, o dinheirão que vai só em cabos para os estais deve ser astronômico.
    Aqui com torres de 30 metros já colocamos dois anti-torçao com cabo 3/16, imagina agora estes 300 metros e a bitola do cabo que usaram para os estaios e para os Anti-torçao. Com certeza 3/16 é que não foi, hehehhhe
    Aqui usamos cabo de aço 3/16 mas com certeza eles não usaram cabo de aço com alma de qualquer coisa, mas devem ter utilizado cordoalha de uma bitola bem avantajada. Imagina o peso que isso deve ter só em cordoalha agindo sobre a estrutura treliçada.
    Deve render um bom premio aos engenheiros além dos honorários.

    Pode muito bem ter chegado aos valores anunciados.