Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question quais equipamentos usar em um link de 2.5km para passar 100megas full

    tenho link que só ta passando poucos megas , não sei se seria o equipamento que estou usando argrid 27dbi ou por causa da zona fresnel que esta um pouco obstruída. quero ajuda de vocês para resolver o meu problema quero uma coisa bem parruda mas que não gaste mais de 2000 , tava pensando de usar ROCKET M5 + ROCKET DISK 30DBI OU ROCKET DISK 30DBI + APC 5M DA INTELBRAS QUAL FICARIA MELHOR ?
    estou disposto a analisar outras opiniões também .
    segue as fotos dos status do equipamento e visada onde o circulo verde é outro ponto do link .

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20140920_115510.jpg
Visualizações:	337
Tamanho: 	749,5 KB
ID:      	54748Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20140920_115717.jpg
Visualizações:	350
Tamanho: 	1,00 MB
ID:      	54749Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20140920_115929.jpg
Visualizações:	310
Tamanho: 	861,2 KB
ID:      	54750Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20140920_120120.jpg
Visualizações:	363
Tamanho: 	517,6 KB
ID:      	54751Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20140920_120145.jpg
Visualizações:	307
Tamanho: 	517,4 KB
ID:      	54752Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20140920_114732151.jpg
Visualizações:	207
Tamanho: 	936,0 KB
ID:      	54753

  2. #2

    Padrão Re: quais equipamentos usar em um link de 2.5km para passar 100megas full

    Eu Iria fácil de Nanobeam 25dBI, Vai Gasta 750/800 No Par.
    A Airgrid ta passando quantos Mb ?
    se com ela você passa um valor razoável, se usar um kit pra ptp mesmo vai ficar bom.
    O foco da airgrid é Ptmp...
    Com qualquer antena que abra 5/6° Graus vai melhora .

  3. #3

    Padrão Re: quais equipamentos usar em um link de 2.5km para passar 100megas full

    Fechando 43Mbps agregado é pouco mesmo.

    se a zona de fresnell estiver obstruída já vai comprometer e não será o equipamento que vai contornar isso.

    Airgrid de 27 é bem direcional. Pode sofrer um pouco por causa de recepção de ruidos pelas costas por cauda da grade.

    Não sei se existe tanto comprometimento assim pelo que as fotos mostram.

    Um dado que pode ser revelador é o -91 de noise. É sobre isso que me referi na Airgrid, que coloca sinal por ter angulo estreito mas também recebe muito ruido que pode vir pelas costas na grade. Uma antena sólida deve dar resultados melhores.

    Nesta distancia com SXT atingindo datarates de 130mbps como você atingiu vai passar muito mais banda entre eles.

    E tem outro aspecto. Para interligar os dois pontos pode ser SXT lite que tem o mikrotik level3. Não precisa ser o level 4. E olha que o SXT tem ângulo de abertura do lóbulo, muito mais aberto que uma airgrid.

    Mais barato não existe.

    Editando: Agora vi o título do seu post. Passar 100mbps full não é bem assim com nossos radios mais baratos. Acho difícil

  4. #4

    Padrão Re: quais equipamentos usar em um link de 2.5km para passar 100megas full

    sei amigo tenho outo link com argrid que ta passando 68 megas agregado Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Apresentação1.jpg
Visualizações:	316
Tamanho: 	58,1 KB
ID:      	54757
    queria que passasse 100 megas agregado sera que os nanobeam 25 aguenta ?

  5. #5

    Padrão Re: quais equipamentos usar em um link de 2.5km para passar 100megas full

    tenho um link que ta passando 44mb e outro 68mb o que vc acha de ROCKET M5 + ROCKET DISK 30DBI OU ROCKET DISK 30DBI + APC 5M ?

  6. #6

    Padrão Re: quais equipamentos usar em um link de 2.5km para passar 100megas full

    amigo errei ao colocar full 100megas agregado

  7. #7

    Padrão Re: quais equipamentos usar em um link de 2.5km para passar 100megas full

    me tira uma duvida ... este é um ptp? caso sim com 2 conexões? outra coisa use equipamento 2x2 e faça o controle apenas por mac, ja que wpa consome banda e processamento, isto vai te dar um resultado melhor.

  8. #8

    Padrão Re: quais equipamentos usar em um link de 2.5km para passar 100megas full

    No momento tive que fazer um PMP mas vai ser só ptp!
    Essas argrid e 1x1 to pensando em trocar a tecnologia da ubiquiti esta para chegar novos radios com padrão AC !

  9. #9
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: quais equipamentos usar em um link de 2.5km para passar 100megas full

    Vai de Nanobeam 25dbi, bem configurado vai conseguir uns 90mb ou ate mais pois elas são porta Giga

  10. #10

    Padrão Re: quais equipamentos usar em um link de 2.5km para passar 100megas full

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    me tira uma duvida ... este é um ptp? caso sim com 2 conexões? outra coisa use equipamento 2x2 e faça o controle apenas por mac, ja que wpa consome banda e processamento, isto vai te dar um resultado melhor.
    Não dê esse tipo de conselho. WPA não tem PN a ver com a banda que tá passando. Ele deve estar com obstrução na zona de fresnell e com mt ruido no ambiente.

    Entre os costumeiros -100db de ruido e os -91db que ele tem, a potencia do ruido é multiplicada por 6.

    Outra coisa, a grade tem o mesmo efeito que um material sólido. O sinal tem um comprimento de onda mt maior que os buraquinhos da grade, ele não consegue passar ali. Também não é a grade.

    O sinal que entra pela relação frente costas se dá por difração na borda da grade, e não passando pela grade.

  11. #11

    Padrão Re: quais equipamentos usar em um link de 2.5km para passar 100megas full

    Ele ta com banda baixa tb porque ta usando para multi ponto, e com certeza um dos que estão conectados a air grid ap esta com sinal menor.
    e como o equipamento modula pra cliente com sinal pior....

    Ou seja, ele ta usando um equipamento para uso cliente ou ptp para multi ponto.
    Desligue o outro equipamento que ta conectado a air grid ap, e refaça teste e melhore esse alinhamento, tente erguer essa ponta que ta proxima a caixa d´agua meio metro que ajuda.

  12. #12

    Padrão Re: quais equipamentos usar em um link de 2.5km para passar 100megas full

    Exemplo de relação frente costas numa antena transmitindo :



    O sinal nessa antena corneta acaba difratando na borda da antena e indo para tras, "misteriosamente" (só que com uma potência bem menor do que o que vai pra frente)

    A diferença entre a potencia que vai pra trás e a que vai pra frente, medida em dB, é justamente a relação frente x costas da antena.

  13. #13

    Padrão Re: quais equipamentos usar em um link de 2.5km para passar 100megas full

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Não dê esse tipo de conselho. WPA não tem PN a ver com a banda que tá passando. Ele deve estar com obstrução na zona de fresnell e com mt ruido no ambiente.
    se eu não tivesse visto na pratica não teria indicado. depois que deixei de usar criptografia tive um resultado melhor

  14. #14

    Padrão Re: quais equipamentos usar em um link de 2.5km para passar 100megas full

    Você vai ter um resultado melhor quando eu navegar na tua rede de graça e roubar as informações bancárias dos teus clientes. Se o rádio não aguenta WPA (radinho do século passado - literalmente) então o problema é o rádio. Não faz sentido desligar WPA hoje em dia. TODO rádio meia boca tem suporte a criptografia em hardware.

  15. #15

    Padrão Re: quais equipamentos usar em um link de 2.5km para passar 100megas full

    100Mb full em um link só acho quase impossível, em 2.5km o apcrm-18, eu consegui 60Mb full em 1,8Km numa regial bem poluída, acho qeu vc consiga com dois link's e vc usa 4 apc 5m18, mas vai perder 4 canais com isso, faz um bond que acho que vc consegue e vai ficar a baixo dos 1000,00, no minimo vai chegar aos 90Mb.

  16. #16

    Padrão Re: quais equipamentos usar em um link de 2.5km para passar 100megas full

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Você vai ter um resultado melhor quando eu navegar na tua rede de graça e roubar as informações bancárias dos teus clientes. Se o rádio não aguenta WPA (radinho do século passado - literalmente) então o problema é o rádio. Não faz sentido desligar WPA hoje em dia. TODO rádio meia boca tem suporte a criptografia em hardware.
    se você conseguir a combinação de mac (ate ai tranquilo) + login + senha (complicou ne) ai pode ate ser...

  17. #17

    Padrão Re: quais equipamentos usar em um link de 2.5km para passar 100megas full

    Sem criptografia, consigo isso em 15minutos. Aposta ?

  18. #18

    Padrão Re: quais equipamentos usar em um link de 2.5km para passar 100megas full

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Sem criptografia, consigo isso em 15minutos. Aposta ?
    gostaria de ver...

  19. #19

    Padrão Re: quais equipamentos usar em um link de 2.5km para passar 100megas full

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Ele ta com banda baixa tb porque ta usando para multi ponto, e com certeza um dos que estão conectados a air grid ap esta com sinal menor.
    e como o equipamento modula pra cliente com sinal pior....

    Ou seja, ele ta usando um equipamento para uso cliente ou ptp para multi ponto.
    Desligue o outro equipamento que ta conectado a air grid ap, e refaça teste e melhore esse alinhamento, tente erguer essa ponta que ta proxima a caixa d´agua meio metro que ajuda.
    Matou a charada. Eu não tinha percebido o detalhe na imagem que tinha duas conexões no lado AP. Isso já compromete o ponto a ponto.
    Quanto a grade , comentado pelo Aldo, eu sei que não vasa pela grade, pois precisaria uma grade com quadros igual ou maior do que 1/4 de onda para passar.
    Mas a verdade é que grade sempre tem uma relação frente costas pior. E recebe de uma forma ou de outra mais "sujeira".
    Mas como sempre se aprende algo, achei interessante esta informação sobre difração na borda da grade ser a culpada disso. vou procurar me inteirar desse fato.

    Outra coisa que também achei estranho é dizer que criptografia prejudica banda.
    Não tem sentido pois uma vez estabelecido a conexão, a consulta a chave de criptografia não fica toda hora sendo consultada. Por isso não vai nem interferir em processamento.
    Talvez no caso do amigo que citou a melhora possa ser por outro motivo.
    Nunca aconteceu com vocês de ter um equipamento com um determinado rendimento e só por reiniciar ele muda completamente o desempenho, seja para melhor ou para pior?
    Eu já notei isso e não consigo achar uma resposta plausível.

  20. #20

    Padrão Re: quais equipamentos usar em um link de 2.5km para passar 100megas full

    https://www.kismetwireless.net/ pra quem duvida que criptografia é essencial.

    Quanto ao ponto a ponto com dois pontos, realmente, não faz mt sentido.