Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Torre estaiada, aguenta antena de 1,20m

    Ola pessoal, estou com uma duvida ao fazer um projeto, preciso de fazer um enlace com antenas de 1,20 metros, e as torres que tenho no local é torre estaiada de 15 metros com essa especificação (Medidas: Triângulo ponta cantoneira 1" X 1/8 Cantoneira lateral 1" X 1/8 Triângulo meio cantoneira 3/4 X 1/8 Travessas cantoneira 5/8 X 1/8. Peso aproximado: 17,5 Kg) tenho 2 anti torção na torre, sera que ela aguentaria essa antena de 1,20 metros? pessoal agradeço dês de ja a cooperação.

  2. #2

    Padrão Re: Torre estaiada, aguenta antena de 1,20m

    Colega,
    è melhor tu fazer essa pergunta para um engenheiro estrutural pq isso no achismo não dá ta...posso te dizer uma coisa :
    1º- Nesse caso, auto-portante ou estaiada não é isso que vai complicar ou simplificar, o que importa é justamente o desenho, material utilizado e fundação.

  3. #3

    Padrão Re: Torre estaiada, aguenta antena de 1,20m

    verdade, mas posso adiantar pela descrição que a coisa não vai dar certo.
    1,20 m lá em cima o vento vai ter uma força de arrasto fantástica.
    E 1,20 de grade ou sólida? Tudo isso o engenheiro vai querer saber.

    Para começar, cantoneira de 1"x1/8 . larguinha mas finhina. E você não disse que largura tem a secção da torre.
    Eu tenho uma com esta cantoneira e com 60cm de cada lado e não me animaria colocar uma antena dessas lá em cima.

    Fazer uma torre para pouca coisa até que vai, mas esta aí é muita responsabilidade para ficar na especulação.

    O @TreiscBr faz estes cálculos para você. Depois você arruma outro engenheiro para executar, caso não ache alguém na sua região para fazer os cálculos.

  4. #4

    Padrão

    O colega 29 colocou perfeitamente,

    Uma "porcariazinha" de nanobridge M5 quando o vento sopra tu ve ela tentando dançar.....imagina uma "nave" dessas.... arriscaria dizer que a torre deveria ter antitorsão como minimo.

  5. #5

    Padrão Re: Torre estaiada, aguenta antena de 1,20m

    tenho torres estaiadas aqui com antenas de 1.8 inclusive.. mas as torres sao feitas nas especificações para isto ...

    alem disso, abaixo da antena tem um anti-torçao... e na torre mais 2 ...



    como foi falado, voce vai precisar de um engenheiro pra te falar..

    antena de 1.2 geralmente tem AEV 1m² .. 1.8 tem AEV 4m²

  6. #6
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Torre estaiada, aguenta antena de 1,20m

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    tenho torres estaiadas aqui com antenas de 1.8 inclusive.. mas as torres sao feitas nas especificações para isto ...

    alem disso, abaixo da antena tem um anti-torçao... e na torre mais 2 ...



    como foi falado, voce vai precisar de um engenheiro pra te falar..

    antena de 1.2 geralmente tem AEV 1m² .. 1.8 tem AEV 4m²
    tem como me passar a especificação que foi feita a sua torre? e se tem alguma foto dela tem como postar?

  7. #7

    Padrão Re: Torre estaiada, aguenta antena de 1,20m

    Não faço mais cálculos para torres de telecomunicações, devido que no Brasil ninguém é confiável, se faz o cálculo e tem carinha que altera o projeto, e não respeita o número de antenas, coloca além do que o projeto permite, assim depois se volta e joga a culpa em que fez os cálculos, assim parei, o que tenho é o desenho em autocad que vem como todos sabem na midia já tem anos, se alguém quiser a memória de cálculo, é simples compre o software que tem empresas que vendem ai por uns R$ 3.500,00 vale a pena, por que terá o controle de suas torres, ai a responsa é dele, do dono ou de quem fabricou, já o engenheiro sai fora, não vai assinar uma topeira de uma torre feito no meio das coxas, não, ainda fazem ganbiarras, sei disto, vivi com gente que não sabe nada de redução de custos, ai tu dá dicas, nossa o cara abusa, não respeita as regras da redução de custos, ou seja quer dar uma de migué, não dá não, aqui no Brasil, infelizmente até os bons pagam por efeito dos que agem por impulso, veja de fotos acho horrivel, o cara postar no Under, fotos de carinha subindo em torres sem EPI´s, é de se lastimar que não dá não, assim meus caros, comprem os softwares e sucesso, engenheiro que assinar torre de projeto, jamais. Uma que agora assino de desenho técnico, só, a responsa é dele, de quem compra, de quem fabrica e de quem se enfia sem cabeças neste negócio, o engenheiro não é responsável por quem não sabe respeitar o próximo, valeu e fica ai, desculpe desanimar e contrariar quem disse que eu faço cálculos. Não faço mais não, fiz uma época em excel, muito melhor que estes programas comprados, que não se sabe de aonde vem!!! Boa semana.

  8. #8

    Padrão Re: Torre estaiada, aguenta antena de 1,20m

    Pergunte ao engenheiro que projetou a torre, para qual AEV ela foi feita.

    Uma antena de 1.20 normalmente vai requerer "suporte face", e para isso, penso que a torre precise de pelo menos 80 cm de lado.

  9. #9

    Padrão Re: Torre estaiada, aguenta antena de 1,20m

    Prezado, instala uma Antena Vazada que aguenta tranquilo! Por aqui temos antenas da Pluton de 1.2 vazada em torre estaiada operando tranquilamente.

  10. #10
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Torre estaiada, aguenta antena de 1,20m

    A minha antena não é vazada ela é uma parabolica solida microondas

  11. #11

    Padrão Re: Torre estaiada, aguenta antena de 1,20m

    Olha eu tenho uma torre estaiada de 20mt da icasol, tem duas antenas, uma de 90cm DP, toda fechada, fechada mesmo (não é tipo hyperlink que tem perfurações no disco), ela recebe todo o vento na cara, e uma de 1,20mt DP, também toda fechada não tem um buraquinho para passar vento. Tem duas caixas herméticas de pvc, e ainda uma nanoM5
    Talvez o segredo seja no suporte, meus suportes pegam nas duas colunas e divide o peso, está passando a estação dos ventos aqui, se a torre suportou, acredito que vai suportar o resto do ano inteiro, a torre tem 6 anos de pé, sempre recebia duas antenas de 90cm pois é uma ponte, mais desde o final do ano passado troquei essa de 90cm por 1,20cm, Deus ajude que permaneça assim filé 44km sinal com -51

  12. #12

    Padrão Re: Torre estaiada, aguenta antena de 1,20m

    Pessoal falando assim, fico até com medo, minha torre estaiada que citei acima, está até torta mais isso foi desde a montagem.

    Tenho uma outra torre que tem autoportante de 24mt: uma nanobridge 25dbi, uma aquario de 25dbi, uma 1,20mt com radome shield, uma hyperlink 0.90cm, 3 airgrid, várias nanos, essa auto portante balança bem mais que a estaiada.

  13. #13

    Padrão Re: Torre estaiada, aguenta antena de 1,20m

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    É nessas horas que me dá angústia. Quando a ANATEL acirra as regras para a exploração do serviço de telecomunicações, a gente diz que isso é pra favorecer as grandes teles.

    Mas veja esse otário. Ele não quer pagar o custo de um engenheiro pra fazer os cálculos da torre. Ele vem aqui no fórum, se achando muito esperto, pra pegar bigu na torre dos outros. Achando que engenheiro é um bando de trouxa que estudou de otário.

    Veja só, seu mamão macho, se você faz uma torre e bota uma antena dessas e a torre não aguenta e caia na casa do vizinho e mata um filho dele. Olha o custo da tua esperteza. Nem na cadeia tu paga uma merda dessas.

    Depois ficam falando mal do governo, ora, um povo desses, vai eleger que tipo de governo ?

    Você é um otário. Se a torre cai, não é só você quem corre o risco. Você tá obrigando outras pessoas a correrem o risco junto com você, involuntáriamente, se essa torre não for em local ermo (e mesmo em local ermo, ainda há risco pra alguem que esteja passando).

    Digo isso pro que outros colegas já te alertaram, e tu insiste no erro, não é por ignorância. Torre tem que ter engenheiro responsável, ART, registro no CREA, memória de cálculo, por que são vidas em risco. Tem que ter EPI pra subir nela etc. Tem que respeitar a área vélica que ela suporta (cada antena tem especificada sua área vélica, no manual ou junto ao fabricante). As coisas são sérias.

    Você e tão certinho que nem medes as palavras pra xingar os companheiros aqui, mede as palavras antes de xingar, todos são livres pra expressar a opinião, mais xingar no fórum não amigo, cadê a moderação?

  14. #14

    Padrão Re: Torre estaiada, aguenta antena de 1,20m

    delegado você é um cara corajoso...

    Olha o projeto do AEV dessa torre depois posta aqui novamente.

    Essa torre foi projetada para antenas pequenas

  15. #15

    Padrão Re: Torre estaiada, aguenta antena de 1,20m

    Olhando no site deles não fala qualquer especificação a respeito do AEV, mais de qualquer sorte, quando tiver oportunidade, irei reforçar a mesma com mais 9 cabos.

  16. #16

    Padrão Re: Torre estaiada, aguenta antena de 1,20m

    Bixo, tu tens noção do que é uma torre caindo na casa de alguem ?

    Não sou certinho, nem o próximo dalai lama.

    Pra trocar em miúdos. O que o cara tá dizendo, em outras palavras, é que vai cometer um ato ilícito. Ele vai construir uma estrutura metálica SEM ART nem registro no CREA. Isso é ILÍCITO (algo que a lei proibe). E o pior, ainda tem gente dando explicações pra ele, COMPACTUANDO COM O ATO ILÍCITO DELE.

    Se a moderação tem entendimento, vai apagar meu post e o dele. TORRE NÃO É BRINCADEIRA.

  17. #17

    Padrão Re: Torre estaiada, aguenta antena de 1,20m

    Pede que eles te enviam...eu ia comprar mas depois de ver o AEV desisti...

    Para 40mts o projeto fala em 2 antenas de grade no topo..

    No seu caso eu sugiro reforçar com 2 anti torção...

  18. #18

    Padrão Re: Torre estaiada, aguenta antena de 1,20m

    Arthur. Construir torre sem ART, é ilícito.

    Posso postar anúncio vendendo drogas tambem ? O que a moderação faria com o tópico ?

  19. #19

    Padrão Re: Torre estaiada, aguenta antena de 1,20m

    Ilegal é ilegal.

  20. #20

    Padrão Re: Torre estaiada, aguenta antena de 1,20m

    revisando o tópico só encontrei 3 postagens do autor do tópico e em nenhuma delas ele fez referencia a não querer pagar um engenheiro