+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão medidor de velocidade idoneo

    Pessoal,
    Gostaria de saber de vcs, que ja estão no ramo a tanto tempo, hoje em dia, qual o medidor de velocidade mais idoneo possivel que não seja pego por cache e outras firulas mais...

  2. #2

    Padrão Re: medidor de velocidade idoneo

    O speedtest.net é um dos mais usados porque tem muito servidor usando ele pelo país todo. Se você faz regra pra um servidor talvez o browser redirecione pra outro, então não é tão simples burlar ele, ele então é de certo modo mais confiável.

    Mas lembra que a legislação fala em varias medições ao longo do dia, e isso é importante porque em determinado instante você pode ter problemas de rotas, eu mesmo estou no meio de MT, vou pra goias, brasilira, desço pra SP, vou pro RJ, e então chego no cabo submarino, as vezes tem problema de rota e vou pra MS, passo por SP, vou pra MG, subo pra Recife e então caio no cabo submarino, essas 2 rotas tem tempos de resposta muuuuuito diferentes (Via MS é cerca de 100mS mais lento quase sempre). Se no speedtest caio num servidor em GO vou ter boa velocidade no marcador, se cai num servidor de MS ou SP a velocidade medida é mais baixa, porque as vezes o gargalo não é na sua conexão, mas sim na sua região ou em todas as conexões da sua operadora, ou numa simples fibra na rota bem distante de você, medidor de velocidade não é muito útil nessa hora porque as rotas pra diferentes sites pode ser diferente.
    (Morador de capital não tem esse problema, tem varias rotas alternativas, no interior raramente tem redundancia, se uma fibra rompe tudo recai na outra pequena reserva, e tudo fica lerdo, medidor de velocidade não encherga isso, você pode cair num servidor proximo e ter velocidade alta mas o gargalo pode estar logo depois desse servidor tornando sua conexão um lixo)

  3. #3

    Padrão Re: medidor de velocidade idoneo

    Tem o Simet, que gosto bastante.

    http://simet.nic.br/medidor

  4. #4

    Padrão Re: medidor de velocidade idoneo

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    O speedtest.net é um dos mais usados porque tem muito servidor usando ele pelo país todo. Se você faz regra pra um servidor talvez o browser redirecione pra outro, então não é tão simples burlar ele, ele então é de certo modo mais confiável.

    Mas lembra que a legislação fala em varias medições ao longo do dia, e isso é importante porque em determinado instante você pode ter problemas de rotas, eu mesmo estou no meio de MT, vou pra goias, brasilira, desço pra SP, vou pro RJ, e então chego no cabo submarino, as vezes tem problema de rota e vou pra MS, passo por SP, vou pra MG, subo pra Recife e então caio no cabo submarino, essas 2 rotas tem tempos de resposta muuuuuito diferentes (Via MS é cerca de 100mS mais lento quase sempre). Se no speedtest caio num servidor em GO vou ter boa velocidade no marcador, se cai num servidor de MS ou SP a velocidade medida é mais baixa, porque as vezes o gargalo não é na sua conexão, mas sim na sua região ou em todas as conexões da sua operadora, ou numa simples fibra na rota bem distante de você, medidor de velocidade não é muito útil nessa hora porque as rotas pra diferentes sites pode ser diferente.
    (Morador de capital não tem esse problema, tem varias rotas alternativas, no interior raramente tem redundancia, se uma fibra rompe tudo recai na outra pequena reserva, e tudo fica lerdo, medidor de velocidade não encherga isso, você pode cair num servidor proximo e ter velocidade alta mas o gargalo pode estar logo depois desse servidor tornando sua conexão um lixo)
    Agradeço Rubens,

    Também uso ele, só queria saber mesmo o nivel de confiança...
    Quanto a rotas é normal infelismente, claro que não podemos julgar uma conexão por uma única medição, eu mesmo por exemplo, repito a medição umas 3/5 vezes pra ter uma média cada vez que vou medir, é importante também que isso seja feito em diferentes horas pelos motivos que ja citas-te.
    Mas, na verdade, o que quis levantar e saber, era mesmo sobre o quão confiavel seria a medição deste ou daquele programa em virtude de possiveis regras de firewall e de cache, eu mesmo sempre uso esse mesmo mas se fizermos um tracert veremos que o provider e o ip são sempre os mesmos dai não teria como criar regra pra enganar ele não??

  5. #5

    Padrão Re: medidor de velocidade idoneo

    Citação Postado originalmente por dmarcio Ver Post
    Tem o Simet, que gosto bastante.

    http://simet.nic.br/medidor
    Testei também, mas acho que pra net via rádio ele não se dá muito bem não viu, aqui ele sempre "endoida" kkkk fica procurando o server e nunca acha.

  6. #6

    Padrão Re: medidor de velocidade idoneo

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Testei também, mas acho que pra net via rádio ele não se dá muito bem não viu, aqui ele sempre "endoida" kkkk fica procurando o server e nunca acha.
    provavelmente você está com algum problema, seja na sua rede ou no seu link.

    aqui, mesmo passando por 3 repetidoras, não temos esse problema

  7. #7

    Padrão Re: medidor de velocidade idoneo

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Testei também, mas acho que pra net via rádio ele não se dá muito bem não viu, aqui ele sempre "endoida" kkkk fica procurando o server e nunca acha.
    Ele endoida as vezes mesmo pra usuario de ADSL, e até direto no link dedicado já tive isso de ficar meia hora empacado no "Testando". Agora mesmo aqui dá isso por culpa disso:

    C:\Documents and Settings\Rubem>tracert simet.nic.br
    Rastreando a rota para simet.nic.br [200.160.4.38]
    com no máximo 30 saltos:

    4 352 ms 422 ms 529 ms as22548.sp.ptt.br [187.16.217.2]

    (O resto tem resposta <180mS)

    Toda semana algo fica lerdo aqui e no tracert aparece alguma lerdeza no PTT-SP, é incrível.

    Parece que é mal de serviço publico/estatal/autarquia/qualquer-coisa-com-a-mão-governamental, fora do horario comercial dá erro.

  8. #8

    Padrão Re: medidor de velocidade idoneo

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Ele endoida as vezes mesmo pra usuario de ADSL, e até direto no link dedicado já tive isso de ficar meia hora empacado no "Testando". Agora mesmo aqui dá isso por culpa disso:

    C:\Documents and Settings\Rubem>tracert simet.nic.br
    Rastreando a rota para simet.nic.br [200.160.4.38]
    com no máximo 30 saltos:

    4 352 ms 422 ms 529 ms as22548.sp.ptt.br [187.16.217.2]

    (O resto tem resposta <180mS)

    Toda semana algo fica lerdo aqui e no tracert aparece alguma lerdeza no PTT-SP, é incrível.

    Parece que é mal de serviço publico/estatal/autarquia/qualquer-coisa-com-a-mão-governamental, fora do horario comercial dá erro.
    ptt não tem nenhuma relação com governo.

    Além do mais, o teste não é realizado apenas no ptt-sp.
    você pode escolher outros servidores.

    Quando ele não localiza o servidor, na maioria das vezes, é problema de mtu.

  9. #9

    Padrão Re: medidor de velocidade idoneo

    Estava me referindo ao Simet, que via Nic.br e CGI.br tem funcionários públicos do conselho (Uma maçã podre contamina o cesto, e os funcionários públicos vão me enforcar agora... fazer o que, não fui eu quem criou a má fama do funcionalismo público, eu que não vou perder a piada).

    Esse problema eu tenho de forma variável, dia-sim-dia-não, sem alteração na conexão local, só o que muda são as rotas bem distantes daqui, mas isso não ocorre com outros testadores de velocidade (Que eu tenha testado), só no SIMET.

    E nem abre a tela pra escolher servidor, ó como empaca:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         simet.JPG
Visualizações:	170
Tamanho: 	80,5 KB
ID:      	54778

    Agora estou em ADSL, com apenas 1 switch no caminho até o modem. As vezes vou na torre e conecto sozinho no link semi-dedicado e dá isso, outras ADSL da região tem isso, enfim, é problema além da primeira milha da conexão pelo que noto.

  10. #10

    Padrão Re: medidor de velocidade idoneo

    Uhm... ainda bem!!!!!!!! pensei que eu era o premiado.kkkkkkkkk

  11. #11

    Padrão Re: medidor de velocidade idoneo

    Uma das formas mais seguras que conheço de saber a velocidade exata de um link, é baixar um arquivo num site que não faça limitação de download.

    Para isso, uso o site: http://fisica.ufpr.br/kurumin/

    Baixe uma das "iso"... a velocidade em que o arquivo é baixado, corresponde a 10% da velocidade contratada, ou seja, se o download for feito a 100k, significa que velocidade do link corresponde a 1 mega... se for de 1 mega, corresponde a 10 mega.

    Abraço.

  12. #12

    Padrão

    Concordo com a afirmação de que fazer um download é o mais realistico possível.
    Mas mesmo sendo um download de site confiável, ainda assim está sujeito as variações do momento. Por isso que várias medições retrata melhor.

    Veja este print do download do Kurumim: a velocidade indicada no download não é 10% mas a unidade de medida mostrada é plena. Creio que a confusão com relação a estes 10% em média é por causa da unidade de medida.
    100kb/s ou 100KB/s? São medidas diferentes.

    No print 319KB/s corresponde em números redondos a 3 mega. É uma medida plena e não 10% da realidade. Se mostrasse 319kb/s seria uma velocidade 10x mais baixa.

    E podem ver que mesmo sendo feito o download de um site de referencia ele não atingiu naquele momento a medição que o Simet alcançou.

    Com relação ao Simet, ele a meu ver é muito fiel. Tem alguns problemas de carregamento de página e me parece que é com relação ao Java. Não temos mais indicado o Simet aos clientes pois muitos ficam lá insistindo quando o problema de carregamento se inicia no navegador. Tem que estar redondinho.

    Uma outra solução poderia ser a utilização do SimetBox. Ter alguns equipamentos preparados para o simetbox e colocar na casa do cliente por uma semana por exemplo.

    O medidor da Copel não sei desde quando mudou, mas notamos isso faz pouco tempo, só permite 10 medições por dia. E isso para um provedor que usa NAT é complicado. Tem assinante que vai abrir o Copel e recebe aquela mensagem infame e logo abre um chamado de que está sem internet. Não é capaz de pensar em tentar com outro medidor... ( maldita inclusão...)
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         medição-1.jpg
Visualizações:	90
Tamanho: 	251,4 KB
ID:      	54784   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         medição.jpg
Visualizações:	85
Tamanho: 	212,6 KB
ID:      	54783  


  13. #13

    Padrão Re: medidor de velocidade idoneo

    testador SIMET é o melhor testador ate hoje desenvolvido, no hora de realizar o teste procure sempre o ptt de seu estado, lembrando que ao realizar teste para outras localidades depende de transporte de sua operadora, caso ele esteja saturado nao vai lhe informar um resultado agradável

    simet é o melhor termômetro da qualidade de transporte do brasil!