Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. o Recurso clonar Mac serve mais pra provedor que amarra o mac do cliente ao Ip de um pc, cliente comprou o roteador é só clonar o mac do pc e vai ter acesso normalmente a internet.
    1929 sua rede deve ser roteada certo ? apos o ptp tem algum router fazendo o gerenciamento correto ?
    Aqui meu ptps são todo com Wds, pois preciso enxergar todos os macs e acesso atras do ptp...
    Sobre a vantagem de chegar o Mac da cpe ou cliente é que pra quem usa uma antenas "comunitária" por exemplo.
    Você instalou uma cpe que atende não só um cliente e sim 5, caso ela teja wds desativado, você vera um único mac (com vários ips) que é o da antena, dificultando o controle de banda individual, a não ser que você bote a própria cpe pra fazer o rateio da banda.
    Mesmo assim você vai perder todo um gerenciamento propiciado pelo Mk, no qual você poderia controla a banda de cada cliente, alem do que se você bloquear o mac da antena, bloquear todo mundo...

2. Sim stevefox, roteado na CPE do cliente para diminuir o broadcast. Nao estamos ainda fazendo roteamento em cada torre para diminuir mais ainda o broadcast.
    Mas em cada RB notamos que a tabela host no menu bridge fica os mac de todos os clientes que estão na rede no momento. Isso me incomoda por isso pretendemos fazer o roteamento em cada torre.

Só usamos o wds entre os ponto a ponto.

E centralizamos tudo no servidor hotspot. No servidor cadastramos IP do cliente pois deixamos de lado o DHCP. E o MAC automaticamente cadastra o que chegar da CPE no cliente. Assim além do login e senha tem amarração de IP x mac. Não que isso dê segurança mas dá controle de gerenciamento também.
    A segurança fica para a criptografia.

Já tentamos o pppoe mas ficou instável, com alguns não conseguindo navegar enquanto outros navegam perfeito. Outros ficam só desconectando e reconectando.

No caso vocês deixam toda a rede em bridge. E como fica o broadcast?

3. @1929 você citou ali que sua bridge os MAC dos clientes ficam no host da bridge, aqui os meus tbm ficam só que a contagem do Age de todos meus clientes ficam apenas em 1 segundo, ou seja 0, 1 segundos, não passa disso, pode confirmar pra mim se é normal?

4. Citação Postado originalmente por Perin Ver Post
    @1929 você citou ali que sua bridge os MAC dos clientes ficam no host da bridge, aqui os meus tbm ficam só que a contagem do Age de todos meus clientes ficam apenas em 1 segundo, ou seja 0, 1 segundos, não passa disso, pode confirmar pra mim se é normal?
    Fica oscilando, marquei um para acompanhar e fica subindo e descendo o tempo.
    O maior tempo que achei foi 4 minutos mas logo oscila para 1 minuto ou pouco menos e já sobe de novo.
    0 e 1 não achei ninguém.

Até nem sei o que isso significa pois nunca tinha me detido. Depois vou pesquisar no wiki da mikrotik para ver o que é.

5. Então 1929, para trabalhar com ppoe a rede tem que ta 100% ou no minimo 90% (Não que a sua não esteja)... Mais tem detalhes pequenos Como o KeepAlive/InterimUpdate/Mtu/Mru que podem fazer a pessoa desistir...
    Se não é problema na certa.
    Mais os ganhos com Segurança e principalmente Isolação/Broadcast, são ótimos...
    Aqui a rede é cabeada mais tem 7 Ptps, a migração pra ppoe começou aos poucos e até problemas banais como Dhcp reverso/Broadcast acabaram já que o ppoe cria um tune-o entre o servidor e o cliente, Hoje a rede esta 75% PPOE e 0 Problemas com o mesmo...
    Aqui tive um problema besta com um Roteador(Cliente) que estava fazendo loop (é mole) e derrubando um trecho da rede... só dava pra ver no log peer is not respondig kkk.
    Sobre IpXMac infelizmente é bem fail caso você não tome algumas medias bestas, como você já tomou uma que é ter parte da rede roteada já melhora.
    Mais né uma bridge 100% é difícil.
    Quanto ao Broadcast com ppoe é inexistente (Muito poco). Mais mesmo assim estou com uma rb 2011 com 9 portas POE Ativa e uma gigabit, no qual vai alimentar todo meu pop com Fonte Nobreak Alem de fazer vlan entre as antenas.

Tópicos Similares

1. Upload no Mikrotik com problemas
    Por ManoDW no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 01-07-2013, 21:25
  2. Respostas: 3
    Último Post: 23-05-2008, 15:59
  3. Respostas: 0
    Último Post: 14-09-2007, 15:50
  4. problema ARP no mikrotik
    Por undrtkr no fórum Redes
    Respostas: 0