+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema PPPoE no Mikrotik com Rotiador

    ola a todos

    Estou tendo um problema com pppoe no mkt, de uns tempos para ca, o
    pppoe em diversos roteadores nao conecta no mikrotik, simplesmente
    para do nada, qdo fazemos a coneccao na maquina diretamente, conecta
    normalmente, alguem tem alguma sugestao.

    (1) O servidor ppoe no mkt esta ok, autenticando e navegando normalmente. 2) o que ocorre é que do nada, alguns clientes que navegam por roteador, simplesmente para de navegar pelo roteador, se criarmos a conexao diretamente na maquina, navega normalmente, dando a impressao de que o roteador esta com defeito, mesmo colocando um roteador novo o problema persiste.
    3) Nao aparece nenhum erro, ja que o cliente se conecta normalmente no servidor pppoe (mkt)
    4) o que temos entre o cliente e servidor pppoe um rede em bridge.

    se precisar de mais alguma informacao me avise

  2. #2

    Padrão Re: Problema PPPoE no Mikrotik com Rotiador

    No cliente uso um ap em bridge como cliente sem wds ativo.... sempre funcionou assim de uma semana para ká começou a da esse problema ai....

  3. #3

    Padrão Re: Problema PPPoE no Mikrotik com Rotiador

    Cara,já tive este problema no mk.Só quando testei um mtu diferente dos padrões é que resolvi este problema.As vezes nem autenticava o roteador ou cpe.Utilizo hj o mtu 1480 e funciona perfeitamente! Antes utilizava mtu 1500 e 1492,ambos só funcionava o hotspot sem problemas.Espero ter ajudado...

  4. #4

    Padrão Re: Problema PPPoE no Mikrotik com Rotiador

    Sem contar que quando vc coloca o roteador em PPPoE aguns tem a opção de modo de reconectar, sobre demanda, manual ou automatico, se estiver manual, toda vez que seu cliente desligar e ligar novamente, se estiver em manual ele precisa clicar em concetar pra fazer autenticação. Veja se não pode ser isso tbm.

    Abraço.

  5. #5

    Padrão Re: Problema PPPoE no Mikrotik com Rotiador

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Por trás do roteador está usando algum CPE? Ele está em bridge com WDS ativo e seu AP está com WDS também ativo?
    Uma explicação: porque muitos indicam colocar o rádio no cliente com wds ativo? Eu sabia que wds é para fazer pontos de repetição interligando APs.

    Citação Postado originalmente por Perin Ver Post
    Sem contar que quando vc coloca o roteador em PPPoE aguns tem a opção de modo de reconectar, sobre demanda, manual ou automatico, se estiver manual, toda vez que seu cliente desligar e ligar novamente, se estiver em manual ele precisa clicar em concetar pra fazer autenticação. Veja se não pode ser isso tbm.

    Abraço.
    Encontrei este problema em PPPOE . Alguns ficaram com a conexão estável, outros a conexão ia e vinha, o que gerava no log do mikrotik enormes listas. Deixei em automático, manual, sob demanda etc etc. Todos deram problema.
    Daí deixei em "por demanda" no rádio do cliente pois a lógica diz que assim a conexão só iria se estabelecer quando houvesse solicitação do cliente e depois do tempo determinado de inatividade aí sim a conexão cairia.
    Mas mesmo assim a conexão caia para alguns clientes enquanto em outros era bom.

    Resultado: tirei fora o PPPOE. Lendo alguns relatos vi que a conexão precisaria ficar extremamente estável sem oscilações de sinal. Mas monitorei e clientes mesmo com sinal de -58 num dos casos e bem estável, sem oscilação, ocorria a desconexão a todo momento.

  6. #6

    Padrão Re: Problema PPPoE no Mikrotik com Rotiador

    @1929 pelas informações do equipamento do cliente mesmo estando estável com sinal -58, e com a opção de conectar em modo auto no roteador, só pode ser MTU, pois o mesmo autenticando direto navega normal e não acontece o problema.
    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Encontrei este problema em PPPOE . Alguns ficaram com a conexão estável, outros a conexão ia e vinha, o que gerava no log do mikrotik enormes listas. Deixei em automático, manual, sob demanda etc etc. Todos deram problema.
    Daí deixei em "por demanda" no rádio do cliente pois a lógica diz que assim a conexão só iria se estabelecer quando houvesse solicitação do cliente e depois do tempo determinado de inatividade aí sim a conexão cairia.
    Mas mesmo assim a conexão caia para alguns clientes enquanto em outros era bom.

    Resultado: tirei fora o PPPOE. Lendo alguns relatos vi que a conexão precisaria ficar extremamente estável sem oscilações de sinal. Mas monitorei e clientes mesmo com sinal de -58 num dos casos e bem estável, sem oscilação, ocorria a desconexão a todo momento.

  7. #7

    Padrão Re: Problema PPPoE no Mikrotik com Rotiador

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    @1929, se está com um roteador atrás do CPE do cliente (em bridge), você não quer receber o MAC do roteador? Então, para isso WDS.

    O WDS não repassa transparentemente os MAC's atrás da bridge?

    Se eu estiver errado, por favor me corrijam.
    Perdão Arthur.. eu não tinha atentado para o uso de CPE em bridge. Usamos as CPEs roteadas e sempre queremos que chegue o mac das CPEs no servidor.
    é tão simples e tão tranquilo uma CPE roteada que nem penso mais em CPE em bridge para clientes. O broadcast agradece

    Citação Postado originalmente por Perin Ver Post
    @1929 pelas informações do equipamento do cliente mesmo estando estável com sinal -58, e com a opção de conectar em modo auto no roteador, só pode ser MTU, pois o mesmo autenticando direto navega normal e não acontece o problema.
    Sim, li também a respeito da influencia do mtu no pppoe.
    Tentei MTU deste 1400 a 1500 e não notei diferença. Os clientes que não caia a conexão podia usar qualquer desses mtu que ficava estável. Já os clientes que ficavam desconectando toda hora mesmo mudando mtu não adiantou.

  8. #8

    Padrão Re: Problema PPPoE no Mikrotik com Rotiador

    Só uma dúvida em relação ao WDS @Arthur Bernardes , se eu tenho um modem em PPPoE e uma Nano em modo station com o WDS ativo, ele vai passar o mac da nano ou do roteador?

    Abraço.
    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    @1929, se está com um roteador atrás do CPE do cliente (em bridge), você não quer receber o MAC do roteador? Então, para isso WDS.

    O WDS não repassa transparentemente os MAC's atrás da bridge?

    Se eu estiver errado, por favor me corrijam.

  9. #9

    Padrão Re: Problema PPPoE no Mikrotik com Rotiador

    Perin não sou o Arthur mais vou responder, Com Wds ativo o Mac que você vai visualizar é sempre do cliente final, a conexão se torna transparente, exceto se você usar um roteador no cliente, aew vai ver o mac do roteador.
    Se você tem 5 clientes em uma cpe, com wds ativo você vai ver o mac de 5 clientes diferente, Com Wds desativado você vai ver os 5 macs iguais o da cpe.

  10. #10

    Padrão Re: Problema PPPoE no Mikrotik com Rotiador

    O que estou achando estranho no problema do autor do tópico é que ele reportou que sempre usou assim. Foi de um tempo para cá que o problema surgiu.

    Aqui só usamos o WDS para configurar os ponto a ponto, desde 2008

    Uma dúvida só para matar minha curiosidade: nunca usei o recurso de clonar MAC nos rádios dos clientes. De certo modo este recurso não teria o mesmo efeito que habilitar o wds no cliente? E qual seria a vantagem de chegar o mac da placa de rede do cliente e não o mac do rádio cliente que está lá instalado?

  11. #11

    Padrão Re: Problema PPPoE no Mikrotik com Rotiador

    o Recurso clonar Mac serve mais pra provedor que amarra o mac do cliente ao Ip de um pc, cliente comprou o roteador é só clonar o mac do pc e vai ter acesso normalmente a internet.
    1929 sua rede deve ser roteada certo ? apos o ptp tem algum router fazendo o gerenciamento correto ?
    Aqui meu ptps são todo com Wds, pois preciso enxergar todos os macs e acesso atras do ptp...
    Sobre a vantagem de chegar o Mac da cpe ou cliente é que pra quem usa uma antenas "comunitária" por exemplo.
    Você instalou uma cpe que atende não só um cliente e sim 5, caso ela teja wds desativado, você vera um único mac (com vários ips) que é o da antena, dificultando o controle de banda individual, a não ser que você bote a própria cpe pra fazer o rateio da banda.
    Mesmo assim você vai perder todo um gerenciamento propiciado pelo Mk, no qual você poderia controla a banda de cada cliente, alem do que se você bloquear o mac da antena, bloquear todo mundo...

  12. #12

    Padrão Re: Problema PPPoE no Mikrotik com Rotiador

    Sim stevefox, roteado na CPE do cliente para diminuir o broadcast. Nao estamos ainda fazendo roteamento em cada torre para diminuir mais ainda o broadcast.
    Mas em cada RB notamos que a tabela host no menu bridge fica os mac de todos os clientes que estão na rede no momento. Isso me incomoda por isso pretendemos fazer o roteamento em cada torre.

    Só usamos o wds entre os ponto a ponto.

    E centralizamos tudo no servidor hotspot. No servidor cadastramos IP do cliente pois deixamos de lado o DHCP. E o MAC automaticamente cadastra o que chegar da CPE no cliente. Assim além do login e senha tem amarração de IP x mac. Não que isso dê segurança mas dá controle de gerenciamento também.
    A segurança fica para a criptografia.

    Já tentamos o pppoe mas ficou instável, com alguns não conseguindo navegar enquanto outros navegam perfeito. Outros ficam só desconectando e reconectando.

    No caso vocês deixam toda a rede em bridge. E como fica o broadcast?

  13. #13

    Padrão Re: Problema PPPoE no Mikrotik com Rotiador

    @1929 você citou ali que sua bridge os MAC dos clientes ficam no host da bridge, aqui os meus tbm ficam só que a contagem do Age de todos meus clientes ficam apenas em 1 segundo, ou seja 0, 1 segundos, não passa disso, pode confirmar pra mim se é normal?

  14. #14

    Padrão Re: Problema PPPoE no Mikrotik com Rotiador

    Citação Postado originalmente por Perin Ver Post
    @1929 você citou ali que sua bridge os MAC dos clientes ficam no host da bridge, aqui os meus tbm ficam só que a contagem do Age de todos meus clientes ficam apenas em 1 segundo, ou seja 0, 1 segundos, não passa disso, pode confirmar pra mim se é normal?
    Fica oscilando, marquei um para acompanhar e fica subindo e descendo o tempo.
    O maior tempo que achei foi 4 minutos mas logo oscila para 1 minuto ou pouco menos e já sobe de novo.
    0 e 1 não achei ninguém.

    Até nem sei o que isso significa pois nunca tinha me detido. Depois vou pesquisar no wiki da mikrotik para ver o que é.

  15. #15

    Padrão Re: Problema PPPoE no Mikrotik com Rotiador

    Então 1929, para trabalhar com ppoe a rede tem que ta 100% ou no minimo 90% (Não que a sua não esteja)... Mais tem detalhes pequenos Como o KeepAlive/InterimUpdate/Mtu/Mru que podem fazer a pessoa desistir...
    Se não é problema na certa.
    Mais os ganhos com Segurança e principalmente Isolação/Broadcast, são ótimos...
    Aqui a rede é cabeada mais tem 7 Ptps, a migração pra ppoe começou aos poucos e até problemas banais como Dhcp reverso/Broadcast acabaram já que o ppoe cria um tune-o entre o servidor e o cliente, Hoje a rede esta 75% PPOE e 0 Problemas com o mesmo...
    Aqui tive um problema besta com um Roteador(Cliente) que estava fazendo loop (é mole) e derrubando um trecho da rede... só dava pra ver no log peer is not respondig kkk.
    Sobre IpXMac infelizmente é bem fail caso você não tome algumas medias bestas, como você já tomou uma que é ter parte da rede roteada já melhora.
    Mais né uma bridge 100% é difícil.
    Quanto ao Broadcast com ppoe é inexistente (Muito poco). Mais mesmo assim estou com uma rb 2011 com 9 portas POE Ativa e uma gigabit, no qual vai alimentar todo meu pop com Fonte Nobreak Alem de fazer vlan entre as antenas.

  16. #16

    Padrão Re: Problema PPPoE no Mikrotik com Rotiador

    Problema foi resolvido tive que mudar o MTU para 1488 a 1500, agora todos roteadores estão conectando não entendi muito bem porque isso ocorreu, pois sempre usei roteadores na rede e nunca tive problemas.
    agradeço a todos pela atenção..

  17. #17

    Padrão Re: Problema PPPoE no Mikrotik com Rotiador

    Foi a mesma coisa que ocorreu comigo. Citei isso na minha primeira postagem...Que bom que resolveu !!!

  18. #18

    Padrão Re: Problema PPPoE no Mikrotik com Rotiador

    ola amigo tenho o mesmo cenário que vc, e ai os ppoe estão segurando aqui tenho um ap que derruba todo mundo as 4:00 da madruga, ai os clientes que estão nesse ap tem que desligar o roteador e ligar novamente para conectar no microtik