+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhor equipamento para este ponto a ponto

    Estou precisando fazer um ponto a ponto para transmitir pelo menos 25 megas de banda e trafego basico (pesquisas, email, trabalhos escolares). No 2 ponto irei cabear todos os computadores e serao media de 20 maquinas. Uso rede vdsl com modem na opcao roteador. A distancia dos ponto nao pasa de 500 metros como segue foto. Pensei em sxt mickotik. Seria o correto?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Wireles.jpg
Visualizações:	517
Tamanho: 	2,04 MB
ID:      	54821Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Wireles.jpg
Visualizações:	517
Tamanho: 	2,04 MB
ID:      	54821

    A foto tirei do alto do predio onde irei instalar a minha antena e na seta esta o predio que irei colocar a segunda antena.
    Última edição por lucasfcfarias; 24-09-2014 às 10:23.

  2. #2

    Padrão

    SXT, NanoBeam, Nano M5. Até com Airgrid faz esse ptp. Pra falar a verdade, faz com Airgrid mesmo, é uma polarização a menos recebendo e emitindo RF no spectro. E pode fechar em 10Mhz de channel width que funciona.

  3. #3

    Padrão Re: Melhor equipamento para este ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    SXT, NanoBeam, Nano M5. Até com Airgrid faz esse ptp. Pra falar a verdade, faz com Airgrid mesmo, é uma polarização a menos recebenodo e emitindo RF no spectro. E pode fechar em 10Mhz de channel width que funciona.
    Obrigado pela dica. Queria que fosse algo que n me desse trabalhos futuros e caso eu precise de mais 20 clientes eu n precise trocar equipamentos. Dentre esses q vc mencionou qual o mais estavel e o que aguenta mais o crescimento da rede cabeada?

  4. #4

    Padrão Re: Melhor equipamento para este ponto a ponto

    Se eu usar no meu predio:
    http://www.nrstore.com.br/mikrotik-r...bsxt-hg-1.html
    e no 2 predio:
    http://www.nrstore.com.br/mikrotik-r...a-nivel-3.html

    Ficaria bom? no maximo 30 clientes e todos cabeados, link 50 megas vdsl, modem roteado.
    Pensei na antena com angulo de 90 graus no meu predio pq ja abrir disponibilidade para outros clientes quem tenham visada da antena. Ficaria bom?

  5. #5

    Padrão

    Qualquer um desses fica bom, até por ser uma bridge simples. Mas se quer robustez usa STX, que passa um caminhão de dados em cima e não se ajoelha.

  6. #6

    Padrão Re: Melhor equipamento para este ponto a ponto

    Essa sxt de 90 graus eh boa? Quantos pontos posso colocar nela? Inicialmente sera 1 predio mais tem outros clientes ao lado q tb irei instalar uma sxt neles. Quais equipamentos uso para alimentar com energia ?

  7. #7

    Padrão

    SXT não é 90°, é 35° se não estou mal lembrado.

  8. #8

    Padrão Re: Melhor equipamento para este ponto a ponto

    amigo, eu tenho aqui uma situação praticamente igual, eu uso 2 SXT lite 5, no teste chega passar 85 mega, eu indicaria esta.

  9. #9

    Padrão Re: Melhor equipamento para este ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    SXT não é 90°, é 35° se não estou mal lembrado.
    Isso mesmo Jadir. O lite tradicional é de 30º. E tem uma versão que vem de fábrica com level 4 que é de 90º. Está dando bom resultado para AP.

    Agora, cá prá nós, aqueles gráficos de irradiação da mikrotik são muito ruim de analisar.
    Vejam que eles escreveram "horizontal polarization 0º" e "horizontal polarization 90º".
    O certo por convenção seria o gráfico no plano E e no plano H.
    Para o incauto isso pode criar uma confusão entre plano horizontal de propagação com polarização horizontal, que são coisas diferentes. E com aberturas do lóbulo.

  10. #10

    Padrão Re: Melhor equipamento para este ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    SXT não é 90°, é 35° se não estou mal lembrado.
    N
    Rpz olhe bem os links q coloquei sao diferentes... na minha casa irei instalar uma tipo de sxt e no 2 ponto seria a sxt lite .


    Agora eu vejo um monte de gente q n sabe de porra nenhuma e fica falando merda...c vcs. Percebe q vc n nem leu c atencao... kkkk vc eh uma piada.

  11. #11

    Padrão

    Não conhecia esse de 90°. Aliás, Mikrotik pra mim é para gerência, usei RB só na época dos cartões. O que eu conheço é de conversar com amigos que utilizam. De qualquer forma, obrigado pela dica @1929

    E quanto ao senhor, Lucas, segue a máxima do "dai de graça o que recebes de graça". Eu não li os seus links porque postei na pressa pra não perder um compromisso. E não sou nenhum amador que só fala merda como o senhor disse.

    Piada é a gente se prestar a dedicar uns minutos na nossa rotina de trabalho pra responder aos tópicos e um sujeito mal educado como o senhor responder dessa maneira deselegante. Pessoas como o senhor tem PAGAR pra ter consultoria, e não pedir opinião em fórum.

    Peço desculpas a MODERAÇÃO e aos demais leitores do post pela sinceridade.

  12. #12

    Padrão Re: Melhor equipamento para este ponto a ponto

    È por causa de tipos iguais a esse lucasfcfarias, que não tem o mínimo de humildade e educação e poluem esse fórum, que desanima muita gente a prestar algum tipo de ajuda ou compartilhar algum conhecimento.

    Você deveria, ter um mínimo de educação e tratar os outros, que nos raros intervalos em meio a tantos afazeres, dispensam um pouco de seu precioso tempo para ajudar alguém que está num aperto.

    Eu estava reparando a sua data de ingresso aqui no fórum: 16-08-2014... vc entrou no mês passado, rapaz... se enxerga, cresça e apareça...

    O que você falou a respeito do amigo Jadir, foi uma coisa inominável... uma demostração clara de intelecto subdesenvolvido e fibra moral deteriorada. Nota-se claramente que você não alcançou a mentalidade desse fórum, onde com muita humildade, trocamos conhecimento adquirido, muitas vezes, de maneira árdua.

    Se quer saber... o Jadir é uma das maiores autoridades aqui no fórum, alguém que seria incapaz de faltar com a educação da maneira como você o fez. É alguém de se predispõe a ajudar de coração puro, sem valor na ponta da língua por esssa ajuda como alguns fazem.

    Lucas... a piada aqui é você mesmo... e de péssimo gosto.

    Amigo Jadir... além de admirar seu trabalho, também admiro a sua diplomacia.


    E faço minhas as suas palavras: Peço desculpas a MODERAÇÃO e aos demais leitores do post pela sinceridade.

  13. #13

    Padrão Re: Melhor equipamento para este ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por Poemander Ver Post
    È por causa de tipos iguais a esse lucasfcfarias, que não tem o mínimo de humildade e educação e poluem esse fórum, que desanima muita gente a prestar algum tipo de ajuda ou compartilhar algum conhecimento.

    Você deveria, ter um mínimo de educação e tratar os outros, que nos raros intervalos em meio a tantos afazeres, dispensam um pouco de seu precioso tempo para ajudar alguém que está num aperto.

    Eu estava reparando a sua data de ingresso aqui no fórum: 16-08-2014... vc entrou no mês passado, rapaz... se enxerga, cresça e apareça...

    O que você falou a respeito do amigo Jadir, foi uma coisa inominável... uma demostração clara de intelecto subdesenvolvido e fibra moral deteriorada. Nota-se claramente que você não alcançou a mentalidade desse fórum, onde com muita humildade, trocamos conhecimento adquirido, muitas vezes, de maneira árdua.

    Se quer saber... o Jadir é uma das maiores autoridades aqui no fórum, alguém que seria incapaz de faltar com a educação da maneira como você o fez. É alguém de se predispõe a ajudar de coração puro, sem valor na ponta da língua por esssa ajuda como alguns fazem.


    Amigo Jadir... além de admirar seu trabalho, também admiro a sua diplomacia.


    E faço minhas as suas palavras: Peço desculpas a MODERAÇÃO e aos demais leitores do post pela sinceridade.
    Rpz se der um tiro de raspao no ovo de jadir pega em sua boca.... na moral! Eu apenas recriminei uma situacao q vejo acontecer diariamente aqui no forum...neginho nem ler os topicos...n se atenta a analisar a pergunta e os dados que foram espostos e ai vem falando suas convicoes proprias de casos q funcionaram para ele...o que nem sempre se adequa a questao q foi perguntado...mais blz. Eu apenas recriminei um erro.. vc leia melhor as msgs e perceba q postei 2 links de equipamentos q eu irei usar e pedir uma informacao sobre a qualidade...o sr jadir nem leu e nem abriu os links p saber o que eu tinha perguntado e respondeu... o outro broder 1929 que percebeu e sinalizou ele... kkkk
    Kbca cuidado pq desse jeito vc ja perdeu os dentes... babando assim...

  14. #14

    Padrão Re: Melhor equipamento para este ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Não conhecia esse de 90°. Aliás, Mikrotik pra mim é para gerência, usei RB só na época dos cartões. O que eu conheço é de conversar com amigos que utilizam. De qualquer forma, obrigado pela dica @1929

    E quanto ao senhor, Lucas, segue a máxima do "dai de graça o que recebes de graça". Eu não li os seus links porque postei na pressa pra não perder um compromisso. E não sou nenhum amador que só fala merda como o senhor disse.

    Piada é a gente se prestar a dedicar uns minutos na nossa rotina de trabalho pra responder aos tópicos e um sujeito mal educado como o senhor responder dessa maneira deselegante. Pessoas como o senhor tem PAGAR pra ter consultoria, e não pedir opinião em fórum.

    Peço desculpas a MODERAÇÃO e aos demais leitores do post pela sinceridade.
    Se vc esta se dispondo a ajudar e dar informacoes que seja de qualidade e fundamentada...pq tirar seus minutos sagrados c vc diz p falar qualquer coisa sobre o assunto, melhor nem falar... claro que agradeco sua boa vontade mais vejo constantimente pessoas q se dizem profissionais e entededoras sobre o assunto so responder vagamente sobre a questao abordada...
    Mais n leve a mal, obrigada mesmo assim.

  15. #15

    Padrão Re: Melhor equipamento para este ponto a ponto

    E por causa de um erro simples, vc acha motivo pra destratar assim uma pessoa? Aliás, a atitude do senhor 1929 é de tirar o chapéu e vc deveria se espelhar nela. Pode-se chamar a atenção de alguém de uma forma educada ou de formar grosseira.

    E não confunda babação com admiração e respeito pelo trabalho de alguém.
    Vc disse: "o outro "broder" 1929 que percebeu e sinalizou ele... " se o amigo 1929 já havia "sinalizado", o que acha que iria ganhar atacando alguém que está tentando ajudar e que vc não conhece, com um comentário vazio e grosseiro?

    Faça uma favor a todos e a vc mesmo, rapaz... cale-se e não diga asnices... fale uma besteira a menos por dia... pode parecer pouco, mas no final de 1 ano, serão 365 a menos que vc deixou de dizer.

  16. #16

    Padrão Re: Melhor equipamento para este ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por Poemander Ver Post
    E por causa de um erro simples, vc acha motivo pra destratar assim uma pessoa? Aliás, a atitude do senhor 1929 é de tirar o chapéu e vc deveria se espelhar nela. Pode-se pode chamar a atenção de forma educada ou de formar grosseira.

    E não confunda babação com admiração e respeito pelo trabalho de alguém.
    Vc disse: "o outro "broder" 1929 que percebeu e sinalizou ele... " se o amigo 1929 já havia "sinalizado", o que acha que iria ganhar atacando alguém que está tentando ajudar e que vc não conhece, com um comentário vazio e grosseiro?

    Faça uma favor a todos e a vc mesmo, rapaz... cale-se e não diga asnices... fale uma besteira a menos por dia... pode parecer pouco, mas no final de 1 ano, serão 365 a menos que vc deixou de dizer.
    Pois é cara internalize sua frase de menos 365 merdas faladas p ano e antes de falar procure ler e analisar a pergunta... dizer q ajuda sendo q nem ler a pergunta fica dificil.... mais c te falei antes cara...n leve a mal o que falei, foi p seu bem e p o bem do forum pq reaponder uma pergunta sem nem ler eh foda....kkkk

    Aqui ja obitive muito conhecimento e me ajudou muito e ajuda sempre porem de pessoas q tem a boa vontade de ajudar..ler a pergunta e reaponder o que esta sendo questionado e por isso eu continuo frequentando o forum pq sei da credibilidade. Agora vc pai respostas vagas e sem nem ler a pergunta faz c que o forum perca sua credibilidade pq se toda vez q alguem vier pedir ajuda vc vier respondendo suas proprias convicoes e casos q p vc serviram...n responde o questionamento abordado.

    Kbca obrigado pelo seu tempo valioso gasto p responder minha pergunta mais da proxima vez leia as informacoes antes de ja postar...

  17. #17

    Padrão

    Bah, quanta farinha pra pouco pão... Pior que se eu tivesse dito uma baita asneira até poderia concordar com a colocação do cara, mas eu nem errado estava. De fato a SXT tem 35° de abertura, ora. Ponto final. Pelo menos a SXT que EU conhecia tem essa abertura. E eu ainda disse "... se eu não estou mal lembrado".

    Onde é que tá o problema que eu não tô vendo? Qual foi o motivo desse desagrado todo, pra me chamar de piada, de falso convicto, de quem fala merda?

    O senhor quer um elogio? Então parabéns, é uma pessoa super bem informada tecnicamente. Está sabendo mais do que eu sobre Mikrotik. Parabéns mesmo, sincero.

    Mas não precisa querer pregar ninguém numa cruz porque não ajudou da maneira como o senhor esperava. Aqui todos somos colaboradores, humildes profissionais que dedicamos parte do nosso tempo para TENTAR ajudar alguém da nossa mesma profissão. Ninguém ganha absolutamente nada e nem tira proveito pessoal ou profissional do fórum. No máximo se ganha em experiências.

    E para finalizar esse desagrado gratuito, umas dicas de quem já está aqui há mais tempo que o senhor:

    - quando não gostar da resposta, seja educado e cordial, guarde as facas para o churrasco;
    - deixe para a MODERAÇÃO julgar quando uma postagem não está em conformidade com as REGRAS do fórum;
    - e por último, humildade gera humildade, que faz formar amigos e não desafetos; com esse pensamento de 8 ou 80 o senhor vai acumular pessoas desinteressadas em lhe atender quando precisar de uma opinião profissional, ou até mesmo pessoal.

    Um abraço! E de minha parte assunto superado.


    PS: e outro forte abraço para o meu amigo @Poemander e o agradecimento pelas belas palavras. Tem a minha mais profunda consideração.

  18. #18

    Padrão Re: Melhor equipamento para este ponto a ponto

    Senhores, vamos com calma.
    Estava analisando os acontecimentos e notei que algumas coisas induziram os fatos a tomarem um rumo ruim.
    Primeiro o título do tópico faz referencia a PTP. E logicamente o pensamento normal de qualquer um já exclui equipamentos setoriais.
    E em consequência um equipamento com 90º de abertura não seria o indicado.

    No entanto o autor do tópico parece estar querendo se expressar que usando um de 90º ele poderia fazer vários pontos a ponto com SXT lite dum lado e o SXT 90º recebendo de todos.
    Parece uma ideia lógica só que não vai rolar legal isso. Um ou dois WDS ainda é suportável. Depois disso começa a cair o desempenho drasticamente.

    O SXT de 90º vai bem para atender diretamente clientes do AP mas não para suprir vários ponto a ponto centrados nele.
    E como o objetivo é só levar link até outros pontos e dali distribuir por cabo, como disse o autor do tópico, o ideal é usar só SXT lite. Duas SXT para cada ponto a ponto. E fica um balaço como disse o Jadir.