+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Boa noite...

    Bom, agora com todos os equipamentos já definidos para começar, venho agora perguntar como configurar tais equipamentos para uso. São eles:

    Torre :

    2 Painéis setoriais wirelink

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-14dbi-120-_JM

    2 Groove A 52 hpn

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...500mw-dual-_JM

    1 RB 750

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ca-nivel-4-_JM

    1 Switch

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...a-entrega--_JM

    Cliente:

    1 CPE TP-Link

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...no-loco-m5-_JM

    ou

    1 CPE Intelbrás

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...5ghz-14dbi-_JM

    Qual das duas CPE's seria melhor?

    Então é isso... Como configurar esses equipamentos para que os mesmos fluem da melhor maneira possível?

    Obrigado

  2. #42

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    A WOM5000 tem 2 canais, faz MIMO, se usasse Rocket M5 e BaseStation seria interessante usar mimo.
    A TPLink não faz mimo, tem antena de dupla polarização mas é um chain/canal/stream apenas. No seu caso com Groove não será problema.

    O basico no Groove é criar uma bridge, adicionar a internface ethernet e wireless, configurar wireless em algo tipo 5700MHz, modo Acess Point + WDS, potencia tipo 20-22dBm, MCS HT em MCS3, 4 e 5, canal de 20MHz, aí vai na aba de segurança em wireless, cria 2 ou 3 perfis de segurança (Senha pra rede) e pronto.

    Vai lendo:
    https://www.google.com/search?q=conf...asica+mikrotik

    Na RB750 você terá que fazer o roteamento, aí não é bridge, aí é criar um servidor PPPoE ou fazer o controle de conexões via queue + arp list. Nas milhares de "apostilas" ou "cursos" de mikrotik que achar na web vai encontrar isso. Sugiro PPPoE, que aliado a senha na rede wifi impede que qualquer um curioso conecte sem pagar ou duplique conexão.

    Em qualquer uma dessas CPE's é basicamente colocar no modo cliente (Wisp client, não sei que traduções usam) escanear o sinal, conectar se tiver sinal decente, colocar a senha da rede wifi e também configurar na WAN o usuario e senha (Se usar PPPoE na RB750), e pronto.

    O Groove e a RB vão te tomar muitas horas pra configurar agora o basico, primeira vez com MK demora mesmo, mas uma vez configurado tudo fica mais facil no futuro, e raramente precisa reconfigurar as coisas (Não perde configuração, não corrompe), no maximo com o tempo você vai otimizando um ou outro detalhe.
    Tem gente que vende suporte pra MK, "cobram pra configurar tudo pra você", não sei se recomendo isso, não gosto de provedor que não entende nada de eletronica e sai instalando antena, vou gostar menos ainda de provedor que nem sabe o basico de MK (Pode decorar as receitas das apostilas, sem problemas, mas tem que saber alguma coisa, tem que ter conhecimento em alguma area relativa ao provimento). Tem muuuuuuito conteúdo na web, muuuuitas receitas prontas, olha varias, segue umas e testa, reseta e começa tudo denovo, até pegar umas manhas basicas.
    Mais coisa:
    https://www.google.com/search?q=wiki+mikrotik+brasil

    A 15 anos atras eu possivelmente mataria alguém ou trocaria um fígado meu por esses conteúdos. É muito conteúdo porque MK permite 1001 funções, você vai usar só meia duzia, mas é um S.O. muito versátil.

  3. #43

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Bom dia, como sempre você caro Rubem, meu irmão, obrigado sempre...

    Rapaz, se tivesse te feito essa pergunta antes não teria comprado a RB 750 já pré-configurada, já com autenticação pra usuário e senha, porém, como você disse, posso resetar certo? Pois também não quero que meu cliente sempre que for acessar precise está colocando usuário e senha. E outra, não tenho problemas em querer aprender, pelo contrário, é isso que quero mesmo ( aprender ), pois com esses equipamentos já pré-configurados, ficarei isento de quase toda configuração que seria feita por mim certo, mais imagina só um problema futuro, consequentemente não iria saber resolver, teria que ir atrás de muitos conteúdos.

    A questão do MIMO que a intelbrás faz, comprei o groove pela questão dos valores como já te disse, e por inicialmente ser coisa pra 15, 20 ou 25 clientes no máximo, acredito que dará certo com esses equipamentos certo? E que eles são capazes se suprir isso ai?

    Obrigado novamente

  4. #44

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Sem MIMO você terá metade da capacidade que teria com MIMO.

    Com MIMO usando canal de 20MHz, com GI longo padrão, você teria capacidade hipotética pra uns 100Mbps em cada Groove em MCS13 (Pra usar sinal baixo tipo -70), na prática provavelmente uns 60 ou 65Mbps de throughput.

    Sem MIMO usando canal de 20MHz, com GI longo padrão, você teria capacidade hipotética pra uns 50Mbps em cada Groove em MCS5 (Pra usar sinal baixo tipo -70), na prática provavelmente uns 25 ou 30Mbps de throughput.

    30Mbps de throughput por setorial é coisa pra quem atende 50 clientes por setorial com banda vendida tipo 5Mbps cada.

    Dia que seu problema for falta de banda por usar SISO ao invez de MIMO você vai ter dinheiro pra colocar rocket + basestation, não se preocupe.

    Antena de dupla polarização tanto na torre como na CPE, mas sem MIMO (Conectar NS Loco M5 no cliente em NS M5 na torre) tem a vantagem de poder escolher a mesmo polarização quando a zona de fresnel está obstruída, você pode ter clientes com visada pior mantendo uma qualidade mínima maior, mas isso você pode resolver simplesmente colocando uma CPE SISO (TPlink) mais alta, ao invez de mastro de 1,5m de altura passa pra 3m e libera uma area maior da zona de fresnel, a dificuldade de instalação assim não é culpa da CPE, é das construções.

    Enfim, até tem vantagem em usar antena de dupla polarização no cliente e na torre, mas dá pra contornar essa vantagem não fazendo instalação ruim (Visada obstruída nunca, zona de fresnel parcialmente obstruída talvez).

    Essas RB's que vem como hotspot acho que a intenção é diminuir o tempo de configuração, bota a responsabilidade da autenticação no cliente (Ele vai gastar 20s por dia, 2 horas por ano se somar) e o provedor não perde tempo com isso, só conecta na rede com a CPE e deixa o cliente inserir autenticação (20 clientes vezes 2h por ano, dá 40 horas, ninguem leva 40 horas pra configurar um PPPoE server e DHCP server, pra estudar e aprender demora mais que isso, mas... preguiça de estudar é grande no brasil, tá cheio de gente que paga R$ 600 pra configurar bridge mas não compra um livro de R$ 95 da Entelco).

  5. #45

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Opa, boa noite caro Rubem,

    Bom, concordo plenamente contigo, como já disse, a RB 750 que adquiri vem pre-configurada com HotSpot... Mais eu posso fazer um reset para que ela volte as configurações de fábrica certo?

    Daí posso ir estudando e tentando fazer o serviço...

    Eu queria te fazer a seguinte pergunta:
    Como já estou vendo aqui algumas vídeo aulas de como configurar a Routerboard RB 750, eu lhe pergunto:

    O modem da OI velox, eu deixo ele como bridge e faço todas as configurações de roteamento na RB ou deixo o modem roteado e deixo a RB como cliente e o Groove em modo Bridge? Porque você mim disse que o groove ficará em bridge, até ai blz... Estou sem entender ainda como fica essa parte ( Modem OI velox + RB 750 + Groove )

    Qual livro da Entelco eu poderia comprar inicialmente? Visto que lá no site tem 4 volumes... Acho que pelo conteúdo programático o volume 1 já é de grande ajuda... O que vc acha?

    Obrigado
    Última edição por alvescomunicacao; 07-10-2014 às 19:43.

  6. #46

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Pode resetar a RB a vontade.
    Se ficar com receio, pode fazer backup, em Files aparece um botão escrito backup, lá gera o backup, aí você copia e cola no proprio PC e pronto, depois se quiser é só retornar o backup pra RB e restaurar.

    O volume 1 da Entelco abrange o basico tipo identificação de rb, bridge basica, o que ele tem de nem tão basico é firewall, controle de acesso via simple queue (Em que um IP e o MAc adress do cliente são usados pra autenticar), e hotspot. A parte de PPPoE e outros roteamentos (Web-proxy, burst, balance) vem nos outros volumes, nada que você precise pra começar agora. Eles não chamam de basico, intermediario e avançado, mas os volumes são sequenciados do basico ao avançado.

    Quanto ao modem, os modens ADSL roteados (Discando eles mesmos) geralmente travam quando tem muita conexão simultanea ou muito trafego, eles não tem muita capacidade de processamento, então sempre recomendamos colocar o modem em bridge e fazer a discagem PPPoE na RB750, fazendo isso é muito raro ver modem travado (Se cair a conexão a RB espera um pouco e depois refaz sozinha). Alias, até colocando um roteador wifi pra discar já se consegue muito mais estabilidade, SE o modem roteado vai travar depende do modem, da qualidade da conexão (Da DSLAM da operadora, fiação) e do tipo de trafego, um p2p tipo torrent que por default abre 2000 conexões simultaneas trava alguns modens baratos pelo menos 3x por semana, ficar horas sem internet por isso é um absurdo (Enquanto se colocar um roteador pra discar, o modem no maximo cai a conexão, mas o roteador disca denovo logo depois, ao invez de 3 travamentos por semana passa pra 1 a cada 3 meses! Com RB discando sei lá se trava a cada 3 anos).

    Pra você não ficar sem internet agora você pode colocar o modem roteado, a parte de criar um discador PPP nem é muito "ensinado" nos tutoriais, mas é bem simples, não tem como errar muito.

    O que muito tutorial ainda mostra é o uso de 802.11G ou 802.11A, não vale a pena implantar isso em 2014, hoje tem que usar 802.11N, as abas HT MCS e HT não vão aparecer na maioria das apostilas porque são novas (Ou as apostilas que são velhas), mas sabendo se virar com os datarate em B, G ou A você saberá se virar com o equivalente deles, os MCS HT em N. Também tem mais mais detalhes que N tem a A/B/G não, você vai notar que o winbox no Groove é diferente das apostilas/livros e da RB750, nada preocupante, alguma apostila vai falar em MCS HT, por isso digo pra ver varias.
    (Os livros da Entelco nessa hora nem sei se são uma boa, R$ 95 por um livro é pesado pra muita gente (Quem lê livreto do Paulo Coelho de R$ 9,90), e... o primeiro volume realmente é meio estranho, a metade inicial é beeeem introdutória, aqueles be-a-bas de livros de redes, quem realmente não tem nenhuma base e se debruça aprende (Eu aprendi sobre redes em livro de linux dos anos 90, não aprendi sobre linux neles!) mas acho que ninguém tão "verde" compra esses livros (Tá, ele não é tão "for noobs", é que ele fala em coisa tipo atualização do S.O. antes de falar de config. basica de rede, ele pressupõe uma RB já conectada na web ou uma RB já desatualizada, e S.O. desatualizado só é problema pra neurótico de escritório, a grande falha de segurança que é o usuario leigo esse neuróticos não resolvem... S.O. desatualizado pode ser usado sem problemas de segurança (RouterOS 3.30 é de 2005 e ainda tem milhões de usuarios, sem problemas, preocupação com atualização não devia fazer parte do nível basico))

  7. #47

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Bom dia caro Rubem,

    A, então acredito que estou vendo os tutoriais certos, na verdade aqui minha velox já funciona assim, modem em bridge e o WIN 240 Intelbrás roteado.

    Estou vendo as vídeo aulas dos links abaixo...







    Achei bem interessante e um pouco complicado no início, porem com um pouco de estudo chego lá.

    Acredito serem bons tutoriais pra iniciantes como eu... Tambem estou dando uma estuda em redes wireless

    Outra coisa, já que o Groove a 52 hpn trabalha tanto na frequencia 2.4 como na frequencia 5.8Ghz, posso ligar 1 groove em 2.4 e outro groove em 5.8 na mesma RB 750?

    Obrigado
    Última edição por alvescomunicacao; 08-10-2014 às 12:44.

  8. #48

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Ninguém?

    Rubem?

  9. #49

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Sobre um equipto 2,4 e outro 5GHz na mesma rede?
    Pode.
    Da na mesma que ter um micro Intel e um AMD ligados no mesmo switch, você vai gerenciar a rede pela RB750 e se alguém se conectar via cabo, via wifi 2,4 ou 5GHz, em 900MHz, via radio digital de 10GHz, todos vão acabar na rede da RB750, ela é o gargalo/funil/controlador da rede.

  10. #50

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Opa, chegando aqui.

    Sim, a rb750 nao tem frequencia, ELA SÓ GERENCIA A REDE, pode sair dela o link para os aparelhos e ap´s, tanto nos equipamentos na frequencia 2.4 ghz ou 5.8 ghz.

  11. #51

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Rubem uma pergunta... Vc trabalha com 2.4 ainda?

  12. #52

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Citação Postado originalmente por Max Networks Ver Post
    Rubem uma pergunta... Vc trabalha com 2.4 ainda?
    Sim, mas estou fechando o provedor daqui umas semanas/meses.

    Minha intenção era manter 2,4 com N pra residencial de qualquer forma, ainda tem muuuuuita demanda pra conexão porqueira de 500Kbps (Planos 3G/GPRS mal chegam em metade disso no melhor dos dias, e já é suficiente pra muita gente).

  13. #53

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Mas vc vai fechar o provedor, e nao vai mais mexer com isso?

  14. #54

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Boa noite senhores, hoje pela manhã coloquei uma antena externa omnidirecional de 12 dbi ligado a um groove e a RB 750 só pra fazer um teste... Até ai tudo beleza, mais tenho uma dúvida, tem um vizinho meu aqui passando 12 casas que conecta tranquilo por lá, ele utiliza um adaptador N 150 tp-link no notebook, ai eu pergunto: Na RB 750, posso cadastrar o adaptador e liberar somente uma banda de 600k?

  15. #55

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Citação Postado originalmente por Max Networks Ver Post
    Mas vc vai fechar o provedor, e nao vai mais mexer com isso?
    Provavelmente. Aqui é terra de agronegocio, esse ano foi terrível e por enquanto o El-Nino está dizendo que o ano que vem será pior, mas... vai que ocorre alguma quebra de safra, ou um concorrente que todo mundo reclama fecha, vou esperar... mas como o lucro é minúsculo (Link caro) não dá pra investir tempo e dinheiro nisso.


    Citação Postado originalmente por alvescomunicacao Ver Post
    Boa noite senhores, hoje pela manhã coloquei uma antena externa omnidirecional de 12 dbi ligado a um groove e a RB 750 só pra fazer um teste... Até ai tudo beleza, mais tenho uma dúvida, tem um vizinho meu aqui passando 12 casas que conecta tranquilo por lá, ele utiliza um adaptador N 150 tp-link no notebook, ai eu pergunto: Na RB 750, posso cadastrar o adaptador e liberar somente uma banda de 600k?
    O problema de adaptador USB, ou de placa PCI/PCIe (Notebook usa mini-pcie, da na mesma que USB ou PCI), é que o Windows gera trafego sem relação com navegação. O Windows fica procurando outros computadores em rede (NetBios), alguns softwares que se dizem "antivírus" ficam fuçando na rede pra supostamente escanear PC's infectados, enfim, uma conexão direta do Windows com a RB750 gera muito trafego a toa, tráfego sem relação com navegação. A longo prazo isso começa a pesar, hora que chega nuns 10 clientes assim o radio já estará respondendo tudo de forma lenta, um ping -l 1400 pra RB750 é capaz de responder em 100mS quando o normal seria no maximo 10mS.

    Tem outro problema: Qual a qualidade da conexão cliente>antena? Se for sinal digamos -76, isso é baixo, a longo prazo cria problemas, tem que subir isso, e veja sempre o CCQ, como tem obstaculos o CCQ nunca vai passar de uns 90%, enquanto usando CPE externa mesmo a 1500m é facil ter CCQ de 100%. Nesse caso você testa fácil, fica olhando o CCQ dos clientes no Groove, aí conecta um smartphone, movimenta o smartphone de modo que o sinal varia, é bem comum ver 5 CPE's com CCQ tipo 95% cairem pra 78-85% quando você conecta o smartphone, é a situação que "1 cliente de sinal ruim atrapalha a conexão de todos".

    Poder cadastrar o cliente com USB ou PCI pode, ele vai ter os 600Kbps que ele quer, mas... vai ter mais perdas de pacote que o normal e isso exigirá reenvios (Use sempre ping -l 1450 ou 1470, esse é o tamanho dos pacotes pra navegação, ver vídeos, baixar imagens, htm, etc, browser geralmente usa pacote no limite do MTU), coisa que desperdiça banda (Se você pagar por link dedicado vai ver quanto custa cada bps) e exige mais processamento e tempo do Groove, tempo e processamento que é "retirado" da conexão dos outros, aí um cliente que paga R$ 300 numa CPE fica com a conexão piorada por culpa de alguém que não quer gastar com um roteador no meio do caminho (Pra isolar o Windows do Groove).

    Funcionar funciona, o problema é crescer a rede fazendo isso, ter o hábito de fazer isso, tem diferença entre conectar 1 cliente e 10 clientes do jeito errado, funcionar qualquer coisa funciona, o que muda é a qualidade.

  16. #56

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Então o melhor pra esse cliente seria por um roteador nele e cadastrar o mesmo na RB 750 certo? Vou dá uma olhada também na qualidade do sinal dele amanhã ( depois que colocar um roteador é claro ). Mais vou cadastrar esse roteador dele na RB 750 pra enviar so a banda contratada... Não estava confiante mesmo que ficaria bom com esse adaptador. Por isso amanhã ( amanhã não, hoje, já passou da meia noite ) vou colocar um roteador e testar pra se fica bom.

    Obrigado

  17. #57

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    O roteador tem a vantagem de isolar os dados que o sistema operacional manda a toa pra rede, e a antena externa (Junto com o roteador, formando uma CPE, ou separada do roteador) tem a vantagem de ter menos obstaculos e ter estabilidade no nível de sinal.

    Com USB ou PCI o nível de sinal varia conforme o aparelho é movimentado, tem obstaculos no trajeto (A não ser que o usuario subir no telhado pra usar notebook), e o sistema operacional tem a besta mania de ficar futricando na rede em busca de impressoras ou pastas compartilhadas.

    Essa "vantagem" da CPE ou roteador só fica visível a partir de meia duzia de clientes ou com bandas maiores (1Mbps).

    (Falo de roteador porque tanto pra 2,4 como pra 5GHz você pode colocar uma antena de grade em cima do telhado, descer um cabo RF, e usar um roteador em modo cliente dentro de casa, não é uma opção barata hoje (CPE é mais barata) mas no passado já foi, R$ 60 a 100 por antena com cabo, mais R$ 60 a 100 por roteador com modo cliente, quando as CPE's custavam R$ 250 ou mais elas não eram vantajosas financeiramente)

  18. #58

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Bom dia,

    Caro Rubem, nesses clientes próximos é isso que vou fazer mesmo por enquanto, colocar um roteador, visto que é bem mais barato, pois o roteador o cliente ou já tem em casa ou ele compra, dando uma estudada aqui de como fazer as verificações do CCQ, estou conseguindo 87% ou 88% na casa desse cliente que citei. Se está bom não sei, o que você acha?

    Só queria fazer uma coisa e não estou encontrando na net nenhum tutorial ou assunto abordado de como fazer uma autenticação direto na CPE ou roteador do cliente, pois não quero que o cliente sempre que for acessar a net fique colocando usuario e senha todas as horas como você mesmo já falou ( imagina ter que digitar isso sempre que precisar em um smartphone ). Quero colocar senha para rede, e também autenticação ( mais quero que esta seja automatica ).

    Obrigado

  19. #59

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Olá alvescomunicacao , essa autenticação chama pppoe, vc faz nas cpe, roteador, ou no computador dos clientes mesmo.

    Não esquecendo que essa configuração tem de fazer na rb750 tambem.
    Voce terá de autenticar na rb750 os clientes no pppoe tambem.

  20. #60

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Caro Max Networks, bom dia

    Ok ok, é porque falaram em autenticação por HotSpot, PPPOE, etc e etc... Estava meio sem entender, então quer dizer que eu fazendo essa autenticação por PPPOE nos roteadores e ou CPE's dos clientes os mesmos não precisarão mais ficar colocando usuario e senha todas as vezes não é? É tipo você coloca uma vez e pronto...fica automático

    É mais ou menos isso desse link abaixo:

    http://old.intelbras.com.br/arquivos...PPoE/PPPoE.htm