Página 8 de 18 PrimeiroPrimeiro ... 345678910111213 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Eita, Betel 2,4GHz slotted ruim? As minhas são das comuns, quando comprei custavam 1/4 do preço dum Hyperlink então fiquei satisfeito por um ano.

Bom, Groove ou qualquer cartão com "52" no nome trabalham perfeitamente em 2,4 ou 5,8GHz, a seleção via software funciona normal, não há problema, eu sempre preferi RB e cartão justo por isso, na hora de migrar de 2,4 pra 5GHz só precisa trocar antena e não o hardware todo (Fora que dá pra ligar em direcional pra fazer PTP, é versátil). Tem gente reclamando de Groove (Mas tem quem reclame de Rocket), eu só usei como AP indoor ligado em setorial e não achei nada ruim.

Pra ligar Groove ou Bullet nessas antenas com o conector F na horizontal existem umas curvas 90º:
    http://lista.mercadolivre.com.br/con...AAmea-90%C2%BA

Se deixar na horizontal e isolar direito não deve entrar agua, mas tem gente que pelo visto acha feio ou tem medo que quebre, eu particularmente preciso cabo pra afastar o radio da antena...

O calculo pra distancia de antenas não sei, dependendo do tipo de antena ou da frequencia em cada uma nem há problema de colocar elas encostadas (30-40cm uma da outra), geralmente se recomenda 1m de distancia entre elas, numas grades eu tive diferença de throughput enorme, com 30cm uma atras da outra dava 8-10Mbps, com 150cm o mesmo nível de sinal mas conseguia 15-20Mbps, essa diferença parece bobeira mas é 100% a mais de banda. Acho que nessa palestra o Luciano Franz explica algo sobre as distancias entre antenas:
    http://www.tiktube.com/video/DKeJ3aC...yozpvHlmoHIKp=

2. Caro Rubem, bom dia, o link acima explica bem demais sobre a distância entre as antena, muito bom mesmo... E vai bem mais além na explicação sobre interferências e como eliminá-las.

O primeiro link que você mostrou do conector é pra mudar justamente a posição do groove certo? como na imagem abaixo.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         groove.png
Visualizações:	1132
Tamanho: 	610,4 KB
ID:      	55081

Mais acredito ser melhor utilizar um cabo pigtail, distanciaria a antena do rádio certo...

Então é isso, vou analisar melhor aqui se compensa fazer uma coisa, que seria comprar os Rocket mesmo, e instalar 2 antenas ( Uma 2.4Ghz e outra 5.8Ghz ), ai te pergunto, se eu fizer isso, com a antena 2.4 conseguirei conectar clientes bem próximos usando apenas um roteador na casa do mesmo? Ou terei que usar uma CPE também? Pensei nisso porque acho que se o roteador na casa do cliente conseguir encontrar bem o sinal, daria pra conectar visto que os mesmos trabalhariam na mesma frequência ( 2.4 ), onde eu só poderia fazer isso na 5.8 usando uma CPE 5.8 e descendo o cabo de rede até o roteador certo... O que mim diz?

Cara, é muito complicado pra se conseguir fazer uma bela conciliação de equipamentos visse, mais minha sorte é que tenho vocês aqui do fórum.

Obrigado

3. Sim Rubem, betel slote pessima em 2.4, nao funciono bem com cliente proximo e muito menos com distante. Tinha epoca na torre omni "20mts a baixo dos painel 2.4" e painel hyperlink 17dbi + 1 nanostation2.

O painel nao chega proximo na qualidade de sinal nem mesmo da omni "hyperlink + bullet" testei mais alto, mais baixo, regulando o tilt dela c/ notbook na mao pra ir conferindo o sinal dos cliente.

Por ultimo desci da torre e vendi, apos o ocorrido nas minhas torre somente painel ubnt.

E nao uso rb nas torre pois quando comecei era só reclamaçao de perca de potencia em cartao, depois rb travando olha dinovo cartao,fonte,pig tail.

Entao somente radios ubnt no pop e agora que mk lança essa linda rb912 vou migrar todas as rocket pra ela assim que for queimando a lan das mesma hehe

4. 2,4GHz até dentro de casa é coisa pra poucos metros, até 100 ou talvez 150m, e como tem obstaculos demais a qualidade da conexão não é grandes coisas, perde muito pacote, você conseguiria atender DIGAMOS 10 clientes com qualidade, enquanto usando CPE você poderia atender 20 com esse mesmo equipamento.

Eu uso 2,4GHz ainda pra ter equipamento mais em conta, antena de grade velha tem aos montes, roteador cliente tipo Gothan de R$ 55 resolve, e um roteador AP Gothan de R$ 38 manda o sinal dentro de casa, são uns R$ 160 se eu comprasse tudo hoje, é o preço de uma CPE que apenas recebe.

Tem roteador 2,4GHz com função repetição, recebe a conexão via antena, e cria um 2º SSID com senha a gosto do cliente pra ele usar dentro de casa (Até o Win240 permite isso), o problema é que ele usa a antena externa pra mandar o sinal, então os pacotes de conexão do cliente com o roteador (No SSID dele) voltam pra torre, ao invez de um Rocket aguentar 30 simultaneos com qualidade ele aguenta 10 com repetidores.
    (Roteador com 2 ou 3 antenas faz MIMO, não usa elas isoladamente, quem faz isso de receber numa antena e enviar em outra é o Air-Live G.Duo ou algum N.Duo mais novo, mas isso sai mais caro que CPE barata + AP barato, tá cheio de AP de R$ 40 no mercado, pra apenas smartphone e notebook dentro de casa servem pra lá de bem)

Se você não tem um monte de antena de grade sobrando por aí, vai ter que comprar CPE, e CPE tanto 2,4 como 5GHz é o mesmo preço, então é melhor usar o que tem menos poluição por enquanto, 5GHz.

Se colocar seu Win240 numa caixca hermetica lá fora, numa antena de R$ 25 de 10dBi, você vai atender seus vizinhos num raio de uns 70m com wifi direto nos aparelhos, se tiver obstaculos tipo metal, arvores e vidro vai dar 40m talvez, e o problema não é sua antena, mas sim a ridícula antena e baixa potencia dos smartphones, tablets e notebooks. Então vender conexão direta pro seu cliente, sem ele precisar algo receber sinal (CPE, cabo vindo pela rua, antena de grade + roteador de mesa) e algo enviar o sinal wifi (Um AP barato) é impossível com alcance decente.

Você pode até escanear um sinal dentro de casa a 500m da torre, mas vai "responder" esse sinal com potencia muito baixa, as vezes até mantém conexão, mas é uma conexão com tanta perdas de pacotes que você desperdiça hardware da torre com conexão lixo, é muuuuito serio isso que 1 cliente de sinal ruim estraga a conexão de quem tem sinal bom.

As vezes tem gente nos anuncios do under com "Vendo equipto 2,4GHz" e outros com "Compro antenas 2,4GHz", porque um bom começo ou expanção pode ser feita com equiptos usados, sai muito mais barato, pra conexão tipo 500 ou 600Kbps uma grade e roteador B/G resolvem, é meio que matar pomba com canhão usar algo tipo AirGrid, SXT ou NanoStation pra conexão tão baixa.

Pra permitir conexão direta, ou com roteador-repetidor dentro da casa do cliente, talvez o jeito seja micro-setorização, usar sua sede como base pra uma rede com pequenos repetidores formados por uma antena direcional pra PTP e uma omni 2,4GHz distribuindo internet:

Funcionar um monte de coisas funcionam, o problema é manter qualidade de conexão com mais de 10 pessoas conectadas, você tem que estar preparado pra eventual crescimento da rede (Por isso falo em modularidade) e pra eventual aumento da banda vendida (Por isso falo em usar setorial e modo N), ou pode comprar equipto usado ou barato 2,4GHz e atender apenas bandas bem baixas (500-600Kbps) pra trocar tudo de uma hora pra outra quando for crescer.

5. antes de colocar uma rb+x2, eu usava roteador comum b/g/n + antena mymax 8dbi quebrou um galho por alg tempo, a intensão era so dividir a dispesa do link entre os vizinhos, como estava em defalt (10M) p todos, a internet ficou boa, mas sem autentificação e controle de banda. sem saber virei um gatonet!rsrs. hj estou com balance e autentificação na rb 450g, com o boca-a-boca a propaganda correu, tenho vários clientes em um unico perfil de 800k/96k em 2.4ghz. quero partir pro 5.8 e tvz vender mais banda. não gosto de tomar clientes dos provedores da minha cidade, sempre instalo na casa de pessoas mais humildes, tipo: trab de dia e usa a net a noite p acessar face e etc. ja q estou errado não qro incomodar qm esta legalizado. Mas confesso, peguei gosto pela coisa, planos futuros é tirar a bendita scm, porém há pouco incentivo p a classe dos provedores, pior p qm esta no interior com escassez de link dedicado e preços desumanos. aprendi mtas coisas aqui no forum! parece até um vício, naveguei na internet, logo já entro no under.

pra qm esta começando sem dinheiro, esses equipamentos 2.4 e grade faz um par perfeito. ainda mais p vender pouca banda
    Última edição por SanchezMT; 04-10-2014 às 15:17. Razão: esqueci de mencionar os equipamentos

Tópicos Similares

1. Montar provedor de Internet
    Por sgeovane no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 01-02-2005, 09:01
  2. DWL-900AP+ com provedor de internet
    Por Nelson no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 31-05-2004, 13:45
  3. Como criar um provedor de Internet ?
    Por moreiraaristides no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3