+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    É verdade Rubem, os NS são 60º de cobertura, já tinha reparado nisto, só mim esqueci, se for fazer as contas pelo Mercado Livre, as 3 basestation e os 3 rocket ficam bem mais caros, mais por enquanto só precisarei de 2 de cada, pois nos fundos aqui de onde vai ficar a torre, não tem ninguém que mim procurou ainda. Acredito até que pela localidade das residências e pelo fato do basestation atender 120º ( se não mim engano ) até uma daria certo... E sobre a CPE TP-Link, tem algum conhecimento sobre ela? Queria usar dela para por no cliente, o preço é bom, só estou vendo ainda a questão da frequencia, em qual trabalhar, 2.4 ou 5.8

    Por favor, da uma olhada nessa imagem e ver se a resposta é verdadeira

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Mikrotik.png
Visualizações:	237
Tamanho: 	189,2 KB
ID:      	55006

    Obrigado sempre

  2. #22

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Aaaaaah... eu sabia que eu não tava maluco, é SXT que tem antena de 90º num modelo!
    Eu lembrava que era uma CPE popular. E putz, eu uso SXT, não sei como não lembrei disso.
    É a SXT SA que tem antena de 90º:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...z-mikrotik-_JM

    Se usar RB com licença L3 você simplesmente não tem como configurar no modo AP, tem que deixar como bridge, pro seu uso funciona normal, você pode colocar criptografia normal, pode conectar varios clientes (Hoje tem 3 na SXT, mas já tive 8, area industrial, 2-3Km de distancia). Ou seja, se usar RB Level3 na torre você se obriga a ter uma level 4 em baixo pra fazer o gerenciamento. Se usar RB L4 na torre você pode fazer o gerenciamento dos clientes nela mesma (O que não é tão bom com apenas 64MB de ram, fora que teria que fazer isso em cada RB, é meio trabalhoso, a RB750 pra usar em baixo acaba se pagando)

    CPE's TPlink e Intelbras são iguais, nunca tive experiencias ruins, mas tem gente que teve. Se bem que você vai encontrar reclamação de tudo que é produto, de Rocket e NS queimando porta lan, de SXT pifando, de WOM5000 ou WA7510 queimando... todos tem seu percentual de defeitos, eu particularmente tenho muitoi NS Loco queimado por raio, e poucos Intelbras e TPLink queimados, então hoje eu prefiro TPlink a Nanostation Loco, especialmente porque geralmente me custam uns R$ 10 a menos, já dá 4 longneck de Stella Artois

    O mercado livre é um bom termometro, se tem muita gente vendendo SXT, NS e WA7510 ou WOM5000 é porque esses produtos não tem tantos defeitos, vai encontrar pouquíssimas CPE's GTS, Smartlan ou OIW a venda, porque me parece que muito mais gente tem dor-de-cabeça com elas (Eu tive alguns problemas com elas, as que não queimaram tem desempenho sofrido comparado a NS ou TPLink/Intelbras).

  3. #23

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Espera espera espera... Eu também quero economizar, quanto mais melhor ( Depois sobra realmente para tomar a ou as Stella Artois )... Hehehehe

    Mais deixa eu ver se entendi... A STX que mostrei na foto acima, ela tem licença nivel 3, a RB 750 tem licença nível 4, a STX que você mostrou no link, é licença nível 4 ( Não tinha visto dela ainda, mais custa bem mais que essa que mostrei ), se colocar essa STX que você mostrou com com nível 4 + RB 750 nível 4, dará muito certo ok? Mais se eu usar essa STX que te falei com licença nível 3 + RB 750 nível 4, dará certo? Desde que eu faça o controle pela RB 750, pois ela ficará em baixo, no hack ( Interior do imóvel ). Pelo que li e entendi deve ser assim.

    Ou seja, as SXT por ser 90º, achei melhor que os NS, que são 60º, mais não garantem que irei usar as mesmas, pois estou quase certo para usar a Basestation + Rocket + RB 750

    No lugar do Basestation, poderei usar paineis setoriais wirelink, os preços são muito acessíveis, o ponto negativo é a abertura vertical dela, que é apenas 12º

    Segue link abaixo:

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...4dbi-120-_JM#D[S:VIP,L:SELLER_ITEMS,V:4]

  4. #24

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Com licença L4 você pode fazer o gerenciamento de clientes e outras tarefas de roteamento. Com licença L5 pode fazer ainda mais coisas, com L6 ainda...
    Licença L3 é feita pra CPE em modo cliente ou bridge, sem muitas tarefas de roteamento na CPE.
    Rede pequena, tipo 100 ou 150 clientes pode ficar em bridge sem problemas, você só deve ter problemas com isso dia que chegar nos 200 clientes, até lá pode usar torre em bridge (Com licenla L3 ou L4) sem problemas.

    Muito provedor usa RB433, 600 ou 800 com licença L4 mas ainda assim usar rede em bridge, então uma SXT com licença L3 como AP não é problema. L4 seria interessante SE você fosse rotear a rede.

    Pra começo te aconselho colocar a torre em bridge mesmo, e fazer o roteamento na RB750. Pra evitar curiosos TEM QUE colocar encriptação (Senha na rede), só essa coisa incrivelmente simples já acaba com uns 80% dos problemas que as redes em bridge tem.

    Os 12º de angulo vertical da antena não são necessariamente um problema. Se a antena ficar a 20m de altura (Mais alto que isso é raro em provedor iniciante) e tiver tilt ( Esse ajuste pra antena não ficar na vertical mas sim inclinada pro lado: http://www.antenawireless.com.br/ant...6_24ghz_01.jpg ) de uns 4º, você pega metade do angulo da antena, ou seja, 6º, e acrescenta os 4º que "baixou" a antena, dá 10º. Em 50m de distancia você tem um circulo com raio de 100m, multiplica esse valor por PI que você chega no perimetro desse circulo, que dá 314m, dividindo isso por 360º você tem o a "largura" de cada grau a 50m, que nesse caso dá 0,87m, multiplicado por 10º dá 8,7m, então a 50m de distancia da antena a 20m de altura, se a CPE estiver a 11m de altura (20m - 9m) vai pegar sinal normal. A 100m de distancia a "tamanho" de cada grau dobra (100 é o dobro de 50) então cada grau tem 1,6m, e 10º dá 16m, então dá pra colocar CPE em qualquer barraco de lona a 100m.

    Abaixo de 50m, com menos de 11m de altura, não vai pegar sinal? Vai pegar. As antenas tem lobulos de irradiação, o lóbulo chamado de primário é o que tem maior ganho, a antena emite pra TODO LADO, mas só nesses 120º horizontais e 12º verticais ela emite com potencia alta (Chamado angulo de meia-potencia), FORA dos 12º verticais a antena emite sinal, as vezes com 2 ou 3dBi de ganho, as vezes com 0dBi (Dá pra conectar), de modo que quase sempre você consegue conectar no chão com uma CPE apontada pro alto mesmo a 20m de uma antena de 50m de altura.

    Então não se preocupe com o angulo vertical baixo, em 75m já chega na altura dos telhados típicos (5m de telhado, mais 1,5m de um mastro/suporte), e abaixo dessa distancia você simplesmente vai conectar em lobulos secundários e não nos primários, isso não é um problema.



    Mas se quer economizar fica de olho nos usados, RB433 com 3 cartões usados (Mas é bom procurar com suporte a 802.11N, tem muito cartão A/B/G a venda, não vale a pena isso em 2014) deve ter muita barata no ML. Ou pelo menos imagino que tenha, acho que tem RB minha anunciada por lá ainda, se não vendeu é porque tem muita a venda. Hoje mesmo vendi um NS Loco reparado por R$ 100 (Novo aqui no interior chega nuns R$ 300, por isso digo que tem gente que vive do lucro de venda de antena, não de mensalidade de internet...), esses troços duram muitos anos se não tiver raios ou algo do tipo, tem pouca chance de um usado dar defeito tão cedo (E novo com defeito de fabrica não é tão raro quanto devia). As vezes me trazem NS, rocket, ou SXT com semanas de uso pra reparar, isso me incomoda, produto caro desse dando pau em software (O hardware aguenta o tranco, e só o que posso reparar é hardware), não gosto de vender meu equipto reserva por isso, se precisar um dia tem grandes chances de eu pegar um novo com problemas, confio mais no que já testei em bancada ou usei uns meses outdoor.

  5. #25
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    não trabalho com 5.8 ainda, mas vou! porém em questao de custo-beneficio, o kit rocket m5 + omni 13dbi ubnt nao seria uma proposta interessante p qm esta começando? olha ai
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...et-m5-mimo-_JM

    minha dúvida é: nao habilitado o airmax, ele conecta tbm os sxt e won?

  6. #26

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Essa opção só não é excelente porque quando sua rede crescer não dá pra acrescentar mais omni's, você tem que descartar ela e colocar setoriais no lugar.

    Isso vai atender um pouco menos de clientes que um painel setorial (30-40 simultaneos com qualidade, talvez 50), mas é uma opção muuuuuuuuuuuuuito melhor que APR5800 em omni Aquario.

    AirMax é um protocolo proprietário, só os produtos Ubiquiti com airmax no nome tem ele, digo, nem todos os produtos ubiquiti suportam airmax, que dirá outros fabricantes!
    Sem airmax ativo você usará o protocolo 802.11N, que é padrão, qualquer CPE que usar esse pãdrão (Todas!) vai conectar.

    Sobre os 7º de abertura vertical, essa antena (5G13) tem um downtilt eletrico de 2º, ou seja, ela joga o sinal naturalmente 2º pra baixo, então os 7º de abertura não contam a partir da linha do horizonte, ela tem na verdade 1,5º pra cima do horizonte e 5,5º pra baixo, e conforme a conta anteior em 50m o 5,5º são 5,5x 0,87 = 4,7m, então seria bom colocar essa omni mais baixa, nuns 10-15m de altura senão o risco é cliente a menos de 150m não conectar direito.

    A parte ruim de antena mais baixa é que se tiver obstaculos o alcance cai, uso torre de 30 a 45m e mesmo a 200 ou 300m tem obstaculos, imagina se usar antena a apenas 10m de altura. Setorial alta pode ter angulo 'baixado' mecanicamente, omni não, essa omni 5G13 a 50m de altura só ia "tocar" o telhado das casas de 5m de altura a uns 600m de distancia! Tem lobulo secundário pra você conectar a 50 ou 70m, mas a 300m não tem lobulo secundário com ganho suficiente geralmente, então com omni o jeito é antena baixa e sofrer com obstaculos.

    (Google sobre zona de fresnel, ela é muito importante pra ter qualidade nas instalações, antena baixa tem zona de fresnel parcialmente obstruído com mais facilidade, quando chega nuns 10 clientes simultaneos esse fator começa a derrubar a qualidade das conexões)

  7. #27
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    ohh Rubem.. interessante esse teu ponto de vista sobre a omni, sei q vc é de Sinop, observei ai q gde parte dos clientes tem a antena (grade/ns/AG) bem alto em suas casas (não no centro da cidade). tipo uns 4, 5 mts altura a cima de casa, estranho neh, é cidade tao plana. pelas torres serem altas tipo uns 30, 40 mts nao era p cobrir sem tranquilamente.
    observei isso no bairro da faculdade ai.

  8. #28

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Não sou de Sinop não, fico a uns 300Km pro leste de Sinop, entre Araguaia e o Xingu. Mas é plano igual.

    Antena alta é pra ter zona de fresnel mais limpa. Nessas regiões as cidades crescem, não é como cidade do sul de MT (Digamos Poconé) onde uma casa tem 50 ou 70 anos de idade e mal recebe uma pintura por década, aqui tudo está construindo, aumentando, reformando, você coloca uma antena hoje e mes que vem tem 3 casas novas na frente obstruindo parte da zona de fresnel.

    Com zona de fresnel limpa você pode usar potencia mais baixa (Não precisa 24dBm em Airgrid de 28dBi), com potencia mais baixa pode ter mais clientes por setorial (Em cidade espalhada isso é importante), e... nessas cidades os clientes tem dinheiro, exigem conexão decente, nada de vender conexãozinha de 1Mbps e entregar só 10% as 3 da tarde, os clientes são mão-de-vaca naturalmente, mas se eles se irritam eles vendem 0,1% da fazenda em montam um provedor 10x maior que o seu só de raiva! :-)
    Os telhados são sempre bem feitos, dá tranquilo pra colocar mastro estaiado de 4m com um airgrid ou NS na ponta, em cidade mais pobre o telhado é uma porcaria que quando tem vendaval com vendo de 70Km/h já voa tudo, nem tem como colocar suporte lateral na parede porque as paredes não tem viga ou laje, nem dá pra confiar que tem mais que 1/8 de cimento na massa...

    Eu estou numa cidade mais pobre que Sinop, os poucos que trabalham/dependem do agronegocio tem essas casas boas de instalar antena e cobram conexão boa, o resto tem casa mal-feita mas nunca cobram nada, qualquer 100-200Kbps só pra abrir o facebook já serve, a possibilidade destes pagarem por antena/cpe cara é pequena, menos ainda pagar por instalação bem feita. Tem cliente que quando compra CPE troca de provedor por míseros R$ 3 a menos por mes, outros não ligam se trocaram ano passado CPE 5GHzs sem airmax por 5GHz com airmax e agora fim do ano vai ter que trocar denovo por 802.11AC, "se é pra melhorar, vamos pagar".

  9. #29

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Impressionante como este tópico ficou maravilhosamente bom... Aprendi muito

    Vamos dar continuidade, caro Rubem, fiz o pedido de 3 antenas tipo painel setorial wirelink 5.8 Ghz com 120º H e 32º V segundo a Betel Eletrônica ( agora não tem mais pra onde correr, voltar atrás e nem chorar, hehehe ), vou comprar os 3 Rocket M5 ( 1 pra cada antena ), já comprei a RB 750... Como calcular os ângulos exatos para instalação das antenas na torre ( pretendo trabalhar a uma distância máxima 3 Km, se conseguir isso com tais equipamentos é claro ), pretendo colocar um mastro de 3 metros encima de um primeiro andar que possui 7 metros ( total = 10 metros ), não sei se é pouco, mais as visadas são boas para alguns clientes. Então, como fazer esse calculo?

    Obrigado

  10. #30

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Ih, com 32º nem precisa fazer calculo, isso toca o chão a uns 30 ou 40m de distancia da torre (A 10m de altura).

    Se a antena está baixa ou alta da na mesma, é só não cair na tentação de instalar cliente distante com visada mas sem boa parte da zona de fresnel limpa. Com antena mais baixa tem mais chances de ter zona de fresnel comprometida.

    Calcula só a título de curiosidade:
    http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php
    Não precisa ficar calculando pra cada cliente. Em 5.8GHz pra cliente a 300m (0.3Km) precisa 4m de zona de fresnel limpa (2m de raio, 4m de diametro), imagina uma estrada de 4m até a antena desse cliente. Já pros clientes a 1Km sobe pra 7m! (Uns 3,5m de raio, 7m de diametro).
    O maior pecado que vejo é nessa parte, não conseguir visualizar uma "estrada" ou "tunel" de 9m de largura/altura até um cliente a 1500m e instalar assim mesmo, um cliente de sinal ruim (Nível de sinal nem sempre garante qualidade, ver CCQ sempre) piora a conexão dos outros que tem sinal bom, quem instala 1 cliente com sinal ruim logo instala 10.

  11. #31
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    vamos esperar chegar e vc posta os resultados p nós! vi essa antena no ML e são homologadas e baratas! achei interessante, ja q as ubnt são salgadas. curiosidade: os conectores da antena é compativel com o do rocket (sma) ou vai ter de adaptar?

  12. #32

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Ja usei betel em 2.4 era uma antena grande e unitil na torre. Mas posta ai o resultado vai q elas melhorao.

  13. #33

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Minhas Betel 2,4GHz também são meia-boca, a partir de uns 12 clientes online a conexão piora demais, varia, independente de cartão, modo, ou antenas nos clientes pelo visto. Mas essa aí é slotted, emissão diferente deve ter desempenho diferente, pelo preço eu também arriscaria.

    Elas tem conector N, vai ter que comprar um pigtail N<>SMA ou comprar conector N macho e SMA pra fazer seus proprios cabos. Pigtail pronto geralmente tem 20-30cm, acho curto, te obriga a colar um Rocket no outro, prefiro fazer cabo mais longo tipo 1m, pra distanciar decentemente radio de antena e minimizar eventual efeito de EMI.

    Tem que ver também que o rocket é dual-chain, tem 2 canais, em 2 conectores sma, e a antena é de polarização simples, então você nem vai ter como ativar airmax se não me engano (Tô certo? Só ativa com mimo? Se não tem sinal em 1 chain dá qualidade de sinal baixa tipo 10% pelo que lembro), o que não é um problema se não quer usar airmax, é só estar ciente que tem um radio com mimo e uma antena sem isso.

    Ah, outra caracteristicas desses paineis é ter uma relação de sinal frente:costa baixa, só 22dB, Varias outras antenas tem essa relação na casa dos 30 a 35dB, então essas Betel tem que ficar afastadas entre sí (Sem sinal nas costas) muito mais que outras antenas. Colocar as 3 grudadas a 30cm uma da outra vai mais problemas nessas do que nalguma L-com da vida com 35dB de isolamento (São 13dB de diferença, 13dB é metade dum SNR decente!).

  14. #34

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Bom dia Rubem, a minha era justamente essa de slot. To saindo aqui mais tarde posto uma foto dela. Usava com bullet 2 direto nela. Tomara que eles tenhao melhorado na versao 5.8 porem com 50,00 a mais ele teria pego basestation 17dbi 90° que na minha humilde opinao era muitoooo mais negocio.

    Airmax vc ativa independe de ser 1x1 2x2 tanto ap como cliente unica diferente que em 1x1 ela fica apenas 50% quando conectado a um ap 2x2

  15. #35

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Os conectores da antena são do tipo N caro SanchezMT. Então vou ter que usar o PIGTAIL.

    Caro Rubem, vendo em seu último post, vi que ela tem um ponto negativo na questão de ser polarização simples, e o Rocket tem 2 canais, então como ainda não adquiri os Rocket, poderia substitui-los pelo equipamento do link abaixo:

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...3-mikrotik-_JM

    Esse groove possui licença nivel 3, mais como a RB 750 ( já tirei essa dúvida contigo antes caro Rubem ) possui licença nível 4, farei o gerenciamento total com a RB, posso pegar um groove com licença nivel 4, mais o preço é mais salgado, se essa do link der certo e ficar melhor na antena wirelink com polarização simples do que com o Rocket M5, montarei os kits assim mesmo ( Antena setorial wirelink + groove 52hpn )

    O que vocês mim dizem?

    Sim, esse groove diz trabalhar nas frequencias 2.4 e 5.8 Ghz, é possível mesmo escolher uma dessas frequencias via software ? Pois quero trabalhar na 5.8 Ghz, visto que as antenas são nessa frequencia.

    Outra coisa, caro Rubem, como você mencionou acima que as antenas precisarão ficar afastadas uma da outra pela questão da relação de sinal FRENTE / COSTA ser de apenas 22 dbm, qual seria então a distância exata para por essas antenas? Você disse 30 cm, mais como posso fazer o cálculo para que o conjunto da obra saia o melhor possível?



    Última edição por alvescomunicacao; 03-10-2014 às 11:39.

  16. #36

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Eita, Betel 2,4GHz slotted ruim? As minhas são das comuns, quando comprei custavam 1/4 do preço dum Hyperlink então fiquei satisfeito por um ano.

    Bom, Groove ou qualquer cartão com "52" no nome trabalham perfeitamente em 2,4 ou 5,8GHz, a seleção via software funciona normal, não há problema, eu sempre preferi RB e cartão justo por isso, na hora de migrar de 2,4 pra 5GHz só precisa trocar antena e não o hardware todo (Fora que dá pra ligar em direcional pra fazer PTP, é versátil). Tem gente reclamando de Groove (Mas tem quem reclame de Rocket), eu só usei como AP indoor ligado em setorial e não achei nada ruim.

    Pra ligar Groove ou Bullet nessas antenas com o conector F na horizontal existem umas curvas 90º:
    http://lista.mercadolivre.com.br/con...AAmea-90%C2%BA

    Se deixar na horizontal e isolar direito não deve entrar agua, mas tem gente que pelo visto acha feio ou tem medo que quebre, eu particularmente preciso cabo pra afastar o radio da antena...

    O calculo pra distancia de antenas não sei, dependendo do tipo de antena ou da frequencia em cada uma nem há problema de colocar elas encostadas (30-40cm uma da outra), geralmente se recomenda 1m de distancia entre elas, numas grades eu tive diferença de throughput enorme, com 30cm uma atras da outra dava 8-10Mbps, com 150cm o mesmo nível de sinal mas conseguia 15-20Mbps, essa diferença parece bobeira mas é 100% a mais de banda. Acho que nessa palestra o Luciano Franz explica algo sobre as distancias entre antenas:
    http://www.tiktube.com/video/DKeJ3aC...yozpvHlmoHIKp=

  17. #37

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Caro Rubem, bom dia, o link acima explica bem demais sobre a distância entre as antena, muito bom mesmo... E vai bem mais além na explicação sobre interferências e como eliminá-las.

    O primeiro link que você mostrou do conector é pra mudar justamente a posição do groove certo? como na imagem abaixo.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         groove.png
Visualizações:	1312
Tamanho: 	610,4 KB
ID:      	55081

    Mais acredito ser melhor utilizar um cabo pigtail, distanciaria a antena do rádio certo...

    Então é isso, vou analisar melhor aqui se compensa fazer uma coisa, que seria comprar os Rocket mesmo, e instalar 2 antenas ( Uma 2.4Ghz e outra 5.8Ghz ), ai te pergunto, se eu fizer isso, com a antena 2.4 conseguirei conectar clientes bem próximos usando apenas um roteador na casa do mesmo? Ou terei que usar uma CPE também? Pensei nisso porque acho que se o roteador na casa do cliente conseguir encontrar bem o sinal, daria pra conectar visto que os mesmos trabalhariam na mesma frequência ( 2.4 ), onde eu só poderia fazer isso na 5.8 usando uma CPE 5.8 e descendo o cabo de rede até o roteador certo... O que mim diz?

    Cara, é muito complicado pra se conseguir fazer uma bela conciliação de equipamentos visse, mais minha sorte é que tenho vocês aqui do fórum.

    Obrigado

  18. #38

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Sim Rubem, betel slote pessima em 2.4, nao funciono bem com cliente proximo e muito menos com distante. Tinha epoca na torre omni "20mts a baixo dos painel 2.4" e painel hyperlink 17dbi + 1 nanostation2.

    O painel nao chega proximo na qualidade de sinal nem mesmo da omni "hyperlink + bullet" testei mais alto, mais baixo, regulando o tilt dela c/ notbook na mao pra ir conferindo o sinal dos cliente.

    Por ultimo desci da torre e vendi, apos o ocorrido nas minhas torre somente painel ubnt.

    E nao uso rb nas torre pois quando comecei era só reclamaçao de perca de potencia em cartao, depois rb travando olha dinovo cartao,fonte,pig tail.

    Entao somente radios ubnt no pop e agora que mk lança essa linda rb912 vou migrar todas as rocket pra ela assim que for queimando a lan das mesma hehe

  19. #39

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    2,4GHz até dentro de casa é coisa pra poucos metros, até 100 ou talvez 150m, e como tem obstaculos demais a qualidade da conexão não é grandes coisas, perde muito pacote, você conseguiria atender DIGAMOS 10 clientes com qualidade, enquanto usando CPE você poderia atender 20 com esse mesmo equipamento.

    Eu uso 2,4GHz ainda pra ter equipamento mais em conta, antena de grade velha tem aos montes, roteador cliente tipo Gothan de R$ 55 resolve, e um roteador AP Gothan de R$ 38 manda o sinal dentro de casa, são uns R$ 160 se eu comprasse tudo hoje, é o preço de uma CPE que apenas recebe.

    Tem roteador 2,4GHz com função repetição, recebe a conexão via antena, e cria um 2º SSID com senha a gosto do cliente pra ele usar dentro de casa (Até o Win240 permite isso), o problema é que ele usa a antena externa pra mandar o sinal, então os pacotes de conexão do cliente com o roteador (No SSID dele) voltam pra torre, ao invez de um Rocket aguentar 30 simultaneos com qualidade ele aguenta 10 com repetidores.
    (Roteador com 2 ou 3 antenas faz MIMO, não usa elas isoladamente, quem faz isso de receber numa antena e enviar em outra é o Air-Live G.Duo ou algum N.Duo mais novo, mas isso sai mais caro que CPE barata + AP barato, tá cheio de AP de R$ 40 no mercado, pra apenas smartphone e notebook dentro de casa servem pra lá de bem)

    Se você não tem um monte de antena de grade sobrando por aí, vai ter que comprar CPE, e CPE tanto 2,4 como 5GHz é o mesmo preço, então é melhor usar o que tem menos poluição por enquanto, 5GHz.

    Se colocar seu Win240 numa caixca hermetica lá fora, numa antena de R$ 25 de 10dBi, você vai atender seus vizinhos num raio de uns 70m com wifi direto nos aparelhos, se tiver obstaculos tipo metal, arvores e vidro vai dar 40m talvez, e o problema não é sua antena, mas sim a ridícula antena e baixa potencia dos smartphones, tablets e notebooks. Então vender conexão direta pro seu cliente, sem ele precisar algo receber sinal (CPE, cabo vindo pela rua, antena de grade + roteador de mesa) e algo enviar o sinal wifi (Um AP barato) é impossível com alcance decente.

    Você pode até escanear um sinal dentro de casa a 500m da torre, mas vai "responder" esse sinal com potencia muito baixa, as vezes até mantém conexão, mas é uma conexão com tanta perdas de pacotes que você desperdiça hardware da torre com conexão lixo, é muuuuito serio isso que 1 cliente de sinal ruim estraga a conexão de quem tem sinal bom.

    As vezes tem gente nos anuncios do under com "Vendo equipto 2,4GHz" e outros com "Compro antenas 2,4GHz", porque um bom começo ou expanção pode ser feita com equiptos usados, sai muito mais barato, pra conexão tipo 500 ou 600Kbps uma grade e roteador B/G resolvem, é meio que matar pomba com canhão usar algo tipo AirGrid, SXT ou NanoStation pra conexão tão baixa.

    Pra permitir conexão direta, ou com roteador-repetidor dentro da casa do cliente, talvez o jeito seja micro-setorização, usar sua sede como base pra uma rede com pequenos repetidores formados por uma antena direcional pra PTP e uma omni 2,4GHz distribuindo internet:


    Funcionar um monte de coisas funcionam, o problema é manter qualidade de conexão com mais de 10 pessoas conectadas, você tem que estar preparado pra eventual crescimento da rede (Por isso falo em modularidade) e pra eventual aumento da banda vendida (Por isso falo em usar setorial e modo N), ou pode comprar equipto usado ou barato 2,4GHz e atender apenas bandas bem baixas (500-600Kbps) pra trocar tudo de uma hora pra outra quando for crescer.

  20. #40
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    antes de colocar uma rb+x2, eu usava roteador comum b/g/n + antena mymax 8dbi quebrou um galho por alg tempo, a intensão era so dividir a dispesa do link entre os vizinhos, como estava em defalt (10M) p todos, a internet ficou boa, mas sem autentificação e controle de banda. sem saber virei um gatonet!rsrs. hj estou com balance e autentificação na rb 450g, com o boca-a-boca a propaganda correu, tenho vários clientes em um unico perfil de 800k/96k em 2.4ghz. quero partir pro 5.8 e tvz vender mais banda. não gosto de tomar clientes dos provedores da minha cidade, sempre instalo na casa de pessoas mais humildes, tipo: trab de dia e usa a net a noite p acessar face e etc. ja q estou errado não qro incomodar qm esta legalizado. Mas confesso, peguei gosto pela coisa, planos futuros é tirar a bendita scm, porém há pouco incentivo p a classe dos provedores, pior p qm esta no interior com escassez de link dedicado e preços desumanos. aprendi mtas coisas aqui no forum! parece até um vício, naveguei na internet, logo já entro no under.

    pra qm esta começando sem dinheiro, esses equipamentos 2.4 e grade faz um par perfeito. ainda mais p vender pouca banda
    Última edição por SanchezMT; 04-10-2014 às 16:17. Razão: esqueci de mencionar os equipamentos