Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow Kit provedor de internet

    Boa meus caros colegas aqui do fórum, sou novo por aqui e um pouco conhecedor de redes de computadores, este o motivo para criação deste tópico... Quero saber a opinião de vocês de como proceder para compartilhar minha internet banda larga de 5 mega com meu tio ( que mora a mais ou menos 1 km da minha residência, existe uma escola de 2 andares que bloqueia um pouco a visada ) e minha mãe ( que mora a mais ou menos 300 metros da minha residência, somente um primeiro andar que impede um pouco da visada ), quero adquirir os equipamentos linkados abaixo:

    * http://www.emstech.com.br/produto/ki...xa---antena-12

    ( Esse kit provedor seria para fazer a transmissão do sinal )

    * http://produto.mercadolivre.com.br/M...-de-17-dbi-_JM

    ( Usaria duas CPE's dessa para fazer a recepção, uma em cada residência )

    Então, com esses equipamentos conseguiria tal feito?

    Estou aberto a sugestões.

    Desde já agradeço a colaboração de cada um. Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Coloca 5.8 que é melhor, se é apenas 1KM e 5Mega, NanoLoco vai tranquilo.
    Agora tem que ver há questão da visada se esta muito prejudicada.

    Abraço.


    Citação Postado originalmente por alvescomunicacao Ver Post
    Boa meus caros colegas aqui do fórum, sou novo por aqui e um pouco conhecedor de redes de computadores, este o motivo para criação deste tópico... Quero saber a opinião de vocês de como proceder para compartilhar minha internet banda larga de 5 mega com meu tio ( que mora a mais ou menos 1 km da minha residência, existe uma escola de 2 andares que bloqueia um pouco a visada ) e minha mãe ( que mora a mais ou menos 300 metros da minha residência, somente um primeiro andar que impede um pouco da visada ), quero adquirir os equipamentos linkados abaixo:

    * http://www.emstech.com.br/produto/ki...xa---antena-12

    ( Esse kit provedor seria para fazer a transmissão do sinal )

    * http://produto.mercadolivre.com.br/M...-de-17-dbi-_JM

    ( Usaria duas CPE's dessa para fazer a recepção, uma em cada residência )

    Então, com esses equipamentos conseguiria tal feito?

    Estou aberto a sugestões.

    Desde já agradeço a colaboração de cada um. Obrigado

  3. #3

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Companheiro Perin, desde já agradeço pela colaboração, coloquei os links desses equipamentos ai por serem mais em conta, os equipamentos 5.8 são bem mais caros, e não posso gastar muito, e a questão da visada, não acredito que esteja muito prejudicada, mais por garantia, você acha que esses equipamentos que citei acima daria certo?

  4. #4

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Pelo que eu vi somando os dois que vc vai usar é quase o mesmo preço na nanolocom5, pouca coisa de diferença, se for em custo pode usar uma WOM5000 da intelbras, vai ficar bem mais barato e vai trabalhar em 5.8, se caso mais pra frente precise mudar sua velocidade os que vc pretende comprar não vai suportar.

    Abraço.
    Citação Postado originalmente por alvescomunicacao Ver Post
    Companheiro Perin, desde já agradeço pela colaboração, coloquei os links desses equipamentos ai por serem mais em conta, os equipamentos 5.8 são bem mais caros, e não posso gastar muito, e a questão da visada, não acredito que esteja muito prejudicada, mais por garantia, você acha que esses equipamentos que citei acima daria certo?

  5. #5

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Ok ok, deixa eu ver se entendi, dei uma olhada na WOM5000, preço bem acessivel pra ser de 5ghz, e conheço o equipamento, só tinha esquecido dele. Mais agora mim responde, eu troco as CPE's, mais continuarei com o kit provedor? Ou seja, coloco uma WOM5000 em cada residência apontando para a antena de 12 dbi do kit provedor? Não entendi a questão de que se mudar o plano da internet, os que pretendia comprar não funcionaram...

  6. #6

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Neste caso você teria que comprar 3 antenas, uma vai ficar na sua casa, e as outras em cada ponto adicional.
    O problema é se a casa do seu tio e da sua mãe estão na mesma direção? E qual o angulo de abertura da antena.
    E quanto ao caso da banda, é que equipamentos 2.4 tem uma certa limitação quanto a bandas acima de 1mb, até onde eu sei.

  7. #7

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Caro AiltonCordeiro, esse é um problema, as casas são em direções totalmente diferentes...

    Posso comprar 3 CPE's dessa ( 1 para transmitir, nessa primeira colocaria uma antena de 12 dbi, e as outras duas, uma em cada residência ), funcionaria assim?

    Com a antena de 12 dbi omnidirecional jogando conexão a 360º horizontal?

    O que mim diz, vou procurar entender essa questão do uso da banda em equipamentos de 2.4, pois minha net é de 5 mega, então não funcionaria.

    Outra coisa, falando em frequência 2.4ghz, ia esquecendo de lembrar que, o equipamento indicado possui a frequência 5.8ghz, em ambas as residências ( Mãe e Tio ) possuem roteadores de frequência 2.4ghz, quando receber o sinal via antena CPE em 5.8 e conectar através de um cabo UTP ao roteador 2.4 para distribuir a rede wireless na residência, esse ( roteador ) vai funcionar ? Até porque os aparelhos das residências ( Notebooks, etc ) trabalham em 2.4ghz...

    A antena seria essa do link abaixo, ela possui polarização H / V via software

    * http://produto.mercadolivre.com.br/M...or-loco-m5-_JM

    Obrigado pela colaboração

  8. #8

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Te recomendo comprar RB usada, antena usada, NS usado, mas evitar roteador DOMESTICO a qualquer custo.

    Uma coisa é pegar um roteador Intelbras Win240 (99% igual essa PCBA do kit) de R$ 100, e uma antena omni indoor de 9dBi de R$ 25 (3dBi não são o fim do mundo em ganho), e uma caixa hermetica de R$ 20, aí sim falariamos de baixo custo, mas R$ 289 não tem nada de barato pro ridículo desse "kit". A maior parte desse preço é da omni, mas quem precisa trabalhar pesado é o radio, que é simplorio demais pro uso.

    Se quiser começar menos mal, pode direcionar o sinal usando NS M2 ou M5 na torre, ela tem antena de 90º, atende uma fatia de 1/4 de 360º, o preço seria o mesmo desse "kit", mas tem muuuuuito mais parudez. Daria pra ir acrescentando mais NS até chegar nos 360º de cobertura (Numa torre eu tenho antena 120º e numa delas não tem ninguem, em 2 antenas tem 15 clientes cada e numa não tem nenhum, perda de dinheiro colocar essa 3ª antena). Nos clientes proximos poderia usar NS Loco (NS e NS Loco são diferentes), poderia usar roteador interno e antena de grade (Usadas são baratas), poderia usar CPE barata (Elsys ou Intelbras, as vezes tem promoção tipo R$ 130 por elas), enfim, da pra ter alcance tipo 4Km usando NS na torre. Omni nesse alcance não teria um pingo de estabilidade com roteador domestico que teria com NS.

    Se quer baixo custo pra começar procure equip. usado (RB dura muitos anos, o risco de pifar no 1º ano de uso mesmo em equip. novo é grande igual), ou então parta logo pra solução realmente barata e temporaria, tipo roteador Win240 e antena interna de 9dBi, que usadas em ambiente externo (Põe pra fora da caixa e veda com silicone) vão ressecar demais depois de 1 ano, mas poxa, se em 1 ano não tiver dinheiro pra trocar antena de R$ 25 ou comprar equipamento melhor o seu negócio não dá lucro e é melhor nem mecher com essa area (Pra não prostituir o mercado).

    Se quiser usar 5,8GHz pode colocar omnitik na torre, custa uns R$ 330 pra cima (Mas procure usados também), como tem antena de baixo ganho vai atender 2 a 2,5Km (2Km é muita gente, não pense em que você conhece hoje, pense em propaganda focada nesses 2Km), nos clientes pode colocar NS Loco M5 (Até 1,2Km, provavelmente) ou mesmo Airgrid M5 pra quem está mais distante (2Km), são hardwares nem tão baratos mas poxa, custam menos de 1/3 dum salario mínimo, pessaol compra TV de 2 salarios sem nem pensar 2 vezes, é questão de acreditar na importancia de ter equipamento pra internet.

  9. #9

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Caro Rubem, obrigado pela tamanha ajuda...

    Só preciso de mais uma ajudinha.

    Se eu comprar esses 2 produtos abaixo:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-589021881-mikrotik-routerboard-rb750-32mb-licenca-level-4-nivel-4-_JM


    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-592150629-antena-painel-setorial-12dbi-120-homologada-anatel-_JM

    ( Usaria este painel para transmitir o sinal da RB 750, visto que essa antena trabalha com 120º de abertura, daria certinho pra enxergar as duas residências )
    Dai usaria 2 NS pra fazer a recepção ( um em cada casa ), mais como distribuiria o sinal wireless nas residências? Precisaria de um roteador comum certo? outra coisa, essas antenas trabalham em 5.8ghz, não daria conflito ligando um NS ao roteador por cabo de rede ( UTP RJ45 )

  10. #10

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    RB750 é roteador com apenas ethernet, você precisaria uma RB com wifi, tipo RB711, RB411 com cartão, ou algo tipo RB433 e algum cartão mini-pci.
    (Ou uma RB Groove, ou mesmo produtos UBNT tipo Bullet M2 (Evite Bullet sem M, são péssimos))
    Alias, tem RB411 que vem com etapa de RF inclusa, não precisa cartão, tenho uma mas não lembro o modelo exato, custou mais de R$ 200 mas é RB.

    Seria mais facil configurar se você comprar RB com licença L4, ou level 4, porque as L3 não tem modo AP, só tem modo cliente, aí você teria que colocar em bridge e perderia a possibilidade de aproveitar o poder de processamento da RB, por isso citei RB usada, melhor uma RB L4 usada com cartão usado do que um roteador domestico. A antena é o de menor.

    Essas antenas 120º da Betel não são ótimas, mas a meu ver se saem muito melhores que omni.

    A antena do linkm é uma antena 2,4GHz, não tem nada 5,8GHz ai. Você quer usar 2,4 ou 5,8GHz?

    O fato da conexão casa<>torre ser em 2,4 ou 5,8GHz não absolutamente nada a ver com o fato de ter um AP 2,4GHz pra ter internet sem fio dentro de casa. CPE como cliente lá fora, roteador domestico como AP dentro de casa, ligado via cabo de rede, bem simples instalar e usar.

    Usar 2,4GHz na torre permite o uso de antenas de grade ou roteadores domesticos como cliente, caso alguém os tenha. Se quer que todos usem equipamentos novos pode começar já com 5,8GHz.
    (E essa decisão não tem nada a ver com a rede wifi dentro de casa, usa qualquer AP Dlink de R$ 38 pra ter wifi dentro de casa)

  11. #11

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Ok ok Rubem, deixa eu ver se entendi, preciso de uma RB com WIFI pelo fato de conexão entre o painel setorial e a RB? É isso?

    Esse equipamento desse link abaixo daria certo? Trocaria o painel setorial é claro, visto que o mesmo trabalha na frequencia 2.4ghz, e esse AP Router trabalha a 5ghz

    http://www.emstech.com.br/produto/ap...n-5-ghz-500-mw

    ou

    http://www.emstech.com.br/produto/cp...50-mbps-12-dbi

    ( Neste ultimo link, conectaria o painel setorial na entrada SMA que este possui, e ainda de sobra poderia apontar essa CPE para uma outra residência certo? )

    Agora eu poderia usar 2 CPE's dessa intelbrás apontando uma pra cada casa e recebendo com os NS, ai poderia usar a RB 750?

    E nas duas residências usaria os NS mesmo.

    Obrigado

  12. #12

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Esse APR 5800 não está nada melhor que o kit com Win240 (700mW 2,4GHz). Chipset RT2880 é chipset pra roteador domestico.

    Funcionar qualquer coisa funciona, até sinal de fumaça, mas quem tem mais poder de processamento e parudez são equipamentos Ubiquiti e Mikrotik. Alguns Intelbras são até melhores que uns Ubiquiti, mas tem que ver a linha, WOM5000 é concorrente de Nanostation Loco, não são hardware pra torre (São pra clientes) mas melhor eles do que um roteador domestico na torre.

    Minha recomendação é que você fique entre Ubiquiti e Mikrotik na torre. As marcas menores (APRouter é minuscula) são geralmente hardware domestico, nem sempre são ridículos, mas custam mais caro sem motivo, digo, tem roteador de mesa de R$ 60 quase igual a pcba desses kits de R$ 280.

    RB750 não tem wifi, acho que você ainda não entendeu o que isso significa. Ela só serve pra você plugar um cabo, o único uso dela é ligada via cabo, entre modem e CPE digamos. Esquece RB750, num primeiro momento você não precisa de um roteador ethernet, você precisa um roteador com wifi.

    Acho que você não está entendendo algumas coisas fundamentais tipo a necessidade de ter wifi num equipamento, e está exagerando nas duvidas com o que colocar no cliente. Vou dar uns cenarios pra torre e pros clientes:

    Opções pra torre:
    1 - Modem > Cabo ethernet > RB411 > Placa minipci R52HN > pigtail mmcx/n > cabo de RF > antena setorial
    2 - Modem > Cabo ethernet > Groove 2HN > curva 90º N ou cabo de RF > Antena setorial
    3 - Modem > cabo ethernet > Bullet M2 > Curva 90º N ou cabo de RF > Antena setorial
    4 - Modem > switch 5 portas > 2 cabos ethernet > 2 Nanostation Loco M2 (60º cada, formam 120º)
    5 - Modem > cabo ethernet > Nanostation M2 (Tem 90º)
    6 - Modem > cabo ethernet > Ubiquiti Unifi UAP-outdoor (É omni, alcance bem pequeno)

    Se quiser usar 5GHz na torre:

    6 - Modem > cabo ethernet > RB Omnitik 5hnd (Omni, alcance baixo mas nem tanto)
    7 - Modem > cabo ethernet Ubiquiti Unifi UAP-outdoor5 (Omni, baixo alcance)


    Nos clientes é mais simples: CPE
    (De acordo com a frequencia e tecnologia usada na torre, hoje é fundamental usar 802.11N, e não mais velharias tipo 802.11G ou 802.11A)
    Pode usar antena de grade e roteador nos clientes, mas não vem ao caso.

    Independente do que colocar na torre (Omni, setorial, NS, omnitik) usa CPE nos clientes proximos (Menos de 800 a 1500m dependendo do que tiver na torre) e nos clientes distantes usa CPE com maior ganho tipo Ubiquiti AirGrid.


    Recomendo RB porque o sistema operacional permite esmiuçar mais as coisas, permite melhor controle de banda individual, você vai aprendendo conforme cresce, pode atender duzias de clientes com uma RB simploria tipo a RB411 com cartão, ou com omnitik, enquanto com roteador domestico (O kit de 700mW ou esse tipo com APR 5800) você fica bem mais limitado, uns 10 clientes simultaneos e olhe lá, não tem um sistema operacional esmiuçado o suficiente pra você extrair o maximo do hardware (Em alcance e estabilidade).

    Acho que o que fica mais barato já que seus 2 clientes iniciais ficam a quase 120º um do outro é uma setorial Wirelink/Betel (eles tem 2,4 e 5,8GHz de 120°) e um Bullet M2 ou M5 (M2 = 2,4GHz, M5 = 5,8GHz). O Bullet M não tem um firmware tão esmiuçãvel mas COSTUMA ser muito mais estável e ter melhor alcace (Com estabilidade) que roteador domestico.

  13. #13

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Maravilhosa sua explicação Rubem, olha, por não ter encontrado facilmente a RB411 na net, vou de Ubiquiti Rocket M5 Airmax 500mw 5.8ghz ( pelo que vi na net, posso conectar 2 paineis nela por ter duas entradas SMA ) e vou comprar 2 paineis setoriais wirelink/betel de 5.8ghz ( o problema é que os paineis parecem nao ser homologados, o M5 sim ) e nos clientes as CPE's intelbras ou NS.
    Mais uma coisa, minha internet é recebida por um nanostation loco m5, vem o cabo de rede direto para o roteador intelbras WIN 240, é o levar o cabo de rede desse roteador para o rocket M5 certo? e fazer o restante das configurações, esse Rocket M5, qual o SO dele?

  14. #14

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Rocket M5 tem 2 conectores SMA porque o M é de MIMO, multple-in multiple-out, entrada multipla, saída multipla, nele você pluga 2 antenas (Em polarizações diferentes, dentro da mesma carcaça parecendo 1 antena apenas, são antenas dual-polarizatrion) fazendo multiplas conexões.
    (A maioria das CPE's fazem isso hoje, nem sempre tem 2 etapas de radio, mas sempre tem antena de dupla-polarização, nelas também não tem como adaptar 2 antenas pra direções diferentes, o software não é feito pra isso)

    Não tem como colocar 2 antenas apontadas pra locais diferentes só porque uma placa mini-pci ou um roteador tem 2, 3 ou 4 conectores SMA, multiplos conectores são feitos pra MIMO, não pra antenas apontadas pra locais diferentes.
    (Notebooks quase sempre (Excessões a lixos tipo STI, Philco, Positivo, etc) tem 2 ou 3 antenas wifi, mas não tem como usar uma como cliente e uma como AP, são pra fazer mimo)

    Não passei essa opção porque ela não funcionas/existe.


    E seria isso, pegar um cabo do Win240 atual até o que tiver do lado de fora de casa, seja CPE, RB, NS. Mas... você tem internet via radio e vai revender isso? Imagina a qualidade da conexão lá nos clientes. O mínimo que se espera pra vender conexão é ter um conexão muuuuuito boa via cabo, que seja ADSL com fiação boa, mas ideal é ter conexão com menos controle de banda no upload e com maior garantia de banda. Via radio raramente tem isso.

  15. #15

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Boa noite caro Rubem, depois de ler esse seu ultimo topico, ficou compreendido muito coisa, e uma delas entendi que o melhor para mim seria usar por enquanto ( quando aparecer mais grana vou comprando as demais ) os equipamentos abaixo:

    Ubiquiti Airmax Basestation Am-5g16-120 16dbi120º 5ghz

    Ubiquiti Airmax Rocket M5 Mimo 5ghz Homologado ou um ( groove a-52hpn nivel 4 )

    Então seria mais ou menos isso ? Ficaria bom? Vou adquirir um plano Oi Velox agora em outubro

    Mais no lugar do WIN240 não seria melhor uma RB750?

    Qual o SO do Ubiquiti Airmax Rocket M5 ? Posso gerenciar tudo por ele certo?

    Obrigado

  16. #16

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Ah bom, se quer trocar o Win240 pela RB750 aí sim, a RB750 faria o que o Win240 faz hoje (Mas sem wifi).

    A Ubiquiti tem um sistema operacional chamado AirOS em todos os seus produtos. Ele é muito similar em todos, tem pouca variação. O Rocket M5 não sei se tem um controle de banda eficiente pra usar como controle pros seus clientes (Senão 1 consome tudo e o outro nem consegue navegar), aí realmente a RB750 serviria bem, pode usar ela pra fazer o controle de banda por cliente. O AirOS é mais ou menos isso:
    http://files.i4wifi.cz/inc/_doc/Prom.../index.cgi.htm
    (Isso é uma versão antiga dele)

    Eu insisti mais numa CPE da Mikrotik porque você poderia fazer esse controle de banda lá na CPE, ou seja, não precisaria da RB750 fazendo isso, mas funcionar ambas as opções funcionam, achei que sugerir um Rocket M5 e antenas BaseStation seria demais pra quem pensou num "kit" de R$ 289 como início. rocket e BaseStation é tudo de bom, mas veja bem o preço, se não couber no seu bolso vai ter que voltar pras opções mais em conta, tipo Nanostation M5 que tem antena de 90º.

    Enfim, produtos Ubiquiti não tem um controle de banda decente, o que muita gente faz é colocar Ubiquiti na transmissão wifi (Rocket, NanoStation, Unifi) mas faz o gerenciamento de banda (Quanto de banda cada cliente pode consumir) em baixo com uma RB com sistema operacional RouterOS da Mikrotik, a RB750 serve muito bem pra isso, você coloca o modem como bridge, disca usando a RB750 e isso dá mais estabilidade na ADSL, faz o controle de banda na RB750, e transmite via qualquer coisa em bridge ligado numa antena.

    Pra ver como o RouterOS se apresenta, baixa o gerenciador que todo mundo usa pra ele, o Winbox:
    http://wirelessconnect.eu/articles/winbox_download
    Pra conectar num emulador e ver como é a config., em "Conect to" coloca
    demo.mt.lv
    Login: admin
    Password: deixa em branco
    Deve ser lerdo porque isso fica na Letonia (*.lv , de Latvia, terra natal da Mikrotik).
    Dpa uma olhada aqui no Under a procura de apostila ou curso de mikrotik, tem muuuuuuuuuito conteúdo pra ler (Porque tem muita coisa que se pode fazer em Mikrotik que em Ubiquiti não dá).

    Arrisco a dizer que se colocar uma RB750 em baixo, e usar antena excelente tipo AirMax BaseStation, pode usar um roteadorziho APR 5800 em bridge enquanto tiver meia duzia de clientes. Em bridge o processamento necessario é menor, mas pra evitar perder processamento com xeretas é bom usar criptografia nesse roteador (Senha na rede), além de alguma forma de controlar a banda na RB750 (Por IPxMac, PPPoE, Hotspot. Sugiro PPPoE).
    Digo isso porque tem gente que por usar autenticação via PPPoE deixa a rede aberta, sem senha, qualquer um conecta e consome processamento a toa com isso, imprescindível ter senha na rede wifi e não disponibilizar ela pra qualquer um (Você configura a CPE nos cliente com senha da rede, e com usuario e senha PPPOE, ou IP fixo).

  17. #17

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Bom dia Rubem

    Realmente vai ficar um pouco pesado no inicio, ate porque só vou poder completar o anel em 360º com os Rocket M5 + Basestation aos poucos, vou comprar um kit desses e depois outro e outro. A RB750 acabei de fazer o pedido.

    Pra mim usar os Nanostation M5 de 90º teria que colocar 4 unidades para fazer o anel em 360º, não ficaria bom como o Rocket M5 + Basestation, mais funcionaria bem? E outra, esses nanostation possui uma saida SMA para antena externa, daria pra colocar uma antena omnidirecional em frequencia 5.8ghz de 10 ou 12 dbi para residência proxima (100metros... )

    Não entendi bem o uso do roteador APR 5800?

    Estou mim familiarizando com o link do routerOS

    Obrigado

  18. #18

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    O APR 5800 é um roteador qualquer, você liga ele em qualquer antena, seja omni, seja direcional, ou seja setorial. Se você usar uma antena setorial muito boa, pode "pecar" no roteador enquanto tiver poucos clientes.

    4 Nanostation realmente se sairão bem pior que 3 Rocket M5 em 3 antenas BaseStation, mas... tem que ver se precisa de Rocket. Cada NanoStation vai aceitar tranquilo uns 15 clientes simultaneos com banda tipo 2 ou 3Mbps, dá 60 clientes simultaneos ao todo, e simultaneos geralmente são algo entre 1/3 e 2/3 dos pagantes, aqui no interior se tenho 60 simultaneos tenho uns 150 clientes pagantes em cada horário. O problema é a distribuição desigual ao redor da torre, já comentei que tenho 3 setoriais 120º numa torre, 2 com uns 15-20 clientes cada, e 1 antena vazia, porque ninguém daqueles lados me procurou.

    Quanto a conector SMA em Nanostation, tem certeza? M2 (2,4GHz) e M5 (5GHz) não tem, a versão Loco M2 e Loco M5 também não.
    Quem tem conector SMA externo são os Intelbras pelo que lembro, mas comprar um CPE e uma Omni fica no preço ou mais caro que uma Omnitik ou Unifi AP Outdoor, estes 2 tem antena omni, e são bem parudos, apesar da antena de baixo ganho dá pra conectar CPE num Omnitik a pelo menos uns 400m (Parece que dá pra ir mais longe pelo sinal, mas nunca testei, talvez dê pra uns 700m).

    Pra atender as casas proximas, tipo 50m no maximo, mesmo uma omni de 15dBi vai ter problemas com paredes e obstaculos, porque tem muito smartphone, tablet e celular com antena ruim demais, o sinal antena>notebook é bom mas notebook>antena é péssimo e cai toda hora, eu citei as antenas indoor de R$ 25 por isso, uma de 9 ou 10dBi ligada num roteador qualquer (Seu Win240 atual não é tão ruim) desde que esteja no alto de casa pra ter um mínimo de obstaculos, serve pra um ou outro vizinho conectar sem precisar CPE.
    Cito essa opção porque colocar ligado na torre clientes com sinal ruim deteriora a qualidade da conexão de quem tem sinal bom, você não pode nem começar a ter o hábito de ter cliente com sinal ruim tipo -72 (Cliente>torre, nunca olhe só torre>cliente), tem que manter todos os clientes com sinal chegando na torre em algo tipo -55 a -65, e conectando notebook ou smartphone na vizinhança direto na torre é bem facil ter sinal tipo -80.

    Se quiser setorizar tudo com 3 rocket M5 e 3 basestation, a decisão é sua porque o bolso é seu, mas é uma opção muito boa, os 4 Nanostation teriam desempenho pior e o alcance é menor, as outras opção são bem mais baratas mas de qualquer forma permitem meia duzia de clientes em cada antena, ruim de algumas opções é que você precisa trocar TUDO (Caso de omni) e não pode simplesmente acrescentar mais uma setorial pra aumentar a rede, então sugiro que você pense em modularidade pra crescer sem precisar chegar num ponto que joga tudo no lixo e compra novo.
    (NanoStation precisa troca completa mas você pode usar eles nos clientes como CPE, Rocket M5 e basestation tem capacidade bem alta então dia que precisar trocar por excesso de clientes você vai ter dinheiro sobrando pra troca...)

  19. #19

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Caro Rubem, cada vez que leio seus post's fico absurdamente encantado com seu conhecimento, parabéns cara, um dia eu chego lá, por enquanto eu estudo...

    Vou fazer o seguinte, consultando meu bolço, vou tentar montar mini provedor da seguinte forma:

    --- > 01 mikrotik routeboard RB 750 Licença nivel 4 para gerenciar a rede com o RouterOS

    --- > 04 Ubiquiti Airmax Nanostation Loco M5 ( ou nanostation M5 com antena de 16 dbi ) 5.8ghz Mimo 13dbi, qual você indicaria? O TP-link CPE Tl-wa7510n 5.8ghz para fazer a recepção na casa do cliente é bom? As pessoas falam bem dele...

    --- > 01 mikrotik routeboard Omnitik U-5hnd licença nível 4 ( OBS. Esse equipamento como já disse, será para os clientes próximos ( tipo: 50, 70, 80 metros, etc, na casa desses clientes, colocando um roteador comum, ele receberá o sinal wireless do Omnitik 5.8ghz e transmitirá a mesma no interior da residência para notebooks, tablets, terei como cadastrar esse roteador no RB 750 por MAC, IP, para liberar a banda contratada? Evitando assim aquele problema do sinal ruim das antenas internas de notebook e smartphones por exemplo )

    Precisarei de mais alguma coisa fora os cabos e conexões é claro? Nobreak conectado a uma bateria automotiva eu já possuo, garantindo um bom tempo para o caso de uma falta de energia.


  20. #20

    Padrão Re: Kit provedor de internet

    Putz, falei besteira, eu ia falar que NS Loco não tem antena de 90º e sim só 60º, ái fui olhar o link pra passar, e.... nem NS M5 tem 90º, é 60º também:
    http://dl.ubnt.com/datasheets/nanost...nsm_ds_web.pdf
    Ou seja, precisaria 6 NS M5 pra ter os 360º de cobertura.

    Pessoal que usa 4 usa os ganhos baixos fora do angulo comercial, vai se acostumando com a ficha técnica e diagrama de irradiação das antenas porque se quer trabalhar com isso vai precisar ver muitas antes de comprar (Justo por não poder contar com a memória de qualquer um que lembrava que NS tinha 90º :-)
    Esse desenho em forma de laranja com folha no datasheet é o diagrama de como a antena irradia, ela tem 60º porque irradia uns 30º pra cada lado a partir do local onde está apontada, é tipo uma lampada numa luminária, pode ter iluminação mais aberta ou mais fechada.

    Bom, 6 Nanostation M5 ficam caros, aí os 3 rocket e 3 BaseStation ficam mais em conta (Ou tô por fora dos preços? Meu dolar ainda está R$ 2,20, melhor ver os preços atuais).

    Eu não colocaria NS Loco na torre, o baixo ganho da antena é um problema menor comparado a baixa capacidade de processamento. Se NS já não é uma maravilha imagina a linha de baixo custo, os Loco.

    Mas qual a necessidade de um Omnitik pros clientes proximos? A antena tem angulo vertical suficiente pra quem está a 50m conectar do mesmo jeito que quem está a 2000m.

    Sobre a forma de controlar banda, você coloca a CPE do cliente pra discar o PPPoE, ou coloca IP fixo nela, de modo que a banda seja limitada pra ela, se houverem 1 ou 10 pessoas DEPOIS dessa CPE é problema do cliente, você vende pra ele a banda X e se ele usa 1 ou 10 computadores é problema dele, por isso acho importante colocar a autenticação na CPE, e não instalar discador no PC do cliente ou colocar autenticação na forma de hostpost (Vai que usa smartphone, digitar em smartphone é complicado, colocar discador PPPoE pior ainda, se a CPE permite isso faça a autenticação nela, a RB750 limita a conexão dela, quem está conectado depois da CPE, via cabo ou wifi, vai ser "limitado pelo limite" da CPE.

    Putz... agora tô me perguntando de onde eu lembrava que NS tem 90º...