+ Responder ao Tópico

1. Unbound é apenas recursivo.
    NSD é o que faz autoritativo de domínios e reversos. Infelizmente ele não possui algo como o $GENERATE.

Eu não gosto do BIND para fazer servidor apenas recursivo ou apenas autoritativo, parece que mesmo fazendo apenas uma função, ele mantém coisas da outra rodando e usando recursos da máquina.

Não é correto ter DNS recursivo e autoritativo na mesma máquina! Para o autoritativo funcionar, você tem que liberar a porta 53 para acesso externo. Se o recursivo estiver na mesma máquina, isso vai deixá-lo aberto para toda a Internet também (ele tem que estar acessível apenas para a rede local), vulnerável a seu uso em ataques de amplificação, exploits, etc.

Ou seja, não gosto de BIND de jeito algum, exceto por alguns features interessantes, mas que são dispensáveis.
    Além disso, NSD e Unbound (em máquinas separadas!) têm melhor desempenho e economizam mais recursos, o que é importante, já que estão querendo rodá-los em EdgeRouters.

2. Eu disse que faz, não que uso.

3. logo vou precisar desse trem. Mais por em quanto nem vou correr atrás de aprender a configurar isso.

----
    Fiz a gravação da outra edgerouter, vou ter que sair mais quando voltar, vou editar o vídeo, cortar umas partes demoradas da instalação dos pacote e depois coloco o vídeo aqui.

4. No aguardo

5. também estou no aguardo, mas eu queria mesmo era aprender a fazer os reversos. Outro detalhe, é alguém aqui sabe se da pra fazer na edge router pro?

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L