+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Antena Painel Setorial 12dbi 120° Homologada Anatel

    Boa tarde,

    Estou a montar um pequeno provedor para no máximo 20 ou 25 clientes... Isso vai depender muito também, visto que será o máximo que quero ( numero de clientes ).

    Pretendo montar o provedor já na frequência 5.8ghz, então pesquisando na net vi muitos equipamentos, só que minhas dúvidas são muitas.

    Vou aqui citar alguns equipamentos que selecionei e queria a ajuda de vocês para dizer se dá pra começar ou se é preciso modificar o(s) mesmo(s).

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-589021881-mikrotik-routerboard-rb750-32mb-licenca-level-4-nivel-4-_JM

    ( 1 routeboard RB 750 )


    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-592150629-antena-painel-setorial-12dbi-120-homologada-anatel-_JM

    ( 3 painéis setoriais desse, visto que eles trabalham a 120º e vi em alguns tópicos que a marca WIRELINK é muito boa e homologada )

    * Esses equipamentos acima para transmissão do sinal, possuo duas conexões ADSL de 3 megas cada, acredito que com o RB 750 posso fazer o balance das duas redes certo?

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-587204847-ubiquiti-nanostation-cpe-nano-loco-5-58ghz-loco-m5-13dbi-_JM

    ( 1 desses ubiquiti em cada cliente recebendo o sinal )


    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-580841845-roteador-wrn240i-wireless-150-mbps-intelbras-mania-virtual-_JM

    ( 1 desses roteador em cada cliente recebendo via cado de rede ( UTP - RJ45 ) do ubiquiti e transmitindo o sinal wireless na residência, comercio, etc )

    É isso ai galera, será com a ajuda desses equipamentos consigo esse feito, adianto que o cliente mais distante está a mais ou menos 2.500 metros, os demais variando muito, 100 metros, 200 metros, etc.

    Quero a valiosa opinião de vocês, se por ventura os equipamentos estiverem errados ou seja melhor substituir um ou outro equipamento, por favor, será de grande ajuda se vocês mim orientarem nisso.

    Outra coisa, possuo uma CPE proeletronic que dizem ser muito boa, ainda não usei, acabei de comprar, poderia aproveitar ela em algum lugar nesse provedor? segue o link abaixo:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-583790684-cpe-wireless-station-pqws-5820-58-ghz-com-antena-de-20-dbi-_JM

  2. #2

    Padrão Re: Antena Painel Setorial 12dbi 120° Homologada Anatel

    Tenho certeza de que não vão mim deixar na mão... Por favor ajudem

    Obrigado

  3. #3

    Padrão Re: Antena Painel Setorial 12dbi 120° Homologada Anatel

    Amigo o ideal seria você atender esse clientes de 100 a 200 metros via cabo.
    A rb 750 da conta ate de 4 adsl de 10m...
    Agora se for usar ela pra clientes e ainda processa o link cai bastante.
    Mais 3 links de 4 + uns 40/50 Clientes vai.
    O Painel você vai ter sérios problemas de tentar atender alguém muito perto dele e pessoas muito longe... tem que ajusta a inclinação pensando né um raio especifico..
    A cpe você pode usar em qualquer cliente seu.
    Procure outra marca de Painel, Nada contra essa, mais tem melhores.
    Se for usar cliente Ubiquiti, busque um painel da Ubiquiti (Airmax).
    Procure ler o fórum, tudo isso que você pergunto já tem aqui.
    Espero ter te ajudado...

  4. #4

    Padrão Re: Antena Painel Setorial 12dbi 120° Homologada Anatel

    Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    Amigo o ideal seria você atender esse clientes de 100 a 200 metros via cabo.
    Ele está começando ainda. O único jeito de atender por cabo na situação dele é na ilegalidade, confiando na sorte da companhia de energia não perceber os cabos dele passando no poste sem autorização. Provedor wireless sem fio na ilegalidade, dependendo do lugar não é um grande problema, mas cabear sem autorização e projeto é caçar encrenca com a companhia dona dos postes.

    Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    Se for usar cliente Ubiquiti, busque um painel da Ubiquiti (Airmax).
    Não sei se foi isso que você quis dizer, mas a antena não tem nada a ver com protocolo proprietário. Tanto faz qual antena usará, se o rádio for Ubiquiti nas duas pontas, vai conseguir usar AirMAX normalmente, se for MikroTik, nada impede de usar NV2 ou Nstreme.
    Tem que entender que antena é elemento passivo (envolve física, não [tele]comunicação), ela só vai influenciar na irradiação das ondas eletromagnéticas.

    Quanto a você, @thiago2014: o painel no link que você postou é para a frequência 2.4GHz, já a CPE NanoStation Loco M5, é para 5GHz. Você tem que escolher em qual frequência quer trabalhar. Se na sua região não tiver muita interferência (outros provedores wireless, muitos roteadores domésticos, etc.), pode usar 2.4GHz - desde que não vá trafegar mais que 5Mbps - que sai mais barato para você e os clientes (nesse caso, tem que usar NS Loco M2).

    Outra coisa: RB750 tem apenas porta Ethernet, você precisa de alguma RB com portas MiniPCI + cartão wireless, ou alguma RB que já venha com rádio integrado.

    A CPE da Proeletronic pode ser usada em algum cliente se você usar painel e rádio 5GHz para distribuir sinal.

    E eu não me preocuparia com o roteador que o cliente vai usar dentro da casa. A tarefa do provedor é levar internet até o local, não montar a rede do cliente. Ele que se vire com isso ou pague a mais pelo serviço.

  5. #5

    Padrão Re: Antena Painel Setorial 12dbi 120° Homologada Anatel

    Ola TsouzaR de forma alguma estou "mandando" ele fazer isso, eu disse que o "ideal" seria atender os próximos dessa forma ...
    Tem lugares como aqui onde moro os poste são uma zona, aqui é 500 provedores no mesmo poste... Sabe o que a cia de energia faz ? NADA.
    Ja tem outros locais que a companhia é bem rígida. Boto o fio né um dia, no outro caiu.
    Cabe a ele avaliar onde ele mora a possibilidade para tal feito e se vale a pena. e entre começa ilegal em wireless e cabeado os dois né uma visão geral são ILEGAIS...
    No tem isso de um mais legal ou menos legal.
    Como você mesmo citou ele ta começando, Mais plug and play que ubiquiti é difícil...
    Dei apenas a receita do bolo de mais fácil compreensão... Busque casar as marcas.
    Ja penso Base ubiquiti e clientes mk ? funciona tranquilo, mais ele já perde pelo airmax, alem do setup da mk ser um pouco mais difícil.
    Tenho preferencia por usar uma rb no "chão" (750) e la em cima um radio, seja bullet, rocket, uma rb e etc...
    E concordo plenamente com o que você diz, se preocupe em levar a internet a casa do cliente, roteador e subjetivo as vezes você quer padronizar o equipamento mais vai ter cliente que já tem seu próprio roteador...
    Espero ter contribuído mais uma vez para enriquecer o material do tópico :0

  6. #6

    Padrão Re: Antena Painel Setorial 12dbi 120° Homologada Anatel

    opa, boa tarde Stevefox e TsouzaR

    Obrigadíssimo pela tamanha ajuda que estão a mim proporcionar, é o seguinte, lendo os comentários de vocês, resolvi dá uma procurada mais aprofundada nos equipamentos, e olha só, tenho um roteador intelbrás modelo win240 500mw recendo e compartilhando a net aqui em minha casa, tenho uma conexão de 2 megas no momento, mais pretendo usar uma de 10megas.

    1ª dúvida:
    Quero comprar um ubiquiti rocket M5 airmax 500mw 5,8ghz e conectar a 2 paineis setoriais 5,8ghz da wirelink/betel.

    Respectivos links abaixo:

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-14dbi-120-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ion-bullet-_JM

    Então pregunto, dó jeito que já esta funcionando:

    Internet 2 megas recebida através de um nanostation loco m5 + Roteador Intelbrás

    funcionará assim?

    Torre:
    Internet 2 megas recebida através de um nanostation loco m5 + Roteador Intelbrás win240 + ubiquiti rocket M5 + paineis setoriais 5,8ghz wirelink/betel

    Cliente:
    CPE intelbrás WOM5000

    Ou vocês preferem que ao invés do roteador win240 eu o substitua por uma RB750?

    Por favor mim orientem nessa dúvida acima.

    Obrigado

  7. #7

    Padrão Re: Antena Painel Setorial 12dbi 120° Homologada Anatel

    Desse jeito que você descreveu funciona sim.

    É realmente melhor usar uma RB750, visto que com ela você consegue gerenciar seus clientes, controlar planos, etc.

  8. #8

    Padrão Re: Antena Painel Setorial 12dbi 120° Homologada Anatel

    Galera olhando os comentários de vocês,resolvi descrever sobre os equipamentos que estou escolhendo para meu provedor .

    Quero atender clientes de no mínimo 30 m a 1 km com visada.

    Na torre

    2
    Ubiquiti Airmax Basestation Am-5g17-90 17dbi 90º 5ghz

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...bi-90-5ghz-_JM

    2
    Ubiquiti Airmax Rocket M5 Mimo

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ado-anatel-_JM

    1 Ubiquiti Airmax Nanostation Nano Loco M5 5.8 Ghz Mimo 13 Dbi
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...imo-13-dbi-_JM


    CPEs do Cliente seria

    Ubiquiti Airmax Nanostation Nano Loco M5 5.8 Ghz Mimo 13 Dbi

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...imo-13-dbi-_JM


    -------------------------------------------------------------------
    Iria colocar uma nanoloco na torre como ap para atender poucos clientes que está dentro do raio de alcance dela .Mais duas basestation para atender onde demanda mais clientes e fechando 180º . Sendo 180º+60º= 240º de cobertura . O restante tem visão dificultada.
    Iria gastar aproximadamente 1300 + 200 = Uns R$ 1600,00 na torre. Mais uma rb 450 g que ainda não possuo.

    E o meu link que iria contratar seria de 15Mb dedicado . Pesquisei bastante no fórum e cheguei uma conclusão da quantidade de clientes por antena,me corrijam se eu estiver errado.

    Planos de 4mb
    15/4=3,75 . Arredonda para 4 * 4 =16 . Ou seja 16 clientes de 4 Mb por antena. Multiplicado por 4 porque 1/4 estará conectado e não consumindo toda a banda .

    Planos de 2Mb

    15/2=7,5 . Arr. 8 * 4 =32 clientes com 4 mb por basestation .

    Aprendi isso olhando as postagem do nosso amigo
    Stevefox.


    Minha questão é a seguinte,o que pode acontecer se todos se conectarem ao mesmo tempo em horário de pico .As 3 antenas da torre ,com todos clientes no facebook,sites de noticias,videos e alguns downloads ?
    O que pode acontecer?

    cair tudo ,lentidão. Para cair seria culpa do meu link que é pouco ou minha rb450g que já não da mais conta de atender? Postem ai suas críticas ao meu raciocínio para ver se estou no caminho certo.

    As rcokets são radios certo,posso oferecer até quantos Mb por cliente para que ela aguente?


  9. #9

    Padrão Re: Antena Painel Setorial 12dbi 120° Homologada Anatel

    @Guimagal estou meio sem tempo para responder todo o seu postr, mas notei uma informação errada aí:
    A NanoStation Loco M5 não possui 60° de abertura. Está no datasheet da Ubiquiti:

    NanoStation M2: 55° (H-pol) / 53° (V-pol) / 27° (Elevation)
    NanoStation Loco M2: 60° (H-pol) / 60° (V-pol) / 60° (Elevation)
    NanoStation M5: 43° (H-pol) / 41° (V-pol) / 15° (Elevation)
    NanoStation Loco M5: 45° (H-pol) / 45° (V-pol) / 45° (Elevation)
    NanoStation M3/M365: 60° (H-pol) / 60° (V-pol) / 20° (Elevation)
    NanoStation Loco M9: 60° (H-pol) / 60° (V-pol) / 60° (Elevation)

    Cuidado para não comprar esse equipamento baseado em informações erradas e perder dinheiro. Aliás, verifique sempre o datasheet de tudo que estiver pretendendo comprar, não confie em informações que vê por aí.


    Até mais.