+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roteador que limita a velocidade da banda e franquia de uso.

    Olá, gostaria de saber se existe algum roteador que limita a velocidade e tenha franquia de uso, estou querendo comprar um
    ótimo roteador vocês poderia me indicar um?

    Exemplo: Meu vizinho tem 5 Megas de velocidade e 3 Gigas de franquia por mês, assim que ele usar o 3 Gigas sua
    velocidade cairá para 1 Mega, existe algum roteador assim?

  2. #2

    Padrão Re: Roteador que limita a velocidade da banda e franquia de uso.

    Da pra fazer no RouterOS tmb. Na verdade fiz isso no FreeRADIUS, e uma vez a configuração feita, vc pode usar em MPD (FreeBSD), RouterOS, Cisco, etc. Basta fornecer os atributos corretos para o NAS em uso e é interessante que o mesmo tenha suporte a CoA, para poder alterar a velocidade do usuário sem ter que derrubar a conexão dele (RouterOS tem, mais somente para HotSpot ainda, o suporte deles acatou minha sugestão a algum tempo e disseram que iam implementar essa funcionalidade para o PPPoE tmb, mais não sei se o já fizeram).

  3. #3

    Padrão Re: Roteador que limita a velocidade da banda e franquia de uso.

    Nossa, apesar de ter respondido acima cometi a "gafe" de não ler a pergunta original na integra. Só um comentário, com 5 Megas de banda, quantos minutos ele leva para extrapolar a franquia dele?

    5 Mbps = 5000 bits por segundo = 18000000 bits por hora

    transformando em bytes:

    18000000 / 8 = 2250000 bytes por hora = 2250 mega bytes por hora = 2.25 giga bytes por hora

    Fazendo uma regra de 3:

    3600 (segundos de uma hora) 18000000 (bits trafegados)
    x (numero de horas a saber) 24000000 (bits da franquia)

    x = 3600 * 24000000 / 18000000 = 4800 segundos
    x = 1 hora e 20 min.

    Levando em conta que o usuário precise de pelo menos 36h/mês (vi isso em algum lugar na Anatel) em caso de franquia com a velocidade contratada, e considerando 2.25G em 1 hora com 5Mbps de banda, ele teria que ter uma franquia de 36 * 2.25 = 81G.

    Para 5 Mega eu daria pelo menos 90G.

    Como eu já disse em outros momentos não vejo a prática da franquia de dados como sendo uma forma de fazer milagres, apenas de evitar desastres. Exemplo um usuário de 10M de banda larga, conectado via fibra óptica e consumindo totalmente 10M de banda constantes, por muito menos que vc paga por 5M dedicado.

    Não sei se minhas contas estão 100% corretas, mais tenho certeza que a do provedor do colega é que não está.

  4. #4

    Padrão Re: Roteador que limita a velocidade da banda e franquia de uso.

    mk + radius faz sim