Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Trafego Fantasma no Mikrotik - AP <-> Cliente

    PessoAll, para quem não acredita em fantasmas na maquina, ai vai um problema que tem nos atormentado há dias.

    Em um dos AP´s, uma RB 433, com MK 5.26, notamos que a diferença do que entra pela Lan era quase 3Mb à mais do que saia pelas placas wireless. Simplesmente inexplicável.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente.png
Visualizações:	381
Tamanho: 	8,4 KB
ID:      	54982

    Mas a "coisa" não parou por ai...

    Fomos mais fundo e notamos que em alguns clientes, coincidentemente, que usam STX Lite 5 (MK 5.26) havia um trafego fantasma também, variando entre 1Mb e 3Mb, somente na Wireless (WLan), não chegando à Lan (ethernet).
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP.png
Visualizações:	321
Tamanho: 	8,1 KB
ID:      	54983


    Este "trafego fantasma" consome banda, causando uma lentidão enorme na rede, visto que, alem dos mikrotik´s, ele passa pelos Nano Bridge que fazem o link (p2p) até o AP.

    Não notamos tal trafego em clientes que utilizam equipamentos diverso do STX.

    Realizamos um teste simples, colocando um dos clientes com "trafego fantasma" conectado em um AP Nano Station 5; constatamos que, desta forma, tal trafego cessou.

    Analisados até onde ia nossos (parcos) conhecimentos, ser resultar.

    Perguntamos: algum dos senhores já viu algo semelhante?

    Comentários, sugestões, e, principalmente, soluções, são bem vindas.

  2. #2

    Padrão Re: Trafego Fantasma no Mikrotik - AP <-> Cliente

    Amigo da export nas conf. e posta aqui, pra gente poder analisar.

  3. #3

    Padrão Re: Trafego Fantasma no Mikrotik - AP <-> Cliente

    Nada de fantasma, De um Torch Aew que você pega Cpf/Rg e endereço do cabrito.
    Se você observa os que os Baidu da vida faz sem demonstrar nada, vai ficar surpreso...

  4. #4

    Padrão Re: Trafego Fantasma no Mikrotik - AP <-> Cliente

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Amigo da export nas conf. e posta aqui, pra gente poder analisar.
    de qual? do AP ou do Cliente?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    Nada de fantasma, De um Torch Aew que você pega Cpf/Rg e endereço do cabrito.
    Se você observa os que os Baidu da vida faz sem demonstrar nada, vai ficar surpreso...
    O que, exatamente, deveria procurar?

  6. #6

    Padrão Re: Trafego Fantasma no Mikrotik - AP <-> Cliente

    Abre o Torch e você vera em detalhes (ip) o trafego (Fantasma) na interface, assim da pra saber se vem de sua rede Local ou da Internet...
    Tire uma foto no momento que ocorre isso com o torch aberto que analiso pra ti.

  7. #7

    Padrão Re: Trafego Fantasma no Mikrotik - AP <-> Cliente

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Torch.JPG
Visualizações:	373
Tamanho: 	66,3 KB
ID:      	54986

    Aqui está um print do Torch no AP.

    O IP 10.40.40.10 sou eu.

    Outra informação é que tal trafego não aparece no Queue no Ap e nem no servidor.

  8. #8

    Padrão Re: Trafego Fantasma no Mikrotik - AP <-> Cliente

    Então amigo esse trafego deve ta vindo de sua própria rede, talvez um cliente fazendo rede com o outro, sua rede é uma bridge... Todos falam com todos.
    Se for trafego da INTRANET (Cliente falando com Cliente) não vai ser exibido no Queues.
    Ja te ensinei a ferramenta, basta usar e interpretar na hora certa, como no momento que mando a foto dos 3Mb e so da torch e ver de onde ta vindo esses 3Mb, se de um ip local ou externo, Leia um pouco sobre BROADCAST.
    Espero que tenha compreendido.

  9. #9

    Padrão Re: Trafego Fantasma no Mikrotik - AP <-> Cliente

    Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    Então amigo esse trafego deve ta vindo de sua própria rede, talvez um cliente fazendo rede com o outro, sua rede é uma bridge... Todos falam com todos.
    Se for trafego da INTRANET (Cliente falando com Cliente) não vai ser exibido no Queues.
    Ja te ensinei a ferramenta, basta usar e interpretar na hora certa, como no momento que mando a foto dos 3Mb e so da torch e ver de onde ta vindo esses 3Mb, se de um ip local ou externo, Leia um pouco sobre BROADCAST.
    Espero que tenha compreendido.
    Grato, mas já usei o Torch exatamente na hora do trafego "fantasma" e não apareceu nenhum IP com trafego alto, mostrou a mesma coisa que na imagem acima. Farei outro e postarei novamente.

    Pensei no caso do cliente estar usando a INTRANET para fazer um ponto a ponto com outro cliente, mas nesses 3 clientes onde aparecem o trafego na Wlan, apenas o rádio estava ligado, o computador estava desligado, tanto que não tem trafego na LAN dele, como pode ver.

    Existe alguma regra que possa implementar no AP-MK para impedir que todos falem com todos?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gfqsw Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Torch.JPG
Visualizações:	373
Tamanho: 	66,3 KB
ID:      	54986

    Aqui está um print do Torch no AP.

    O IP 10.40.40.10 sou eu.

    Outra informação é que tal trafego não aparece no Queue no Ap e nem no servidor.
    Ola amigo, você deu um touch na bridge1 é na interface onde está o tráfego wlan1 e na Ethernet. att

  11. #11

    Padrão Re: Trafego Fantasma no Mikrotik - AP <-> Cliente

    Bom Dia Amigão,
    eu já tive esse problema, mas o meu foi com um ptp usando sxt ele gerava um trafego fantasma entre as sxt de até 10Mb, aqui eu resolvi atualizando a versão do MK das SXT!
    entra no site da http://www.mikrotik.com/download e baixa a versão mais recente pra sua RB e testa pra ver se paro!
    Espero ter ajudado!

  12. #12

    Padrão Re: Trafego Fantasma no Mikrotik - AP <-> Cliente

    Sim, só tem essa bridge na RB.

    Hoje estou sem o dito tráfego, mas atento para quando aparecer novamente, fazer novos prints e postar aqui.

  13. #13

    Padrão Re: Trafego Fantasma no Mikrotik - AP <-> Cliente

    Pode ser consumo de por portas de serviço veja se ajuda o video abaixo.

  14. #14

    Padrão

    Já fiz isso, ambos estão com a versão 5.26.

    Acabei de fazer os novos prints com o trafego.

    Notem que no Queue não informa ele e nem na Bridge., apenas na RX da Lan, TX da WLan.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SL1.jpg
Visualizações:	204
Tamanho: 	99,5 KB
ID:      	54996

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Torch2.jpg
Visualizações:	162
Tamanho: 	92,0 KB
ID:      	54997
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         torch2b.jpg
Visualizações:	136
Tamanho: 	46,5 KB
ID:      	54998

    Pergunta, tal trafego não teria de aparecer na linha do IP no TX rate e RX Rate no Torch? Notem que fica tudo praticamente zerado.

    Os 3 IPs de clientes que identifiquei que tem tal trafego são 10.0.0.133, 10.40.40.66 e 10.40.40.79. Nele o trafego fica alto na Wlan mesmo sem o computador ligado.
    Última edição por gfqsw; 30-09-2014 às 13:31.

  15. #15

    Padrão Re: Trafego Fantasma no Mikrotik - AP <-> Cliente

    Organiza o Torch por Tx/Rx Rate pra podemos ver no Torch qual maior trafego...

  16. #16

    Padrão Re: Trafego Fantasma no Mikrotik - AP <-> Cliente

    Tente filtrar torch por porta e mande aqui novamente, aparentemente possa ser alguma porta de serviço.

  17. #17

    Padrão Re: Trafego Fantasma no Mikrotik - AP <-> Cliente

    Senhores, como solicitado seguem imagens.

    Caso não forem essas as imagens exatas que precisam, por gentileza, queiram detalhar a forma que devo configurar o Torch para que consida os dados necessários.

    Já estou entrando em desespero, tenho viagem marcada para daqui 10 dias e por minha incompetência não consigo resolver esse problema.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Torch na ether5 RX.JPG
Visualizações:	167
Tamanho: 	120,4 KB
ID:      	55015

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Torch por TX na 16.JPG
Visualizações:	150
Tamanho: 	111,7 KB
ID:      	55016

  18. #18

    Padrão Re: Trafego Fantasma no Mikrotik - AP <-> Cliente

    Alguma ideia??

  19. #19

    Padrão Re: Trafego Fantasma no Mikrotik - AP <-> Cliente

    Então se o trafego for na Intranet, Não vai aparecer, exemplo um cliente ta compartilhando arquivos com outro via lan (wifi ou cabo) esse trafego não cai no torch mais é exibido na interface wireless dos dois...
    Se quer isolar os clientes use ppoe neles, você pode trabalhar com PPOE/IpxMax/Hotspot ao mesmo tempo.
    Todas outras soluções são mais dramáticas.
    Tente o que falei, vai funcionar e viaje tranquilo.

  20. #20

    Padrão Re: Trafego Fantasma no Mikrotik - AP <-> Cliente

    Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    Então se o trafego for na Intranet, Não vai aparecer, exemplo um cliente ta compartilhando arquivos com outro via lan (wifi ou cabo) esse trafego não cai no torch mais é exibido na interface wireless dos dois...
    Se quer isolar os clientes use ppoe neles, você pode trabalhar com PPOE/IpxMax/Hotspot ao mesmo tempo.
    Todas outras soluções são mais dramáticas.
    Tente o que falei, vai funcionar e viaje tranquilo.
    Certo, mas eu sei só o cliente onde aparece o trafego entrando na WLan dele, não sei de onde parte esse trafego.
    Poderia ser mais detalhado, por gentileza? Reconheço que meus conhecimentos são limitados quanto a isso.

    Obrigado.