+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb The Dude - Probe para testar etherXX se esta up ou down.

    Por favor pessoal alguém sabe como ficaria o Probe para verificar o status da porta etherXX da Routerboard, tipo para verificar se a mesma esta UP ou DOWN, pois quero ligar uma equipamento qualquer na porta ether10 por exemplo e ligar este equipamento direto na energia, caso a energia acabe a porta ficara DOWN e no the dude vou poder saber que a torre esta sem energia antes que a mesma desligue de vez, sem a necessidade de gastar um ip publico para monitorar isto ?
    Alguém pode ma ajudar por favor ?

  2. #2

    Padrão Re: The Dude - Probe para testar etherXX se esta up ou down.

    amigo n entendi a pergunta direito ms o dude monitora tudo inclusive qantos mbs ira passa n porta q vc qier coloca e se tiver ligado ele fica verde se n tiver fica vermelho...

  3. #3

    Padrão Re: The Dude - Probe para testar etherXX se esta up ou down.

    Amigo quero monitorar a porta Etherxx da RB por snmp caso ela fique down vai ficar vermelho, ai não vou precisar de gastar um ip Fixo conforme expliquei acima, ja sei fazer tudo a unica coisa que preciso é de um proble para monitorar as portas ether da rb veja este link para entender de probles

    http://williansco.blogspot.com.br/20...-servicos.html

  4. #4
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: The Dude - Probe para testar etherXX se esta up ou down.

    Você pode monitorar por ping no Dude, se parar de pingar você sabe que esse equipamento que está ligado direto na tomada ficou sem energia.

  5. #5

    Padrão Re: The Dude - Probe para testar etherXX se esta up ou down.

    Amigo, favor ler o post que fiz quero monitorar a porta da RB se esta UP ou Down para saber se tem energia na torre sem necessidade de gastar mais um Ip Publico pois posso ligar uma PCBA velha na porta 10 de uma rb de 10 portas por exemplo que esta ligada em No-Break e a PCBA ligo direto na energia caso a porta desta RB fique Down vou saber que esta torre esta sem energia os equipamentos estão funcionando através do No-break. Entende ?

  6. #6

    Padrão

    Mais amigo, você pode fazer isso usando "ping" é só saber onde pingar.
    Interprete o que o @alexrock disse...
    O Nome disso é WatchDog, toda pcba e Mikrotik tem, ele ainda vai da reboot em seu equipamento caso não pinga.
    Se quiser mais sofisticado, você pode compra uma tomada WatchDog...
    Até pelo uptime do equipamento você mata sua charada.
    Mais como você dessa forma explicada por você é fácil d+ @tecnoceu, esqueça o snmp (Poucas pcbas tem).
    Crie um dispositivo no dude (Rb) apos isso escolha la "RouterOs".
    Depois crie outro dispositivo que esta fora do nobreak.
    Depois você vai linka a rb ate a porta do dispositivo que ta fora do Nobreak.
    Clique em Add Conexão e faça um traçado entre os dois (Rb >> Dispositivo fora do Nobreak), Por fim escolha a interface, se quiser ainda da pra manda um torpedim pra te dizer "olha cortaram a energia la"...
    Segue uma fotinha.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Dude.jpg
Visualizações:	951
Tamanho: 	251,0 KB
ID:      	55217
    Espero ter ajudado irmão.

  7. #7

    Padrão Re: The Dude - Probe para testar etherXX se esta up ou down.

    Obrigado Amigo, porem ainda não consegui entender.

  8. #8

    Padrão Re: The Dude - Probe para testar etherXX se esta up ou down.

    Amigo como faço o teste se não consigo pingar em ip frio amigo, quero testar a energia mas só tenho ip quente até a routerboard ?

    Por favor me explique com mais riqueza de detalhes pois não consigo entender.

  9. #9
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: The Dude - Probe para testar etherXX se esta up ou down.

    IP frio seria IP interno (LAN) e IP Quente seria IP externo (Internet) correto?
    Se for assim, realmente não será possível usar o Ping para testes, mas você pode testar uma porta (HTTP, por exemplo) e redirecionar esse ip interno: porta para o ip externo: porta da sua RB fazendo dst-nat. Dessa forma, quando acabar a energia, essa portas irá parar de responder.

  10. #10

    Padrão Re: The Dude - Probe para testar etherXX se esta up ou down.

    Ja tentei porem o redirecionamento não funciona para eu pingar no Dude pois o dude so pinga um ip sem pingar porta, tentei colocar telnet, ssh. sem Sucesso.

  11. #11
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: The Dude - Probe para testar etherXX se esta up ou down.

    Citação Postado originalmente por tecnoceu Ver Post
    Ja tentei porem o redirecionamento não funciona para eu pingar no Dude pois o dude so pinga um ip sem pingar porta, tentei colocar telnet, ssh. sem Sucesso.
    Teste a porta HTTP como eu disse anteriormente, o ping (ICMP) não vai funcionar mesmo. Pode ser telnet ou ssh também, desde que exista esses serviços no equipamento a ser testado e que a porta correta esta redirecionada. Aqui monitoro modems adsl de clientes por ssh e http e funciona normalmente.