+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MikroTik RouterBOARD - Banda máxima

    fala galera

    tenho na minha empresa atualmente um RB750gl com uma internet da NET virtua de 10 mb

    estou assinando uma fibra otica da vivo de 200MB, gostaria de saber se meu mikrotik vai sem comportar normalmente ou ele tem uma limitação? por exemplo, se ele aguenta tudo ou vai limitar em uns 50mb?

    agradeço desde ja
    vlwss

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik Banda maxima

    se a porta da sua rb for 1000M Full ela vai suporta mais tbm depende pra quantos clientes voce vai destribuir por que essa rb nao tem muito processamento mais se voce usa ela so pra passar o link ela vai passar de boa contanto que seja 1000M Full

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik Banda maxima

    Citação Postado originalmente por vzglauco Ver Post
    fala galera

    tenho na minha empresa atualmente um RB750gl com uma internet da NET virtua de 10 mb

    estou assinando uma fibra otica da vivo de 200MB, gostaria de saber se meu mikrotik vai sem comportar normalmente ou ele tem uma limitação? por exemplo, se ele aguenta tudo ou vai limitar em uns 50mb?

    agradeço desde ja
    vlwss
    Colega,
    Apesar de "teoricamente" as portas dela suportarem, o processador vai abrir o bico antes, o quanto antes depende de varios fatores (nº de: clientes, regras de firewall etc..) indico pegar uma RB mais robusta

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vzglauco Ver Post
    estou assinando uma fibra otica da vivo de 200MB, gostaria de saber se meu mikrotik vai sem comportar normalmente ou ele tem uma limitação? por exemplo, se ele aguenta tudo ou vai limitar em uns 50mb?
    A RB750G não vai suportar mais que 127mbps em TCP, em sentido único. Apoiando-se nos testes propostos em RFC2544 e RFC6815, usando o iperf. Tem uns ajustes que podem ser aplicados ao RouterOS, que podem melhor em pouco, mas nem perto chega dos 200mpbs que você precisa.

    Citação Postado originalmente por italope Ver Post
    se a porta da sua rb for 1000M Full ela vai suporta...
    Citação Postado originalmente por italope Ver Post
    mais se voce usa ela so pra passar o link ela vai passar de boa contanto que seja 1000M Full
    Grato pela contribuição, mas essa informação é uma suposição ou afirmação?

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Apesar de "teoricamente" as portas dela suportarem, o processador vai abrir o bico antes, o quanto antes depende de varios fatores (nº de: clientes, regras de firewall etc..) indico pegar uma RB mais robusta
    Exatamente @gabrielest. Para esta demanda, não é interessante "mips-be" e "mips-le". Como 200mbps precisa ser "powerpc".

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik Banda maxima

    Grato pela contribuição, mas essa informação é uma suposição ou afirmação?
    é uma suposição pois como eu disse ela nao tem muito processamento

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik Banda maxima

    Teoricamente a 450g suportaria (Pacotes de 512k).
    +Como o Trober disse, tem que ser PowerPc (Pra não ter gargalo).
    Mais se fosse pra comprar uma 1100 Ou Ahx2, juntaria mais um trocado e iria de 1009.
    Retirado do site da Mikrotik.
    Performance test results

    RB450G (680Mhz) Gigabit port test RouterOS
    Mode Configuration 64 byte 512 byte 1518 byte
    kpps Mbps kpps Mbps kpps Mbps
    Bridging none 187.3 122.9 171.9 728.9 58.0 712.7
    Bridging 25 bridge filter rules 86.4 56.7 84.5 358.3 58.5 718.8
    Routing none 147.0 96.4 136.1 577.1 59.7 733.6
    Routing 25 simple queues 137.0 89.9 117.7 499.0 55.2 678.3
    Routing 25 ip filter rules 59.2 38.8 59.4 251.9 54.7 672.2

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik Banda maxima

    Citação Postado originalmente por vzglauco Ver Post
    fala galera

    tenho na minha empresa atualmente um RB750gl com uma internet da NET virtua de 10 mb

    estou assinando uma fibra otica da vivo de 200MB, gostaria de saber se meu mikrotik vai sem comportar normalmente ou ele tem uma limitação? por exemplo, se ele aguenta tudo ou vai limitar em uns 50mb?

    agradeço desde ja
    vlwss
    vzglauco ,onde vc está? a vivo já colocou fibra optica em quais lugares em SP?

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik Banda maxima

    Eita, obrigado a todos
    sao em media uns 60 clientes, mas vou precisar de uma rb nova ;(
    vcs me indicam alguma rb patra usar com a velocidade nova?

    e guimagal, sou de sao jose dos campos, passaram a fibra aqui no bairro a 1 mes

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik Banda maxima

    Poxa ai sim ,sou de Cajamar perto de Jundiai e Barueri

  10. #10

    Padrão Re: Mikrotik Banda maxima

    vzglauco você tem empresa aberto como mencionou no post. Será que pode me ajudar? Estou com umas dúvidas sobre a abertura.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    Teoricamente a 450g suportaria (Pacotes de 512k)...
    Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    ...Retirado do site da Mikrotik
    Lembrando que este teste, formalmente publicado pela MikroTik, é baseado em UDP, conforme rege RFC2544. Quando se faz o teste em TCP, o cenário muda violentamente.

    E, na realidade de provedor de acesso, se faz muito mais necessário ter throughput TCP do que UDP.

  12. #12

    Padrão Re: Mikrotik Banda maxima

    Citação Postado originalmente por vzglauco Ver Post
    Eita, obrigado a todos
    sao em media uns 60 clientes, mas vou precisar de uma rb nova ;(
    vcs me indicam alguma rb patra usar com a velocidade nova?

    e guimagal, sou de sao jose dos campos, passaram a fibra aqui no bairro a 1 mes
    Colega,
    Olha, eu se fosse vc, visto que vai precisar trocar mesmo, RB para aguentar essa pancada não é barata então eu deixaria a RB de lado e partiria logo para uma CCR como o colega disse, pode ser a 1009 mesmo para começar, aproveita que ja tem SFP e faz a chegada direto nela, vai ficar um tesão e, no fim das contas, se tu for botar na ponta do lapis e comparar uma RB que segure isso com uma CCR a diferença vai ser pouca e a escalabilidade é bem melhor, veja:
    Essa CCR tá 1500,00 no ML. A RB800 ( que seria o minimo que eu pegaria para aguentar um rojão desses) na winetwork tá por 1300,00, dai tu ve que não compensa. Vai de CCr mesmo e seja feliz, mas toma cuidado e da umas lidas a respeito pq me parece que tem uns modelos (não sei quais) que tão "manhosos". O melhor é vc escolher o que quer e pesquisar tudo o possivel a respeito

  13. #13

    Padrão Re: Mikrotik Banda maxima

    Cara uma RB 700G ou GL não passar 200mbps porém como o amigo acima citou se eu force vc compraria um RouterBoard melhor com um ótimo desempenho.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wld.net1 Ver Post
    Cara uma RB 700G ou GL não passar 200mbps porém como o amigo acima citou se eu force vc compraria um RouterBoard melhor com um ótimo desempenho.
    E não qualquer Routerboard. Precisa ser uma que seja pelo menos "powerpc". Veja o drama[1] passado pelo colega @vpnvyrtual. O teste dele, registrado em vídeo[1], não tem fundamento científico (baseado numa norma, por exemplo, RFC), mas demonstra com clareza o suficiente para se ter cuidado com CRS baseadas em mips-be.

    O certo era o colega @vpnvyrtual ter testado usando "master-port" (switch mode), e não "bridge". Mas de qualquer forma, a melhoria será de 11 à 14%, o que não impacta em grande benefício, se comparado ao switch da HP

    De qualquer forma, fica o agradecimento pela geração do vídeo, que é bastante esclarecedor

    Saudações,

    [1] https://under-linux.org/showthread.p...961#post725961