+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhor Modem para ADSL e um bom Roteador.

    Pessoal, bom dia!
    Preciso de ajuda em duas questões distintas.
    Primeira
    Atendo uma empresa que possui 4 links adsl.
    Lá eles possuiam 4 modens que vieram com o proprio plano da empresa. No entanto, agora eles estão travando, tendo que reiniciar alguns deles de vez em quando. Gostaria de saber do pessoal mais experiente, qual modem tem utilizado para empresa, que não dê este tipo de problema. Estou pensando em comprar logo os 4 novos.

    Além disto, utilizava este modem para distribuir DHCP para 3 Unifis que ficam num salão de evento. Percebi que ele não dá conta, além do que, ele irá gerar no máximo 250 user correto? E às vezes será necessário mais que isto. Sei que terei que na ponta aumentar o numero de Unifi, já estão sendo providenciados, no entanto, qual Roteador bom, geraria um numero considerável de usuário, se é que existe, um roteador que gere 400, 500 user por dhcp.

  2. #2

    Padrão Re: Melhor Modem para ADSL e um bom Roteador.

    Pois é...
    só que já tenho os Tp-Links. e Depois de um ano e meio mesmo no Nobreak ele esta travando depois que esqeunta
    Sao modelos adsl2 mesmo assim nao dura. Levou um ano e meio para dar pal... mas qria algo mais robusto.
    cada adsl é de 10mb

  3. #3

    Padrão Re: Melhor Modem para ADSL e um bom Roteador.

    desde 2008 usei modem speedstream 4200,dlinks,tp link,entre outros até hoje,sempre tive problemas com eles em modo router,depois que começei a usar eles em bridge,blz não incomada,use um rb ou pc para rotear,bom eu uso pc porque gosto mesmo,sem criticas,hoje possuo 2 link de 50mb no modem da gvt que é uma eca,mas mudando para bridge fica bem bom,um deles faz uns 3 anos que tenho e de vez em quando reinicio ele .espero ter ajudado

  4. #4

    Padrão Re: Melhor Modem para ADSL e um bom Roteador.

    TPLink 8816 tem SNR menor que, POR EXEMPLO, um velho gagá DSL500G lixo. Onde o sinal ADSL está no limiar inferior de qualidade (Está com SNR baixo) isso faz diferença. DSL2500E parece que não tem processamento, 2 uTorrent com 10 downloads em andamento travam os coitados.

    Pra diminuir travamentos acho que é bom desativar upnp e multiplas conexões nas maquinas, você pensa que empresa não teria p2p mas geralmente tem duzias deles instalados mas não configurados (Leigo usa tudo no default). Um roteador cabeado (Pode ser TPlink) discando num modem em bridge resolve muuuuuuito problema de travamento. No seu caso talvez seria interessante um daqueles TPLink com multiplas WAN.

    Eu ainda sou fã dos SpeedStream 4200 ou 5200. Mas... usando como regra: "Modem pra mais de 2 ou 3 usuarios só em bridge" qualquer modem fica estável. Modem roteado estável nas ADSL daqui do interior ainda não ví, mas modem em bridge não estável, isso é bem raro ver. Põe qualquer roteador wifi mas desativa wifi, qualquer roteador cabeado tipo R402, nem precisa partir pros roteadores com multiplas WAN (Digamos R470T) se não quiser fazer balance.
    Atendo supermercado que passou anos gastando com modens caros, dia que coloquei um lixinho Opticom de R$ 29, em bridge, com um roteador R402 de R$ 45, discando e fazendo algumas tarefas de roteamento, mas com tudo que é firula desativada (Especialmente uPnp) os travamentos sumiram.
    (O que talvez não foi um bom negocio, ao longo dos anos vendi pra eles DSL500B, DSL500G, Xavi, Speed Touch 510, TPlink, Intelbras, DSL2500E, Encore, LG... roteado nenhum ficava 2 ou 3 dias sem travar)

  5. #5

    Padrão Re: Melhor Modem para ADSL e um bom Roteador.

    Amigo,poderia me tirar uma dúvida.
    Hoje só trabalho com link dedicado.Estou para fazer Up mas está um pouco caro.Um amigo me sugeriu colocar Live Tim ou GVT junto com link dedicado q sairá bem mais barato e atende bem.A TIM tem planos de até 1Gbs.
    Sei q a OI e NET não prestam,a respeito da GVT e TIM eu posso confiar?Dá para arriscar colocando carga na rede?Será q aguenta 300 clientes?

  6. #6

    Padrão Re: Melhor Modem para ADSL e um bom Roteador.

    Posso falar apenas por OI, onde ela tem exclusividade ela tem uma tabela de preço de link dedicado bem cara, cara-de-pau de fazer algo tipo:
    Preço em cidade com fibra e concorrente: X
    Em cidade com fibra mas sem concorrente: X + 50%
    Em cidade sem fibra com concorrente: X + 100%
    Em cidade sem fibra e sem concorrente: X + 1000%
    De modo que se paga R$ 600 a 1000 por Mbps nesses locais sem concorrente (Link grande seria mais barato SE houvesse disponibilidade).

    Nesses locais tem provedores, e usam ADSL, meia duzia de ADSL barata num balance, e... atender 300 pessoas é coisa pra RB450 com só 4 ADSL nesses cafundós, dá pra atender muuuuito mais que isso!

    Entre ADSL e Live Tim ou GVT o que muda é o upload, com upload maior o broadcast escoa melhor e não sofre tanto quanto meia duzia de ADSL num balance, não vejo porque teria muitos problemas.
    Até onde eu saiba a Tim vende possibilidade de upload tipo apenas 5Mb nalguns locais (Mesmo com 50Mb de down) mas em outros permite 20Mb, aí sim teria uma bela melhora.

    Acho que tem gente que morre de medo de falar nisso pra não incentivar, mas tem muuuuuuito provedor com mais de 200 clientes só com Live Tim, sem dedicado junto, depende da banda que vai vender, tem que lembrar que upload é o limite, não é que dá pra vender o upload todo, é que o upload trafega muito broadcast e se tiver muita conexão simultanea (Cada cliente com meia duzia) o gargalo são as regras lá na operadora e não a largura de banda que você tem no upload, mas de qualquer forma upload maior vira conexão melhor (Falo de navegação como um todo, não é questão de melhorar upload de arquivos, mas sim melhorar as respostas pra navegação).

  7. #7

    Padrão Re: Melhor Modem para ADSL e um bom Roteador.

    Rubem vc é o cara.
    Sempre manda bem nas respostas,não porque é o que eu quero ouvir e sim porque tem baseamentos técnicos.

  8. #8

    Padrão Re: Melhor Modem para ADSL e um bom Roteador.

    Bruno aqui era tudo TpLik 8816 (8), Não tinha travamentos pois todos estavam em bridge o que diminui a carga sobre o modem, Hoje substituir todos eles pelo Td 5130 (Com Wifi desativado e em Bridge) por apenas um motivo, o Snr ganhei mais ou menos 2 a 3Db o que é muito para quem ta no limite de 6/7 de Snr...
    Eles também tem Sntp que pra quem usa o Dude é uma maravilha.
    Rubem aqui tenho 8 adsl (200 users) que se limitam apenas pelo Upload uso metade da banda de Down, pois o up chega fácil aos 75% que é o meu limite.
    O Velox de 10Mb mesmo tem 512k de up, muito difícil de balanceá isso né um provedor (usando 100% de tudo).
    Trocaria todos esses adsl por um vdsl de 10/50 (Com 40% de garantia)...
    Graça a deus meu dedicado ta chegando pra da uma folga nisso.
    As respostas do rubem chega da gosto de ler pelos detalhes que ele fornece , ainda bem que ele não virou vaqueiro ;0

  9. #9

    Padrão Re: Melhor Modem para ADSL e um bom Roteador.

    Usa qualquer modem, única diferença é que bote ele em bridge e bota para discar em um MK e seja feliz, vai poder botar suas regras de firewall, dhcp, controle de banda, enfim, ...

    OBS: ZTE 831 e DSLINK 279 ótimo para parâmetros, uso e recomendo.

  10. #10

    Padrão

    Nao aapreceu meu questionamento, vou repetir:
    Como faço para ter mais informações sobre esta Rb MIKROTIK- ROUTERBOARD RB 1100AHX2 LICENÇA NIVEL 6? tenho que justificar o investimento. Acostumado eu estou com a 450 e a 750 esta nunca tinha visto!
    Como faço o que ela produz? abraço!

  11. #11

    Padrão Re: Melhor Modem para ADSL e um bom Roteador.

    Manda ele comparar uma RB450 ou RB750 com a do link abaixo:
    http://routerboard.com/RB1100AHx2

  12. #12

    Padrão Re: Melhor Modem para ADSL e um bom Roteador.

    Rubem! Bom dia Meu amigo!
    Obrigado por expor sua experiencia, sem duvida irá ajudar, contribuir com muitos outros usuários. Ficou mais claro algumas coisas.
    Antes entao de condenar meus 4 modens tplinks, irei coloca-los em bridge todos eles e irei fazer um teste. Mas, no entanto, terei que ter algo depois para fazer a conexao. Talvez eu consiga comprar outra rb com esta finalidade. Tenho este TP-Link 470, vou ver o que eu posso fazer com ele. A ideia era colocar os links nele para balancear e colocar o MK para criar as regras para alguns setores. Tenho que estudar um pouco mais entao.

    Rick - RB1100AHx2 volto a perguntar: fácil utilizar este aparelho? Funfa como as 450 e 470? Tem uma interface mais amigável?
    Pode ajudar-me?
    Abraço!

  13. #13

    Padrão Re: Melhor Modem para ADSL e um bom Roteador.

    Citação Postado originalmente por tuxjr Ver Post
    Rubem! Bom dia Meu amigo!
    Obrigado por expor sua experiencia, sem duvida irá ajudar, contribuir com muitos outros usuários. Ficou mais claro algumas coisas.
    Antes entao de condenar meus 4 modens tplinks, irei coloca-los em bridge todos eles e irei fazer um teste. Mas, no entanto, terei que ter algo depois para fazer a conexao. Talvez eu consiga comprar outra rb com esta finalidade. Tenho este TP-Link 470, vou ver o que eu posso fazer com ele. A ideia era colocar os links nele para balancear e colocar o MK para criar as regras para alguns setores. Tenho que estudar um pouco mais entao.

    Rick - RB1100AHx2 volto a perguntar: fácil utilizar este aparelho? Funfa como as 450 e 470? Tem uma interface mais amigável?
    Pode ajudar-me?
    Abraço!
    Amigo vou falar no modo "caseiro", a diferença entre elas é que a RB1100 tem mais processador e hardware em comparação as outras, é como vc pegasse um Dual Core com win7 e comparasse com uma i5 com win7, o sistema seria a mesma coisa, porem com mais "potencia". Entendeu?

  14. #14

    Padrão Re: Melhor Modem para ADSL e um bom Roteador.

    Sim sim!
    Eu dei uma pesquisada enquanto lhe fiz a pergunta.
    Gostei muito do hardware, parece muito interessante. No entanto, tenho que estudar um pouco mais para poder colocar em dia os conhecimentos. Vejo que tem um pessoal muito forte em conhecimento aqui, irei buscar um pouco mais e ver se valera a pena mesmo o investimento. Obrigado a todos!
    Abraço!