+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com regra de NAT no Mikrotik

    boa noite. Pessoal !
    eu to montando um servidor pppoe no mk e queria saber se devo colocar o NAT na interface de saída da internet ou na interface cliente que é aonde vai rodar meu servidor pppoe.
    ou nao preciso selecionar a interface de saída em out.interface ?
    outra duvida, eu preciso colocar o ip em Src. address ?

    é que eu vi pessoas selecionarem a interface da internet, vi pessoas selecionarem a interface cliente.
    tambem vi pessoas nao colocarem ip da interface que ia fazer o nat, vi pessoas nao colocarem ip nenhum e nao selecionar nada em out.interface.

    entao eu to totalmente confuso.
    me ajudem por favor !
    Última edição por Alex20cf; 04-10-2014 às 23:59.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com regra de NAT no Mikrotik

    Se eu te falar que pra isso não existe uma resposta precisa (Pode até existir, mais depende de cada cenário), Lembro que quando seguia os tutorias cada um fazia de um jeito e dava certo de varias maneiras, mais tinha a mesma duvida que você, qual a maneira certa ?
    bom só de você criar uma srcnat/masquerade já vai funcionar, mais se tiver mais de uma rede ou cache ou outros serviços na rb, você precisa especifica o ip (src address) e a out interface.
    Aqui mesmo pro meu cache funcionar deu trabalho, ate o setor técnico não acertou de primeira, uso 3 rbs e os ips precisam chegar ate a primeira rb (balance), então eu não tenho nat nas outras duas, apenas do cache/webserver/dns que é especificado o Src address.
    Veja um artigo interessante sobre.
    https://under-linux.org/entry.php?b=1223
    Espero que algum outro amigo posso te ajudar mais.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com regra de NAT no Mikrotik

    muito obrigado !
    a sua reposta foi ótima, fiquei feliz em me ajudar dessa forma.
    stevefox, eu só nao entendi como seria ter mais de 1 rede, como assim mais de uma rede ?
    eu aqui uso uma interface pra receber internet na faixa 192.168.4.52 e uma bridge com ip 10.0.0.1 para distribuir o servidor pppoe, no meu caso é uma única rede ?

    e eu posso criar uma srcnat/masquerade para a bridge e outra para a interface da internet ou só pode ter uma srcnat/masquerade ?

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com regra de NAT no Mikrotik

    Não só bastaria você criar uma pra funcionar, vamos supor que você tenha uma rede com 50 pessoas e todas elas usam o facebook, como o facebook sabe que cada requisição vai para o cliente certo ? através da Nat.
    Você só precisa mascara a rede 10.0.0.1 que é a do cliente final...
    Mais a rede 192.168.4.52 não precisa ser mascarada, na realidade ela "já vem mascarada", afinal essa faixa de ip é privado e deve ter algum router a frente dela...
    Esse link é adsl ? se for ponha ele em bridge e deixe o Mk discando.
    E você pode ter quantas nat você querer (caso seja necessário).
    Mais o principio básico é fazer com que a rede publica (ip externo) reconheça pra quem vai as solicitações dos ips privados...
    Graça a deus o ipv6 vai ajuda os provedores com essa "questão".
    Se estiver falando bestagem me corrijam amigos.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com regra de NAT no Mikrotik

    muito obrigado stevefox, voce tem me ajudado muito a entender esse excelente sistema. sua ajuda tem sido fundamental para o meu aprendizado.
    eu estou estudando agora, comecei ontem os estudos.
    eu aprendi a criar um servidor pppoe e colocar pra funcionar, mas fui inventar de colocar as portas da rb em bridge e o servidor pppoe nao funciona quando eu coloco as portas em bridge, só consegui colocar o servidor pppoe pra funcionar sem essa bridge.
    abaixo vai um link do video em que eu estava fazendo pra ficar como video aula, mas acabou que nao deu certo.


    poderia me ajudar a descobrir onde eu errei ?

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com regra de NAT no Mikrotik

    A Bridge seria pra você compartilhar as portas, suponhamos que sua rb tenha 5 portas a porta 1 chega o link e a 5 sai sua rede com ppoe, se você quiser usar a porta 4 com as mesmas configs da 5, você faz uma bridge entre a 4+5 assim você pode ate plugar seu pc na porta 4 que ele vai funcionar...
    Resumindo criando a bridge é como você fizesse um Switch entre as portas, se não tem necessidade disso não faça.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com regra de NAT no Mikrotik

    eu estou precisando de usar as portas na mesma range de ips como se fosse um Switch, mas não ta dando certo
    se eu crio a bridge entre as portas 2,3 e 4, na hora que eu tento colocar o servidor pppoe pra rodar dentro da bridge o servidor não funciona.
    aí se eu apago a bridge e coloco o servidor pra rodar em uma unica porta, o servidor funciona.
    mas eu nao quero ter que criar um servidor ppoe para cada porta, eu queria um único servidor pra rodar nas 3 portas.
    como faço ?
    eu pensei que tinha feito certo. tem como o senhor olhar o vídeo que eu fiz durante a configuração pra ver o que fiz errado ?

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com regra de NAT no Mikrotik

    Vou te ensinar de uma for mais fácil.
    A porta que você quer por como switch mode, seta ela como Slave.
    Clique em Interface, Depois Ethernet, Escolha a porta que quer transforma em Slave, Clique nela e vá em Master port, la você vai seleciona a porta que esta funcionando em seu como saída do seu servidor PPPOE.
    Faça isso em todas as portas que precisa por em Modo Switch.
    Lembrando que se sua rb tem + de 5 portas, a porta 1 a 5 e 6 a 10 ficam em grupos diferentes, não permitindo um grupo ter uma porta master de outro grupo.

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda com regra de NAT no Mikrotik

    olá stevefox.
    eu não achei a opção de slave e master no mikrotik versão 5.20.
    a parti de qual versão foi empregado esse modo ?
    essa semana estarei comprando uma RB750 e gostaria de saber se na RB750 ja vem com essa opção de master port e slave, é que no momento eu só uso o mikrotik em uma maquina virtual onde ta instalado o mk versão 5.20.
    muito obrigado pela luz, vou usar isso de master port e slave na minha RB750.

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda com regra de NAT no Mikrotik

    Você tem quantas interfaces de rede ? Em X86 eu não sei como funciona mais na 750 vai ter com certeza...

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda com regra de NAT no Mikrotik

    tenho 4 interfaces !
    muito obrigado pela ajuda, você me passou informações das quais eu desconhecia sobre a existência. todas as suas informações são muito aproveitosas.
    muito obrigado pela ajuda.
    me ajudou muito muito mesmo.

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda com regra de NAT no Mikrotik

    eu comprei uma RB750 e a master port me ajudou muito e resolveu o meu problema.
    ta tudo funcionando ok em relaçao ao meu servidor pppoe.
    só tem um problema, se eu logo no pppoe, eu nao consigo achar a rb no scan do winbox. como faço pra resolver isso ?
    pois eu queria ter acesso as configurações sempre que eu precisasse.

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda com regra de NAT no Mikrotik

    resolvido !
    comprei a RB750 e ta tudo funcionando como desejado.

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda com regra de NAT no Mikrotik

    agradeço muito pela ajuda, aqui tirei todas as minhas duvidas sobre este assunto.
    a explicação que recebi foi muito clara e completa.