+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Possivel Ataque ao Mikrotik

    Olá amigos a alguns meses tenho tido problemas com minha rede , de uns dias pra cá , está apresentando alguns problemas , uns clientes navegam outros não , e na lista de host , está aparecendo os mac dos meus clientes com vários ips diferentes , estou achando que isso é ataque , uso aqui Hotspot , e atualmente estou migrando pra ppoe mais o problema persiste fazendo até com que os clientes ppoe parem também de navegar.

    abaixo as print , será que sabem o que é isso?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ponto parada.png
Visualizações:	156
Tamanho: 	244,5 KB
ID:      	55167   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1084586_575323512550810_1203099869_o.jpg
Visualizações:	118
Tamanho: 	206,4 KB
ID:      	55168  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01.png
Visualizações:	100
Tamanho: 	247,5 KB
ID:      	55169  

  2. #2

    Padrão Re: Possivel Ataque ao Mikrotik

    Se estivera usando servidor de DHCP patra fornecer IP a seus clientes e os mesmos aparecem a aba HOST com rage de IPs diferentes dos seus, significa que ha algum cliente com um servidor de DHCP habilitado e que esta mandando IPs para sua rede.

  3. #3

    Padrão Re: Possivel Ataque ao Mikrotik

    Pelo que estou vendo vários clientes com o mesmo MAC, no caso vc usa equipamentos da UBNT em PTP, se sim verifica se não tem nem um com bug de conf de WDS, pois pode ser algum equipamento com esse problema, ja peguei rocket m5 zero na caixa, usamos para PTP e não funcionou o WDS, todos os clientes chegava com o mesmo MAC desse rocket.

  4. #4

    Padrão Re: Possivel Ataque ao Mikrotik

    Olá amigos aqui não uso nenhum equipamento para PTP , a minha rede é toda cabeada , isso pode ser algum cliente enviando DHCP pra rede ,? mais alguma sugestão?

  5. #5
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Possivel Ataque ao Mikrotik

    Tenta criar uma regra que bloqueie IPs fora do range no seu hotspot:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         hots1.JPG
Visualizações:	184
Tamanho: 	32,7 KB
ID:      	55184

    No meu caso, meu range é o 192.168.10.0/24. O type dessa regra é regular.
    O da regra de bloqueio (tem que ficar abaixo da primeira é blocked.

  6. #6

    Padrão Re: Possivel Ataque ao Mikrotik

    Obrigado Alex fiz aqui e realmente sumiu os IPS , agora vamos ver se resolve o problema de 1 cliente navegar e outro não , alguém tem mais alguma dica?

    abraços.

  7. #7

    Padrão Re: Possivel Ataque ao Mikrotik

    Como nosso amigo @ivangcalves falou, verifica se o ponto a ponto esta com WDS certinho.
    Se você utiliza uma Antena Cliente para vários clientes, verifica a quantidade de clientes por host, session per host em pppoe.

    Sua rede esta em Bridge ou Roteada ?

  8. #8

    Padrão Re: Possivel Ataque ao Mikrotik

    Olá Caicarabruno , aqui não tem ptp , minha rede é toda cabeada nada de wirelles..

    aqui tenho mikrotik rodando dhcp e hotspot , junto com ppoe

    abraços.

  9. #9

    Padrão Re: Possivel Ataque ao Mikrotik

    Tira um print para nós da Tabela ARP