+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question (Ajuda) Servidor PPPoE e outros serviços simultâneos (Mirotik)

    Bom dia!
    Sou formado em Redes de Computadores pela UMC e tenho um conhecimento de Mikrotik RouterOS apenas que aprendi na pratica, por isso não tenho muito a oferecer para o fórum ainda, mas estou me especializando.
    Estou tendo problemas com meus clientes por usar um mesmo equipamento para fazer o balanceamento dos links de internet, o servidor PPPoE e damais serviços. Tenho em média 900 clientes online simultaneamente.
    Gostaria de uma ajuda para fazer a separação e desses serviços. O que mais tenho dificuldade são nas regras de NAT como ficarão no servidor PPPoE e no Balanceamento dos links.

    Segue dois exemplos de imagens abaixo explicando melhor como esta a rede hoje em dia e como eu quero deixá-la.

    Rede atual - Rede Ideal
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rede Atual Qlink.png
Visualizações:	243
Tamanho: 	41,0 KB
ID:      	55182Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rede Ideal Qlink.png
Visualizações:	259
Tamanho: 	41,0 KB
ID:      	55183

    Obrigado pela atenção!

  2. #2

    Padrão Re: (Ajuda) Servidor PPPoE e outros serviços simultâneos (Mirotik)

    Amigo, se deseja separar o concentrador do balanceamento, o layout ficará como vc mesmo postou. Quanto a escolha desse novo hardware isso vai depender de variaveis que vc ainda nao disse, no geral CCR tem alguns bugzinhos chatos rodando pppoe, entao teria de analizar bem, talvez um Dell cairia bem. Dai vc poderia aproveitar pra deixar a CCR que ja tem como balanceamento. Sobre o nat voçe so precisa ter uma unica regra no balanceamento fazendo o masquerade, ou talvez uma por link dependendo de como vc gosta de trabalhar. Vc nao comentou mas.. não deve ter ASN pois esta usando nat... ja penssou a respeito?

  3. #3

    Padrão Re: (Ajuda) Servidor PPPoE e outros serviços simultâneos (Mirotik)

    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Vc nao comentou mas.. não deve ter ASN pois esta usando nat... ja penssou a respeito?
    Se não pensou ainda, pense enquanto existem alguns poucos blocos de IPv4 disponíveis, ou já vá estruturando toda a sua infra pra suporte a IPv6.

  4. #4

    Padrão Re: (Ajuda) Servidor PPPoE e outros serviços simultâneos (Mirotik)

    Felipe bom dia e obrigado pela resposta desde já.
    Eu possuo ASN e uso em uma das operadoras a comunicação por BGP e já tenho disponível meu próprio bloco de IP e funcionando em clientes, mas como a maioria dos clientes não possui um IP válido eu uso o NAT para eles poderem ter acesso a internet.

  5. #5

    Padrão Re: (Ajuda) Servidor PPPoE e outros serviços simultâneos (Mirotik)

    Entendi. Bom então ta bem mais facil que imaginei. Manda ip valido em todos os clientes, te evita dor de cabeça com a justiça por uso indevido de clientes e de quebra elimina a necessidade de uso do nat. Caso
    nao seja sua intenção como eu havia mencionado, nat so precisa ter na sua borda. O restante das duvidas vai postando que ajudamos...

  6. #6

    Padrão Re: (Ajuda) Servidor PPPoE e outros serviços simultâneos (Mirotik)

    Vlw pessoal, obrigado pela ajuda, vou informando conforme o procedimento.

  7. #7

    Padrão Re: (Ajuda) Servidor PPPoE e outros serviços simultâneos (Mirotik)

    Estrelinha ai se ajudamos...kkk