Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pc ideal para servidor cache

    Olá galera

    Estou montando um projeto para atender uns 150 clientes. Usando uma rb450g ,e gostaria de configurar um cache paralelo com algum sistema de cache como BFW ou Debian squid . A máquina que tenho atualmente para fazer esse cache é uma com processador Intel® Pentium® D Processor 820
    (2M Cache, 2.80 GHz, 800 MHz FSB)



    1,5Gb de ram
    expansível até 4gb.

    Hds
    Tenho um sata da WD de 80gb
    6 ides de 80 gb cada,alguns da wd e samsung .

    Dá para rodar algum cache com essa máquina ou não?
    Ai qual disco rígido é mais ideal para usar e qual sistema gratuito que está disponível só para começar.

    Com planos de 1 a 3Mb para clientes.

    Usando no modo pppoe .

  2. #2

    Padrão Re: Pc ideal para servidor cache

    Colega, vamos lá, sempre considerando que depende muito do sistema que vai usar, mas em linhas gerais:
    1- a ram ta pouca, tem que ser pelo menos 4 ou 8 GB;
    2- não recomendo HD ide para cacche, no minimo um SATA, a velocidade de leitura e escrita dos IDE é baixa e, pode gerar gargalo.

    mas acima de tudo acho importante vc definir logo qual cache usar para poder trablahar em cima disso

  3. #3

    Padrão Re: Pc ideal para servidor cache

    gabrielest

    gostei do squid pela distribuição Debian,o SATA no mínimo de quantos de armazenamento?

    Minha placa mãe é a itautec philco sa ST 4342.
    Obrigado pela contruibuição

  4. #4

    Padrão Re: Pc ideal para servidor cache

    Comece mudando alguns conceitos que o levaram a colocar no título "PC ideal", o correto seria "Server ideal".

    Cache atualmente pouco ajuda, e se vc usar uma configuração muito modesta, vai ter o efeito contrário que vc precisa.

    O que manda muito não é o número de clientes e sim o perfil destes clientes, quantas sessões simultâneas, volume de tráfego, etc.

    Se quer uma solução para não ter dor de cabeça, eu investiria em um servidor e não em um PC montado, com pelo menos 8G de ram e um Xeon. HDs Sata, pelo menos uns 4 de 500 e considere um disco separado para instalação do sistema operacional, deixando o restante somente para cache mesmo, pode até ser um SSD menor.
    Considere também 2 placas de rede Intel Gigabit Server, não a versão para desktop, que só leva o nome Intel e tem o preço um pouco maior mais não tem diferença nenhuma quando comparada a uma RealTek de 30 pila.

    Se não quiser (nem puder) investir em um Dell, procure o pessoal da Sinco e monte um server com eles, é mais em conta e o hardware é de qualidade.

    http://sinco.net/

  5. #5

    Padrão Re: Pc ideal para servidor cache

    amigo pensa em xeon ou opteron que use memórias DDR2 ou DDR3 ... https://under-linux.org/showthread.php?t=175915

  6. #6

    Padrão Re: Pc ideal para servidor cache

    Amigo faça nossos amigos ai falaram mas eu só acho que VC não precise de por 4 HDs de 500 é um tanto exagero pq já não se faz tanto cache como antigamente nos temos um xeon aki onde temos 1ssd de 80 para o sistema e 4 SSD para os dados e nunca encheu roda liso. Penso assim se VC tem muito espaço em HD a leitura vai ter que varrer o disco inteiro para procurar os arquivos e quanto maior o disco for mais ele vai demorar para ler o disco todo.

  7. #7

    Padrão Re: Pc ideal para servidor cache

    Citação Postado originalmente por Rafaelbazoni Ver Post
    Amigo faça nossos amigos ai falaram mas eu só acho que VC não precise de por 4 HDs de 500 é um tanto exagero pq já não se faz tanto cache como antigamente nos temos um xeon aki onde temos 1ssd de 80 para o sistema e 4 SSD para os dados e nunca encheu roda liso. Penso assim se VC tem muito espaço em HD a leitura vai ter que varrer o disco inteiro para procurar os arquivos e quanto maior o disco for mais ele vai demorar para ler o disco todo.
    Que bom em,esse para dados qual a capacidade de cada um?
    Quais as especificações do seu servidor amigo?ram,hd...

  8. #8

    Padrão Re: Pc ideal para servidor cache

    Boa em amigo,vou pesquisar legal aqui...O que realmente vai me atender melhor.

  9. #9

    Padrão Re: Pc ideal para servidor cache

    Cuidado com os discos SSD. Quando se trata de leitura e escrita constante como o caso de servidores de cache, depois de algum tempo a performance deles cai drasticamente (existem posts aqui mesmo se não me engano falando sobre isso) quando são usados SSD's comuns. Se for empregar SSD's próprios para a tarefa de caching, o valor fica absurdamente maior.

  10. #10

    Padrão Re: Pc ideal para servidor cache

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Cuidado com os discos SSD. Quando se trata de leitura e escrita constante como o caso de servidores de cache, depois de algum tempo a performance deles cai drasticamente (existem posts aqui mesmo se não me engano falando sobre isso) quando são usados SSD's comuns. Se for empregar SSD's próprios para a tarefa de caching, o valor fica absurdamente maior.
    Boa informação ,quais seriam os SSD's ideais para a tarefa de cache?

  11. #11

    Padrão Re: Pc ideal para servidor cache

    Cara, eu pessoalmente não uso SSD, então não tenho conhecimento prático sobre este dispositivo, nem teórico por que pelo fato de não usar, não procurei ir muito a fundo.

    Mais aqui tem uma boa discussão:
    https://under-linux.org/showthread.php?t=156602

    Se vc procurar por SSD aqui mesmo no fórum vai encontrar outros posts sobre o tema.

  12. #12

    Padrão Re: Pc ideal para servidor cache

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Cara, eu pessoalmente não uso SSD, então não tenho conhecimento prático sobre este dispositivo, nem teórico por que pelo fato de não usar, não procurei ir muito a fundo.

    Mais aqui tem uma boa discussão:
    https://under-linux.org/showthread.php?t=156602

    Se vc procurar por SSD aqui mesmo no fórum vai encontrar outros posts sobre o tema.
    Obrigado

    Vou ler...

  13. #13

    Padrão Re: Pc ideal para servidor cache

    Boa tarde amigo então como foi dito a respeito dos SSDS que tem específicos para o serviço não me lembro se os nossos são específicos mas tem uns 3 anos já e ta liso usamos o thunder-cache esqueci de falar da capacidade dos HDs são todos da intel 1 de 80 para o sistema e 4 de 160 para os dados com um xeon e 24 GB de RAM ddr3

  14. #14

    Padrão Re: Pc ideal para servidor cache

    @Rafaelbazoni o caixa do provedor ta bom em (kkk, brincadeiras a parte.).
    Aqui tenho um DeskServer, Não é um Xeon mais é uma maquina bem "testada".
    Aqui são 1 ssd + 4Hds, lembrando que tamanho conta pouco, o que vale mesmo e a latencia+IOPS.
    @
    marcioelias
    esta correto, ssd não suporta o ciclo de muitas gravações/regravações.
    Mais o tempo de busca dele (0ms) e absurdo se comparado a um Hard Disk mecânico, então tem que saber fazer proveito disso.
    O que faço aqui é simples, (Bastante cache na ram, pois a leitura e escrita é muito rápida), Arquivos de até 256k no ssd, arquivos maiores né hd de 1Tb, e arquivos grandes 1Gb +, fica no hd de 2 Tb...
    Estou usando Tc e to satisfeito, a economia no é la isso tudo (25gb), mais a sensação de usar link dedicado (Não tenho um) na porta 80 é muito boa.
    Respondendo ao dono do topico, busque por hardware novo (Na caixa), se for usado só use servidor (xeon e etc), Interface sata é o minimo, Hds de 7200rpm ou mais, não se empolga no tamanho, não adianta ser grande e lerdo, vai deixa a navegação mais lenta do que sem o cache.
    Se quer gasta pouco busca um Kit com 8gb ddr3 + Core i3 + Hds de 7200 rpm de Ate 1Tb, Não esqueça de usar uma fonte "real".


  15. #15

    Padrão Re: Pc ideal para servidor cache

    Galera,para mim usar um desses sistemas de cache

    Gratuito:

    Squid

    Pago:

    ThunderCache
    Speedr
    ConLinux


    Qual o mais estável,que não fica dando problemas e funciona redondo?

    Usando essas configurações que nosso amigo @
    stevefox me indicou;

    Kit com 8gb ddr3 + Core i3 + Hds de 7200 rpm de Ate 1Tb, +fonte "real. Qual Placa mãe é melhor aqui nesse caso?Hds,posso colocar uns 4 de 500gb + usar um de 60gb SSD para o sistema.

    É uma boa configuração?


    Qual sistema ideal de cache? Atender uns 200 clientes e deixar pronto para aumentar...
    Última edição por Guimagal; 10-10-2014 às 15:52.

  16. #16

    Padrão Re: Pc ideal para servidor cache

    Posso falar pelo que uso aqui, Thundercache na cabeça.
    Sabe o que é ter um cache que você esquece que ele existi em sua rede ?
    A config que te passei atende 200 cadastrados, Não online ao mesmo tempo.
    O Sistema Lga 1155 é bom para Upgrade, pois suporta 32gb de ram + 8 hd (Depende da placa) e suporta core i7, que você nunca vai precisar.
    Aguarde a sugestão de outros amigos que fazem uso de cache....

  17. #17

    Padrão

    Mais alguèm ?
    Sugestoës galera
    Uns 16 de ram da conta pra começar bem?
    E mais uns 4 hds de 500 gb com 6 ou 3 gb/s de transferència da conta?

  18. #18

    Padrão Re: Pc ideal para servidor cache

    Stevefox qual a economia de link vocè consegue amigo ? O hd enche ràpido ou demora?

  19. #19

    Padrão Re: Pc ideal para servidor cache

    Bota 4 de 1Tb...
    Minha economia diária é de 30Gb
    O Volume diário de trafego total é de 150gb
    80Gb passa pelo cache, do qual 50 Gb ele guarda e 30 Ele solta na rede.
    50x30 = 1.5Tb por mês.
    Quanto mais arquivos no cache você tem armazenado, mais você economiza.
    Tenho 5Tbs no total 3x1Tb + 1 De 2tb, Esta 50% cheio em 2 Meses.
    O Lucro do cache não é a economia e sim a consistência do acesso/Down e a velocidade de abertura de paginas, mais a economia também ajuda.
    Detalhe, essa rede tem apenas 150 Clientes... Em redes maiores é mais vantajoso ainda.

  20. #20

    Padrão Re: Pc ideal para servidor cache

    Bom em ... qual mobo vc usa ai ? A entendi

    Tenho uma dúvida,eu controlando minha rede pelo Mk,controlanda a banda dos clientes em cada plano. Se o cliente acessar algum conteúdo e tiver no cache,se for muitos grande ele vai passar pela rede dentro do plano ou a velocidade vai aumentar,mais que o plano? Sobrecarregando a rede?