+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB ou um Servidor?

    Olá boa noite gostaria de sugestões a respeito...
    nossa rede está crescendo a cada dia, e nossa rede esta em bridge não queremos usar uma rb em cada POP,
    então vamos investir em uma nova RB ou um até mesmo um servidor.

    Usamos apenas PPPoE e web proxy do próprio mk

  2. #2
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: RB ou um Servidor?

    Parceiro se sua rede esta crescendo faça o correto.
    Procure de inicio trabalhar com Rede Roteada, RB em cada Pop não é questão de opção isso é essencial para um bom funcionamento da Rede.

    Com uma Rb em cada Pop você tem um melhor controle da sua rede, dependendo da quantidade de Clientes coloque uma CCR na Borda e nos Pop RB 2011.

    Use o protocolo OSPF levando a Autenticação através de Tuneis ate a Rb central (borda) desta maneira você tem o controle geral da sua rede com estabilidade e performance 100%.

  3. #3

    Padrão Re: RB ou um Servidor?

    Citação Postado originalmente por wdnc5 Ver Post
    Parceiro se sua rede esta crescendo faça o correto.
    Procure de inicio trabalhar com Rede Roteada, RB em cada Pop não é questão de opção isso é essencial para um bom funcionamento da Rede.

    Com uma Rb em cada Pop você tem um melhor controle da sua rede, dependendo da quantidade de Clientes coloque uma CCR na Borda e nos Pop RB 2011.

    Use o protocolo OSPF levando a Autenticação através de Tuneis ate a Rb central (borda) desta maneira você tem o controle geral da sua rede com estabilidade e performance 100%.
    vamos lá então, tipo apenas usar a rede em bridge não é a melhor solução?
    pode parecer tosco ou algo semelhante, mais não vejo a necessidade de eu colocar
    uma rb em cada pop, acha que apenas eu tendo um rb central, isso pode não sanar meu problema?

  4. #4

    Padrão Re: RB ou um Servidor?

    Cara atingimos em torno de 400 clientes com a rede toda em bridge ai veio a ideia de rotear a rede pode parecer que não mas é outra vida fica mais estável uma rede profissa chega da gosto de ver. Nosso caso trabalhamos com vpls e cada pop nosso tem uma RB concentradora estamos usando 750G mesmo onde tem mais clientes estamos indo com 493 e aguenta numa boa processamento lá embaixo e tudo altenticando em uma 1100Ahx2 roda que é uma maravilha. Faça como nosso amigo falou se VC fizer o quanto antes melhor. Abraço
    Última edição por ab5x2; 09-10-2014 às 06:28.

  5. #5
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: RB ou um Servidor?

    Citação Postado originalmente por Rafaelbazoni Ver Post
    Cara atingimos em torno de 400 clientes com a rede toda em bridge ai veio a ideia de rotear a rede pode parecer que não mas é outra vida fica mais instável uma rede profissa chega da gosto de ver. Nosso caso trabalhamos com vpls e cada pop nosso tem uma RB concentradora estamos usando 750G mesmo onde tem mais clientes estamos indo com 493 e aguenta numa boa processamento lá embaixo e tudo altenticando em uma 1100Ahx2 roda que é uma maravilha. Faça como nosso amigo falou se VC fizer o quanto antes melhor. Abraço
    Isso ai Rafaelbazoni a solução de usar VPLS / MPLS é uma mão na roda para quem quer sair de uma Rede em Bridge.

    A rede fica estável, com segurança e resolve muitos problemas que rede em bridge tem principalmente se o cara usar Hotspot.


    Não desmerecendo quem usa rede em Bridge mais para min rede profissional tem que ser Roteada.

  6. #6

    Padrão Re: RB ou um Servidor?

    Falou tudo outra coisa. No começo até pegar aprende é meio estranho mas depois já era. Fica uma maravilha ai todo mundo que VC vê que o cara fala minha rede é bridge roda liso ai tu fala pq não viu como ficaria roteada kkk

  7. #7

    Padrão Re: RB ou um Servidor?

    Amigo, sem pestanejar:

    - Tudo RB, sem PC. Esquece PC (quem já tem continua usando.. fazer o que..). Hardware de RB é muito mais estável. Você pode colocar um boi dentro de uma Ferrari que ela vai andar, mas melhor colocar num veículo apropriado..

    - Não concentre a autenticação em apenas um MK. Muita gente usa PC por causa disso, quer coloca um milhão de túneis pppoe no mesmo MK, pois a rede está em bridge. Não é raro ver gerentes de provedor orgulhosos de fechar 800 túneis num PC. Quando eu vejo isso acende a luz vermelha (cor da Ferrari!) na hora.

    - Esquece bridge! 99,9% dos donos de provedores quando começam a estudar rede saem na hora da bridge!

    - Distribua RBs na rede, pensando +- o seguinte: uma RB450G é boa para até 150 túneis PPPoE. Uma RB 750G +- 70. Tenha várias RBs em sua rede.

    - Na RB da internet nenhum cliente deve autenticar. Eles sempre devem autenticar na RB mais próxima de onde se conectam via rádio.

    Alie isso ao um bom curso de wireless (por exemplo o do ZéAlves, que eu fiz e recomendo). E serás feliz.

    Correção: não esqueça do software de Gerenciamento )) Nem vou falar qual é o melhor senão levo bronca!

    É isso aí. Olha, acho que falo essas coisas pelo menos uma vez por dia para algum provedor no telefone!

    Abraço!

  8. #8

  9. #9

    Padrão Re: RB ou um Servidor?

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Esta quase chegando o dia em que eu irei implantar tudo isso aqui, e concordo plenamento com vcs, iniciei os preparos com o nosso amigo fabricio do RADIUSNET (o qual ja escolhemos para ser nosso sistema), mas por motivos financeiros e uma grande perda aqui de equipamentos demos uma pausa, este inicio de ano iremos novamente te contactar Fabrício para começar a implantar tudo certinho aqui, pois como os nossos amigos acima falaram não tem outro caminho pra se profissionalizar um provedor, também já estou chegando aos 500 clientes e começando a sentir o efeito de uma rede em bridge.

  10. #10

    Padrão Re: RB ou um Servidor?

    Ia responder + o @FabricioViana falou tudo...
    Esqueça Pc, vá de rb pelo amor de deus.
    Fragmente a rede de uma forma se algo parar, Não pare tudo.
    Lembre-Se, Não existe equipamento perfeito (falhas).

  11. #11

    Padrão Re: RB ou um Servidor?

    Estou decidido, vou usar uma rb em cada POP, e um concentrador, alguém pode me auxiliar? Obrigado

  12. #12

    Padrão Re: RB ou um Servidor?

    Eu comeco a migrar a minha na proxima semana, pops rural com rb750 e na cidade rb2011. Se precisar de consultoria recomendo o user @Acronimo

  13. #13

    Padrão Re: RB ou um Servidor?

    Pior que convence msm kkkk. Todo 'grande' provedor que tive o prazer de conhecer dessa forma, nao é possivel que seja so propaganda hehe