+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Teles são contra instalar fibra óptica no Brasil inteiro

    Cobrir o Brasil com internet via fibra óptica não é um bom negócio, na visão das operadoras. O sindicato das empresas afirmou hoje que a ideia geraria custos altos num investimento que não faz sentido.
    Em entrevista ao Convergência Digital, Eduardo Levy, presidente do Sinditelebrasil, argumentou que o ideal é implementar a fibra óptica em áreas de grande concentração, onde a quantidade de clientes justificaria o investimento. “Fibra óptica, para chegar, tem um custo que não é compensado pela demanda do outro lado.”
    “O cara não precisa e não quer”, comentou. “Fibra é fixa, o povo quer é mobilidade.” Ele ainda apontou que a substituição do 3G tem ocorrido de forma mais rápida do que o previsto pela Anatel. “Já temos o 4G, em breve teremos o 5G.”


    Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/notic...-inteiro/44572

  2. #2

    Padrão Re: Teles são contra instalar fibra óptica no Brasil inteiro

    Em partes não é mesmo não, tem lugar que não tem adsl de 1Mb, o que a fibra vai fazer la na ultima milha (desperdício).
    So vejo a fibra viável pra conexões acima de 50Mb, sera que 25% do nosso pais tem essa disponibilidade para o cliente final ?
    Estou né uma cidade com 250k de habitantes, aqui só tem a boi, máximo aqui é adsl de 10mb com profile de 7.9Mb e que só chega 10 a 30% da velocidade, 100% só de madruga...
    Pra mim fibra só em locais que tenha velocidade para tal e demanda também.
    Eu acho o 4g meio perigoso para donos de ISP, acho que a conexão "cabeada" dificilmente vai deixar de existir, mais as frequência disponíveis para o 4g + o tanto de banda que passa, mais a questão de trabalhar com Microcélulas, as Operadoras tem a faca e o queijo na mão, mais é arriscado eles fazerem caca como sempre. @rubem o que acha sobre ?

  3. #3

    Padrão Re: Teles são contra instalar fibra óptica no Brasil inteiro

    "Fibra é fixa, o povo quer é mobilidade"

    "Na média nacional, falta fibra em 47% dos municípios brasileiros."

    Peraí, estamos falando de fibra até todos os municípios do brasil, ou até todos os consumidores?

    O reporter bagunçou o assunto (Jornalista com conhecimento técnico existe?), a Anatel fala na necessidade de ter uma rede nacional que atende todos os municípios do brasil (Eram 5573 última vez que ví), o presidente do sindicato (E pessoal de sindicato costuma ser leigo também, são piores que políticos de carreira) falou em conexão de última milha, provavelmente porque ele como bom leigo acha que já tem 3G em todo brasil e que já tem fibra até todas as torres 3G do brasil, provavelmente o brasil dele vai de RJ a Campinas.

    Fibra na última milha realmente não dá, se 100% dos internautas brasileiros (100 milhões!) topassem pagar R$ 30 por conexão aí sim a fibra se pagaria rapido em todo país (Isso daria 3 bilhões (3000 milhões!) por mes), mas não tem como implantar tão rapido, tem que ir fazendo aos poucos, o que já estamos atrasados é ter fibra em todos os municípios.

    Japão, Coreia do Sul, Holanda, esses países nanicos tem fibra em toda cidade, praticamente todo bairro, mas realmente nem pra eles compensa ter fibra na última milha, tem meia duzia de escrotos que querem gastar rede com babaquice tipo jogo online, mas a grande maioria dos internautas só abre página simples, coisa de 1MB de trafego a cada 10 segundos, usam coisa leve tipo messenger ou leitor de rss, não faz o mínimo sentido gastar HOJE com fibra na última milha só pra atender a molecada egoista que quer jogar online ou assistir TV via web (TV é unidirecional, gastar rede bidirecional com isso é um enorme desperdício de infraestrutura, 2000 municipios no brasil mal tem 100Mbps de conexão (Pra cidade TODA) enquanto uns playboys mimados usam sua conexão de 200Mbps pra assistir TV aberta via web...)

    No interior tem operadora que tem radio digital com conexão sobrando, usam raio de 400 ou 500Mbps, mas... vendem 196 portas ADSL apenas, porque sai caro cabear e comprar dslam pra atender mais gente. Seria só atender via 3G, certo? Wrong... os idiotas da administração não sabem desses radios digitais com conexão sobrando, por questão administrativa não vendem link dedicado por preço baixo pra outras operadoras colocarem rede 3G (Menos ainda pra pequeno provedor), mesmo com link sobrando no radio digital, e na fibra mais adiante, simplesmente não vendem grandes conexões por preço baixo (R$ 8 mil por 10Mbps), nesse caso o problema não é a falta de fibra, é a falta de conhecimento por parte dos administradores das teles, são cargos praticamente políticos (Precisa Q.I. pra conseguir altos cargos), um burro indica o outro (Burros só tem amigos burros) e as teles foram se enchendo de leigos.

    Mas os brasileiros também não colaboram. As invez de topar pagar o preço da infraestrutura, tipo R$ 149 por 1Mbps numa area distante, ficam resmungando que é caro, e partem pra conexões moveis tipo R$ 0,50 por DIA (R$ 15 por mes) e tentam fazer o MESMO uso que fariam com conexão fica de 1Mbps. Se uma operadora precisa R$ 149 pra pagar a infraestrutura, como a outra conseguiria pagar isso por R$ 15 por mes? Não consegue, aí a conexão móvel vira um lixo, fica inusável, simplesmente porque o consumidor não quer pagar o preço das infraestruturas necessarias (Mania comodista de esperar político paternalista que dá tudo pronto e mastigado).

    Pessoal fala muito de país tipo japão, mas... fora de grandes centros a NTT Docomo cobra coisa tipo R$ 80 a 110 por ADSL, igual no brasil. Plano 3G ou 4G? Tem de R$ 110 também (5000 ienes). Atender empresa fora de centro urbano? 100 mil ienes (R$ 2,2 mil) pra levar rede até lá. No brasil muuuuuita empresa usa conexão RESIDENCIAL pra ter custo baixo. Coca-cola multi-bilionária usa ADSL domestica de 1Mbps por aqui... uma vergonha isso! Falam de ótimas redes em outros países mas na hora de pagar a conta por morar num país continental metade dos brasileiros fogem.

    (Compartilham ADSL, usam conexão de R$ 0,21 por dia, só usam internet no trabalho (Conexões ficam lerdas das 8 as 18h), esse tipo de atitude que desincentiva investimentos em grandes redes)

  4. #4

    Padrão Re: Teles são contra instalar fibra óptica no Brasil inteiro

    @rubem como é a situação (Internet) da sua cidade ?
    Aqui todos os dgs da boi chegam em fibra, tenho 50ms pro 8.8.8.8, dedicado aqui pinga 35ms, então não é tão ruim...
    O que mata aqui é a instabilidade (porta boa no dslam) e o upload que é o mesmo de 2 a 10Mb, mais como inventaram o UpLerdox que da pra por 1Mb de Upload mantendo os 10 de Down, ate que da pra usar adsl no provedor ( o fator limitador é o upload)...
    Outra coisa curiosa aqui é que a boi não vende link dedicado, mesmo tendo disponibilidade, advinha porque ? existe uma "mafia" que zera a fatura do cliente de link dedicado, então eles estavam tendo muito prejuízo é mole ?
    Ja o uplerdox (Alteração de velocidade) funciona até hoje, como uma empresa desse porte não consegue resolver algo tão simples de resolver de forma automatizada.
    Perguntei ao gerente do Lerdox de minha região porque a boi não resolvia essas questões e a resposta dele foi simples, não adianta ir contra o sistema se não ele te aniquila, as pessoas que tentaram mudar algo relativo a essa questão, foram ameaçadas de morte, sequestradas e etc.

  5. #5

    Padrão Re: Teles são contra instalar fibra óptica no Brasil inteiro

    Aqui e em outras 50 cidades no meu estado tem radio digital até uma cidade proxima com fibra. O radio tem capacidade ociosa sobrando (Aqui uns 200Mbps pelo que eu saiba), a fibra também (Tanto que existe a máfia de vender lambda de fibra "por fora", você paga R$ 5 mil pra funcionário da Oi ou de terceirizada e ele pluga uma lambda só pra você no trajeto (Você contrata 4Mbps via fibra em cada ponta, mas por fora consegue a lambda inteira no trajeto, aí pode pegar conexão de outra operadora na cidade distante e trazer até a sua por um custo irisório), as operadoras de telefonia celular tem conexões ridículas tipo 2 a 4Mbps (Em cidades de 10 a 20 mil habitantes), imagina uma conexão GRPS (3G nem pensar!) atravez de operadora que usa conexão de 2Mbps, as 15h você consegue coisa tipo 10Kbps só em domingo, nos outros dias você mal consegue abrir site de teste de velocidade, mal completa ligação em horário de pico (Porque usam tunelamento nesses 2Mbps!).

    Eu tive muuuuitos problemas com cobrança de link dedicado da Oi, nunca veio uma cobrança certa (Os links da antiga Brasil Telecom sempre vieram certos, os contratados já com a OI sempre vieram errados), alias, ainda pago aluguel de um roteador (R$ 126, acho) porque os cornos simplesmente não vieram retirar (Foi bom tocar no assunto, vou ligar denovo amanhã de manhã pra cobrar a retirada do trambolho antes que gere nova cobrança de aluguel, trambolho que eu não uso desde metade do ano passado!). A zona na OI deve ser muito grande, tive muita reclamação que foi atendida e depois desatendida (Cancelada), mas perderam nos registros o pagamento "parcial" que fiz, vaaaaarias vezes abri reclamação pra ver porque a reclamação sobre porque uma reclamação não foi atendida... ih... é tanta coisa errada! Até o telefone fixo está uma zona, transferi de endereço aí a conta de R$ 129 pulou pra R$ 629, reclamei uns meses e sempre prometeram "corrigir" o valor nas contas futuras mas não corrigiram, agora mesmo tenho que esperar até 2ª-feira pra pagar a conta que ligamos 3ª pra contestar o valor, e o sistema é tão zoneado que tenho que pegar um PDF por email, porque no site a conta de R$ 629 não é deletada/trocada, e no sistema das lotericas menos ainda.

    Ping pra 8.8.8.8 agora 150-200mS (Jitter sempre enorme), até aí ok, o problema é pra sites de fora, 208.67.222.222 pinga em 300-400mS, download tipo Rapidshare, Mega ou Uploaded.to cai toda vez (Rotas pra fora do brasil são ultra-instaveis, faz uns 2 meses).

    É curioso, faço download de vídeos do Youtube a partir do cache da Oi em brasilia a coisa tipo 250KB/s, ou seja, minha conexão até brasilia está "ótima", mas download da Amazon brasil mal passa de 100KB/s, e de fora do brasil (Podcasts no Blubrry, na Apple, distros linux em mirrors nos Eua ou Europa, etc) é comum coisa tipo 20-40KB/s, e são muito instaveis (Sem gerenciador cai, mesmo agora quase 3h da madruga, tenho que fazer algumas coisas agora porque de dia é muuuuito pior). Parece que a OI coloca as conexões daqui do interior numa rota porcaria até o cabo submarino, se isso não é falta de infraestrutura não-last-mille então é muita sem-vergonhice da OI de ter conexão boa só nos primeiros 1000Km de conexão.
    (E quando vou em cidade proxima que tem fibra eu testo isso, mesma coisa, 80mS até o Youtube em BSB sem jitter visivel, mas pra SP 160-250mS, com perdas de pacotes conforme o horário. Fibra na última milha não resolve isso, tem que ter rede interestadual melhor, tem quer ter multiplos caminhos pelo interior pra escolher quando há rompimento de fibra e cia, hoje parece que usam a estratégia ridícula de veia principal, com ramais saindo dela, quando ela dá problema todo mundo fica com lerdeza)

  6. #6

    Padrão Re: Teles são contra instalar fibra óptica no Brasil inteiro

    E eu achando que aqui tava ruim...
    Não existe nenhuma outra opção viável aew ?
    Aqui temos Boi e Embratel dedicado, Burocracia incrível pra fornecer um link para provedor...
    Aew o jeito é comprar de pessoas que trazem link de outra cidade, o que estou fazendo, apenas aguardando chegada do material.

  7. #7

    Padrão Re: Teles são contra instalar fibra óptica no Brasil inteiro

    @stevefox Você vive em um mundinho bem fora da realidade brasileira viu, trabalho para uma terceirizada da Oi e sei/vejo como funciona as coisas, deveria sim ter fibra em todas cidades do Brasil sim, pelo menos até cada DG, onde tem rádio vive saturado o link, além dos preços e suporte, pois no interior é via rádio x ADSL, ping para uol aqui é 100ms direto, horários de pico 130~150ms, aqui em MS apenas 2 cidades do estado a Oi tem concorrente, se acha que eles tão preocupado?

  8. #8

    Padrão Re: Teles são contra instalar fibra óptica no Brasil inteiro

    Mudando de assunto, como Aécio Neves está bem, estou torcendo muito para que vença as eleições, se não Dilma através do BNDS vai liberar bilhões, para principalmente a OI que é do filho de Lula fazer a rede de fibra em todas as cidades do Brasil. Assim como fizeram em 2009 sobre o pretexto de por internet nas escolas, financiaram milhares de novos sites para a OI com torres de 60mts, rádios digitais dg's, antenas, toda infra-estrutura, já que as antigas estruturas da época da telebras, na maioria dos pequenos municípios, mal tinha telefone fixo e internet discada, alguns tinham dedicado de 64k a no máximo 512k.

    Alguns meses depois de fornecer a net nas escolas, a OI abre cerca de 120portas de ADSL, instala telefonia móvel e etc, tudo as custas do governo.

    Imagina cidade de 3 mil habitantes, se fosse para investir capital mesmo, não teria adsl NUNCA, pois hoje depois de mais de 5 anos, a Oi não tem nem 50 portas adsl instaladas (segundo informação de um técnico), e muito raramente aumenta por por trás de um adsl tem 5 residências ou mais.

  9. #9

    Padrão Re: Teles são contra instalar fibra óptica no Brasil inteiro

    Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    E eu achando que aqui tava ruim...
    Não existe nenhuma outra opção viável aew ?
    Aqui temos Boi e Embratel dedicado, Burocracia incrível pra fornecer um link para provedor...
    Aew o jeito é comprar de pessoas que trazem link de outra cidade, o que estou fazendo, apenas aguardando chegada do material.
    Dois concorrentes meus até fizeram isso, mas... não estão bem do bolso de qualquer forma (O valor do Mbps não fica muito mais barato que da OI, e ainda tem o transporte), e os clientes reclamam muito (E geralmente com razão) das conexões.

    Essa semana fui em um que não conseguia imprimir por email (Eu tinha instalado o Zan Image Printer), o programa gera um PDF e envia automaticamente por email, um mero arquivo de 500KB levava horas pra enviar até os servidores smtp do Yahoo!, fui testar dropbox e mesma demora, smtp do Gmail idem, enfim, tudo que é upload estava inusavel de tão lerdo, mas os testes de velocidade acessam servidores proximos e mostram ótimas velocidades.
    Se o pessoal que tem dinheiro pra usar radio digital tem problemas (Todo dia 21h cliente fica sem conexão por meia hora) imagina eu que só tenho dinheiro pra RBzinha velha.

    Quanto ao financiamento publico das redes, seria ótimo uma melhoria nisso, deveria ser um bom negócio pra todos, pras teles e pequenos/medios provedores, e também pro proprio BNDES, afinal o lucro dele ano passado chegou em R$ 5 bilhões. Tá certo que o crédito facil as vezes só afunda ainda mais as empresas numa crise (A empresa compra e vende, recebe e salda suas dívidas atrasadas, mas fica devendo o BNDES, "empura" a dívida pra frente, a empresa que teria dificuldades em 2013 empura o problema pra 2014, e com algum leve aquecimento de copa ou eleições empurra o problema pra 2015, que com 25% de aumento na energia e combustíveis, aumento de salario em janeiro, crise europeia, agronegocio sem previsão de lucro grande por conta do el-niño passa dificuldades e fecha ou encolhe muito em 2015, por problema de 2013, agravado com juro de 1% a.m. (30 meses são 30% numa conta simples).
    Enfim, entendo que todo esse financiamento do BNDES nos últimos anos não virou aumento do poder de compra do salario, e isso a meu ver não é mérito ou demérito desse ou daquele partido (Não confio na capacidade deles, digo, duvido que eles consigam controlar a economia, no maximo controlam taxas e valores e teto, a economia real segue conforme o mercado mundial e conforme o momento financeiro de cada um), apenas crédito facil pra telecom não resolve tudo, e imagino que é o contrário, com mais telecom as vendas via web aumentam e diminuem as do comercio local, o entretenimento migra dos ambientes locais pra web, ocorre uma mudança na forma como o dinheiro é gasto localmente, tem muuuuuito empresario brasileiro que não aceita isso e tenta remar contra a maré, estão só sofrendo a toa, empurrando o problema pra frente.

  10. #10

    Padrão Re: Teles são contra instalar fibra óptica no Brasil inteiro

    @Rickbrito leia o tópico todo e aprenda interpretar o mesmo amigo, meu mundinho aqui existe sim e é formado por todos os fatos que citei, onde você leu eu falando que não deveria existir fibra até o dg ?
    Aqui é fibra, cidade pequena/interior.
    Que diabos uma empresa vai vender fibra ate a ultima milha se nem o adsl se consegue sua performance total.
    O que eu disse é simples, fibra até a last mile é desperdício para conexões de baixa velocidade...
    E seguindo sua linha de resposta.
    Eu to me lixando de onde você trabalha, aqui no fórum não sou defensor de marcas ou empresas e nem trabalho para oi ou faço parte dela, apenas viso aprender/ensinar, "respeitando meus companheiros"...
    Tudo que citei aqui sobre a empresa que sua terceirizada trabalha é verídico...
    Trate o próximo com mais respeito que terá o mesmo tratamento nesse nosso mundinho.

  11. #11

    Padrão Re: Teles são contra instalar fibra óptica no Brasil inteiro

    @delegato aqui em minha cidade a rede da oi tem quase 30 anos de idade no cabeamento, tem TAR que tem 15 anos que chega derreteu...
    Não existe a palavra manutenção preventiva aqui na região.
    Acho que se dilma perder (Torço por isso), a Oi quebra...
    Mais não quero que a oi quebre não, tem salvação a coisa e tomara que seja feita uma reformulação total da empresa...
    ver esse dois links
    http://180graus.com/blog-da-ana-form...ra-da-falencia
    http://veja.abril.com.br/noticia/eco...rtugal-telecom
    Precisa dizer algo mais ? @rubem que texto em, chega da gosto de ler, mais quando vejo o nome BNDS, só lembro do estadio do Timão e do Eike Batista -.-.
    Concordo plenamente que deveria a ver um financiamento publico para as rede que interligam os estados (fibra), ia ser bom para todos, afinal as operadoras vendem transporte....
    Aqui o dedicado fica na media de 200 R$ o Mb, alcançando 120,00 para 50Mb +...
    Quanto fica o dedicado via oi e via transporte privado aew rubem ?

  12. #12

    Padrão Re: Teles são contra instalar fibra óptica no Brasil inteiro

    Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    Quanto fica o dedicado via oi e via transporte privado aew rubem ?
    A OI cobra por aqui o mesmo valor pra transporte ou pra link dedicado.
    90Km de transporte de 10Mbps? Mesmo custo que dedicado de 10Mbps.
    Inviável.
    Até começo do ano a OI só atendia 10Mbps aqui, uns R$ 8 mil. Eu cheguei a pedir a uns anos, depois de muita enrolação (Só tem 8, depois só tem 4, depois só tem 2) meu dinheiro e a paciência dos clientes foram acabando. Curioso que um concorrente cancelou 16Mbps um dia, e no outro me avisaram que tinha mais 2Mbps sobrando. Como assim 16M virou 2M? É que a limitação, ou melhor, o gargalo, não está no radio digital local, nem nos primeiros 200Km de fibra até o mundo civilizado, o gargalo está na autenticação na central da OI (Na capital do meu estado, estado do tamanho da França centraliza autenticações na capital), os 16M sairam dum concorrente e foram parar em provedor e empresa a 300Km daqui, em local onde há fibra, pra cliente que estava esperando dedicado a meses. Ter fibra por aqui não garante link da OI, a rede proxima pode estar vazia, mas láááá longe tem algum gargalo que atrapalha tudo. Em MT acho que o maior gargalo é a autenticação em Cuiabá, alguma infraestrutura cenozóica que a Brasil Telecom herdou da antiga estatal de comunicação do estado, tanto BrT como OI aumentaram suas redes láááá perto dos clientes mas esqueceram de melhorar a estrutura na sua sede.


    Bom seria ter mais operadora vendendo transporte, parece que há muita preocupação popular e governamental com a operadora de última milha, mas quem dá qualidade de conexão no interior é rede tipo da Telebras, da Unotel, Level3, etc. Essas ficam fora da mídia, não sei como é o financiamento publico pra elas (Curioso investir 500 milhões em estádio que "vai se pagar em 20 anos" mas não investir 100 milhões numa fibra de Manaus a Brasilia, que se paga em 20 anos. Quem está fazendo isso é operadora que nem meche com telefonia fixa ou adsl, no caso de Manaus a TIM fez rede de lá até Belem. A OI é quem vende ADSL em Manaus, mas a fibra até lá é... da TIM, que só tem telefonia celular por lá, vai entender)


    (Já que citei a NTT-Docomo do Japão, ela faz isso, vende trafego pra outras operadoras menores por custo baixo, em qualquer canto tem fibra ou da NTT ou da KDDI, nem todo lugar permite fibra de 1Gbps por US$ 50 como no centro de Tokyo mas é coisa barata tipo no maximo US$ 1 mil no mais distante cafundó (A rede tá passada e paga, não tem porque cobrar mais caro). É levemente diferente dos meus R$ 2700 (Pouco mais de US$ 1 mil) por 2Mbps)