Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 2.4 Ghz , 5.8 Ghz já estão ruins ou a culpa é das operadoras?

    Pessoal, quero trazer ao debate sadio uma questão que tem nos preocupado e normalmente a culpa recai sobre os provedores.
    Comentando em outro tópico sobre o Netflix e o Youtube, notei que o Netflix sempre é bom e o Youtube nem sempre. Tem vídeos que carrega lá na frente enquanto que outros vai de arrasto mesmo selecionando qualidade baixa.
    Daí chego a conclusão que muitas vezes o problema não é nosso mas lá na outra ponta ou talvez nas rotas que as operadoras utilizam.
    Mas a culpa recai sobre nós... Cliente não quer nem saber "quem passou o verniz na barata". Ele quer é acessar tranquilo qualquer conteúdo.

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: 2.4 Ghz , 5.8 Ghz já estão ruins ou a culpa é das operadoras?

    youtube com esta porcaria de https matou a gente .

    saudade dos tempos de cache do youtube

  3. #3

    Padrão Re: 2.4 Ghz , 5.8 Ghz já estão ruins ou a culpa é das operadoras?

    Ou eles voltam os videos para http ou então vao ter que desdobrar para entregar essa banda direto. Eu queria ter acesso aos graficos dos servidores deles pra ver o impacto que isso causou e deve estar causando em todas as redes porque até as operadoras usavam proxy.

  4. #4

    Padrão Re: 2.4 Ghz , 5.8 Ghz já estão ruins ou a culpa é das operadoras?

    Deveríamos Juntar os provedores de todo o Brasil e Boicotar o Youtube por alguns dias ou horas, como justificativa para os usuários usaríamos o argumento de que é problema no youtube offline, essa noticia iria correr a internet, talvez assim eles voltariam para o http ou melhorariam a banda dos servidores, lembro me que a um ano atrás quando tinha metade da velocidade que tenho hoje assistia videos com qualidade, isso estando no gargalo, hoje com banda sobrando é uma travação só.

  5. #5

    Padrão Re: 2.4 Ghz , 5.8 Ghz já estão ruins ou a culpa é das operadoras?

    Se provedores fossem mais unidos poderíamos fazer muita diferença em relação as operadoras.

  6. #6

    Padrão Re: 2.4 Ghz , 5.8 Ghz já estão ruins ou a culpa é das operadoras?

    @Delegato a solução não ta aew, o Esquema do Youtube Funciona, mais tem que ter nossa cooperação (Link de qualidade e rotas distintas), Acho que a solução ta no que bene disse, mais discordo né alguns pontos que cache é gambiarra, Praticamente todo site grande tem "algum cache" próximo a nós, seja youtube (com GGC), Uol, Globo, todos eles tão no ptt pra facilita a vida de quem "vende internet" e quem "usa" internet...
    Meu adsl lixinho da oi aqui ta rodando youtube em 1080P, já alguns deles mal roda em 480p, como citei em outro tópico a mesma operadora (OI) tem sérios problemas de distribuir corretamente a sua fatia do bolo até o youtube (GGC) e de rotas tambem, isso no deve ocorrer só nela, a solução esta na variedade, seja ate mesmo de link da mesma operadora... + Se quer algo profissional ? segue o conselho do Bene.
    Quanto a 5.8Ghz, a frequência que soltarem na selva, vai acontecer mesma coisa, a solução pra quem busca algo limpo é radio digital, os valores assusta, + o sossego tranquiliza.
    E O que resta pra quem ta na selva é usar radome, dimensionar corretamente o equipamento, e escolhe uma frequência que esteja "usável".
    Lembrando que o "AC", Prever largura de canal de 160Mhz e vários dispositivos já ta saindo com 5.8Ghz de fabrica, Meu celular mesmo já tem, vai virar uma zona.

  7. #7

    Padrão Re: 2.4 Ghz , 5.8 Ghz já estão ruins ou a culpa é das operadoras?

    não sei bem mas se o google ou youtube mudou alguma coisa foi para melhorar tenho isso em mente... com certeza eles tem gente melhor do que nós para trabalhar para isso.

  8. #8

    Padrão Re: 2.4 Ghz , 5.8 Ghz já estão ruins ou a culpa é das operadoras?

    Então bene, minha rede aqui ta bem afinada, não curto centralizar tudo né um serviço, então uso 3 Mks, muitos preferem um só fazendo tudo, meu primeiro dedicado esta chegando e ele tem BGP Com todas operadoras, rota privada com a level 3 e claro conexão com PTT, Eu indaguei a pessoa que me vende o link e ele me disse que uma das formulas do sucesso é justamente ter trafego com PTT, já que la se concentra o que mais o usuário requesita.
    Sei como o GGC funciona, ele apenas tem uma rota dedicada junto ao Google, e claro armazena o que tem mais Hits e o de acordo com o Local Também.
    Inclusive tenho o Datasheet do GGC, a maquina não é tão robusta, mais o Pré-Requisito é 1G de trafego, eles usam dell...
    So estou aguardando chegar minhas antena pra entrar né um novo patamar de provedor, acho que essencial pra nosso negocio é ta na areá que gosta e esta sempre disposto a acompanhar as mudanças.
    Minha rede tem no máximo 5ms de ping na ultima ponta (3Ptp).
    So trabalho com Ptp/Cabeamento.
    Rede utp toda no Cobre, Switchs com Vlan, respeitando a distancia máxima entre cada Sw, já no Mk uso um balance por rotas + Concentrador + Crs (Filtros e Vlan).
    80% da rede em pppoe (Tudo Roteador discando) e partindo pro roteamento de todos os setores...
    Tenho Dns dedicado, Dude+Airvision fazendo monitoramento, Cpd com tudo estruturado...
    Mais no começo no era nada assim, hoje só tenho problemas de lentidão de acordo quando a boi tem problemas, o que vou resolver com dedicado.
    Conte também sobre a estrutura de vocês e o maior problema enfrentado ( o meu é link).

  9. #9

    Padrão Re: 2.4 Ghz , 5.8 Ghz já estão ruins ou a culpa é das operadoras?

    vou aproveitar o gancho e ampliar a discussão sobre os PTTs.
    O que se vê naqueles gráficos de consumo é o total que passa pelo Ptt?
    Mas não pode ser o total de tráfego da região pois em alguns é muito baixo.

    Pergunto porque aqui no RS abriu um novo PTT em Lageado e o que os gráficos mostram é algo irrisório.
    Este consumo mostrado é o que quem está no PTT está trocando com outros Pix?
    Como interpretar corretamente estes gráficos?

  10. #10

    Padrão Re: 2.4 Ghz , 5.8 Ghz já estão ruins ou a culpa é das operadoras?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    ta falando isso porque ta com pouco cliente , na hora que tiver com uma quantidade expressiva , vai ficar doido ai ,

  11. #11

    Padrão Re: 2.4 Ghz , 5.8 Ghz já estão ruins ou a culpa é das operadoras?

    Rapaz essa questão do youtube é mesmo um dilema, a oi pra isso é uma merda aqui temos link da oi e da embratel e o carregamento do vídeo pelo link da embratel é sem comentários muito mais rápido que na oi.

    O que eu pude notar é. OI: Traffic Shapper pesado e rotas longas, o vídeo carrega, para, carrega, para, carrega para.

    Vendo isso estamos estudando a implementação do PTT para os próximos dias.

  12. #12

    Padrão Re: 2.4 Ghz , 5.8 Ghz já estão ruins ou a culpa é das operadoras?

    Citação Postado originalmente por benerofonte Ver Post
    Aqueles gráficos sao o total de tráfego que passa pelos roteadores de borda do PTT, tudo que passa indo e voltando somado todos os participantes. Ou seja o agregado.
    Me ajuda a entender mais um pouco, pois ainda está confuso... O gráfico do PTT de Lajeado -Rs por exemplo, agora 17:30 hs está dando um tráfego abaixo de 5 Mega/s
    Isso é muito abaixo do que estamos passando no nosso provedor.

  13. #13

    Padrão Re: 2.4 Ghz , 5.8 Ghz já estão ruins ou a culpa é das operadoras?

    @1929 Veja esses links.
    Um fala um pouco sobre Ptt, já o outro cita a estrutura do Ptt que você mencionou.
    o Ultimo mostra os gráficos de todos Ptt...

    http://www.techtudo.com.br/noticias/...-internet.html

    http://ptt.br/pttforum/7/doc/PTTForum7_Lajeado.pdf

    http://ptt.br/intro

    O de Lajeado tem poucos participantes (7 Apenas), o Ptt visa encurta o salto entre você e aquele ponto bem distante no mapa, além de trazer os conteúdos mais acessados para perto das metrópoles, se tiver poucos participantes, não vai usar muita banda.
    http://ptt.br/particip/laj

    Compara ele com o Porto Alegre (102 Participantes).
    http://ptt.br/particip/rs

    Se quer Ver o bicho pegar, veja SP (575 Participantes)
    http://ptt.br/particip/sp

    Então acho que deu pra entender a logica né, se né lajeado passa 5M, veja sp 500G.
    Tudo isso se deve a densidade atendida e também o numero de participantes.

    Se ajudei manda um joinha kkkk.

  14. #14

    Padrão Re: 2.4 Ghz , 5.8 Ghz já estão ruins ou a culpa é das operadoras?

    Ainda não entendi o objetivo dos gráficos @stevefox.
    Os gráficos em si é fácil entender, o que não dá para entender é o pouco tráfego medido.

    Eu pensava que os gráficos mostravam tudo que passava pelo ptt.

    Mas os gráficos mostram pouco consumo. Você acha que vai passar só 5 mb por um provedor? E não é só um mas são 7.
    E mais ainda , tem gente grande dentro dele. Por que mostra só 5mb? Tem muito, mas muito tráfego passando por fora do ptt?
    Eu pensava que um gráfico desses mostrasse todo o consumo de internet da região.
    Se somasse os ptt que estão no RS eu teria uma ideia do consumo total no estado.

  15. #15

    Padrão Re: 2.4 Ghz , 5.8 Ghz já estão ruins ou a culpa é das operadoras?

    Cara como o amigo acima falou não adianta vc ter um link dedicado se não tem um bom BGP, e cache não é gato se não as grandes teles como GVT não usava se não me engano é cache CDN e assim por diante rsrs.

  16. #16

    Padrão Re: 2.4 Ghz , 5.8 Ghz já estão ruins ou a culpa é das operadoras?

    Mais @1929, São todos provedor "pequenos" participando, a troca de tráfego ocorre entre eles, ainda tem chances de algum deles ser apenas pra fornecer link pra Faculdade ou Órgão publico...

    Como eu disse, possa ser que esse ptt so sirva pra essas 7 redes trocarem informações...
    Se tivesse ali um Netflix, Oi, Gvt, Embratel, Esse tráfego iria Mudar. @kaarl , pode tenta te explicar isso com uma "certeza" pra ti, já que estou me baseando na logica.

  17. #17

    Padrão Re: 2.4 Ghz , 5.8 Ghz já estão ruins ou a culpa é das operadoras?

    Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    Mais @1929, São todos provedor "pequenos" participando, a troca de tráfego ocorre entre eles, ainda tem chances de algum deles ser apenas pra fornecer link pra Faculdade ou Órgão publico...

    Como eu disse, possa ser que esse ptt so sirva pra essas 7 redes trocarem informações...
    Se tivesse ali um Netflix, Oi, Gvt, Embratel, Esse tráfego iria Mudar. @kaarl , pode tenta te explicar isso com uma "certeza" pra ti, já que estou me baseando na logica.
    Não são tão pequenos não Steve. Só a Southtech ( http://www.stech.net.br/ ) detém uma fatia considerável do tráfego gaucho.
    Então estes tráfegos medidos não incluem o consumo de internet da região. Só o que há de trocas entre os participantes. E se for assim o ptt ainda está deficitário? Agora por exemplo está medindo menos de 4mb. Ou seja são 4 mega que não precisaram sair para fora da região para buscar conteúdo? Seria quase como um cache?
    É só isso que eu quero entender, o que está incluído neste consumo.

  18. #18

    Padrão Re: 2.4 Ghz , 5.8 Ghz já estão ruins ou a culpa é das operadoras?

    Isso séria como um cache ou uma "fibra" exclusiva para troca de informações entre os participantes..., Igual o Google ele implanta o GGC e criar uma "fibra exclusiva" até os seus serviços...
    Essa empresa apesar de grande não tão trocando tráfego entre si ou com algum grande que teja la (Elas não estão la)...

  19. #19

    Padrão Re: 2.4 Ghz , 5.8 Ghz já estão ruins ou a culpa é das operadoras?

    Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    Isso séria como um cache ou uma "fibra" exclusiva para troca de informações entre os participantes..., Igual o Google ele implanta o GGC e criar uma "fibra exclusiva" até os seus serviços...
    Essa empresa apesar de grande não tão trocando tráfego entre si ou com algum grande que teja la (Elas não estão la)...
    Entendi. Eu pensava que o gráfico fazia a medição de todo o tráfego, mas é só o que eles trocam.
    Então analisando este tráfego daria para dizer que "por enquanto" o ptt não está pagando o investimento?

  20. #20

    Padrão Re: 2.4 Ghz , 5.8 Ghz já estão ruins ou a culpa é das operadoras?

    Sim daria pra afirma isso, mais pode ser um ptt novo...
    E veja, muitas vezes as empresas participantes, precisam de latência baixa entre elas e não banda...
    Veja o caso de quem joga, Não usa banda, precisa só de latência baixa, outro caso e empresas que precisam acessar banco de dados como faculdade, no documento que te mandei Mostra a diminuição da latência de 44 ms para 3ms.
    Isso pode ser algo bastante significativo para a atividade que eles executam.
    http://ptt.br/pttforum/7/doc/PTTForum7_Lajeado.pdf