+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Procuro por manual de rack, sistema de ar, alguem tem pra compartilhar?

    Gente, venho mais uma vez pedir a ajuda de vocês, compramos um rack, mas não consegui ligar o sistema de ar dele, alguem teria o manual dele, ja procurei ate no site do frabricante e nada...
    O rack é identico a este:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-troccalor-_JM

  2. #2

    Padrão Re: Procuro por manual de rack, sistema de ar, alguem tem pra compartilhar?

    nao estamos conseguindo ligalos

  3. #3

    Padrão Re: Procuro por manual de rack, sistema de ar, alguem tem pra compartilhar?

    Olha não sei se e como o que tinha aqui sai 4 fios de cada peça sendo que emendar o fio X no Y sobraria o fio A e B que ligando em 220 funciona, ou se for ligar em 110V emendar o fio A e B e usar o fio X e Y, e mais ou menos isso se for o que estou pensando de mais detalhes ai de como é, depois que colocamos ar-condicionado nunca mais fiz essas coisas xD

  4. #4

    Padrão Re: Procuro por manual de rack, sistema de ar, alguem tem pra compartilhar?

    Iso, esses fans AC tem 2 enrolamentos 127V.
    Se ligar os 2 enrolamentos paralelo você liga em 127V, se colocar os 2 enrolamentos em serie você liga em 220V.

    As cores de fios não são padronizadas, mas a maioria dos fan's 120mm que tenho visto são com essas cores:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ventoinha-miniventilador-ventilador-cooler-120mm-110220vac-14296-MLB4406072383_052013-F.jpg
Visualizações:	1010
Tamanho: 	127,2 KB
ID:      	55272
    Se o modo de ligar parecer estranho, é só visualizar o enrolamento interno:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         fan.PNG
Visualizações:	1051
Tamanho: 	11,5 KB
ID:      	55273
    Se ligar do jeito errado até funciona, se sua rede 110/127V oscila muito e tem risco de queimar o enrolamento até pode fazer isso, mas fazendo isso o enrolamento sozinho aquece mais e dura menos (Que se ligasse em 110/127V do jeito certo).

    Se não tem essas cores no fan, é só usar um multimetro e achar os 2 pares onde existe resistencia, no exemplo dado existem uns 200 ohms entre os fios preto e azul, e outros 200 ohms entre os fios branco e vermelho, então esses são os 2 pares de cada enrolamento. Com multimetro de R$ 9,90 se descobre facil o enrolamento.
    (AC não tem polarização, então pode unir preto com branco ou preto com vermelho pra ligar em 110/127V)

  5. #5

    Padrão Re: Procuro por manual de rack, sistema de ar, alguem tem pra compartilhar?

    (AC não tem polarização, então pode unir preto com branco ou preto com vermelho pra ligar em 110/127V)
    Tem polarização sim com relação a fase do rolamento, ao ligar duas bobinas em serie o modo que elas foram enroladas devem estar no mesmo sentido.
    Sua explicação ta certa mas se ele tentar mesmo conforme as figuras deve manter o modo de ligação e inverter apenas uma das bobinas que vai funcionar.

  6. #6

    Padrão Re: Procuro por manual de rack, sistema de ar, alguem tem pra compartilhar?

    GEnte o problema é que elas são -48v, ja liguei na fonte do radio digital que tambem é -48, mas deu em nada, tirei as fans, e tentei ligar direto, nelas estao escrito -48v e mais nada, tem 4 fios, mas nenhuma especificação, ate desmontar elas eu desmontei e nada...

  7. #7

    Padrão Re: Procuro por manual de rack, sistema de ar, alguem tem pra compartilhar?

    talvez essas devem estar queimadas, em loja de componentes eletronicos vendem novas.

  8. #8

    Padrão Re: Procuro por manual de rack, sistema de ar, alguem tem pra compartilhar?

    Então Super, pensei que fosse isso, mas são zero, nunca ligadas,

  9. #9

    Padrão Re: Procuro por manual de rack, sistema de ar, alguem tem pra compartilhar?

    Citação Postado originalmente por Super Ver Post
    Tem polarização sim com relação a fase do rolamento, ao ligar duas bobinas em serie o modo que elas foram enroladas devem estar no mesmo sentido.
    Sua explicação ta certa mas se ele tentar mesmo conforme as figuras deve manter o modo de ligação e inverter apenas uma das bobinas que vai funcionar.
    Hum, pra mim que eles usam aqueles "shade pole" com os 2 enrolamentos em lados opostos, de modo que um campo de um enrolamento não afeta o do outro. Nos shade pole usados em ar-condicionados tanto faz a direção do enrolamento, achei que esses fan's eram igual (Nunca ví um pifado pra justificar abrir).


    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    GEnte o problema é que elas são -48v, ja liguei na fonte do radio digital que tambem é -48, mas deu em nada, tirei as fans, e tentei ligar direto, nelas estao escrito -48v e mais nada, tem 4 fios, mas nenhuma especificação, ate desmontar elas eu desmontei e nada...
    Bom, se é DC, a pinagem dos de 4 fios geralmente é:
    (+)Red; (-)Black; (RPM)Yellow; (PWM)Blue

    Ou seja, positivo no vermelho, negativo no preto, universal essa parte, os outros 2 pinos podem ficar de fora (Serviriam pra controlar e medir a rotação)

    Se meter tensão entre preto e vermelho e não girar, deve ter problema no fan ou a fiação está despadronizada. A etiqueta atras do fan (Não do conjunto de ventilação) tem escrito DC48V? 48V (DC)?

    Não sei se é o caso desse rack, mas tem uns sistemas de controle inteligente de ventilação, só que só ví isso naqueles sistemas que os fan's ficam tipo gaveta, ocupam 2 U's e ventilam conforme a temperatura ou conforme você ajusta. Pelas fotos no ML não é o caso (Parece ser um kit de ventilação simples, só com 2 fan's em velocidade constante).

  10. #10

    Padrão Re: Procuro por manual de rack, sistema de ar, alguem tem pra compartilhar?

    Então Rubem pode ser que esteja pifado, liguei tensão direta nos fans, a tras esta escrito dc48v, ja liguei tudo que é geito, inverti fiação e nada

  11. #11

    Padrão Re: Procuro por manual de rack, sistema de ar, alguem tem pra compartilhar?

    Eu tenho um rack deste, era usado pela TIM, os fios sao da cor aqui
    Vermelho, branco, azul e acho que era preto o ultimo, eles sao ligado em uma placa aonde vai um sensor de temperatura e fumaça, nesta placa tem uma entrada para -48v, que vem de um conjunto de dijunores, eu vou na torre daqui a pouco e vejo para voce a ligação certa

  12. #12

    Padrão Re: Procuro por manual de rack, sistema de ar, alguem tem pra compartilhar?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Não sei se é o caso desse rack, mas tem uns sistemas de controle inteligente de ventilação, só que só ví isso naqueles sistemas que os fan's ficam tipo gaveta, ocupam 2 U's e ventilam conforme a temperatura ou conforme você ajusta. Pelas fotos no ML não é o caso (Parece ser um kit de ventilação simples, só com 2 fan's em velocidade constante).
    Pior que é isso mesmo, eles vem 2 em cada gaveta de 2U, este rack ele não é 19 polegadas e sim 21 polegadas

  13. #13

    Padrão Re: Procuro por manual de rack, sistema de ar, alguem tem pra compartilhar?

    Fico muito feliz CRNET, aqui o meu e desta forma que vc disse.

  14. #14

    Padrão Re: Procuro por manual de rack, sistema de ar, alguem tem pra compartilhar?

    Por este link, mostra que precisa do retorno do sensor para funcionar
    http://www.ebmpapst.in/downloads/Com...ls_2008_EN.pdf

    ah, o modelo da ventoinha é:
    RG 160-28/18N

  15. #15

    Padrão Re: Procuro por manual de rack, sistema de ar, alguem tem pra compartilhar?

    Speed setting with control voltage OR PWM.

    Fan 12V também tem disso, você simplesmente colocar um trimpot/potenciometro pra ajustar a velocidade (Alimentado por 12V nos fios preto e amarelo/vermelho), ou pluga na placa-mãe que ela vai controlar a velocidade via PWM.

    Mas... sem tensão ou sinal PWM no pino devido o fan gira igual. Seja 5, 12 ou 24V (Mas nunca mechi num desse tamanho) ele gira, algo proximo a velocidade mínima mas gira.

    Colocando então um trimpot de 1K entre o fio preto e o azul você poderia controlar a velocidade.
    (Chutei 1K, se "errar" o valor do trimpot no maximo o ajuste não fica proporcional, digo, você gira meio potenciometro e a velocidade mal muda, e no final do controla, lá pelos 20º finais, altera finalmente todo o range de velocidade, a título de teste esse comportamento não é um problema)

    PWM em fan comercial que eu saiba NUNCA foi obrigatório, é opcional pra controle fino de velocidade, mas sem ele os fan's costumam girar.

    Veja que o proprio datasheet informa que a tensão no sensor deve ser <20V, ou seja, se meteu 48V entre preto e azul deve ter queimado essa parte do circuito (Se o datasheet estiver certo. Em fan 24V 120 ou 180mm nunca ví circuito queimado (Só folga em rolamento e bucha)).

    Se os 2 fan's tem esse comportamento (Não giram) com 48V no vermelho e preto, meio difícil acreditar que os 2 queimaram. Seria esse então o caso de um fan em que há obrigatoriedade de controle por tensão ou pwm. Veja na página 101 o modo de ligação do trimpot. Se não tiver trimpot ou potenciometro de valor baixo pra testar, experimente resistor de 1K, somente se não rodar baixe pra um de 680 ou 470 ohms, a princípio esses resistores permitiriam mais de 5V no pino azul, não seria uma boa idéia a princípio (Mas vai que o consumo é maior e a queda de tensão é maior, exigindo resistor de menor valor... acho que 1K é um bom começo).

  16. #16

    Padrão Re: Procuro por manual de rack, sistema de ar, alguem tem pra compartilhar?

    Gente, queria agradecer a ajuda de todos, não conseguimos fazer funcionar, mas como nossa necessidade era muito grande e o tempo muito curto, adaptamos dois cooler para fazer a troca de calor, funcionou maravilhosamente bem. Vou colocar as fotos de como ficou.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20141015_115739[1].jpg
Visualizações:	318
Tamanho: 	1,54 MB
ID:      	55302Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20141015_115739[1].jpg
Visualizações:	318
Tamanho: 	1,54 MB
ID:      	55302

  17. #17

    Padrão Re: Procuro por manual de rack, sistema de ar, alguem tem pra compartilhar?

    Pessoal estou com exatamente o mesmo problema, os fan nao ligao de forma algum pelo bastido de distribuiçao, leve até a loja cortei o cabo de tentei todas as formas possivel e simplismente nao liga sao cooler de 2u

    Os fio sao azul,preto,vermelho,branco e tem um rocho solto no meio que nao de onde surgiu kkkk
    @netuai uso cooler 48v ou 110/220?