Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Voltando a notícia, diz que o protocolo vai eliminar a questão de interferência. Até aí beleza. Mas se é um protocolo, porque não aplicar as frequências mais baixas?
    Outro detalhe é que se a Samsung investiu em pesquisa e tem a tecnologia patenteada, isso não irá deslanchar de uma hora para outra pois teriamos que ficar presos a uma tecnologia proprietária.
    802.11AD é padrão da Wireless gigabit aliance, é tão "proprietário" quanto 802.11A/B/G/N/AC, mediante royalties mínimos qualquer um fabrica, os royalties são coisa tipo 1% do custo do chipset (Que é coisa tipo 10% do custo de um roteador).
    O que AD tem de diferente é o numero de portadoras, em N você tem varias modulações pra escolher, em AD tem menos, 2 com 16 e 2 com 64 portadoras, seria como MCS3 a 7. Ou seja, se usamos MCS3 a 7 (Papinho de "Desmarca os menores datarates pra não desperdiçar hardware"), se usamos só 1x1, já estamos usando a técnica de evitar interferencia.

O problema da interferencia é que N ou AC PERMITEM multiplos streams e alta potencia, aliado a penetrabilidade dos 2,4 e 5,8GHz essas faixas se poluem rápido (Early-adopter sempre acha que precisa toda a banda possível, tem rede 100M em casa mas quer roteador 3T3R de 600M, coloca omni de 7dBi e posiciona o roteador num canto da casa, aí lá na outra ponta não pega conexão, o que o esperto faz? Antena direcional? Não, ele arranja roteador de mais potencia e põe omni maior, manda ruído lá pro outro bairro só porque queria pegar sinal dentro do banheiro). 802.11AD é só siso, tem canal largo pra caramba, mais de 2GHz de largura, não tem tanta portadora (64 só), então pra transmitir os mesmos dados atuais (Video de 200MB, por exemplo) vai criar muito menos "ocupação" no canal, a "compressão" dos dados num canal de 40 ou 80MHz é bem maior que num canal de 2GHz de largura, 10 roteadores num canal de 40MHz impedem qualquer conexão decente, já 100 roteadores num canal de 2GHz segundo o padrão AD não tem problema nenhum. Fora que a potencia do padrão AD não é maior que AC, então a frequencia maior não vai permitir que você tenha roteador domestico escaneável lá no outro bairro.

SE tivesse roteador AD HOJE por uns R$ 100, e meu notebook ou smartphone suportasse isso, eu compraria, não tenho essa necessidade boba de precisar conexão lá longe do roteador (Existe cabo pra que mesmo?), o que preciso é alta velocidade as vezes, ter 1 roteador por comodo não é necessariamente um problema (Já paguei R$ 130 em placa de rede quando o salario mínimo estava nuns R$ 150, pagar R$ 100 num roteador quando o salario passa dos R$ 700 é tranquilo, é coisa que se compra a cada 4 ou 5 anos).

Enfim, AD é pra outro tipo de uso, o uso que fazemos em longo alcance com N nem é facil repetir em AC com canal de 160MHz em MCS8 ou 9 (Precisa sinal -30 ou -40, isso só existe com um roteador por comodo praticamente), AD tá mais pra competir com bluetooth, 1T1R exige antena menor, gasta menos, canal largo não exige tanta espera, baixa penetração garante poucos pacotes pra outros destinos (Não entra como ruído, mas detona o throughput se tiver muito SSID no canal), enfim, eu trato AD como um concorrente pra bluetooth.

2. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    ...AD tá mais pra competir com bluetooth, 1T1R exige antena menor, gasta menos, canal largo não exige tanta espera, baixa penetração garante poucos pacotes pra outros destinos (Não entra como ruído, mas detona o throughput se tiver muito SSID no canal), enfim, eu trato AD como um concorrente pra bluetooth.
    Uma PAN de alta velocidade. Uma pena que a propaganda pega os incautos...um cliente comprou um DIR-850 achando que ia até voar o notebook, acabei colocando um tplink de 50 conto porque com aquela "maravilha tecnológica" de 500 conto o sinal não chegava no piso superior...

3. Pessoal, vcs não entenderam o texto essa tecnologia, foi falado de ligação entre dispositivos dentro de uma casa, não vão pensar que isso é para torre.

Quem tiver equipamentos da Sansung eles vao se comunicar entre si como um bluethoo, e provavel que lancem um roteador para que se comunique com outros de frequencia mais baixa.

4. Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Pessoal, vcs não entenderam o texto essa tecnologia, foi falado de ligação entre dispositivos dentro de uma casa, não vão pensar que isso é para torre.

Quem tiver equipamentos da Sansung eles vao se comunicar entre si como um bluethoo, e provavel que lancem um roteador para que se comunique com outros de frequencia mais baixa.
    Pois é Edmar, quando li a postagem do Rubem fui reler o primeiro post pois a ideia que passou era de uma tecnologia proprietária e daí relendo percebi este detalhe de interconexão entre equipamentos Samsung.
    Independente de seguir o protocolo AD, vai ser proprietário pois parece que eles acrescentaram características que mesmo o AD não estava prevendo, como a eliminação de interferencias.

5. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Independente de seguir o protocolo AD, vai ser proprietário pois parece que eles acrescentaram características que mesmo o AD não estava prevendo, como a eliminação de interferencias.
    Hum, onde está isso de caracteristicas proprietárias? Eu tenho dificuldade de ler post de jornalista sobre assunto técnico, não consegui achar isso.

Bom, AD não anda lá muito definido pelo visto, tem que pagar pra ter acesso aos doc's do IEEE, o que consigo fora de lá fala ora em 16QAM e 64QAM, ora fala em DSSS, OFDM, 16QAM e 64QAM, o que sempre vejo concordarem é a possibilidade de passar dos 6Gbps.

Como eu sou chato eu logo fiz a conta de 4,6Gbps dividido por 5, que dá uns 920Mbps, HOJE em MCS9 com 1 stream em 802.11AC, com canal de 160MHz dá algo proximo disso, então o jornalista tentou comparar opções SISO, o que não faz sentido pra mim, conexão é conexão e se uma faz MIMO e outra não azar o delas, em 2015 vai dar pra passar dos 1Gbps em roteador domestico de 3 stream's se tudo correr com o planejado (MCS8 ou 9 com canal de 80MHz deve passar de 1Gbps, mais que isso em roteador com porta gigabit não tem tanta saída comercial). O jornalista não devia comparar AD com AC porque terão usos bem diferentes (Agora mesmo estou conectado via N com sinal -70 mesmo usando antena 12dBi, com AD seria impossível esse alcance dentro de casa, então não dá pra comparar).

Na verdade o que mais me incomoda é ver "A Samsung vai lançar". Se tem a wigi gigabit aliance, se tem o forum AD, como asssim mérito pra Samsung? Parece aquelas reportagens pagas da Apple falando sobre a nova tecnologia da Apple de 1Gbps, que beeeeem pequeno no canto informava ser 802.11AC. Me incomoda ver fabricante tentando se apropriar de padrão feito por forum ou aliança.

Tópicos Similares

1. Limite de download por velocidade - Connection Rate
    Por CarlosAdrian no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 07-02-2016, 20:51
  2. Respostas: 3
    Último Post: 28-02-2011, 09:44
  3. Respostas: 3
    Último Post: 04-11-2009, 12:14
  4. Respostas: 10
    Último Post: 05-06-2009, 14:42
  5. Respostas: 129