Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234
+ Responder ao Tópico

1. Entendo Rubem.

Lembra quando começou o desenvolvimento do N? tudo era expresso em 'draft'. Cada fabricante pesquisando e lançando variantes até que a IEEE normatizou tudo e hoje não se fala mais em draft.
    Pode ser que esteja acontecendo o mesmo com o protocolo AD.

Uma coisa que me chamou a atenção e também não li em documentos oficiais, só em comentários na internet, é a interoperabilidade entre os protocolos a/b/g/n e ac com os 60GHZ do AD. Esta afirmação que reproduzi abaixo também me parece estranha, mas não impossível na medida que os equipamentos tenham multifrequência.

Agora que os smart da Samsung estão dominando o mercado é notório. Pelo menos é o que se vê na mão do consumidor, a maioria é Galaxy. Mesmo que não sejam tudo aquilo que prometem.

E se ninguém mais entrar na 'roda' da pesquisa o mercado para este protocolo vai se concentrar na Samsung. Principalmente pela afirmação do jornalista que a tecnologia desenvolvida pela Samsung contorna a questão da interferência.

Esta questão deve estar além do que o protocolo alista. E fico curioso como atingir isto pois contraria tudo aquilo que é publicado sobre visada e interferências.

=====
    Já o 802.11ad é um protocolo proposto pela WGA (Wireless Gigabit Alliance), que melhora os recursos já utilizados no 11n. Utilizando espectro disponível (e não licenciado) na faixa de 60GHz, onde há muito mais oferta de banda, o “ad” só depende agora da definição de especificações, que cabe ao IEEE. Sua maior vantagem será a comunicação em até quatro canais de 2.16GHz, com taxas de transferência chegando a 7Gigabits por segundo, mesmo em aparelhos móveis com limitações de energia. Além disso, o novo protocolo será compatível com os anteriores, a, b, g, n e ac, de modo que poderemos trafegar indistintamente entre redes diferentes, nas faixas de 2.4, 5 e 60GHz. E não irá exigir tanta energia, o que quer dizer que as baterias de nossos celulares terão maior autonomia.
    Fonte: http://revistahometheater.uol.com.br...redes-sem-fio/

2. Ola @rubem não precisa se esquentar, vc anda meio esquentadinho aqui no forum, em vários post seus em resposta a outras pessoas vc anda expressando tom de arrogancia e superioridade, aqui é um local para discutir sobre esses assuntos mas ninguem é dono da razão, todos aprendemos algo novo todos os dias.

Na reportagem que o @1929 postou.
    Além disso, o novo protocolo será compatível com os anteriores, a, b, g, n e ac, de modo que poderemos trafegar indistintamente entre redes diferentes, nas faixas de 2.4, 5 e 60GHz. E não irá exigir tanta energia, o que quer dizer que as baterias de nossos celulares terão maior autonomia.
    Quantos smartfones ou not, vc conhece que trab em dual band 2,4 e 5,8? poucos correto?
    Quantos vc conhece que trabalha que em 60 Ghz?
    Equipamento 2,4 trabalha em rede 5,8? não se não tiver algum equipamento fazendo o meio 2.4.

O mesmo vai acontecer aqui, a sansung vai lançar os seus aparelhos com 60Ghz, e vai lançar um roteador que trabalhe nas 3 bandas com o mesmo ssid para que haja uma ligação entre os dispositivos, aparelho que esse que sera padronizado pela IEEE, e depois fabricado por outras empresas no mesmo padrão.

Agora o que a Sansung pode fazer é criar algo que seja como o Airmax (ubnt) ou NV2 (mikrotik), algo de mais gás nas comunicações entre os fabricados por ela.

Outra coisa na noticia não fala que a Sansung inventou ou descobriu o AD, apenas que vai lançar uma nova categoria de equipamentos com essa frequencia.

Tecnologia ja parecendo a biblia cada um interpreta o que le de um jeito.

3. Vix... se eu escrevo as 20 mil linhas que gostaria reclamam que escrevo demais. Se resumo dizem que sou grosso. Como ser direto/sem rodeios sem parecer arrogante? O twitter me acostumou a ser direto, sem "oi" ou "bom dia".

Bom, os chipset usados em boa parte da placas mini-pcie de notebooks geralmente tem suporte a 2,4 e 5GHz, não sei o que ocorre com o não-uso de 5GHz no fim das contas, as antenas geralmente são dualband e algumas realmente tem ganho ridículo tipo 2dBi em 5GHz, mas pelo menos alguma coisa devia pegar. Meus netbooks são baratos mas tem placa 2,4 e 5GHz, segundo o datasheet e segundo o que está escrito nas antenas, mas... o driver pelo visto não permite. Um tem AR9280, mesmo chipset da RB711 de 5GHz, mas no netbook não tem opção no driver pra habilitar ou não 5GHz, e não escaneia nada 5GHz, me parece então que é uma questão de escolha dos fabricantes, e não de preço de chipset dualband ou coisa assim.

Não sei se a Samsung usa esses termos, mas tem jornalista falando que a Samsung é que fez um novo padrão:
    http://www.tecmundo.com.br/wi-fi/643...per-rapida.htm
    http://www.samsungdiscovery.com/2014...e-o-atual.html

Ao mesmo tempo, não foi só eu quem não gostou dos termos usados:
    http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2470328,00.asp

Ano passado lembro de ver título tipo "Apple tras pra você as novas redes wifi de alta velocidade" ou "Conheça a rede wifi gigabit da Apple", eu até fiquei preocupado com eventual fragmentação do mercado com modos proprietários, afinal eu estava pagando caro por um Linsys AC1200 justamente pra um usuario de Apple. Mas... depois dos AirPort no mercado foi facil ver que não tinha nada "da Apple" nos produtos, era 802.11AC normal.
    (E a Apple nem lançou nada primeiro em AC, ela chegou mais de meio ano depois de Belkin e outros, o roteador que eu comprei era de 2012, e a notício do "novo padrão da Apple" veio no brasil só em 2013. Mac-fãboys são assim...)

Minha reclamação é com os títulos e traduções que os jornalistas dão, dão a entender que 802.11AD é exclusividade Samsung, a intenção velada da Samsung é parecer inovadora e continuar com seus smartphones e smartTV's tachadas de high-end, os jornalistas caem como patinhos e replicam as informações sem analisar nem explicar direito.

O texto que o 1929 passou é de janeiro de 2013 e fala em compatibilidade com ABGN, mas o texto original é de abril de 2012:
    http://blog.wildpackets.com/2012/04/...r-network.html
    Fala coisa tipo alcance de 10m (Antena pra 60GHz pra alcance de 10m é componente minúsculo, faz todo sentido caber 2,4 e 5GHz num smartphone, a antena 2,4 e 5GHz é que é o problema, se hoje cabe, em 2015 vai caber também, digo, a antena de 60GHz não rouba espaço se o alcance planejado é 10m), mas isso é notícia de 2 anos e meio.

Mas agora a pouco achei um local que fala em 4,6Gbps:
    http://s000.tinyupload.com/index.php...74239936334888
    Página 16, modulações SEM ofdm, portadora única, até 4620Mbps.

Então o único índício que eu via de que seria um padrão proprietário, que seria esse estranho limite de 4,6G, enquanto AD fala em limite de quase 6,8G, está explicado por simplesmente não usar todas as modulações do padrão AD.

Essas garantias de retrocompatibilidades são meio estranhas, AC falava em retrocompatibilidade apenas com N, mas na prática vemos retrocompatibilidade com A e N em 5GHz, e nos roteadores de mesa com A/B/G/N.
    Então se AD vai mesmo operar com potencia tão baixa, com antenas tão pequenas, e as perdas no ar são de incríveis 60dB por METRO, o mínimo que se espera é que AD seja complementar a outras formas de conexão. Eu particularmente gosto da idéia, tenho roteador a 135M na sala com antena pequena, vou lá pegar arquivo quando preciso, mas pra ter alcance no resto da casa tenho uma antena em N com MCS1-3 e outra em G com 12M, mal noto essas "trocas" de conexão então não vejo problemas em usar algo do tipo em N e AD no futuro. Só tem que ficar claro que isso não é tecnologia DA Samsung, ela pelo visto está fazendo os jornalistas de bobos conseguindo propaganda extremamente positiva grátis.

Tópicos Similares

1. Limite de download por velocidade - Connection Rate
    Por CarlosAdrian no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 07-02-2016, 20:51
  2. Respostas: 3
    Último Post: 28-02-2011, 09:44
  3. Respostas: 3
    Último Post: 04-11-2009, 12:14
  4. Respostas: 10
    Último Post: 05-06-2009, 14:42
  5. Respostas: 129