Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile [Ajuda] Monitorar rede cabeada com outras RBs na rede

    Colegas, possuo uma rede cabeada e hoje mais do que nunca estou sentindo a necessidade de monitorar todo o trajeto dela, daí me veio a ideia de colocar RBs 750g em alguns cruzamentos no intuito de solucionar problemas e aprimorar o serviço. Daí me vem a dúvida: Como posso fazer isso? Preciso criar uma Vlan no meu servidor e dentro da RB de monitoramento criar uma Vlan cliente?. Preciso que o link entre na porta 1 e saia nas outras portas, como se a RB fosse um switch gerenciável. Nunca fiz isso, agradeço aos colegas que possam compartilhar seus conhecimentos e até mesmo links ou vídeos, estudarei todos, obrigado.

    ESQUEMA;
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RB MONITORAMENTO.png
Visualizações:	685
Tamanho: 	183,7 KB
ID:      	55303
    Última edição por juniorsantana; 16-10-2014 às 12:08.

  2. #2

    Padrão Re: [Ajuda] Monitorar rede cabeada com outras RBs na rede

    Citação Postado originalmente por juniorsantana Ver Post
    Colegas, possuo uma rede cabeada e hoje mais do que nunca estou sentindo a necessidade de monitorar todo o trajeto dela, daí me veio a ideia de colocar RBs 750g em alguns cruzamentos no intuito de solucionar problemas e aprimorar o serviço. Daí me vem a dúvida: Como posso fazer isso? Preciso criar uma Vlan no meu servidor e dentro da RB de monitoramento criar uma Vlan cliente?. Preciso que o link entre na porta 1 e saia nas outras portas, como se a RB fosse um switch gerenciável. Nunca fiz isso, agradeço aos colegas que possam compartilhar seus conhecimentos e até mesmo links ou vídeos, estudarei todos, obrigado.
    Olá juniorsantana. Não sei exatamente o que quais parâmetros da rede você deseja monitorar, mas para monitoramento de rede, tanto para desempenho como para disponibilidade dos elementos, para redes mikrotik e ubiquiti você pode usar o the dude e o airControl;

    Ou poderá instalar sistemas de monitoramento de rede que funcionam com qualquer dispositivos de redes usando SNMP como o Zabbix, MRTG ou CACTI.

    Basta ativar o agente SNMP nos equipamentos que deseja monitorar e pronto. Você terá acesso a gráficos de volume de tráfego de cada interface, uso de cpu, memória, sessões ativas, quantidade de broadcast e etc...

    Já a VLAN é usada para segmentar sua rede e como consequencia otimizando o tráfego da sua rede e melhorando a segurança. Mas não precisar implementar VLAN para poder monitorar sua rede. Mas uma VLAN exclusiva para rede de gerênciamento dos equipamentos é uma boa prática utilizada em redes.

    Espero ter ajudado.

    Abs

    Rafael
    Telmetrics Soluções em TI & Telecomunicações
    http://www.telmetrics.com.br

  3. #3

    Padrão Re: [Ajuda] Monitorar rede cabeada com outras RBs na rede

    Faça uma bridge entre as portas e monitore com o Zabbix.

  4. #4

    Padrão Re: [Ajuda] Monitorar rede cabeada com outras RBs na rede

    @juniorsantana,

    posta pra gente como esta mais ou menos o esquema de sua rede.

    dependendo de como esteja, basta colocar uma rb na "central" e da pra monitorar tudo!

    com mais informações a galera do under vai poder auxiliar melhor!

  5. #5

    Padrão Re: [Ajuda] Monitorar rede cabeada com outras RBs na rede

    olha como façoClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2014-10-15 às 16.33.05.png
Visualizações:	1179
Tamanho: 	342,2 KB
ID:      	55298

  6. #6

    Padrão Re: [Ajuda] Monitorar rede cabeada com outras RBs na rede

    Pessoal, quero apenas colocar as RBs em alguns pontos da rede como se fosse um switch gerenciável, já conheço o dude e pretendo implantar ele em breve, más agora preciso fazer esse esquema!.

  7. #7

    Padrão Re: [Ajuda] Monitorar rede cabeada com outras RBs na rede

    o que eu quis mostrar é q monitoro as pontas das ruas

  8. #8
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão Re: [Ajuda] Monitorar rede cabeada com outras RBs na rede

    Citação Postado originalmente por marcosddc Ver Post
    olha como façoClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2014-10-15 às 16.33.05.png
Visualizações:	1179
Tamanho: 	342,2 KB
ID:      	55298
    Gostei do seu esquema cara. Só uma curiosidade desculpe a pergunta só não reparei bem rsrsr, o mapa como fez? Você fez ou GoogleM pas etc...?

  9. #9

    Padrão Re: [Ajuda] Monitorar rede cabeada com outras RBs na rede

    @marcosddc, o que você utiliza para fazer sua distribuição via cabo?

  10. #10

    Padrão Re: [Ajuda] Monitorar rede cabeada com outras RBs na rede

    Faell, a rede é muito grande, más fiz algo parecido como nessa imagem:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TOPOLOGIA 1.png
Visualizações:	329
Tamanho: 	335,8 KB
ID:      	55301
    Hoje minha rede é muito grande, daí quero colocar algumas RBs em cruzamentos das ruas para monitorar os links, dessa forma posso também evitar problemas como loops e dhcp vindo de clientes.

  11. #11

    Padrão Re: [Ajuda] Monitorar rede cabeada com outras RBs na rede

    telmetrics, adicionei uma imagem no poste, por favor, veja como quero fazer.

  12. #12

    Padrão Re: [Ajuda] Monitorar rede cabeada com outras RBs na rede

    Citação Postado originalmente por juniorsantana Ver Post
    telmetrics, adicionei uma imagem no poste, por favor, veja como quero fazer.
    Blz JuniorSantana?

    Vou fazer um esqueminha explicativo e assim que eu terminar eu posto ele aqui pra tu ver.
    Vou ver se consigo terminar ele até amanhã pra postar.
    Mas de acordo como explicou no seu post de 16-10-2014, 11:53, você quer:

    1- Monitorar a rede usando as Rb's como ponto concentradores de coleta;
    2- Segmentar sua rede para evitar problemas de Loops L2 e DHCP reverso;

    Resumidamente, segue abaixo o que acho interessante cobrir no esquema. Veja se é exatamente isso que precisa e me confirme pra evitar de eu fazer uma coisa e não ser isso que você estava precisando.

    A-Segmentação de Rede:
    1-Portas dot1q VLAN entre as Rbs e Switch;
    2-Portas de acesso Vlan Rbs e Switch entre Switchs e clientes;
    3-Isolamento entre clientes nas portas do Switch e RB;
    4-Isolando os clientes do núcleo da rede e dos equipamentos;

    A-Monitoramento
    1-Agente SNMP nas RB's de coleta;
    2-Uso do SNMP no Zabbix;

    ***Dúvida: Quais parâmetros exatamente deseja monitorar nas RBs? Ex: broadcast, volume de tráfego, memória, cpu...

    É isso que precisa?

    Att

    Rafael

  13. #13

    Padrão Re: [Ajuda] Monitorar rede cabeada com outras RBs na rede

    Citação Postado originalmente por telmetrics Ver Post
    Blz JuniorSantana?

    Vou fazer um esqueminha explicativo e assim que eu terminar eu posto ele aqui pra tu ver.
    Vou ver se consigo terminar ele até amanhã pra postar.
    Mas de acordo como explicou no seu post de 16-10-2014, 11:53, você quer:

    1- Monitorar a rede usando as Rb's como ponto concentradores de coleta;
    2- Segmentar sua rede para evitar problemas de Loops L2 e DHCP reverso;

    Resumidamente, segue abaixo o que acho interessante cobrir no esquema. Veja se é exatamente isso que precisa e me confirme pra evitar de eu fazer uma coisa e não ser isso que você estava precisando.

    A-Segmentação de Rede:
    1-Portas dot1q VLAN entre as Rbs e Switch;
    2-Portas de acesso Vlan Rbs e Switch entre Switchs e clientes;
    3-Isolamento entre clientes nas portas do Switch e RB;
    4-Isolando os clientes do núcleo da rede e dos equipamentos;

    A-Monitoramento
    1-Agente SNMP nas RB's de coleta;
    2-Uso do SNMP no Zabbix;

    ***Dúvida: Quais parâmetros exatamente deseja monitorar nas RBs? Ex: broadcast, volume de tráfego, memória, cpu...

    É isso que precisa?

    Att

    Rafael
    Tem=
    Telmetrics, primeiramente obrigado por toda ajuda, vou tentar ser mais claro...

    Meu servidor é uma RB 450G com Hotspot, daí um cabo vai pra rua e interligando os switches nos postes. quando chega num cruzamento, quero colocar uma RB 750G para na porta principal entrar o link, e nas outras 4 vai sair o link para as respectivas ruas...
    Pra ser mais claro, o link vai entrar na 750G pela principal e vai sair nas outras 4, não terá nenhum controle de hotspot, pppoe ou nada do tipo, somente vou renomear as interfaces para saber quais são as ruas, e caso eu tenha que parar o link de alguma delas, apenas vou desabilitar a porta, nela vou apenas configurar o ip da range que criei no meu servidor.... A dúvida é como configurar isso: Será que preciso apenas colocar na 750 o ip do range que criei, criar um NAT, e criar uma bridge nas outras 4 portas de saída?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         monitoramento.png
Visualizações:	401
Tamanho: 	532,9 KB
ID:      	55315

  14. #14

    Padrão Re: [Ajuda] Monitorar rede cabeada com outras RBs na rede

    Citação Postado originalmente por Arthuzitow Ver Post
    Gostei do seu esquema cara. Só uma curiosidade desculpe a pergunta só não reparei bem rsrsr, o mapa como fez? Você fez ou GoogleM pas etc...?
    Colega, conseguiu resolver o problema pra fazer o mikrotik discar? Aqui consegui depois de muita paciência pois mesmo tentando discar criando um pppoe no windows tava demorando, depois conectou, aí fiz o teste na rb e funcionou tranquilo, aconselho que nas configs do pppoe deixe o ''Add Default Route'' habilitado, aqui funcionou assim!.

  15. #15

    Padrão Re: [Ajuda] Monitorar rede cabeada com outras RBs na rede

    Ola @juniorsantana...
    Vou te passa o passo a passo bem fácil, 5 Minutos ta pronta a Rb.
    1. Reset a Rb e apos isso ela te mostra uma tela com o Script de configuração, Selecione Remove Config...
    2. Renomeia a Ether 1 Como, Chegada de Link, As Outras ao Seu gosto como Rua A, Rua ...
    3. Ir em Ip/Address e Seta 1 Ip para a sua porta Entrada de Link, Importante o Ip ta de acordo com sua rede e usar a Mascara correta (/24/23/22...) para não perder acesso a Rb.
    4. Seta as Portas 2 a 5 (Ruas) Como Slave da porta de entrada de Link (Va em Interfaces/Ethernet Escolha a Porta depois em General, Busque por Master port, ponha a Entrada Link como Master port de todas as outras 4 (Vai forma um Sw).
    Você pode fazer uma Bridge, Mais Não recomendo...
    5. Ta pronto, Agora baixa o TheDude, adicione as rbs la e vá criando as conexões, escolha routeros como tipo do dispositivo, la você poderá monitorar todas as portas, inclusive receber sms quando uma porta ou trecho parar, pode também por a foto das ruas (Google Maps), fotos das rbs e etc.
    Se ajudei manda um Joinha :0

  16. #16

    Padrão Re: [Ajuda] Monitorar rede cabeada com outras RBs na rede

    Citação Postado originalmente por juniorsantana Ver Post
    Tem=
    Telmetrics, primeiramente obrigado por toda ajuda, vou tentar ser mais claro...

    Meu servidor é uma RB 450G com Hotspot, daí um cabo vai pra rua e interligando os switches nos postes. quando chega num cruzamento, quero colocar uma RB 750G para na porta principal entrar o link, e nas outras 4 vai sair o link para as respectivas ruas...
    Pra ser mais claro, o link vai entrar na 750G pela principal e vai sair nas outras 4, não terá nenhum controle de hotspot, pppoe ou nada do tipo, somente vou renomear as interfaces para saber quais são as ruas, e caso eu tenha que parar o link de alguma delas, apenas vou desabilitar a porta, nela vou apenas configurar o ip da range que criei no meu servidor.... A dúvida é como configurar isso: Será que preciso apenas colocar na 750 o ip do range que criei, criar um NAT, e criar uma bridge nas outras 4 portas de saída?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         monitoramento.png
Visualizações:	401
Tamanho: 	532,9 KB
ID:      	55315
    JuniorSantana, o usuário stevefox explicou uma maneira que você pode usar para fazer o que deseja.

    Agora se quiser usar com VLAN, segue abaixo minha sugestão. Se possível use subnets /30 nos clientes.

    Veja imagem

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Desenho1.jpg
Visualizações:	386
Tamanho: 	380,0 KB
ID:      	55322

    Espero ter ajudado

    Regards

    Rafael
    Telmetrics Soluções em TI & Telecomunuicações
    Skype: rafaelthemistocles

  17. #17

    Padrão Re: [Ajuda] Monitorar rede cabeada com outras RBs na rede

    Citação Postado originalmente por juniorsantana Ver Post
    Tem=
    Telmetrics, primeiramente obrigado por toda ajuda, vou tentar ser mais claro...

    Meu servidor é uma RB 450G com Hotspot, daí um cabo vai pra rua e interligando os switches nos postes. quando chega num cruzamento, quero colocar uma RB 750G para na porta principal entrar o link, e nas outras 4 vai sair o link para as respectivas ruas...
    Pra ser mais claro, o link vai entrar na 750G pela principal e vai sair nas outras 4, não terá nenhum controle de hotspot, pppoe ou nada do tipo, somente vou renomear as interfaces para saber quais são as ruas, e caso eu tenha que parar o link de alguma delas, apenas vou desabilitar a porta, nela vou apenas configurar o ip da range que criei no meu servidor.... A dúvida é como configurar isso: Será que preciso apenas colocar na 750 o ip do range que criei, criar um NAT, e criar uma bridge nas outras 4 portas de saída?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         monitoramento.png
Visualizações:	401
Tamanho: 	532,9 KB
ID:      	55315
    Jr. No cenário, seu Rb750 não precisará de NAT. Na verdade ele irá atuar como uma bridge ou master port como explicou o stevefox;

    Não mudará nada em sua rede.
    Acho que é isso.

    QQ coisa me manda msg no skype que tento explicar melhor

    Se ajudei dá um joinha...

    Vlew

    Rafael

  18. #18

    Padrão Re: [Ajuda] Monitorar rede cabeada com outras RBs na rede

    Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    Ola @juniorsantana...
    Vou te passa o passo a passo bem fácil, 5 Minutos ta pronta a Rb.
    1. Reset a Rb e apos isso ela te mostra uma tela com o Script de configuração, Selecione Remove Config...
    2. Renomeia a Ether 1 Como, Chegada de Link, As Outras ao Seu gosto como Rua A, Rua ...
    3. Ir em Ip/Address e Seta 1 Ip para a sua porta Entrada de Link, Importante o Ip ta de acordo com sua rede e usar a Mascara correta (/24/23/22...) para não perder acesso a Rb.
    4. Seta as Portas 2 a 5 (Ruas) Como Slave da porta de entrada de Link (Va em Interfaces/Ethernet Escolha a Porta depois em General, Busque por Master port, ponha a Entrada Link como Master port de todas as outras 4 (Vai forma um Sw).
    Você pode fazer uma Bridge, Mais Não recomendo...
    5. Ta pronto, Agora baixa o TheDude, adicione as rbs la e vá criando as conexões, escolha routeros como tipo do dispositivo, la você poderá monitorar todas as portas, inclusive receber sms quando uma porta ou trecho parar, pode também por a foto das ruas (Google Maps), fotos das rbs e etc.
    Se ajudei manda um Joinha :0
    Mais uma vez me dando uma ajuda stevefox, vou fazer a experiência e posto os resultados!.

  19. #19

    Padrão Re: [Ajuda] Monitorar rede cabeada com outras RBs na rede

    Pow também quero joinha aew kkkk.
    O Método que expliquei seria o que você precisa
    já o método que o telmetrics posto é o correto pra evitar transtornos...
    Mais no adianta ter vlan só nos trechos, tem que aplicar do Cpd até o final da rede, se não fica gambiarra.
    Lembrando que os Switchs também tem que fazer Ou Encaminhar a vlan, Não só a Rb...

  20. #20

    Padrão Re: [Ajuda] Monitorar rede cabeada com outras RBs na rede

    Citação Postado originalmente por telmetrics Ver Post
    JuniorSantana, o usuário stevefox explicou uma maneira que você pode usar para fazer o que deseja.

    Agora se quiser usar com VLAN, segue abaixo minha sugestão. Se possível use subnets /30 nos clientes.

    Veja imagem

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Desenho1.jpg
Visualizações:	386
Tamanho: 	380,0 KB
ID:      	55322

    Espero ter ajudado

    Regards

    Rafael
    Telmetrics Soluções em TI & Telecomunuicações
    Skype: rafaelthemistocles
    Colega, vou fazer os experimentos e logo postarei os resultados, obrigado pela ajuda!.