+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão problema com dns celular

    Ai galera, problema cabeludo.

    seguinte: tenho uma rede com três concentradores, a net chega em três links passa pelo load balance e chaga no primeiro concentrador que tem em paralelo o speedr, dai sai uma perna para wireless, e uma pro cabeamento, sai também um ptp para o concentrador 2 que tem uma perna para wireless e outra perna para o cabeamento, sai também outro ptp para o concentrador 3 que tem uma perna para wireless e outra perna para o cabeamento.

    seguinte:

    nos concentradores 2 e 3 constatei essa semana que celulares estão com dificuldades para resolução de nomes, fiz um teste com um celular em um cliente e deixo o roteador com dns automático pegando o endereço do concentrador o celular não navega mas já o notebook navega de boa.só que quando seto o dns do google no roteador funciona tudo.

    solução:

    setar o dns do google, giga, na network do dhcp, para quando o roteador pedir a concessão ele já dar o dns certo, mas já que o cliente não vai pegar o dns do concentrador, não fará cache de dns?.

    que se habilitar para me ajudar achar uma solução para que todos os dispositivos naveguem e o mikrotik continue fazendo cache, agradeço!

  2. #2

    Padrão Re: problema com dns celular

    Concentrador Mesmo você só tem um correto ? as outras rbs estão paralelo para os dados chegarem no primeiro concentrador correto ?
    Esse dns de celular é fácil de resolver, use o próprio roteador como Dns, tenha apenas uma rb no papel de Dns...
    Se você tiver as 3 rbs fazendo dns e todas fazendo cache em cima de cache, você acaba atrasando sua vida.

  3. #3

    Padrão Re: problema com dns celular

    não amigo, faço autenticação ip/mac e cada rb faz autenticação no seu respectivo bairro!