+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cliente 2.4

    Olá pessoal, tenho um cliente em 2.4 que fica a uns 2 km, usando cpe aquário 2420 a visada é legal sem muita coisa na frente, estou enviando o sinal em uma omni de 12dbi, o que acontece é que o sinal lá não passa dos 25% e não consigo conectar o cliente.
    alguma sugestão de kit cliente para fazer a troca do equipamento?

    desde já agradeço a atenção.

  2. #2

    Padrão Re: Cliente 2.4

    Sugestão?
    Uso um aparelho na omni de 400mw
    Preciso aumentar a omni?
    Ou o cliente?

  3. #3

    Padrão Re: Cliente 2.4

    Tem q tirar esta omni e colocar um painel

  4. #4

  5. #5

    Padrão Re: Cliente 2.4

    No lugar da omni pod ate ser mas axo pouco ainda

  6. #6

    Padrão Re: Cliente 2.4

    Podem me dar alguma sugestão?

  7. #7

    Padrão Re: Cliente 2.4

    Queria algo mais em conta afinal esse cliente fica basicamente isolado.
    A maioria a omni atende
    Teria algum kit cliente com ganho maior p recepção?
    Andei vendo aqui mesmo no fórum que a cpe 2420 e bem duvidosa.
    Quero algo confiável
    Tenho que resolver até segunda

  8. #8
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Cliente 2.4

    caro amigo, trab só com 2.4 ainda, tenho 2 AP: um bullet 2.4hp e rb433ah+xr2 com 2 antenas 15 dbi da hyperlink (a melhor). e mesmo assim nao me atrevo colocar um cliente tao longe assim.. qdo puxo no site survey há mta interferencia. o problema q qm esta começando, nao tem $$ p investir tanto assim. tvz se seu AP fosse 5.8 (omni ubnt 13dbi+rocket m5) e nos clientes nanobrigde m5, ficaria bacana. mesmo assim é caro.

  9. #9

    Padrão Re: Cliente 2.4

    Certo, se colocar 1 omnitik na minha base e um som 5000 no cliente ja que a visada e limpa pode dar certo?
    Realmente to apertado

  10. #10

    Padrão Re: Cliente 2.4

    Se tá apertado veja bem visada e zona de fresnel, um mastro de 1" chapa 16 pra erguer a antena sai mais barato que trocar tudo.

    E está usando que modos? Se for B, não tem muito o que mecher. Se for G, fixa datarate em 9 ou 12M pra aproveitar maior sensibilidade e potencia do hardware. Em 36 ou 48M essa CPE 2420 deve ter uns 17dBm, enquanto em 9 ou 12M tem 20dBm de potencia, isso faz diferena grande na qualidade do sinal.

    E se quer trocar algo, pode começar trocando a omni por um painel setorial, tem uns 120° de 17dBi por R$ 200, com painel de 17dBi (Mas são L-com) tive muito cliente a muito mais de 2Km com roteador muito pior que essa 2420. De 12 pra 17dBi o ganho não parece mudar tanto mas lembra que 3dBi significa o DOBRO do sinal, então digamos que seria 166% a mais de potencia de sinal (12>17. Mas não necessariamente o nível de sinal no cliente vai subir 166%, tem que ver visada e zona de fresnel pra ter essa certeza).

    Também pode optar por setorial horizontal ao invez de vertical, o incomodo com zona de fresnel lateral obstruída é menor na horizontal (Portanto permite qualidade de conexão melhor em boa parte dos ambientes urbanos), é só colocar painel horizontal e virar essa grade em 90º.

    Mas eu prefiro RB na base. Coisa como bullet 2, bullet 2hp, ou XR2 eu acho atraso demais comprar em pleno 2014 (Usar velho porque já tem é outra estória), já devemos partir pra 802.11N hoje, COMPRAR equipto não-N pra mim só justifica se for comprar usados pra economizar, mas comprar equipto B/G HOJE quando estão o preço no N (Seja 2,4 ou 5GHz) é desperdício de dinheiro. Então seria o caso de bullet M2, ou cartão R52hn ou R52nm.
    (CPE2420 teria que continuar em B, ou em G (Mas em datarate BAIXO), seria o caso de multiplo profile/ssid na base, um em B pra cliente com equipto velho (B/G) e um em N pra equiptos decentes, a longo prazo isso vai matar desempenho da rede então não pode deixar essa mistura muito tempo, tem que ir trocando os B/G velhos por N (Ou mantem essa omni pro B/G e ACRESCENTA uma setorial com um radio em N).

  11. #11

    Padrão Re: Cliente 2.4

    Quer um kit cliente bom. Grade 20dbi com Groove r52hn

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eliseutelles Ver Post
    Olá pessoal, tenho um cliente em 2.4 que fica a uns 2 km, usando cpe aquário 2420 a visada é legal sem muita coisa na frente, estou enviando o sinal em uma omni de 12dbi, o que acontece é que o sinal lá não passa dos 25% e não consigo conectar o cliente.
    alguma sugestão de kit cliente para fazer a troca do equipamento?

    desde já agradeço a atenção.

    Tira a CPE AQUARIO e substitui por uma antena parabolica telada, ganho 24dB com Bullet 2.4 e solucionado seu problema

  13. #13

    Padrão Re: Cliente 2.4

    Cara,eu apostaria em antena de grade 25 dbi com cabo de 1 metro e roteador em caixa hermética, alto ganho da antena e pouca perda de cabo.Se não der assim,só com as soluções de bullet com antena de 25 dbi com cabo de 1 metro com saída N.Espero ter ajudado.Ah!E nada de alta potência no seu roteador principal,máximo de 20 db.

  14. #14

    Padrão Re: Cliente 2.4

    Põe uma antena de 25 dBi amigo com radio em caixa hermetica.

  15. #15

    Padrão Re: Cliente 2.4

    Galera enfim caso resolvido, instalei na minha base um omnitik 5.8 no cliente 2km um wom 5000 funcionou legal.
    Em modo siso 1x1 sinal chegando baixo porém sem interferências -86 banda contratada chegando 100% 2mb OK
    Agradeço a todos a atenção muito obrigado.