Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post xii to quase desistindo vai problema

    aki eu coloquei um post anteriormente passei todos os equipamentos e peguei uma rb 433 pra jogar wifi
    e uma rb 750 para administar am baixo. na rb 433 tem um cartao R5h com duas faixas de frequencia 2.4 e 5.8 com uma omni 12 dbi da aquarios mais nao obtive mais de 300 metros ja conferi a omni esta otima!!! eu queria tentar com outro cartao pra mim ver se pode ser ele quero comprar um cartao de 1000mw 2.4 e 5.8 ou so 2.4 mais nao concigo encontrar ele novo pra mim comprar mais quero opinios de vcs oque pode esta ocorrendo aki grato!!!

  2. #2

    Padrão Re: xii to quase desistindo vai problema

    1000mw amigo, esquece isso ... quando ainda usava 2.4 aki na rede consegui com qualidade usando R52H em default 6KM com antena pluton .... reveja os pigtail e cabos (de precferencia LMR400 ), configuração de cartão é mais complexo que de um bullet por exemplo (minha opnião), te aconselho a testar essa antena em outros equipamentos ... falando nisso qual é o modelo da antena ?

  3. #3

    Padrão Re: xii to quase desistindo vai problema

    Omni 12 dbi aquarios

  4. #4

    Padrão Re: xii to quase desistindo vai problema

    Citação Postado originalmente por carlinhotocabrabo Ver Post
    1000mw amigo, esquece isso ... quando ainda usava 2.4 aki na rede consegui com qualidade usando R52H em default 6KM com antena pluton .... reveja os pigtail e cabos (de precferencia LMR400 ), configuração de cartão é mais complexo que de um bullet por exemplo (minha opnião), te aconselho a testar essa antena em outros equipamentos ... falando nisso qual é o modelo da antena ?
    12 dbi da aquários

  5. #5

    Padrão Re: xii to quase desistindo vai problema

    1000mW devia dar CADEIA, seja em omni, em setorial, ou em direcional.

    Com omni 12dBi dá pra conectar a uns 1500m com 100mW, não precisa mais que isso. Alias, em potencia alta omni só tem nível de sinal, porque o CCQ vira um lixo se usar coisa tipo 200mW (23dBm ou mais).

    Então tem algo errado aí, não é culpa de falta de potencia, e aumentar potencia só serve pra atrapalhar os outros, muita gente tem raiva de gatonet por isso, metem 1000mW em omni de 25dBi e acham que tá tudo bem fazer essa gambiarra! Com 12dBi e 100mW dá pra atender muuuuuito cliente,

    O adaptador ccfl/N não está mal-encaixado? O cabo de RF está bem feito? Alcance baixo pode ser problema físico entre placa e antena.

    Mas tem algo errado na sua descrição! O cartão R5H é uma cartão velho caquético de APENAS 5GHz, ele não funciona em 2,4GHz! Você está usando usando uma antena de 5GHz? Se for uma omni de 2,4GHz ela vai funcionar em 5GHz como uma antena de 1 ou 2dBi, aí 300m será um alcance ótimo.

    Outro problema, cartão R5H só tem modo 802.11A, que é de péssimo alcance comparado a B ou N (Seja N em 2,4 ou em 5GHz). Aqui uma simplificação do alcance:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         url.jpg
Visualizações:	280
Tamanho: 	17,7 KB
ID:      	55352
    Veja que se você marcar datarate tipo 48 ou 54M você vai ter só 30% do alcance que terá se usar datarate baixo tipo 6M.
    Tem outro detalhe, com 6M a sensibilidade do cartão ou de qualquer roteador também será melhor, precisa digamos 20dB a menos de sinal em 6M, do que precisaria em 54M. Ou seja, ao usar datarate alto você perde 2 vezes, a potencia-limite é menor, e a sensibilidade é pior.

    Mas NUNCA, NUNCA use 1000mW, nem 400mW devia usar! Em antena direcional (PTP, ou em cliente) até que dá porque o sinal é direcionado só pra sua torre, mas em setorial ou em omni é um enorme crime usar potencia alta! Ao invez de usar potencia alta use tecnologia que permite melhor banda com sinal baixo tipo 802.11N (Cartões R52nM, R52HN, Nanostation M2 ou M5) e use equipamento setorizado (Antena setorial) pra que o ruído de todo lado não incomode na omni, setorial pode ter mesmos níveis de sinal mas como capta sinal apenas de uma area menor a unidade de processamento no cartão (Ou no roteador) tem menos pacotes pra processar, tem menos SSID's dos outros pra processar antes de ignora-los, isso muda muito a estabilidade e capacidade de lidar com sinal mais baixo.
    (Mas não adianta usar 802.11N e usar datarate tipo 65M, tem que usar coisa baixa, tipo 19 ou 26M pra ter um alcance fantástico)

    Ah, placas tipo R52HN, de 2,4 e 5GHz, não funcionam simultaneamente em 2,4 e 5GHz, você tem que selecionar OU uma frequencia OU outra, é a opção "Band" no winbox. Alias, seja se está na banda "5GHz", poderia testar "5GHz - 10MHz", pois com canal de 10MHz (Na banda escrito "5GHz"o canal tem 20MHz) tem uns 10dB a mais de sensibilidade, isso pode melhorar a estabilidade do sinal baixo (Aliado a datarate mais baixo, desmarca 24, 36 e 48M, marca só algo abaixo de uns 12M). Infelizmente tem umas CPE's que não conectam em canal de 10MHz (O padrão é 20MHz).

    E outra, que frequencia está usando? Por mais que as antenas se descrevam como "5GHz" as vezes, o que tem pro mercado brasileiro GERALMENTE tem melhor ganho entre 5700 e 5850MHz, então escolha algo tipo 5720 ou 5820 e teste. Frequencia baixa tipo 5120 bem pode ter até 5dBi a menos de ganho na antena!

  6. #6

    Padrão Re: xii to quase desistindo vai problema

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    1000mW devia dar CADEIA, seja em omni, em setorial, ou em direcional.

    Com omni 12dBi dá pra conectar a uns 1500m com 100mW, não precisa mais que isso. Alias, em potencia alta omni só tem nível de sinal, porque o CCQ vira um lixo se usar coisa tipo 200mW (23dBm ou mais).

    Então tem algo errado aí, não é culpa de falta de potencia, e aumentar potencia só serve pra atrapalhar os outros, muita gente tem raiva de gatonet por isso, metem 1000mW em omni de 25dBi e acham que tá tudo bem fazer essa gambiarra! Com 12dBi e 100mW dá pra atender muuuuuito cliente,

    O adaptador ccfl/N não está mal-encaixado? O cabo de RF está bem feito? Alcance baixo pode ser problema físico entre placa e antena.

    Mas tem algo errado na sua descrição! O cartão R5H é uma cartão velho caquético de APENAS 5GHz, ele não funciona em 2,4GHz! Você está usando usando uma antena de 5GHz? Se for uma omni de 2,4GHz ela vai funcionar em 5GHz como uma antena de 1 ou 2dBi, aí 300m será um alcance ótimo.

    Outro problema, cartão R5H só tem modo 802.11A, que é de péssimo alcance comparado a B ou N (Seja N em 2,4 ou em 5GHz). Aqui uma simplificação do alcance:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         url.jpg
Visualizações:	280
Tamanho: 	17,7 KB
ID:      	55352
    Veja que se você marcar datarate tipo 48 ou 54M você vai ter só 30% do alcance que terá se usar datarate baixo tipo 6M.
    Tem outro detalhe, com 6M a sensibilidade do cartão ou de qualquer roteador também será melhor, precisa digamos 20dB a menos de sinal em 6M, do que precisaria em 54M. Ou seja, ao usar datarate alto você perde 2 vezes, a potencia-limite é menor, e a sensibilidade é pior.

    Mas NUNCA, NUNCA use 1000mW, nem 400mW devia usar! Em antena direcional (PTP, ou em cliente) até que dá porque o sinal é direcionado só pra sua torre, mas em setorial ou em omni é um enorme crime usar potencia alta! Ao invez de usar potencia alta use tecnologia que permite melhor banda com sinal baixo tipo 802.11N (Cartões R52nM, R52HN, Nanostation M2 ou M5) e use equipamento setorizado (Antena setorial) pra que o ruído de todo lado não incomode na omni, setorial pode ter mesmos níveis de sinal mas como capta sinal apenas de uma area menor a unidade de processamento no cartão (Ou no roteador) tem menos pacotes pra processar, tem menos SSID's dos outros pra processar antes de ignora-los, isso muda muito a estabilidade e capacidade de lidar com sinal mais baixo.
    (Mas não adianta usar 802.11N e usar datarate tipo 65M, tem que usar coisa baixa, tipo 19 ou 26M pra ter um alcance fantástico)

    Ah, placas tipo R52HN, de 2,4 e 5GHz, não funcionam simultaneamente em 2,4 e 5GHz, você tem que selecionar OU uma frequencia OU outra, é a opção "Band" no winbox. Alias, seja se está na banda "5GHz", poderia testar "5GHz - 10MHz", pois com canal de 10MHz (Na banda escrito "5GHz"o canal tem 20MHz) tem uns 10dB a mais de sensibilidade, isso pode melhorar a estabilidade do sinal baixo (Aliado a datarate mais baixo, desmarca 24, 36 e 48M, marca só algo abaixo de uns 12M). Infelizmente tem umas CPE's que não conectam em canal de 10MHz (O padrão é 20MHz).

    E outra, que frequencia está usando? Por mais que as antenas se descrevam como "5GHz" as vezes, o que tem pro mercado brasileiro GERALMENTE tem melhor ganho entre 5700 e 5850MHz, então escolha algo tipo 5720 ou 5820 e teste. Frequencia baixa tipo 5120 bem pode ter até 5dBi a menos de ganho na antena!
    Ja fiz testes tudo ok nao ta adiantando

  7. #7

    Padrão Re: xii to quase desistindo vai problema

    SE está usando antena omni de 5GHz,
    se está usando canal de 5700MHz a 5850MHz,
    se está usando banda 5GHz-10MHz,
    se está marcando apenas datarates abaixo de 18M,
    se está com potencia definida em digamos 22dBm,
    se o pigtail, conectores e cabos estão em bom estado,
    se está usando no cliente antena de polarização igual a polarização da omni,
    se tem zona de fresnel 100% limpa até o cliente,
    se o radio do cliente está num datarate também baixo e tem potencia suficiente (20-22dBm)
    ... e ainda assim não passa de 300m, então tem algo errado no cartão ou na antena.

    802.11A é de alcance ruim, mas uns 600-700m com omni de 12dBi devia ter.

    Em 802.11B ou G, em datarate tipo 11, 12 ou 18M é facil chegar a 2000m com omni de 12dBi. Com 802.11N em 2,4GHz não necessariamente o alcance muda, mas dá pra conseguir mais banda (Pode usar datarate tipo 26M ou 39M). Com 802.11N em 5,8GHz imagino que uns 1500m com omni de 12dBi seja tranquilo (Com setorial de 14dBi dá pra quase o dobro disso).

    Mas de qualquer maneira esquece potencia alta, pra ter alcance grande o negocio não é potencia alta, (Os idiotas do som automotivo que o digam, 10% de distorção é normal, não tem resposta perene por todas as frequencias (Em 180Hz tem 140dB, em 240Hz tem só 120dB, por isso precisam escolher a dedo o bate-estaca ridículo que vão tocar), tem que ver os "SE" que escrevi acima, mas se for trocar algo, troque por cartão com suporte a 802.11N, porque o velho 802.11A é de alcance ruim mesmo (E hoje equipamentos A e N estão o mesmo preço).


    Mas ainda não entendi como você diz que tem rede 2,4 e 5GHz usando um cartão 5GHz.
    E também não entendi que tem uma Aquario (Não é Aquarios) de 5GHz, que eu saiba eles só tem omni de 2,4GHz:
    http://www.aquario.com.br/?action=ca...categoria_id=1

    Ligando antena 2,4GHz em cartão 5GHz não vai ter alcance nunca, vira uma antena de 1 ou 2dBi.

  8. #8

    Padrão Re: xii to quase desistindo vai problema

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    SE está usando antena omni de 5GHz,
    se está usando canal de 5700MHz a 5850MHz,
    se está usando banda 5GHz-10MHz,
    se está marcando apenas datarates abaixo de 18M,
    se está com potencia definida em digamos 22dBm,
    se o pigtail, conectores e cabos estão em bom estado,
    se está usando no cliente antena de polarização igual a polarização da omni,
    se tem zona de fresnel 100% limpa até o cliente,
    se o radio do cliente está num datarate também baixo e tem potencia suficiente (20-22dBm)
    ... e ainda assim não passa de 300m, então tem algo errado no cartão ou na antena.

    802.11A é de alcance ruim, mas uns 600-700m com omni de 12dBi devia ter.

    Em 802.11B ou G, em datarate tipo 11, 12 ou 18M é facil chegar a 2000m com omni de 12dBi. Com 802.11N em 2,4GHz não necessariamente o alcance muda, mas dá pra conseguir mais banda (Pode usar datarate tipo 26M ou 39M). Com 802.11N em 5,8GHz imagino que uns 1500m com omni de 12dBi seja tranquilo (Com setorial de 14dBi dá pra quase o dobro disso).

    Mas de qualquer maneira esquece potencia alta, pra ter alcance grande o negocio não é potencia alta, (Os idiotas do som automotivo que o digam, 10% de distorção é normal, não tem resposta perene por todas as frequencias (Em 180Hz tem 140dB, em 240Hz tem só 120dB, por isso precisam escolher a dedo o bate-estaca ridículo que vão tocar), tem que ver os "SE" que escrevi acima, mas se for trocar algo, troque por cartão com suporte a 802.11N, porque o velho 802.11A é de alcance ruim mesmo (E hoje equipamentos A e N estão o mesmo preço).


    Mas ainda não entendi como você diz que tem rede 2,4 e 5GHz usando um cartão 5GHz.
    E também não entendi que tem uma Aquario (Não é Aquarios) de 5GHz, que eu saiba eles só tem omni de 2,4GHz:
    http://www.aquario.com.br/?action=ca...categoria_id=1

    Ligando antena 2,4GHz em cartão 5GHz não vai ter alcance nunca, vira uma antena de 1 ou 2dBi.
    Uso 2.4 porque aki tem muita arvore

  9. #9

    Padrão Re: xii to quase desistindo vai problema

    Manda as configurações, vai no terminal em digita
    interface wireless export
    Cola aqui pra gente, porque sua descrição de cenário não está muito precisa (Não falou canal usado, banda usada, potencia, datarates, etc, não passou dado nenhum)

    (Ou manda uns print screen das configs do cartão, dá na mesma que exportar os dados no terminal)

    E diz o que está usando no cliente. Tem que passar detalhes se quiser opiniões.

  10. #10
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: xii to quase desistindo vai problema

    amigo, tenho uma omni 12 dbi aquarios aqui parada, p mim nao vale nada. comprei hyperlink de 15 dbi e ai só alegria. dei uma bobeira danada, já reparei q rb+cartao ta virando coisa do passado, como estava aprendendo ainda comprei rb433ah+xr2, qse 900 dilmas..

  11. #11

    Padrão Re: xii to quase desistindo vai problema

    Citação Postado originalmente por SanchezMT Ver Post
    amigo, tenho uma omni 12 dbi aquarios aqui parada, p mim nao vale nada. comprei hyperlink de 15 dbi e ai só alegria. dei uma bobeira danada, já reparei q rb+cartao ta virando coisa do passado, como estava aprendendo ainda comprei rb433ah+xr2, qse 900 dilmas..
    Ata eu to querendo uma omni dessas de 15 dbi

  12. #12

    Padrão Re: xii to quase desistindo vai problema

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Manda as configurações, vai no terminal em digita
    interface wireless export
    Cola aqui pra gente, porque sua descrição de cenário não está muito precisa (Não falou canal usado, banda usada, potencia, datarates, etc, não passou dado nenhum)

    (Ou manda uns print screen das configs do cartão, dá na mesma que exportar os dados no terminal)

    E diz o que está usando no cliente. Tem que passar detalhes se quiser opiniões.
    Eu uso sempre no canal 2437 canal 6 porque ele tem maior ganho aki onde moro o cartao ta com 23dbm dbi12

  13. #13

    Padrão Re: xii to quase desistindo vai problema

    Citação Postado originalmente por espnet Ver Post
    aki eu coloquei um post anteriormente passei todos os equipamentos e peguei uma rb 433 pra jogar wifi
    e uma rb 750 para administar am baixo. na rb 433 tem um cartao R5h com duas faixas de frequencia 2.4 e 5.8 com uma omni 12 dbi da aquarios mais nao obtive mais de 300 metros ja conferi a omni esta otima!!! eu queria tentar com outro cartao pra mim ver se pode ser ele quero comprar um cartao de 1000mw 2.4 e 5.8 ou so 2.4 mais nao concigo encontrar ele novo pra mim comprar mais quero opinios de vcs oque pode esta ocorrendo aki grato!!!

    Amigo, aproveitando a oportunidade, eu tenho um cartao R52hn novo, com pigtail. e antena omni 15 dbi 2.4 aquarios. 300.00 R$ fora frete.
    Tenho tmbm basestatiom 17 dbi 90º 250.00, 1 mês uso.

    se te interessar skype: joseeva1

  14. #14

    Padrão Re: xii to quase desistindo vai problema

    Tenho uma aquarios, faço 150,00 fora frete.

  15. #15

    Padrão Re: xii to quase desistindo vai problema

    Amigo vai por mim, quando comecei a 1 ano, eu tbm comecei assim, mais o meu era só uma rb 133 (tempo da placa avó, kkkk) com cartão EMP 8602 PLUS-S, , nao tinha rb em baixo pra controlar, era no osso mesmo, uma omini de 15dbi da aquarios (que tenho até hj).
    Mais cartão nao quero mais, Compra um Bullet, vc ganha em: Nao ter que colocar MMX, PIGTAIL, cartão, e ainda pode descer só o cabo de rede, nao precisa colocar caixa hermética, cara tudo de bom,olha ai a foto da minha omnni hj:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P28-08-14_09.45.jpg
Visualizações:	368
Tamanho: 	67,5 KB
ID:      	55356

    Falta uma pintura ai no suporte. kkkk.
    olha o sinal dos clientes:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Bullet2.png
Visualizações:	193
Tamanho: 	95,0 KB
ID:      	55357
    Espero ter Ajudado, Abraço...

  16. #16

    Padrão Re: xii to quase desistindo vai problema

    Mas bullet é só A B ou G, é muito atraso implantar isso em 2014.

    Opta por N, seja um MK ou RB, seja um Bullet M2, M5, seja NS M2, NS M5, seja cartão R52HN (Nunca tive problema em cartão, tenho EMP8602 desde fim de 2009 sem nem encostar neles, sempre com 10-20 simultaneos).

    Toda nova tecnologia tem conexão melhor, ou seja, mais banda por mesmo sinal, ou mais alcance pra mesma banda. Se equipamento N está o mesmo preço que A, B ou G hoje, pra que ficar insistindo em padrão velho?

    (Cartão em sí não é problema, RB911 ou 912 tem a etapa de RF ligada via barramento pcie até o chipset, eles usam cartão mas não tem conector no caminho. Se o problema é conector mmcx é só soldar direto o fio, como SXT, NS, Airgrid ou NanoBridge fazem. O problema não é cartão, o problema é qualidade física da montagem, seja conector sfl/mmcs mal encaixado, seja conector mal-colocado no cabo, seja caixa hermetica mal-vedada, essas coisas)

    Quem tem problemas em vedar uma caixa hermetica vai ter problema com RB sim, aí realmente é melhor partir pra produto pronto pra uso outdoor tipo Rocket M, Bullet, ou CPE's tipo NS ou SXT.

  17. #17

    Padrão Re: xii to quase desistindo vai problema

    Tudo bem @rubem? , o que eu quis dizer é que melhor que comprar um catão, é colocar um bullet, nao indiquei modelo, então pode ser qualquer um tanto em A B G etc.. ou ate em N, o que sou contra hj, é usar cartão, nao porque é ruim, mais pela praticidade de trabalho. já peguei post seu que usei em configuração minha quando usava cartão, meu sistema melhorou 30%, mais hj, mesmo sendo B e G, meu bullet da de 100 a 0 no que eu usava.

  18. #18

    Padrão Re: xii to quase desistindo vai problema

    É, os ajustes finos hoje são o problema.
    B fez muito sucesso porque mesmo no default, no maior datarate, tem sensibilidade e potencia, tem só 1 portadora, então a estabilidade e alcance é suficiente. Algo tipo: Não tem como errar em B.

    Mas... com ajustes finos em N dá pra entregar muito mais banda, com muito mais alcance, com mais estabilidade, com custo menor, com menos problemas, com mais modularidade.

    (E isso que sempre me atraiu em rb e cartão, meu cartão reserva r52hn pode ser usado em ptp 5GHz A ou N, pode ser usado em PTMP 2,4GHz B, G ou N, em PTMP 5GHz, em setorial de 60, 90 ou 120º, pode ser usado em omni, na RB posso plugar outros equiptos (Sem precisar switch), alias, posso até ter um RB493 como switch, roteador, ap e cliente wifi nalguma empresa, enfim, é opção de uma versatilidade fantástica. Enquanto NS M5 só serve como cliente ou como AP de angulo baixo uma RB tem 1001 usos a mais, o custo pode ser maior na hora de comprar, mas quando precisa você resolve qualquer coisa na rede com RB, pra quem apenas vende internet pros vizinhos não tem lucro, mas quando você começa a atender empresa que tem rede caindo toda hora, funcionario pendurado no facebook, modem adsl travando, inteligação com filial ou casa do dono, nessa hora uma RB reserva que você tem em casa resolve o problema dos outros e se paga 2 ou 3 vezes)

  19. #19

    Padrão Re: xii to quase desistindo vai problema

    KKKK, sim Disse tudo, como falei no inicio, eu tinha só a rb133, e ela fazia o envio do sinal e ainda controlava, nesse caso uma cpe nao faz, é uma coisa ou outra, mais sim eu vi post seu que vc menciona que gosta de cartão por isso segui uma regra sua e deu certo.

    mais como o amigo ai precisa de uma solução, vc acha que uma cpe em n, com um cabo sma c/ n macho tbm resolveria? O bom é que quando largasse a ommni a cpe teria serventia,kkk

  20. #20

    Padrão Re: xii to quase desistindo vai problema

    Citação Postado originalmente por JOSEVAL1 Ver Post
    Amigo, aproveitando a oportunidade, eu tenho um cartao R52hn novo, com pigtail. e antena omni 15 dbi 2.4 aquarios. 300.00 R$ fora frete.
    Tenho tmbm basestatiom 17 dbi 90º 250.00, 1 mês uso.

    se te interessar skype: joseeva1
    sei la acho que e o cartao aki que esta com problemas quanto vc faz o cartao o bullet tem um defeito que quando vc tem uma rede de 120 clientes e todos estao simultaneamente o bullet reinicia