+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Samba 4 pedir usuário para autenticação

    E ae pessoas tudo tranquilo?


    Bom, o cenário é o seguinte:
    Estou tentando configurar um servidor de arquivos com Debian 7 + Samba 4; As estações são todas Linux Mint 13; Todos os usuários usam um mesmo user local, não há domínio;


    O que preciso é que quando um usuário tente acessar uma pasta desse servidor apareça uma caixa pedindo user e pass como acontece em estações Windows; Atualmente quando o usuário tenta acessar a pasta e não tem permissão ele simplesmente dá erro de permissão negada.


    Ex.:
    Estrutura de permissão:
    Diretor > Chefe > Supervisor > Usuario_Comum
    Onde Diretor tem acesso a todos os arquivos, Chefe tem acesso a tudo exceto os arquivos do Diretor e por aí vai...


    Usuário utilizado para logar na máquina: user


    User pode ser um membro da direção ou um usuário comum ou qualquer outro cargo da empresa, no caso esse usuário seria utilizado somente para logar na máquina.
    Quando um Supervisor, por exemplo, tentar acessar o compartilhamento qualquer ele deveria receber um pedido para digitar usuário e senha e aí sim entraria com seu usuário de Supervisorque foi criado lá no servidor Samba.


    Expliquei bem? hehehehe...


    Bom, acho que é isso... ideias??

  2. #2

    Padrão Re: Samba 4 pedir usuário para autenticação

    Cara, nesse caso como estão as permissões a nível de dono e user no próprio S.O., olha só eu não lembro agora, mas vc tem q ativer uma opção no compartilhamento da pasta (arquivo conf.) do samba para que ele exiba esta caixa pedido login e senha, porém se o acesso já estiver OK, a nivelde so eles vão acessar tranquilamente, por exemplo:
    pasta direcao root:grupo, quem tiver no grupo, vai ter acesso tranquilo,, agora talvez vc queira algo mais apurado ai tem q SER COM ACL., ou montar o dominio no samba.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por arasouza Ver Post
    Cara, nesse caso como estão as permissões a nível de dono e user no próprio S.O., olha só eu não lembro agora, mas vc tem q ativer uma opção no compartilhamento da pasta (arquivo conf.) do samba para que ele exiba esta caixa pedido login e senha, porém se o acesso já estiver OK, a nivelde so eles vão acessar tranquilamente, por exemplo:
    pasta direcao root:grupo, quem tiver no grupo, vai ter acesso tranquilo,, agora talvez vc queira algo mais apurado ai tem q SER COM ACL., ou montar o dominio no samba.
    Opa, arasouza! Tudo tranquilo?

    Meu caro, atualmente a situação é a seguinte... Criei um compartilhamento que somente os usuários dos três grupos tem acesso. Desse modo ele já solicita senha assim que o usuário tenta montar o compartilhamento e usa essas credenciais para as demais operações nas subpastas do compartilhamento. Dentro desse compartilhamento tem uma pasta para cada grupo com permissões a nível de arquivo/diretório sendo que cada uma das pastas está com permissão 2770, sendo esse 2 configura o SETGID da pasta que nada mais é do que o grupo dono da pasta será o grupo dono de todos os arquivos e pastas criados lá dentro independente de quem criou... sendo assim todos os usuários do grupo e seus respectivos superiores (no meu caso específico) terão acesso completo aos arquivos e pastas.

    Toda essa complicação porque todos usam o mesmo user pra logar no SO e eu não tenho permissão para mudar isso... senão configurava o samba como PDC ou até poderia integrar com a autenticação LDAP do e-mail do cliente... mas tá blza... fazer o que né... sei que em breve vou ter que fazer essa modificação...

    Pensar pelo lado bom... mais serviço =D