+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Post RTS Threshold no Mikrotik

    Alguém sabe informar aonde fica a opção RTS Threshold no mikrotik? ou se éla existe na versão Mikrotik?

    Ativei em meus clientes UBNT e senti uma melhora grande no trafego por setor, por isso queria ativar nos clientes mikrotik também.

  2. #2
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Re: RTS Threshold no Mikrotik

    Ok. Vou tentar.

    Coloquei no UBNT 2345

  3. #3

    Padrão Re: RTS Threshold no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por Portinari Ver Post
    Alguém sabe informar aonde fica a opção RTS Threshold no mikrotik? ou se éla existe na versão Mikrotik?

    Ativei em meus clientes UBNT e senti uma melhora grande no trafego por setor, por isso queria ativar nos clientes mikrotik também.
    Em princípio não deveria ativar no lado AP .Só no lado cliente. Porque? o recurso do rts/cts tem por objetivo tentar organizar as solicitações dos diversos clientes que acabam não se escutando, pois todos estão voltados para o painel. É o que chamam de nó escondido.
    Mas o painel não precisaria pois ele está escutando todos os clientes.
    Mas se quiser, no mikrotik está na aba advanced da interface wireless.
    hw fragmentation
    hw protection

  4. #4
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Re: RTS Threshold no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Em princípio não deveria ativar no lado AP .Só no lado cliente. Porque? o recurso do rts/cts tem por objetivo tentar organizar as solicitações dos diversos clientes que acabam não se escutando, pois todos estão voltados para o painel. É o que chamam de nó escondido.
    Mas o painel não precisaria pois ele está escutando todos os clientes.
    Mas se quiser, no mikrotik está na aba advanced da interface wireless.
    hw fragmentation
    hw protection
    Sim, mas é no cliente mesmo que estou alterando, eu li em um post aqui no under linux aonde é esclarecido oque vc citou acima.
    Só fiquei impressionado que isso é uma coisa que melhora muito a rede wireless e quase não é comentado, e pouca gente entende como funciona essa opção nos rádios.
    Todos meus amigos de provedores não sabiam dessa função.

  5. #5
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Re: RTS Threshold no Mikrotik

    Mas agora fiquei com uma duvida la tem as opções:

    Hw. Fragmentation Threshold:

    Hw. Protection Mode : rts cts

    Hw. Protection Threshold:

    Frame Lifetime:

    Vc sabe me dizer como será preenchido essas opções? pois na Ubiquiti é apenas 2 opções e é mais simplificado.

    usando os valores:
    Frame em 2346
    RTS em 2345

  6. #6

    Padrão Re: RTS Threshold no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por Portinari Ver Post
    Sim, mas é no cliente mesmo que estou alterando, eu li em um post aqui no under linux aonde é esclarecido oque vc citou acima.
    Só fiquei impressionado que isso é uma coisa que melhora muito a rede wireless e quase não é comentado, e pouca gente entende como funciona essa opção nos rádios.
    Todos meus amigos de provedores não sabiam dessa função.
    É isso mesmo que ocorre. Uma vez contratei um gurizão que era famoso por configurar mikrotik e ele nem sabia o que era ack. kkkk
    Ele só copiava e colava. Quando viu um mikrotik configurado diferente ficou perdido.
    RTS/CTS então nem pensar.

    Este recurso às vezes dá resultado, mas já testei em algumas situações e não deu.
    Em outras ativando no AP dá zebra, em outras ativando no AP não dá nenhuma melhora mas não piora.
    Então fica muito na tentativa e erro. Alguns dizem que o RTS/CTS é uma gambiarra para contornar a questão do nó escondido. Com o TDMA isso estaria sendo solucionado.
    Mas tem gente que já reportou melhoras sem TDMA.
    E agora?

  7. #7

    Padrão Re: RTS Threshold no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por Portinari Ver Post
    Mas agora fiquei com uma duvida la tem as opções:

    Hw. Fragmentation Threshold:

    Hw. Protection Mode : rts cts

    Hw. Protection Threshold:

    Frame Lifetime:

    usando os valores:
    Frame em 2346
    RTS em 2345
    Basicamente é a mesma coisa.

    Frame máximo em b/g é 2346
    O RTS sempre deve ser menor que o frame para ativar a rotina.
    Se colocar 2345 o cliente sempre vai pedir autorização para transmitir ao AP.
    Este valor pode ser menor, até o onde todos os pacotes terão que esperar autorização.
    Com 2345 só os pacotes completos é que vão esperar autorização.

    Eu não entendo porque no mikrotik quando se vai selecionar um valor para frame, entra como default 256. é um valor muito baixo para frame e isso vai atrapalhar o desempenho geral.
    Vc sabe me dizer como será preenchido essas opções? pois na Ubiquiti é apenas 2 opções e é mais simplificado.

    O mikrotik tem além do RTS/CTS o modo cts to self, onde o AP envia um CTS para si próprio. Eu não vi nenhuma diferença nisso.

    E o frame time life também não notei diferença alguma. Deixo em zero

    Estes parâmetros no manual do mikrotik não são muito claros numa aplicação prática.
    E nem fazem sitação ao RTS/CTS ser preferível usar só no cliente, pois são os clientes que não escutam os outros clientes e daí todos querem "falar" junto. O AP é que vai dar autorização a cada um de cada vez. Com isso deveria diminuir a perda de pacotes, mas nem sempre ocorre.
    Sei lá, é muito inseguro este tipo de configuração. Já vi casos onde se ativa hoje e fica bom. Amanhã vai ver fica ruim. Acho que vai depender muito do momento e do perfil dos usuários naquele momento.

  8. #8
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Re: RTS Threshold no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por Portinari Ver Post
    Mas agora fiquei com uma duvida la tem as opções:

    Hw. Fragmentation Threshold:

    Hw. Protection Mode : rts cts

    Hw. Protection Threshold:

    Frame Lifetime:

    Vc sabe me dizer como será preenchido essas opções? pois na Ubiquiti é apenas 2 opções e é mais simplificado.

    usando os valores:
    Frame em 2346
    RTS em 2345
    Alguém sabe como colocar os valores nas opções no Mikrotik?

  9. #9

    Padrão Re: RTS Threshold no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    @1929, como configurar o RTS/CTS em RouterOS nesse caso?
    Em modo AP , vai em wireless - advanced e coloca os valores. Isso para usar RTS na torre

    Em modo Station Bridge não abre estas configurações. Até é entendível porque não aparece. Não teria o menor efeito já que é uma bridge

    Em modo Station client eu não me lembro se abre. Temos poucos clientes com mikrotik recebendo, e nenhum agora online para conferir. Mas deveria abrir as opções já que o ideal seria RTS/CTS configurado no cliente.