+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ruído aceitavel?

    Boa tarde pessoal,
    Tenho 2 rádios 5.8ghz da intelbras modelo wom5000 ponto a ponto à uma distância de 350 metros, o sinal SNR está a ~25db, o nível de sinal (normal?) está a -44dbm e o ruído está a uma média de -73bdm, a transmissão (ccq) está estável em 100%, aparentemente a conexão está ok, minha duvida é este ruído está aceitável? se não, ele está muito fora dos padrões? Isso pode interferir na minha velocidade mesmo com a transmissão (ccq) estável em 100%?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_3.png
Visualizações:	315
Tamanho: 	13,4 KB
ID:      	55534

    Antecipadamente obrigado pela ajuda e atenção.

  2. #2

    Padrão Re: Ruído aceitavel?

    O ideal é vc ter o menos ruido possível.Mas para o sinal vc não precisa ser tão bom pois o snr é ruido menos sinal q deve ser +ou- 25(entre 20 e 30).Ou seja o seu está porem o ruido pode aumentar então oq vc faz,diminui a potência não precisa ser melhor q -60 ai seu srn vai lá p cima e mesmo q varie ainda sim ficará excelente.

  3. #3

    Padrão Re: Ruído aceitavel?

    Está num MCS alto, tipo 15? Se for isso, o ruído exibido nuns firmwares é a sensibilidade do radio no datarate em uso.
    Se quiser testar isso é só fixar a velocidade em 13M ou MCS0 por uns instantes, só pra ver se o nível de ruído diminui.

    Se essa CPE costuma mostrar o ruído real, tipo UBNT e MK fazem, usando a maior sensibilidade pra isso, aí sim esse ruído estará absurdamente alto.

    Acho que -78 é a sensibilidade de MCS11 ou 12, o datasheet não é claro, nem fala a sensibilidade em 20 ou 40MHz.
    Alias, está usando canal de 20MHz? Ele tem uns 10dB a mais de sensibilidade que com 40MHz.

    Tenho a WA7510N, que a princípio é de onde essa Wom5000 veio, e o firmware dela realmente mostra o ruído sempre no limiar inferior da sensibilidade.

    Configura como cliente em MCS15, vai mostrar ruído -70. Muda pra MCS8 que vai mostrar ruído em -96. Eu acho isso uma boa, mostra o SNR real, e não aquele dado inútil nos MK e UBNT (Ruído a -116 num SXT... Oras, sem com 25dB de SNR podia conectar a MCS15 porque com sinal -90 mal conecta em MCS0 com canal de 20MHz? Que noise floor mais furado é esse o que o setup mostra?).

  4. #4

    Padrão Re: Ruído aceitavel?

    Ok vou abaixar a potência e fazer uns testes para testar o ruído, vou deixar o sinal ate no max -60 e tentar diminuir o ruído

  5. #5

    Padrão Re: Ruído aceitavel?

    Cara o MCS dele está no automático marcando uma velocidade de 135mbps, vou baixá-lo para ver se o ruído diminui travar ele no MCS8, sobre a faixa do canal ele esta 20/40 deve ser um modo híbrido, qual dos dois vc me aconselha usar o 20 ou o 40? Galera valeu pela ajuda pois e minha primeira vez no mundo 5.8ghz XD.

  6. #6

    Padrão Re: Ruído aceitavel?

    Galera olha o que eu fiz coloquei MCS3 60mbps, abaixei a potência, coloquei para operar na faixa de canal 40MHz, e mudei a frequência do canal para uma mais alta, resultado abaixo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_1.png
Visualizações:	154
Tamanho: 	18,0 KB
ID:      	55543
    Eai vocês acham que assim está melhor que antes? O ruído agora esta mínimo variando entre -85 e -90 (-90 é o mínimo) a transmissão CCQ continua estável em 100%, mais o sinal foi para uma média de -63.

  7. #7

    Padrão Re: Ruído aceitavel?

    Canal de 40MHz tem uns 10dB a menos de sensibilidade, se baixar o canal pra 20MHz o ruído deve subir pra -95 a -99 provavelmente, mas não precisa se preocupar, você só "provou" que o ruído exibido é na verdade o limiar inferior da sensibilidade.

    Não que tenha ruído em -85, é que a sensibilidade do radio em MCS3 com canal de 40MHz é -85, e tudo o que chega com intensidade de -85 é tão ilegível pro radio que ele não consegue identificar e trata como ruído, como lixo.

    O que importa é ter estabilidade, se você precisa mais banda no futuro já sabe que é só subir o MCS que terá.
    (Eu gosto de acompanhar dando um ping -l 64 e ping -l 1450 rumo a algo no outro lado da rede, porque as vezes você até tem CCQ tipo 99% com MCS7, mas o ping -t 192.168.1.1 -l 1450 fica variando entre 40 e 100ms, prefiro então baixar pra MCS3 ou 4 e ter ping -l 1450 fixo em 4mS.
    Não basta ter throughput alto, tem que ter tempo de resposta pequeno, e o tempo de resposta tem que se o mesmo com pouco (-l 64) ou muito (-l 1450) trafego.

    ( -l de large, grande, se referindo ao tamanho do ping, o default é 64B, você pode testar até o limite do MTU, provavelmente 1480 a 1500 nesse WOM5000)

  8. #8

    Padrão Re: Ruído aceitavel?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Canal de 40MHz tem uns 10dB a menos de sensibilidade, se baixar o canal pra 20MHz o ruído deve subir pra -95 a -99 provavelmente, mas não precisa se preocupar, você só "provou" que o ruído exibido é na verdade o limiar inferior da sensibilidade.

    Não que tenha ruído em -85, é que a sensibilidade do radio em MCS3 com canal de 40MHz é -85, e tudo o que chega com intensidade de -85 é tão ilegível pro radio que ele não consegue identificar e trata como ruído, como lixo.

    O que importa é ter estabilidade, se você precisa mais banda no futuro já sabe que é só subir o MCS que terá.
    (Eu gosto de acompanhar dando um ping -l 64 e ping -l 1450 rumo a algo no outro lado da rede, porque as vezes você até tem CCQ tipo 99% com MCS7, mas o ping -t 192.168.1.1 -l 1450 fica variando entre 40 e 100ms, prefiro então baixar pra MCS3 ou 4 e ter ping -l 1450 fixo em 4mS.
    Não basta ter throughput alto, tem que ter tempo de resposta pequeno, e o tempo de resposta tem que se o mesmo com pouco (-l 64) ou muito (-l 1450) trafego.

    ( -l de large, grande, se referindo ao tamanho do ping, o default é 64B, você pode testar até o limite do MTU, provavelmente 1480 a 1500 nesse WOM5000)
    Rubem aproveitando o tópico gostaria de tirar uma dúvida vc acha vantagem fixar o MCS do Ap em MCS3 por exemplo? do que deixar em defalt?

  9. #9

    Padrão Re: Ruído aceitavel?

    O problema de deixar automatico (Marcar todos os MCS em MK, ou deixar no default/auto em outros firmwares) é que o equipamento tente a subir pro maior datarate que conseguir.

    Ou melhor, subir pro maior datarate não é o problema, o problema é que datarate alto tem menor sensibilidade e potencia, e exige maior SNR (Porque tem mais bits por chip e mais portadoras), então SE o sinal não é suficiente, ou tem intrusão na zona de fresnel (Que não afeta nível de sinal necessariamente) você tem algumas perdas de pacote ou lerdezas na resposta. Resposta de 100mS é inadmissível, mas as vezes tem.

    Então... se você vende conexão tipo 1Mbps, o "perigo" de usar auto é cair em datarate tipo 65M, cujo efeito colateral é a possibilidade de ter respostas lerdas ou mais perdas de pacotes.
    A maioria dos firmwares espera ter 3 perdas de pacotes consecutivas pra "baixar" 1 datarate (De 65M pra 58M, por exemplo). Se tiver só 1 perda de pacote, ou se tiver resposta variando de 50 a 200mS o datarate não desce.

    Então SE não tem sinal suficiente pra todos os datarates, o negocio é fixar algum datarate mais baixo pra que não tenha variação na qualidade da troca de dados.
    (A variação de sinal sempre existe, variação no que é caracterizado como ruído também, então o snr acaba variando, se ficar no limiar do SNR mínimo necessario pra cada datarate em caso de variação (Que existe) demora alguns pacotes ou SEGUNDOS as vezes pra "baixar" automaticamente o datarate, nesses segundos a qualidade da conexão cai, e... se não precisa 65M, mas sim só 1M de trafego, pra que ter essa variação com perdas de pacotes e momentos de respostas lerdas na rede? Eu prefiro datarate baixo mas ter estabilidade total)

    SE tem sinal suficiente pra todo datarate, não vai notar diferença entre modo auto e MCS fixo.

    Problema é que em ambiente urbano não é facil colocar duzias de clientes em construções diferentes, com distancias diferentes, todos com sinal suficiente. Pra atender mais gente você pode "baixar" os requisitos mínimos de sinal. O mínimo pra MCS7 em 20MHz é digamos -50 (-75 de sensibilidade nesse mcs, mais 25dB de snr), se não dá pra ter todos os clientes com sinal -50, que tal colocar os clientes com no mínimo -65? Vejamos, -65 tirando 20dB de snr mínimo pra MCS4 dá -85, e por acaso em MCS4 a sensibilidade de varios radios em 20MHz é justo -84 a -88, tá mais ou menos dentro do sinal mínimo necessario. Você poderia marcar MCS2 a MCS4 em MK. Problema de outros firmwares é que ou é 1 (UM) MCS ou são TODOS (0 a 7), por isso não só "prefiro" MK como AP, mas não uso outro sistema como AP nem que a vaca torça o rabo. Pra mim essa possibilidade de escolher 2 ou 3 datarates (E não todos) é absolutamente fundamental.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Canal de 40MHz tem uns 10dB a menos de sensibilidade, se baixar o canal pra 20MHz o ruído deve subir pra -95 a -99 provavelmente, mas não precisa se preocupar, você só "provou" que o ruído exibido é na verdade o limiar inferior da sensibilidade.

    Não que tenha ruído em -85, é que a sensibilidade do radio em MCS3 com canal de 40MHz é -85, e tudo o que chega com intensidade de -85 é tão ilegível pro radio que ele não consegue identificar e trata como ruído, como lixo.

    O que importa é ter estabilidade, se você precisa mais banda no futuro já sabe que é só subir o MCS que terá.
    (Eu gosto de acompanhar dando um ping -l 64 e ping -l 1450 rumo a algo no outro lado da rede, porque as vezes você até tem CCQ tipo 99% com MCS7, mas o ping -t 192.168.1.1 -l 1450 fica variando entre 40 e 100ms, prefiro então baixar pra MCS3 ou 4 e ter ping -l 1450 fixo em 4mS.
    Não basta ter throughput alto, tem que ter tempo de resposta pequeno, e o tempo de resposta tem que se o mesmo com pouco (-l 64) ou muito (-l 1450) trafego.

    ( -l de large, grande, se referindo ao tamanho do ping, o default é 64B, você pode testar até o limite do MTU, provavelmente 1480 a 1500 nesse WOM5000)
    Exatamente como você comentou, em velocidade MCS3 dei um ping -l 1450 no outro radio ele foi uma média de 4ms de resposta isso com o rádio passando trafego além desse teste de ping:
    http://prntscr.com/5018j9
    Valew galera agora ficou show o sistema aqui, ter alguém para ajudar sempre é legal .