+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como funciona e como usar uma bridge loopback no Mikrotik?

    Então pessoal o cenário é o seguinte:

    Trabalho em um provedor onde maior parte da rede é em bridge. Em cada site tem uma RB, e APs conectados diretamente à ela.Os AP's estão setados como Modo de Operação = Bridge e tem um IP fixo setado em sua LAN, e lá na RB onde os clientes fazem a altenticação, esta o servidor hotspot.

    Resumindo, as ethers da RB onde os AP's estão conectados, estão dentro de uma bridge, nomeada de BRIDGE_HOTSPOT. Já os rádios dos clientes nós setamos como router, e colocamos o IP do hotspot na WAN (Wireless da antena) e roteamos com DHCP a rede interna do cliente, para a LAN do seu rádio.

    Ou seja, toda vez que conectarmos um novo rádio cliente em qualquer AP, isso ira gerar um broadcast em toda a rede hotspot (pois todas ether onde ficam os AP's estâo em bridge; um grande HUB).



    Expliquei tudo isso para sanar uma dúvida..


    Se, ao invés de criar uma bridge e adicionar as portas da RB dentro desta bridge (BRIDGE_HOTSPOT), eu criasse uma bridge loopback e adicionasse a rede IP do hotspot nela (Exemplo: Bridge loopback IP ADRESS= 192.168.207.0/24); todos os APs que estão conectados fisicamente a uma ether da RB enxergariam esta rede IP? Sim ou não?



    Já dentro deste novo cenário ( já com a loopback), se eu conectar um novo radio cliente (Na faixa 192.168.207.x) em qualquer AP, o broadcast gerado, ira parar na interface em que o AP esta conectado? Ou ira ser transmitido para toda rede hotspot?

    OBS.:Lembrando que o broadcast que estou falando, é aquele broadcast que acontece quando "lincamos" um novo radio cliente ( ou seja, um novo MAC) em um determinado AP. Esse broadcast acontece apenas quando as antenas são "lincadas" pela primeira vez. (me corrigam se estiver falando bobagem...rsrs)

    Dúvida complexa...rsrsrs


    Obrigado a todos desde já.

  2. #2

    Padrão Re: Como funciona e como usar uma bridge loopback no Mikrotik?

    Não deu pra entender muito bem não mais...
    o Melhor e rotear sua rede tem varias formas, mas se quiser continuar em bridge para dar uma boa amenizada nesse "broadcast" Que seria um trafego de pacotes não utilizável na rede poderia estar colocando um bom Switch com Vlans E sair desse hostpot e colocar autenticação em PPPOE, nas antenas dos clientes Vc habilita o DHCP e o Nat.

  3. #3

    Padrão Re: Como funciona e como usar uma bridge loopback no Mikrotik?

    Em relação a bridge loopback eu pensei que funcionava da seguinte forma:
    Se eu criar uma loopback e adicionar um IP /24, toda a RB enxergaria essa rede, assim eu poderia descartar aquela bridge hotspot que eu preciso adicionar porta por porta dentro dela, para estar na mesma rede. (no final eu estaria trocando bridge por bridge...rsrs mas é só pra entender o funcionamento da loopback)



    Já em relação ao brodcast que falei , deixa explicar melhor..


    Considerando que tenho uma RB 750, e as ethers 2,3,4,5 estao dentro da mesma bridge (esta bridge eu destinei a rede 192.168.207.0/24), e em cada uma dessas ether esta conectado um Nano M5. Na ether 1 chega o link.
    Os IPs dos Nanos são: 192.168.207.201, 192.168.207.202, 192.168.207.203, 192.168.207.204 (na sequencia das ethers, da ether 2 até ether5). Esses Nanos estão setados da seguinte forma:

    Network:
    Modo de Operação= Bridge

    Ip= 192.168.207.x

    Mascara=255.255.255.0

    Wireless:
    Wireless Mode: AP



    Vamos considerar a seguinte situação:

    Se a RB for enviar um pacote a um cliente (que esta com o IP= 192.168.207.15) e esta conectado no AP 1 ( o da ether2 da RB); a informação partira da RB ->dentro da RB ainda, chegara na bridge-> após chegar na bridge, será replicada para todas as ethers que estão dentro da mesma bridge (ethers 2,3,4,5)->chegara nos AP’s, que irão replicar a informação para os rádios que estão conectados a eles, até encontrar o destino.


    A RB e os AP’s se comportarão como um HUB, replicando a informação até encontrar seu destino.


    É isso ou falei bobagem? (de novo..rsrs)

  4. #4

    Padrão Re: Como funciona e como usar uma bridge loopback no Mikrotik?

    Muito obrigado pela colaboração de todos até agora.. mas surgiu outra duvida...

    Se eu destinar uma nova rede a esta bridge, para ser usada somente pelos AP’s, por exemplo, a rede 172.16.207.0/24 (a bridge ficaria com duas redes: 172.16.207.0/24 -> para os AP’s e 192.168.207.0/24 -> para os clientes) . A nova configuração do AP ficaria assim:

    Network:
    Modo de Operação= Bridge

    Ip= 172.16.207.x

    Mascara=255.255.255.0

    Wireless:
    Wireless Mode: AP


    Os pacotes que partirem da RB com destino a um cliente, vão continuar fazendo o mesmo caminho que já falei, ou este caminho será alterado?

  5. #5

    Padrão Re: Como funciona e como usar uma bridge loopback no Mikrotik?

    Então mesmo o AP estando em uma rede IP diferente do cliente, o AP continua setado como bridge, então quando a informação passar pelo AP, ela continuara sendo replicada para todos clientes (broadcast), até encontrar seu destino?

    (se for isso mesmo, a bridge, o AP e as WLAN's dos clientes, encontram-se dentro do mesmo domínio de broadcast)

  6. #6

    Padrão Re: Como funciona e como usar uma bridge loopback no Mikrotik?

    Entendi..Sei que isso não deve ser feito,mas se eu criar uma Bridge e jogar todas as portas do MK dentro dela, a RB ira se comportar como um HUB ou como um SWITCH?