+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Quem é melhor na torre?

    Bom dia,

    Gostaria de saber a opinião de vocês sobre qual desses equipamentos ficaria melhor em torre ?


    http://produto.mercadolivre.com.br/M...8ghz-13dbi-_JM


    http://produto.mercadolivre.com.br/M...anostation-_JM


    ou


    http://produto.mercadolivre.com.br/M...no-loco-m5-_JM


    Outra, no cliente, qual desses vocês também recomendariam? O ruim do loco 5, é trabalhar somente no padrão 802.11a . Estou aberto a sugestões, só adianto que não preciso de equipamentos robustos demais, pois é para atender somente a 20 clientes no máximo.
    Última edição por ab5x2; 28-10-2014 às 13:12.

  2. #2

    Padrão Re: Quem é melhor na torre?

    Qual a distância destes clientes, tem visada livre?

  3. #3

    Padrão Re: Quem é melhor na torre?

    Caro Reinan, a distância é de até 1,5 Km , somente 1 com visada obstruída... Os demais não.

    Caro Arthur Bernardes, sim, já ouvi falar sim sobre o nanostation M5, só que não gostei de uma coisa nele que mim faz ficar com muita dúvida em adquirir o WOM 5000 ou o TP-Link TL-WA 7510n que é as larguras do feixe das antenas horizontais e verticais, pois no M5 é menor que os demais, não sei se isso é um problema ( se for, por favor, peço que mim corrija ), queria ter certeza que não é, mais lendo muitos tutoriais aqui do fórum, o WOM 5000 é muito elogiado, sobre o TP-Link encontrei muito pouco. Queria muito esclarecer essas dúvidas antes de realizar os pedidos.

    Abaixo segue as imagens dos datasheet's ( mostro nas imagens as larguras de feixe dos mesmos ) dos equipamentos discutidos acima:

    Anexo 55579


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         datasheet WOM5000.png
Visualizações:	433
Tamanho: 	474,6 KB
ID:      	55582


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         datasheet tp-link.png
Visualizações:	162
Tamanho: 	241,2 KB
ID:      	55583

  4. #4

    Padrão Re: Quem é melhor na torre?

    Tem um SXT com antena de 90º. Se é pela largura ninguém ganha.
    É a SXT SA5. Tem dela N e tem uma mais nova com suporte a AC.

    Com 4 fecha 360º, o custo maior é compensado por isso. Fora que o gerenciamento em MK é total!

    WOM5000 e WA7510N são 99% iguais (Tem versões, cada uma tem 2 ou 3 variações).

    E o cliente sem visada... aí fica difícil, quando você pendura cliente sem visada em AP meia boca (Pra cliente, tipo linhas Loco, SXT Lite, Wom5000 e WA7510N) esses clientes pioram a qualidade dos outros que tem visada. 20 clientes com visada e zona de fresnel é tranquilo, mas 10 sem visada é quase impossível, ora um da ping a 800ms, outro a 40ms por alguns segundos e depois sobe pra 200ms, é um tiro no pé.

  5. #5

    Padrão Re: Quem é melhor na torre?

    Mais um membro TOP chegando para ajudar. Rubem, então você mim indicaria comprar essa STX SA 5Hpnd SA R2 para por na torre ? Só não vou precisar de quatro para fechar o laço de 360 º , pois não tenho clientes em todos os lados, na verdade, dois já resolve, pegaria todos os clientes. Sim, como disse, só tenho um cliente sem visada, o que mim aconselharia ou indicaria? Mim diz ai a melhor configuração dessa STX para deixar ela em funcionamento perfeito, eu possuo uma mikrotik rb 750 up, e vou fazer todo o gerenciamento por ela, no caso, eu deixo as STX SA em modo bridge ou roteada mesmo ( AP ) ?

    No cliente, você mim indicaria a WOM 5000 ? É uma boa para o cliente ? Tem a STX Lite também, de repente para esse cliente sem visada, uma airgrid resolveria não? Apesar dela ser para enlaces maior... Enfim, o que mim indicaria? Agradecido a todos

  6. #6

    Padrão Re: Quem é melhor na torre?

    amigo boa tarde por minha experiencia nao recomendo nem o loco e nem o intelbras
    sei que o custo é maior mas vai de base Station e rb mikrotik
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...6-120-5ghz-_JM
    essa antena na minha opinião é muito boa uso ela aqui com rocketM5 a 3 anos e nunca me deu problema e o sinal chega furando as paredes da casa do cliente de 500 mts a 4km de boa

  7. #7

    Padrão Re: Quem é melhor na torre?

    Boa tarde MrLinoX, amigo, realmente é um equipamento muito bom sim ( basestation + rocket M5 ), na verdade, só não acho que preciso de um equipamento tão robusto assim para em média 20 clientes, isso infelizmente vai ficar para mais além, pois se pegar os valores conjugados do basestation =359,90 + rocket M5 = 329,99 = 689,89 x 2 ( pois precisaria de dois kits desse para atender os 20 clientes ), ficaria pesado demais para mim. Estou pensando em adquirir o STX SA ( http://produto.mercadolivre.com.br/M...z-mikrotik-_JM ), é 90º o ângulo e o preço é muito bom, preciso de duas e o preciso ficaria mais ou menos igualzim ao kit basestation + rocket M5.

    Mais o que mim diz da CPE na casa do cliente ? Vou de WOM 5000 ? Como perguntei ao Rubem, pergunto agora a você, para um cliente com a visada obstruida, qual equipamento indicaria para o cliente, caso a torre fique mesmo com a STX SA ?

  8. #8

    Padrão Re: Quem é melhor na torre?

    Citação Postado originalmente por thiago2014 Ver Post
    Sim, como disse, só tenho um cliente sem visada, o que mim aconselharia ou indicaria? Mim diz ai a melhor configuração dessa STX para deixar ela em funcionamento perfeito, eu possuo uma mikrotik rb 750 up, e vou fazer todo o gerenciamento por ela, no caso, eu deixo as STX SA em modo bridge ou roteada mesmo ( AP ) ?

    No cliente, você mim indicaria a WOM 5000 ? É uma boa para o cliente ? Tem a STX Lite também, de repente para esse cliente sem visada, uma airgrid resolveria não? Apesar dela ser para enlaces maior... Enfim, o que mim indicaria? Agradecido a todos
    Airgrid tá mais pra CPE de cliente mesmo, já que é de polarização simples. NanoBridge é que seria pra PTP/enlaces.
    Só tive problemas com CPE muito barata, tipo Krazer, OIW ou GTS, mas com Intelbras/TPlink nunca tive problema serio (Queimar por raio não encaro como serio, toda CPE sofre com isso).
    Se tem visada e zona de fresnel eu defendo que qualquer CPE vai ter estabilidade, tem que ver que anteninhas de 14dBi não são suficientes pra sinal alto em 1Km em 5GHz, e um sinal tipo -70 é suficiente pra coisa tipo MCS2 ou MCS3!

    Quanto a config. da SXT 90º, seria Bridge AP. Se quiser meter a wlan numa bridge ou rotear é opção sua, mas o mais simples é bridge, pra evitar curiosos bota encriptação (Senha), pode até esconder SSID, isso reduz muito o nº de curiosos tentando conectar (Que em 5GHz já são poucos).

    Quanto a cliente sem visada... complicado, um AirGrid 28dBi pode quebrar o galho se for distancia pequena (300m, provavelmente), mas em distancia grande 5GHz não funciona de jeito nenhum sem visada, depende do tipo de obstrução, objetos tipo arvores deixam alguns sinais passarem na base do reflexo, mas são inconstantes, não dá pra confiar no nível de sinal exibido nessa hora (Exibe -60, em MCS3, mas CCQ fica em 40%, perde 50% dos pings), mas em 5GHz eu não instalaria ninguem sem visada.
    (Já tentei muito, dia de sol ou chuva o sinal varia, um dia conecta e outro não... não vale a pena o incomodo do cliente reclamando)
    Se o cliente é muito importante vale mais a pena meter um NS Loco M2 em cada lado e fazer um PTP só pra ele em MCS0, afinal 2,4GHz tem maior penetrabilidade por obstaculos (Loco M9 seria perfeito, mas são muito caros pra 1 cliente só).

  9. #9

    Padrão Re: Quem é melhor na torre?

    Boa noite senhores, Rubem, onde encontro o Loco M9, já dei uma procurada no ML e nada... Eu vou por duas STX SA em modo bridge na torre e colocar WOM 5000 no cliente ( distâncias de até 1,5 km no máximo com visada, será que alcanço com esses equipamentos e em 5.8Ghz ).

    No único cliente com a visada obstruida ( existe um prédio pequeno de dois andares obstruindo, mais não observei direito se deslocando a antena eu desviaria do obstáculo ) colocarei um nanostation loco M2 ( http://produto.mercadolivre.com.br/M...max-24-ghz-_JM ) e outro loco M2 ( http://produto.mercadolivre.com.br/M...max-24-ghz-_JM ) na torre, fazendo então o PTP em MCS0 como disse o amigo Rubem, só lembrando que esse nano loco M2 faz MIMO, isso teria alguma vantagem nesse PTP Rubem ?

    Mais primeiro quero ver o loco M9, ver o preço e talz, para chegar a conclusão se compensa adquirir dois para esse cliente.

  10. #10

    Padrão Re: Quem é melhor na torre?

    Sobre o Loco M9, ele costumava custar mais que o dobro do Loco M2. Pela relação em dolar, se o NS Loco M2 custa R$ 179, um Loco M9 custaria R$ 440 SE TIVESSE demanda, como não tem demanda ele é bem mais caro:
    http://lista.mercadolivre.com.br/nano-station-loco-m900


    Predio é o pior tipo de obstaculo, já que são varias paredes, paredes em angulo ficam mais grossas, esse tipo de obstaculo geralmente não dá pra passar em 2,4GHz (Menos ainda em 5,8GHz, que precisa ainda mais visada). Em 900MHz geralmente passa (Mas olha o preço...)


    MIMO tem vantagem de permitir mais trafego. Se você vender planos tipi 1M de conexão uma velocidade grande não é necessaria, aí nessa hora a vantagem de MIMO é estabilidade com sinal mais baixo. Quando você tem 1 polarização as vezes algum obstaculo passageiro (Umidade de vegetação, calor em telhado, corrente mais alta em rede de alta tensão) baixa demais o sinal nessa polarização, mas tendo 2 polarizações tem mais chances de você conseguir um sinal suficiente pra pelo menos manter a conexão.

    Não sei como anda o setup dos NS Loco, mas a princípio você pode usar canal de 10MHz (Tem 10dBi a mais de sensibilidade que canal de 20MHz), e usando MCS0 você teria sensibilidade tipo -95, de modo que com sinal na casa dos -85 você conseguiria trafegar pelo menos 1Mbps. E acredite, atravessando prédio é capaz de nem conseguir -85 de sinal em 200m!
    (Enquanto sem predio, com visada, o sinal vai baixar pra -85 só depois de uns 3Km)

    Nesse cliente sem visada seria bom subir em todo canto da construção procurando "beiradas" onde teria visada, porque sem visada é um tiro no escuro, você se obriga a instalar e testar, já que não tem como adivinhar reflexividade dos obstaculos, não tem como adivinhar quanto cada obstaculo vai atenuar no sinal, e mesmo que tenha sinal tipo -75 as vezes esse sinal é fruto de reflexo num predio vizinho, aí o sinal torre>cliente reflete nesse predio mas o sinal cliente>torre não reflete e a conexão não é completada.
    (Com celular tenho muito disso aqui, na area rural as vezes tem 40% de sinal mas não faz ligação, o sinal faz num sentido reflete e em outro não reflete, não tem como adivinhar isso, o jeito é desperdiçar tempo e dinheiro testando)

  11. #11

    Padrão Re: Quem é melhor na torre?

    Já que com o NANO M9 também não tenho garantia de fornecer uma boa conexão ao cliente, o jeito vai ser procurar uma boa beirada, mais dando uma boa olhada, acho que dá pra testar com o NANO M2, a distância da torre até lá é de + ou - 800 metros e na casa desse cliente tem um primeiro andar vizinho ( posso colocar o nano M2 no alto dele ) e aqui na torre é um primeiro andar, se eu elevar o nano com um mastro de 3, 4 ou 5 metros, tanto no cliente como na torre, acredito que venha a calhar... Eu vou adquirir um nano M2, pois já possuo um e testar pra ver no que dá.

  12. #12

    Padrão Re: Quem é melhor na torre?

    Antes de comprar você pode colocar o NS Loco M2 provisoriamente na torre, e ir no cliente no notebook ver que tipo de sinal tem.

    Eu tenho antena 12dBi USB, mas já usei adaptador USB em antena direcional de 7dBi, é bem rapido subir no telhado, ligar o notebook e ver o nível de sinal (Pelo NetStumbler), vai ter sinal bem menor que uma CPE num mastro 1m acima, mas se não tiver nem sinal tipo -80 então os poucos dBi a mais de ganho numa CPE não fariam tanta diferença.
    Algo tipo: Notebook não vai conectar, mas tem que pelo menos escanear. Se nem escanear: Não adianta colocar CPE pra tentar.

    (Adaptador USB com omni de 5dBi não adianta, a antena interna atras da tela dos notebook tem uma boa direcionalidade e algumas tem 5dBi, melhor usar ela como referencia que uma omni)

    Smartphone não pode ser usado como referencia, eu pelo menos nunca ví nenhum de sensibilidade decente, geralmente tem antenas de ganho pequeno demais (1,5dBi), dão falsos negativos.

  13. #13

    Padrão Re: Quem é melhor na torre?

    O Rubem meu amigo, bom dia, parece que você advinhou em? A uns 6 meses atrás eu comprei um kit adaptador wireless + antena de grade 20 Dbi ( http://produto.mercadolivre.com.br/M...bo-usb-10m-_JM ) . Vou levar esse kit lá no cliente e ver o sinal que consigo por lá. Quer dizer se eu conseguir scanear e encontrar minha rede é algo que digamos positivo, melhor, se eu conectar, navegar, tentar um download... é, vamos ver e depois volto até aqui para e te falar se deu certo o teste ou não, o ruim, é que estou viajando amanhã para um congresso da universidade em Recife - PE, e só volto na segunda, pois quero fazer esse teste eu mesmo.

  14. #14

    Padrão Re: Quem é melhor na torre?

    Desculpe a demora em responder muito corrida a vida rsrsrs... Amigo nao recomendo cliente sem visada ... acho melhor não colocar um cliente sem visada na mesma setorial que os clientes com visada, mas posso dar uma ideia, o que vc acha de colocar esse seu cliente sem visada separado em um ptp quem sabe com duas nano loco 5 dependendo da distancia comportamento do sinal e custo beneficio
    quanto a quantidade de clientes eu não recomendo mas ja tive um servidor com uma omnitik com 40 clientes servindo na media de 2 mb por cliente todos com boa visada de 100 mts a 1.5 km de distancia usando nano loco m5 ate 500 mts kozumi afo5 ate 1 km e airGrid m5 de 1 km em diante