+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como instalar corretamente uma Antena Aquario MM2425

    Boa tarde gente, eu tenho um roteador de 300mb com 3 antenas, e gostaria de enviar sinal para alguns amigos que ficam na rua de cima a mais ou menos a 200mt. Comprei ontem uma Antena Aquario de 25dbi que me indicaram, instalei a antena no alto da minha casa e conectei o cabo a ela e meu roteador, mas não chega sinal algum ao destino que preciso.
    Fora isso que fiz é necessario mais alguma configuração no roteador ? Precisa instalar algo (a antena não veio com nenhum instalador). Por favor me ajudem

  2. #2

    Wink Re: Como instalar corretamente uma Antena Aquario MM2425

    Vou pular a parte de regulamentação sobre isso, já que a intenção é ajudar vamos la...

    1* Seria quantos "amigos" ?
    2* O que tem na casa desses amigos para receber este possível sinal que vocês está enviando ?
    3*Está antena que você compro deveria estar na casa de um desses amigos para receber este sinal, tente fazer um esquema "gato" no seu roteador colocando dentro de uma caixa hermética de plastico com as 3 antenas dele saindo para fora da caixa(não esqueça de vedar a borda de onde as antenas estão saindo para evitar infiltração, após isso coloque a caixa com o roteador dentro em um mastro de uns 3 metros no máximo pra não ficar algo muito escandaloso, detalhe isso daria certo se realmente for 200 metros e o caminho estiver livre de obstáculos, seria a forma mais econômica que encontrei e também a mais amadora rsrs, compre antena de grade USB de preferencia e coloque na casa dos seus amigos apontando o "bico" delas para seu roteador, coloque uma senha (criptografia) no roteador para impedir possíveis invasores.

    E o principal cuidado com a tia ANA.

  3. #3

    Padrão Re: Como instalar corretamente uma Antena Aquario MM2425

    Então não e pra muitos nao são 4 pessoas mas seria para celulares e tablets ... Oque me disseram quando fui comprar esta antena que ,eu so precisaria colocar ela no alto da minha casa e conectar o cabo dela. No meu roteador e já enviaria sinal, isto e verdade ? Pq nao estou conseguindo manda sinal nem pra 100mt. Como e o procedimento correto. ?

  4. #4

    Padrão Re: Como instalar corretamente uma Antena Aquario MM2425

    Como falei está antena é pra receber sinal não enviar.

  5. #5

    Padrão Re: Como instalar corretamente uma Antena Aquario MM2425

    Antena pra "receber" e "enviar" é tudo a mesma coisa, wifi é bidirecional mesmo em modo AP ou cliente.

    O que tem que ver é que roteadores de 300M tem 3 antenas porque faz MIMO, pra usar só 1 dessas antenas você teria que desativar o MIMO, fixando em velocidade tipo 26M.
    Outro problema: Roteador de 300M tradicionalmente é pra uso dentro de casa, pouco alcance, e com 3 antenas (3 chains/streams/canais/radios/etapas de RF) a chance de um canal interferir em outro é grande, então geralmente usam potencias baixas tipo 15dBm no maximo.

    E... 15dBm numa antena de 24dBi não permite muito alcance.

    Imagino que você queira conectar nessa antena sem ver ela, sem visada, é isso? Bom, a 300m de QUALQUER antena você tem que ter visada pra conectar nela, não pode ter parece no meio! Wifi opera com potencia MUITO baixa, seu celular faz ligação em qualquer lugar porque ele tem algo entre 2 e 3W EIRP, e a torre de celular tem até 50W EIRP, enquanto wifi tem algo entre 1 e 1,5W EIRP, fora que ligação de celular é feita em banda tipo 22Kbps, isso permite sinais muuuuuuuito mais baixos (50dB a MENOS) que tentar conexão a 22Mbps.

    Nesse ponto distante você tem que ter algo com antena de alto ganho pra fazer conexão. Smartphone e tablet tem as PIORES antenas do mundo, anteninhas de 1,5 a 2dBi, com potencia baixa tipo 14dBm, isso mal permite conexão a 20m de distancia com 1 parede no meio!

    Seu roteador com 3 antenas não usa cada antena pra uma conexão, ele é péssimo pro uso que você quer (Não tem isso de "1 antena pra dentro de casa, outra pra fora, ele faz MIMO, usa ou só 1 antena em SISO, ou todas em MIMO), mas dá pra quebrar o galho colocando nesse ponto a 200m um equipamento pra RECEBER o sinal dessa antena, tipo uma CPE (Procure no ML por CPE 2,4GHz com suporte a 802.11N, é caro, mas ninguém disse que "distribuir" internet pros outros é barato), e pra esse pessoal ter wifi nesse local terá que colocar um roteadorzinho como AP.

    Antena não tem driver, não tem configuração, quem tem que se configurado é o roteador, tem que ver se seu roteador tem opções no setup pra usar apenas datarate tipo 26M (Tem mais potencia e sensibilidade que 65, 150 ou 300M). Se for como muito roteador DOMESTICO de setup sem configurações avançadas, não terá muito o que fazer além de comprar mais equipamento pra tentar fazer essa gambiarra (Mas de onde saem essas informações incompletas tipo "É só colocar uma antena de grade no telhado que funciona"?)

  6. #6

    Padrão Re: Como instalar corretamente uma Antena Aquario MM2425

    Amigo, vc esta sendo sensacional, mas me diz uma coisa então eu poderia usar esta antena pra receber o sinal do outro lado da rua apenas com um outro roteador ? No caso eu colocaria uma antena direcional la enviando o sinal ligado ao meu roteador e do outro lado esta antena recebendo o sinal ligada a um outro roteador, eu deveria o sinal pelo roteador wifi normal ?

  7. #7

    Padrão Re: Como instalar corretamente uma Antena Aquario MM2425

    Desde que tenha visada entre as 2 antenas, uma rua de 30 ou 40m não é problema.

    Se não tiver visada seria bom antena de ganho maior, pra uns 40m (Rua + calçada + quintais) acho que uma antena direcional de 7dBi já serve.

    Se não tiver visada mas o outro roteador for de potencia maior (Alguns de 1 antena tem 100mW, enquanto esses com 3 antenas as vezes tem só 50mW) e dependendo dos obstaculos a antena de 5dBi que acompanha esses roteadores já serve.

    Enfim, tem que ver nível de sinal no local, não tem como adivinhar que obstaculos tem, se tem areia com mais ferro, se tem vegetação, se tem graço de aço, se tem vidro no caminho, isso atrapalha muito, é só ver o nível de sinal tanto do ponto A > B como de B > A.

  8. #8

    Padrão Re: Como instalar corretamente uma Antena Aquario MM2425

    Entendi, mas a estratégia que estou tentando fazer dar certo ? Se eu conectar a MM2425 em um roteador so pra receber o sinal ,o roteador vai me transmitir este sinal normalmente ?

  9. #9

    Padrão Re: Como instalar corretamente uma Antena Aquario MM2425

    A antena usada tanto faz, desde que um roteador fique no modo AP, e outro no modo cliente, e tenha sinal suficiente, pode usar antena de grade, antena biquad (Panelinha), antena yagi, setorial... tanto faz a antena, tem que ter sinal suficiente.

    (E cuida que nem todo roteador barato tem modo cliente, é o modo que ele opera como "escravo" de uma rede criada por outro roteador (Rodando como AP))

    AQUI uma antena dessa ligada num roteador comum de 15 ou 16dBm conecta direto em notebook do outro lado da rua, ruas com 12m e calçadas com 3m, com muros, paredes comuns, sem vegetação. Smartphone e tablets tem GERALMENTE antenas muito piores que notebooks (Exceto lixos tipo STI, Philco ou Positivo) e essa antena de grade tem angulo bem pequeno, são 5º de angulo, isso dá um foco de uns 6m de largura a uma distancia de uns 20m, é a situação que é não conecta direto num smartphone na casa toda, hora que sai desse foco de 6m o sinal baixa, aí o jeito é fazer o que você vai fazer, colocar um roteador como cliente.

  10. #10

    Padrão Re: Como instalar corretamente uma Antena Aquario MM2425

    Poderia me ensinar como colocar o outro roteador em AP ? modo escravo ? Cara me desculpe e quer sou apaixonado por TI mas Rede nao mano nada e a minha primeira rede que estou montado e é muito interessante. Mas sou bem leigo. Poderia me explicar como coi fazer com esta segunda parte a primeira eu já tenho montada que é o meu rotedor em casa com uma direcional ligada a ele.

  11. #11

    Padrão Re: Como instalar corretamente uma Antena Aquario MM2425

    Cada roteador tem setup diferente. Basicamente você acessa o setup (E isso é universal pra rede cabeada, wifi ou mesmo NAS) do roteador e procura as opções operation mode / modo de operação, lá deve ter modos como "Roteador/Acess Point", "Bridge / Ponte", "Cliente / Estação", "ISP", a opção que você precisa seria cliente (Pode ser estação, por ser isp client, pode ser Cliente wan wireless, depende do roteador escolhido, não tem padronização pra nomes).
    Roteador que tem modo cliente também tem modo bridge, os 2 serviriam pra você.
    Colocando no modo estação/cliente você faz a busca do SSID (Site survey, buscar sinal, procurar internet, depende do roteador), e manda conectar, nalguns você primeiro configura senha (Aba Wireless Avançado, Wireless Segurança, depende do roteador) e em outros roteador na propria busca de sinal (Site survey / procurar sinal) você coloca a senha (Igual notebook, smartphone ou tablet).

    Tem muuuuitos roteadores com modo cliente no mercado, não sei onde você compra, vou citar modelos no ML porque é mais facil buscar:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...5-150-mbps-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...nd-150mbps-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ete-gratis-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ia-virtual-_JM

    (Coloquei na ordem que considero do pior para o melhor, pelo custo gosto do Aquario)

    Se for deixar dentro da casa vizinha (Menos de 50m com obstaculos, se tiver poucos obstaculos talvez 100m) sem antena externa, teria que usar algum de potencia maior, tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...p-provedor-_JM

    Mas de qualquer forma tem que configurar o datarate do seu roteador atual pra um valor menor. Algo abaixo de 50M, ou MCS3 se tiver (depende do roteador que tem, cada roteador tem setup diferente). E seria bom usar modos de operação somente N, nada de B/G/N auto.

  12. #12

    Padrão Re: Como instalar corretamente uma Antena Aquario MM2425

    Então , nossa cara que bacana vc manja muito... O Roteador que vou usar no meu amigo seria um Dlink Dl 524 150mb .. Este serve ?

  13. #13

    Padrão Re: Como instalar corretamente uma Antena Aquario MM2425

    Que eu saiba nenhum DI524 tem modo cliente. Eles (Tem modelo B/G, e um mais recente B/G/N) não tem opção de modo, ele só opera como AP (Acess Point, como "mestre" numa conexão wifi).

    Sinceramente não lembro de nenhum Dlink com modo cliente, todos que lembro são apenas AP.

    Se for compra roteador + antena de grade talvez seria mais barato comprar uma CPE, ela é um roteador com antena direcional integrada, pronta pra uso externo, você passa o cabo de rede até lá fora, fixa a CPE virada pra antena distante, liga o cabo de rede numa fonte POE, liga o outro cabo de rede no DI524 como AP e você terá rede sem fio lá.
    Exemplo de CPE:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...high-power-_JM

    Isso aí é EXAGERO só pra atravessar rua, não precisaria mais que uma anteninha de 9dBi de cada lado da rua, mas... agora que já comprou a grade de 25dBi o jeito é usar.