Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Na verdade mesmo mano, o que evita IPS duplicados é uma série de fatores, alguns são, accounting funcional de no máximo 5 minutos, liberação rápida de ips não usados... E assim por diante. Fazem dois anos que já uso isso em meus clientes e ainda sofro as vezes com isso, o que fez piorar muito esse recurso foi a escassez de ipv4, no passado você conseguia um /20 e tinha uns 3900 ips só para atender clientes, e tinha seus 500 clientes, aí funciona muito bem, você conseguia deixar o expire-time alto e não sofria com a liberação precisa dos ips, hoje em dia os provedores tem 900 ips para atender 850 clientes... Não existe forma de ficar preciso, principalmente de você tem quedas/rajadas de conexão frequentes. O mais correto é usar o FRAMED-IP-ADDRESS com ip fixo pra cada cliente.

Esperamos que logo logo tudo seja ipv6 aí sim eliminamos esse obstáculo!

Enviado via XT1563 usando UnderLinux App
    voce usa o mysql para gerenciar o seu radippool ?
    mais pra usar framed-ip-address nao tem que ter o ip desejado na pool do mikrotik ?

eu queria saber como faz pra fixar no cliente um ip que esta dentro do freeradius, tem como ?

2. voce usa o mysql para gerenciar o seu radippool ?
    Sim, uso. O MySQL é mais rápido para o uso com freeradius. Pode ser que quando eu tiver bancos de dados realmente grandes, com muitos indexes eu mude para PostGreSQL, mas é só especulação por enquanto.

mais pra usar framed-ip-address nao tem que ter o ip desejado na pool do mikrotik ?
    Não, você pode ter qualquer IP para qualquer usuário, mesmo ele não estando inserido na tabela radippool.

eu queria saber como faz pra fixar no cliente um ip que esta dentro do freeradius, tem como ?
    Essa é um pouco mais complicada, tem que criar um novo campo, de preferência com index, na tabela radippool (ou a que você usa para o pool de ips), e baseado nesse campo você muda a query de alocação de IPs, assim:

# criamos o novo campo:

ALTER TABLE `radippool` ADD `livre` INT(1) NULL DEFAULT '1' AFTER `id`, ADD INDEX (`livre`)
    # agora a query é assim:

allocate-find = "SELECT framedipaddress FROM ${ippool_table} \
    WHERE pool_name = '%{control:Pool-Name}' AND (expiry_time < NOW() OR expiry_time IS NULL) \
    ORDER BY (username <> '%{User-Name}'), \
    (callingstationid <> '%{Calling-Station-Id}'), \
    expiry_time \
    LIMIT 1 \
    FOR UPDATE"
    # mudamos para:

allocate-find = "SELECT framedipaddress FROM ${ippool_table} \
    WHERE pool_name = '%{control:Pool-Name}' AND (expiry_time < NOW() OR expiry_time IS NULL) \
    AND livre > 0 \
    ORDER BY (username <> '%{User-Name}'), \
    (callingstationid <> '%{Calling-Station-Id}'), \
    expiry_time \
    LIMIT 1 \
    FOR UPDATE"
    Desse modo para alocar um ip para um cliente basta mudar o campo "livre" daquele ip para "0", e associar o IP em questão para o usuário com o attribute Framed-IP-Address, na tabela radreply.

Era essa a dúvida?

3. sim era exatamente essa duvida. caraca fiquei muito feliz ao ver que voce me passou o modo de como se fazer, eu gosto muito de aprender novas coisas.
    meu sonho é criar uma pagina em php pra gerenciar tudo isso, e essa sua dica era uma que eu tava precisando muito.
    por enquanto ainda nao comecei a estudar o php, comprei um curso, mas antes estou aprendendo a mexer com o radius pra na hora que for aprender o php eu saber os comandos que irei precisar.
    voce me ajudou muito cara.
    e sobre voce usar o mysql, eu lhe perguntei isso porque eu uso o mysql com o daloradius e lhe fiz essa pergunta porque vi algumas pessoas falarem que nao conseguiram ter uma boa experiencia com mysql para a radippool, e eu nao tenho uma rede pra testar isso, fiz aqui em uma maquina virtual uns clientes mikrotik rsrs
    mas nao da pra fazer 200 clientes no meu pc pra brincar com essas coisas, aí dependo mesmo que alguem que tenha experiencia me oriente sobre este assunto, pois eu prefiro o mysql por ser mais facil de manipular via terminal.
    eu tava mexendo com postgresql agora mesmo e nao consegui usar comandos via terminal, dava erro... só consigo via pgadmin, sem contar que pra daloradius colocar o postgre é bem complicado...

pra finalizar, voce fez alguma alteração em /etc/freeradius/sql/mysql/ippool.conf ?
    ou ta default ?

vi algumas pessoas falando pra mudar expiry-time pra is null, eu peguei e mudei tudo e deu ruim rsrs
    entao tive que desfazer tudo pra pode usar, é que algumas pessoas falam que tinha que mudar pra evitar ips duplicados...

Minha configuração:
    1- a minha tabela radippool ja ta em innodb que ja veio por padrao quando eu - importei da pasta freeradius;

2- a minha ippool.conf tambem esta default;

3- a lease-time eu deixei em 3600 mesmo e no pppoe server eu coloquei como 5 minutos o interim-update.

voce precisou mudar alguma coisa pra deixar filé ?

4. Eu mudei praticamente tudo no meu ippool.conf! No momento estou em cliente, não consigo te ajudar mais agora, se precisar de mais ajuda meu email andrecarlim@gmail.com.

Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

Tópicos Similares

1. Erro na Compilação do Freeradius 1.1.7
    Por edielsonps no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 4
    Último Post: 28-06-2010, 04:19
  2. Erro na conexão
    Por juniox no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 22-01-2003, 14:43
  3. Erro na hora de rodar o proftpd..??
    Por daniell no fórum Servidores de Rede